Skip to main content Skip to footer
Gestão de projetos

Gestão ágil de projetos: o que é, quando e como usar

Nurit Gil Leitura de 14 minutos
Comece já

Você está trabalhando em um projeto complexo com várias equipes e chegou à reta final. Então, o cliente entra em contato e diz que quer seguir um caminho diferente. Se essa história lhe parece familiar, a metodologia ágil de gestão de projetos pode ser a solução. Ela permite que você se adapte rapidamente e sem desperdiçar recursos.

Mas será que essa abordagem é adequada para o seu projeto? Este artigo explica os fundamentos da metodologia ágil, incluindo os melhores casos de uso e como utilizar a monday.com para gerir seus projetos.

Comece a usar o monday dev

O que é gestão ágil de projetos?

A gestão ágil de projetos é uma abordagem incremental e iterativa para a entrega de projetos. Os processos iterativos são comumente usados em projetos de desenvolvimento de software porque favorecem a velocidade e a adaptabilidade. As equipes ágeis trabalham simultaneamente em diferentes estágios do projeto, chamados de iterações ou sprints ágeis. Isso permite resolver problemas e fazer revisões constantes diante das entregas, do feedback dos clientes e dos resultados

Qual é a diferença entre as metodologias ágil e waterfall?

O ágil é o oposto dos estilos tradicionais de gestão de projetos, como a metodologia waterfall (também conhecida como cascata), e há diferenças importantes entre eles.

Gestão ágil de projetos:

  • Adota uma abordagem iterativa, com o trabalho dividido em sprints ou ciclos
  • Enfatiza a colaboração, a comunicação e a flexibilidade
  • Prioriza a entrega rápida de softwares funcionais
  • Permite a alteração de requisitos durante o projeto
  • Requer o envolvimento ativo do cliente ou do responsável pelo produto

Gestão de projetos em cascata:

  • Adota uma abordagem linear, com o trabalho dividido em fases distintas
  • Enfatiza o planejamento, a documentação e a adesão a um processo predefinido
  • Prioriza a entrega de um projeto totalmente concluído no final
  • Presume que os requisitos são definidos no início do projeto
  • Permite um envolvimento limitado do cliente durante o processo de desenvolvimento

Leia também: Metodologia ágil x em cascata

Exemplo de gestão ágil de projetos

Um exemplo de metodologia ágil de gestão de projetos é o desenvolvimento de um novo site. Em uma única iteração ou sprint, sua equipe poderia:

  • Reunir requisitos
  • Preparar um briefing
  • Criar o design e desenvolver o site
  • Concluir os testes
  • Fazer ajustes contínuos

Durante cada iteração, você analisa o progresso e ajusta o plano conforme necessário (por exemplo, adicionar/remover recursos, fazer alterações no design etc.). Quando o sprint for concluído, a equipe poderá passar para o próximo sprint. Esse processo continua até que o projeto esteja pronto para ser lançado.

Para quem a metodologia ágil de gestão de projetos é mais indicada?

A gestão ágil de projetos oferece às equipes melhor visibilidade do desempenho do projeto por meio de reuniões Scrum frequentes e revisões de sprints. Embora as raízes da metodologia ágil estejam no desenvolvimento de software, ela pode ser usada com êxito em projetos de qualquer área. Atualmente, toda empresa usa um sistema para acompanhar o progresso e executar tarefas, mesmo que não seja com o objetivo de produzir um produto físico.

O ágil encurta o ciclo de trabalho, de modo que você pode chegar ao mercado mais rapidamente e, ao mesmo tempo, ajustar constantemente o curso para se alinhar às mudanças.

Use a metodologia ágil quando:

  • Os requisitos do projeto forem imprevisíveis, podendo mudar com frequência
  • O projeto for complexo e exigir iterações regulares
  • Houver a necessidade de feedback constante para as partes interessadas ou clientes
  • O projeto envolver um alto grau de risco ou incerteza
  • O projeto estiver focado na entrega de valor

Empresas como a ING e Spotify já usam a gestão ágil de projetos para lidar com várias tarefas interconectadas. Por que não se juntar a elas cadastrando-se para um teste grátis do Work OS da monday.com?

Comece a usar o monday dev

Quais são os fundamentos da gestão ágil de projetos?

O Manifesto ágil lista os 12 princípios que norteiam a gestão ágil de projetos:

  1. Satisfaça o cliente: oriente tudo para as necessidades do seu mercado-alvo.
  2. Não tenha medo de mudanças: mesmo as mudanças tardias no desenvolvimento podem dar ao seu produto ou serviço uma vantagem competitiva.
  3. Entregue versões funcionais com frequência: a regra é entregar pouco e com frequência, portanto, concentre-se em concluir iterações em vez de produtos acabados.
  4. Reúna as equipes administrativas e técnicas: qualquer desconexão entre os departamentos leva ao desalinhamento entre seus produtos e o público-alvo.
  5. Motive, confie e apoie os membros da sua equipe: ofereça um ambiente de apoio para que sua equipe se destaque.
  6. Envolva-se em conversas presenciais: o feedback regular é o elemento central da metodologia ágil.
  7. Avalie o progresso com versões preliminares do produto final: corrija o curso conforme necessário.
  8. Incentive o desenvolvimento sustentável: o progresso contínuo a longo prazo é mais importante do que os hackathons.
  9. Preste atenção à excelência técnica: um bom design aumenta a agilidade.
  10. Mantenha a simplicidade: concentre-se na criação de um MVP (produto mínimo viável). Não perca tempo criando um produto complexo com muitos recursos se o seu cliente precisa apenas da versão básica. 
  11. Incentive a autonomia das equipes: a autonomia resulta em funcionários mais motivados e produtivos.
  12. Reflita e revise regularmente: não é possível aprender ou progredir sem avaliar seu fluxo de trabalho.

Quais são as vantagens da gestão ágil de projetos?

O ágil é a metodologia certa para seu projeto se você estiver interessado em

Aumentar a satisfação do cliente

Clientes satisfeitos são o objetivo final de qualquer tipo de gestão de projetos. Eles desejam não apenas ter uma comunicação excelente, mas também ficar 100% satisfeitos com o produto final. Zoe Averbuch, gerente sênior de SEO da monday.com, explica por que o ágil é uma abordagem mais centrada no cliente do que os estilos lineares de gestão de projetos.

“Com a metodologia ágil, as atualizações são lançadas constantemente, de modo que o cliente não fica esperando por um produto ou recurso novo. Na abordagem linear, a primeira versão só é disponibilizada quando o produto está completamente pronto, e o cliente pode ficar impaciente esperando para utilizar qualquer componente do produto. As pessoas preferem receber pequenas atualizações e melhorias frequentes em vez de um produto completo depois de um ano.”

Mudanças dinâmicas

Depois de concluir um estágio em um projeto linear, outra equipe passa a lidar com as tarefas e não há mais espaço para modificações. Esse não é o caso da gestão ágil de projetos, em que as mudanças são prontamente incorporadas. Zoe explica:

“Esse é um grande benefício, pois os projetos são dinâmicos e os requisitos mudam constantemente, de forma que os clientes podem ver os ajustes implementados em algumas semanas.” Isso também reduz os riscos, pois você trabalha com condições e solicitações reais, e não com previsões.

Uso eficiente dos recursos

Detectar a necessidade de alterar um projeto no momento certo gera uma economia considerável de tempo e dinheiro, pois a equipe pode fazer ajustes rapidamente sem ter que descartar tudo e começar do zero.

Maior colaboração

O ágil cria muito espaço para a colaboração interdepartamental, bem como entre os membros da equipe. A natureza da metodologia incentiva conversas e check-ins que estimulam a criatividade e a inovação. Zoe acrescenta:

“Todos têm uma função clara no ágil, sabem seu lugar, além de onde e como podem contribuir. A metodologia também promove reuniões diárias em que os membros da equipe do projeto compartilham atualizações, o que permite que, se alguém estiver com dificuldades, outros possam ajudar.”

6 metodologias ágeis de gestão de projetos

O State of Agile Report 2022 destaca que o Scrum é a “estrutura predominante” no ágil, com 87% dos entrevistados usando-o. No entanto, ele não é a única opção. Confira uma comparação entre o Scrum e outras cinco metodologias de gestão ágil de projetos.

Gestão de projetos Scrum

O Scrum é uma estrutura ágil para gerir o desenvolvimento de produtos e outros trabalhos especializados.

Ele é experimental e permite que as equipes criem uma hipótese de como acham que algo funciona, experimentem, reflitam sobre a experiência e façam os ajustes necessários.

As equipes de projetos maiores são divididas em equipes Scrum menores, que incluem um Product Owner, que representa os interesses da empresa, e um Scrum Master, que trabalha para minimizar os obstáculos que dificultam a realização do trabalho. Essas equipes individuais se auto-organizam e trabalham em um sprint do Scrum que dura de uma a quatro semanas. Em vez de escrever um plano de projeto detalhado, a equipe do Scrum analisa o “backlog do produto” antes de cada sprint. O backlog do produto é uma lista de recursos que o produto final precisa ter.

Após cada sprint, é realizada uma reunião para aprimorar a estratégia.

Leia também: Como criar uma equipe Scrum bem-sucedida

Gestão de projetos Kanban

A popular estrutura Kanban exige comunicação em tempo real sobre a capacidade, bem como total transparência do projeto. Os elementos do trabalho são representados visualmente em cartões, permitindo que os membros da equipe vejam o status de cada um a qualquer momento. Em vez de trabalhar em sprints, as equipes trabalham em conjunto para melhorar o produto continuamente.

Leia também: Kanban x scrum: qual é a diferença?Kanban: organize seus projetos visualmente

Programação extrema

A programação extrema (XP) enfatiza a satisfação do cliente, a excelência técnica e o trabalho em equipe. As principais práticas incluem desenvolvimento orientado por testes, design simples, refatoração, integração contínua, programação em pares e padrões de codificação. Essa abordagem é popular para projetos de desenvolvimento de software porque se concentra na criação rápida do produto certo e usa pontos de verificação para corrigir o curso conforme necessário.

Desenvolvimento orientado a recursos

O desenvolvimento orientado a recursos (FDD) é usado com frequência em projetos de software de grande escala, nos quais o cliente não tem certeza do que precisa até que o experimente. O FDD começa com um design “geral” que define o cenário para o projeto. Em seguida, as equipes trabalham em ciclos curtos para entregar pequenos módulos da funcionalidade. Depois de cada ciclo, as reuniões de revisão garantem que todos estejam alinhados e que o cliente sinta que o projeto atende aos seus objetivos.

Metodologia lean

A metodologia lean de desenvolvimento de software foca na redução do desperdício, na otimização da colaboração entre as equipes e no trabalho com o mesmo objetivo. Ela é usada com frequência em setores altamente regulamentados, nos quais a compressão e a velocidade de entrega são essenciais. As principais práticas do desenvolvimento de software lean incluem integração contínua, lotes pequenos, ciclos de feedback do cliente e trabalho em equipes multifuncionais.

Desenvolvimento de software adaptativo

O desenvolvimento de software adaptativo funciona melhor nos ambientes em constante mudança. É popular entre as startups que desejam responder rapidamente ao feedback dos clientes e das partes interessadas. O ciclo é contínuo e envolve a coleta de feedback do cliente, a análise dos resultados, a realização de alterações no produto ou no processo, o teste da nova abordagem e a repetição do processo. As principais práticas de desenvolvimento de software adaptativo incluem gestão de riscos, ciclos de feedback do cliente, prototipagem rápida, design evolutivo e desenvolvimento iterativo.

 

5 maneiras de adotar o ágil usando a monday.com

O Work OS da monday.com oferece uma plataforma centralizada e automatizada, incluindo templates fáceis de usar e personalizáveis para gerir todo o seu fluxo de trabalho ágil. Confira cinco recursos para dar o pontapé inicial em seu próximo projeto.

1. Integrações de dados de vários aplicativos e ferramentas

A monday.com oferece acesso a mais de 72 integrações, e nosso poderoso criador de automações ajudará você a preencher a lacuna entre diferentes departamentos e equipes que dependem de vários aplicativos.

Integrações da monday.com

Por exemplo, você pode reunir a equipe de suporte que usa o Zendesk e a equipe de desenvolvimento que usa o Jira. Ao eliminar esse silo, seus desenvolvedores poderão dedicar um tempo maior aos recursos e bugs que mais interessam aos seus clientes.

2. Template de roteiro de produto

A monday.com também facilita a criação e a manutenção de um roteiro de produto atualizado em tempo real. Use e personalize este template para começar a planejar o futuro do seu produto.

Template de plano de projeto

Você pode conectar os elementos do quadro aos status relevantes da atividade do sprint, e o quadro fornecerá automaticamente uma visão do progresso do projeto.

3. Acesso de convidado para que as partes interessadas possam contribuir

Com a monday.com, você pode atribuir facilmente diferentes níveis de acesso de convidado a várias partes interessadas, um princípio fundamental da metodologia ágil. Por exemplo, você pode atribuir a um cliente VIP ou patrocinador do projeto a capacidade de adicionar e editar funcionalidades. Esse recurso facilita a reunião e a colaboração no backlog, pois é possível fazer isso por telefone ou por chamadas do Zoom – sim, temos uma integração para isso – em vez de ter que se reunir pessoalmente.

4. Templates personalizados para planejar suas iterações e sprints

Em vez de quadros brancos confusos, deixe as atribuições de trabalho muito claras com um quadro de sprint digital. Os status dos elementos codificados por cores, as prioridades e as colunas de responsáveis não deixam margem para dúvidas. Você pode usar e personalizar nossos templates para que se adequem ao seu processo ágil.

Metodologia ágil de gestão de projetos - template

5. Painéis sincronizados para obter panoramas em tempo real

Combine dados de várias fontes para criar painéis personalizados em minutos com nossos widgets e o editor de arrastar e soltar. Por exemplo, as equipes ágeis que desejam ter visibilidade dos orçamentos e das iterações do projeto podem visualizar esses dados no mesmo painel.

Deseja ver tudo isso em ação? Cadastre-se para um teste grátis da monday.com abaixo.

Comece a usar o monday dev

Perguntas frequentes

Quais são as 6 fases da gestão ágil de projetos?

O processo exato dependerá do estilo ágil que você segue, mas geralmente engloba as seguintes fases:

  • Conceito: definição da ideia e dos objetivos
  • Iniciação: elaboração do plano inicial
  • Iteração: desenvolvimento e teste dos produtos
  • Lançamento: liberar o produto e acompanhar o progresso
  • Manutenção: correção, atualização e adição de novos recursos
  • Encerramento: finalização do projeto e encerramento das atividades

A gestão ágil de projetos é ideal para quais situações?

A gestão ágil de projetos funciona melhor para projetos que exigem feedback e mudanças frequentes. Ela também é indicada para projetos com altos níveis de complexidade e incerteza.

O que é Scrum?

O Scrum é uma metodologia ágil que se concentra em fornecer valor comercial tangível com ciclos curtos e iterativos. Ele usa sprints e reuniões diárias de stand-up para manter tudo sob controle.

Quais são as desvantagens da gestão ágil de projetos?

A gestão ágil de projetos não é a melhor opção para projetos complexos em que há várias dependências. Por exemplo, em um projeto de engenharia ou construção em que tudo precisa acontecer num momento específico, o ágil pode criar gargalos. O mesmo se aplica a setores altamente regulamentados, nos quais é necessário obter aprovação antes de começar.

A metodologia ágil é adequada para você e os membros da sua equipe?

Você provavelmente já está pensando como a metodologia ágil de gestão de projetos pode aumentar a transparência e a produtividade em sua equipe. Uma ótima maneira de iniciar e garantir uma adoção eficiente é começar a desenvolver esses processos com a monday.com. Comece a criar seu plano de gestão de projetos ágil gratuitamente, cadastrando-se para um teste na monday.com – sem a necessidade de cartão de crédito.

 

Comece já