Skip to main content Skip to footer
Desenvolvimento

O que é Scrum master? Um guia sobre a função

Nurit Gil Leitura de 8 minutos
Comece já

Se você trabalha na área de desenvolvimento de produtos ou gestão de projetos, já deve ter escutado o termo Scrum master. Pelo nome, parece lógico que ele ajude a administrar o Scrum. Isso certamente é verdade, mas o trabalho desse profissional vai muito além.

Nos próximos minutos, você aprenderá tudo sobre a função do Scrum master – o que ele faz, quais técnicas usa em sua posição, além de conhecer uma ferramenta que qualquer Scrum master pode utilizar para manter sua equipe no caminho certo. Vamos examinar o que essa palavra da moda de fato significa.

O que é um Scrum master?

Como o nome sugere, a área de especialização do Scrum Master é, bem… o Scrum. A função do Scrum master é orientar a equipe, garantindo que ela siga a estrutura, suas práticas e valores.

O Scrum tem um conjunto bem definido de funções e rituais, e o Scrum master ajuda a equipe a seguir a estratégia, mas geralmente é flexível e aberto a maneiras de melhorar o fluxo de trabalho estabelecido.

A principal função desse profissional é facilitar os processos do Scrum, auxiliando os membros da equipe a realizar o trabalho e eliminando os obstáculos. Isso pode parecer vago, mas esclareceremos tudo a seguir.

O que faz um Scrum master?

Antes de entrarmos nas responsabilidades do Scrum master, vamos fazer uma pausa e contextualizar.

Há dois princípios-chave do Scrum que afetam a gestão da equipe: auto-organização e colaboração.

Como a equipe Scrum é normalmente pequena – em torno de quatro a oito pessoas –, ela é tipicamente auto-organizada, ágil e de estrutura plana.

Apesar do termo Scrum master pareça indicar, as equipes Scrum não são hierárquicas. Todas as funções são igualmente valorizadas por sua contribuição, e é a combinação do conhecimento, das habilidades e da experiência da equipe que produz resultados.

E onde entra o Scrum master? Esse profissional não está lá para definir regras ou gerir os resultados, mas para “servir” a equipe, facilitando o scrum diário, o planejamento de sprint, as revisões do sprint e as retrospectivas do sprint até que a equipe possa realizar essas reuniões por conta própria.

Além disso, o Scrum master:

  • Remove obstáculos – durante os sprints, as equipes scrum podem se deparar com obstáculos ou gargalos. Se a equipe de desenvolvimento não conseguir resolver o problema, o Scrum master entra em campo para solucionar a questão – colaborando com outros membros da equipe, comunicando-se com os gerentes ou criando uma solução.
  • Evita o desvio de escopo – durante as reuniões de planejamento de iteração e sprint, os Scrum masters podem ajudar a criar subtarefas ou estimar tarefas para garantir que a equipe não assuma mais do que deveria e enfrente o desvio de escopo.
  • Supervisiona o quadro – os Scrum masters são responsáveis pelo quadro do Scrum e garantem que todos os elementos estejam atualizados e que todas as ferramentas necessárias estejam funcionando.
  • Realiza reuniões individuais – alguns Scrum masters estimulam a comunicação quando as equipes discordam sobre processos e estilos de trabalho. Os Scrum masters se reúnem com os membros da equipe individualmente e resolvem os problemas à medida que eles surgem.
  • Aumenta ou mantém a eficiência da equipe – o Scrum master garante que todos sejam produtivos. Se um computador estiver quebrado ou um membro da equipe precisar de algo para realizar o trabalho, o Scrum master resolve a questão e coloca a equipe de volta nos trilhos.

Além da agilidade, muitos Scrum masters bem-sucedidos usam métodos para motivar a equipe e ajudá-la a aderir à estrutura Scrum – da promoção da comunicação ao treinamento.

 Experimente o monday dev

Leia também: Desenvolvimento de produto: 7 estágios fundamentais e Gestão ágil de projetos: o que é, quando e como usar

Que técnicas o Scrum master pode usar?

Os Scrum masters precisam dominar algumas técnicas para garantir que a equipe possa trabalhar da forma mais fluida possível. Aqui estão algumas delas:

  • Comunicação aberta – Às vezes, um Scrum master precisa ajudar a administrar o estresse e os conflitos para preservar a produtividade e a colaboração da equipe. Uma maneira de gerir conflitos é promover um ambiente confortável em que os membros da equipe tenham abertura para se comunicar uns com os outros e resolver problemas. Seja por meio de conversas individuais ou de reuniões de equipe, os Scrum masters podem utilizar a comunicação aberta para manter os processos harmoniosos.
  • Solução de problemas – Outra técnica que os Scrum masters podem usar é a solução de problemas. Eles ajudam a equipe a entender a raiz de seus problemas e a pensar em maneiras de resolvê-los. Os Scrum masters também podem usar o diálogo aberto para ajudar a equipe a decidir qual é a melhor forma de superar os obstáculos.
  • Treinamento – Para que os sprints e os resultados do projeto sejam eficazes, os Scrum masters devem garantir a equipe permaneça comprometida com uma mentalidade de aprendizado. Isso pode incluir promover reuniões para que os membros aprendam com o trabalho uns dos outros, mostrar à equipe como fornecer feedback honesto e elevar o moral conforme necessário.

Qualquer que seja a técnica utilizada, a função de um Scrum master pode ser resumida na frase abaixo:

O Scrum master é um facilitador, não um gerente. Ele não “faz”, nem “gerencia” o que está sendo feito – ele ajuda na execução do trabalho.

 Experimente o monday dev

Até agora, falamos sobre a função de um Scrum master, mas nem toda empresa tem os recursos – ou a vontade – de contratar alguém para esse cargo específico. Equipes pequenas em uma startup, por exemplo, ou mesmo empresas maiores, precisam resolver os problemas e produzir resultados. Qualquer equipe pode gerir seus fluxos de trabalho ágeis com um Work OS, como a monday.com.

Leia também: Guia Scrum: conheça as cerimônias e artefatos

Gerencie o Scrum com o monday dev

Qualquer equipe de desenvolvimento produtiva precisa colaborar e seguir os princípios ágeis. Com um Work OS (sistema operacional de trabalho), as equipes podem ver facilmente quem está trabalhando em quê e o status atualizado de cada tarefa.

Panorama do projeto na monday.com

Ao usar as diversas visualizações da monday.com (como a mostrada acima), as equipes podem seguir os princípios do Scrum, permitindo que os membros se auto-organizem para realizar o trabalho e colaborem na solução de problemas, caso eles ocorram.

Uma vez iniciado o processo de desenvolvimento, a equipe se mantém atualizada por meio de reuniões diárias de stand-up. Após a reunião, os membros da equipe podem recapitular seus aprendizados, anotações, sugestões ou comentários escrevendo-os no quadro da equipe. Isso mantém todas as conversas dentro do contexto do trabalho e ajuda a promover uma comunicação aberta e transparente.

Quando as equipes se autogerenciam, o stand-up diário oferece uma oportunidade de identificar o que precisa ser feito para resolver qualquer questão e quem tomará as providências. Na monday.com, os membros da equipe podem atribuir facilmente elementos ou tarefas uns aos outros, criando fluxos de trabalho automatizados que os alertam sobre prazos futuros ou mudanças de status, por exemplo, e ainda é possível automatizar a criação de um novo elemento em prazos específicos.

A monday.com permite que as equipes trabalhem juntas, se comuniquem de forma transparente e gastem menos tempo em trabalhos manuais repetitivos.

Planejamento de sprints

O monday dev oferece inúmeras visualizações de dados, que são ideais para fornecer aos membros da equipe e às partes interessadas informações sobre o status atual do trabalho e como o resultado desse sprint está vinculado ao progresso geral do projeto.

Por fim, para as retrospectivas de sprint – em que as equipes refletem sobre o que deu certo durante o sprint e o que poderia ser melhorado – a monday.com oferece um template de retrospectiva de sprint para capturar o resultado da discussão. As equipes podem agrupar ideias, priorizá-las e monitorá-las para ver melhorias de sprint em sprint.

 Experimente o monday dev

Não se trata da posição, mas de usar as táticas de um Scrum master

Já explicamos tudo sobre a função do Scrum master e sua importância para a equipe, mas com as ferramentas e táticas certas, qualquer equipe pode alcançar o sucesso.

As equipes Scrum com um alto nível de responsabilidade pessoal e métodos para promover a transparência, a solução de problemas e a comunicação podem distribuir as responsabilidades entre si para maximizar ainda mais a agilidade e a eficiência. Quer saber como começar?

Experimente o monday dev agora mesmo.

Comece já