Skip to main content Skip to footer
Desenvolvimento

Guia Scrum: conheça as cerimônias e artefatos

Nurit Gil Leitura de 9 minutos
Comece já

Com cerimônias e artefatos, parece que o Guia Scrum é algum tipo de livro religioso.

Mas você pode aprender sobre a estrutura Scrum sem se sentir em um sermão de domingo. Fica mais fácil quando se entende os jargões.

Este é um guia do guia, criado para ajudar você a compreender e implementar o Scrum, com o objetivo de aumentar a produtividade da sua equipe. Traduzimos o Guia Scrum para um português simples, destacando os elementos mais importantes e reunindo links para artigos adicionais.

O que é guia Scrum?

O Guia Scrum oficial – cuja primeira versão foi lançada em 2010 e a última atualização feita no final de 2020 – foi escrito e é mantido por Ken Schwaber e Jeff Sutherland, criadores do Scrum.

O Scrum é uma estrutura para a implementação da metodologia ágil de gestão de projetos. Ela divide os projetos em sprints mais curtos e organiza equipes maiores em equipes Scrum compostas por 3 a 9 pessoas.

Os pilares e valores do Guia Scrum

Antes de pensar em implementar a estrutura, toda a sua equipe deve conhecer os pilares do Scrum. Internalizar esses valores fundamentais é o primeiro passo para fazer a mudança.

Os 3 pilares do Scrum

Em 2010, esses pilares eram tudo o que havia, a base da mentalidade Scrum, até que os valores foram adicionados em 2017.

  1. Transparência: Certifique-se de que todos na equipe tenham acesso e compreendam os objetivos e o status atual do projeto.
  2. Inspeção: Inspecione continuamente todos os resultados da equipe, incluindo o backlog do produto (lista de requisitos) e os incrementos do produto (versões).
  3. Adaptação: Adapte-se às mudanças de prioridades, refinando continuamente seus objetivos de alto nível e o backlog imediato (por meio da colaboração com os clientes).

Os 5 valores fundamentais do Scrum

Os valores do Scrum foram criados para ajudar as equipes a fazer a mudança de mentalidade necessária para implementar os pilares do Scrum.

  1. Compromisso: Todos os membros da equipe devem se comprometer a concluir as histórias de usuário (trabalho) sobre as quais têm responsabilidade. A equipe também deve ser cuidadosa com o escopo de cada sprint que assume.
  2. Coragem: Sua equipe deve ter a coragem de fazer perguntas difíceis às partes interessadas. Não é permitido seguir às cegas.
  3. Foco: Concentre-se incondicionalmente nas histórias de usuário mais importantes durante cada sprint.
  4. Abertura: Todos os membros da equipe devem estar abertos a novas ideias e a mudanças de abordagem, em vez de serem leais ao plano original.
  5. Respeito: O respeito é a base das equipes auto-organizadas.

 Experimente o monday dev

Leia também: Desenvolvimento de produto: 7 estágios fundamentais e Estratégia de produto: como criar uma do início ao fim

Estrutura da equipe Scrum: Quais são as 3 funções do Scrum?

Uma equipe Scrum normalmente tem um product owner, um Scrum master e membros “regulares” da equipe de desenvolvimento. Essas são as três funções principais do Scrum.

A equipe de desenvolvimento deve ter todas as habilidades necessárias para concluir o incremento de um produto sem terceirizar nenhuma parte do projeto.

Product owner

O product owner (proprietário do produto) controla o escopo geral do projeto. Deve ser alguém que tenha uma compreensão clara do que os clientes precisam e desejam.

Pode ser um profissional de vendas ou marketing, um usuário interno do produto, um gerente de produção ou até mesmo um analista de negócios.

Scrum master

Um Scrum master é o membro da equipe que “impõe” o Scrum durante as reuniões. Ele não é um líder tradicional “de cima para baixo” – ele lidera pelo exemplo e se concentra na facilitação e na solução de problemas.

Nem todas as equipes que implementam o Scrum possuem um Scrum master para supervisionar as reuniões e os resultados. Por exemplo, aqui na monday.com, nossa equipe de P&D usa o Scrum sem um master. Ela compartilha a responsabilidade de manter os princípios do Scrum entre os membros da equipe.

O foco na auto-organização aumenta a adesão da equipe e faz com que seus membros levem a sério a responsabilidade.

Membro da equipe

Todos os outros membros são iguais dentro da estrutura Scrum, independentemente de seu cargo ou habilidades técnicas.

Leia mais sobre as funções em uma equipe Scrum.

Qual é o tamanho médio de uma equipe Scrum?

Uma equipe Scrum deve ser formada por 3 a 9 membros, excluindo o product owner e o Scrum master. O tamanho médio da equipe Scrum é de 7,4 membros, com 78% das equipes tendo entre 5 e 9 membros.

Planejamento de sprints

Fluxo de trabalho: Quais são os 3 artefatos do Scrum?

O fluxo de trabalho do Scrum se concentra em três “artefatos” ou resultados específicos do Scrum. Eles orientam os sprints e o fluxo de trabalho geral do projeto.

Backlog do produto

O backlog, ou lista de pendências, é uma lista de recursos e requisitos que seu produto precisa ter para ser concluído ou atender às necessidades e expectativas do cliente.

No Scrum, em vez de se concentrar nos recursos do ponto de vista do desenvolvedor, você deve se concentrar nas histórias de usuário. Uma história de usuário é um recurso ou uma funcionalidade do ponto de vista do usuário.

Por exemplo, “o usuário poder copiar e colar elementos de design em outro template”.

Backlog do sprint

O backlog do sprint é a lista de histórias de usuário nas quais o product owner e a equipe decidem focar no próximo sprint (ou no atual).

Durante o planejamento do sprint, a equipe Scrum moverá os elementos que serão abordados do backlog do produto para o backlog do sprint.

Template de metodologia ágil

Incremento do produto

Um incremento ou iteração do produto é uma versão utilizável do produto que você produz ao final de cada sprint. Ele deve atender à “definição de finalizado” da sua equipe.

Isso pode significar a entrega de um código completo, revisado e testado, ou a finalização do design de um produto físico para avaliação.

Tenha em mente que o Scrum e a mentalidade ágil desaconselham o foco nas entregas. Você deve sempre se concentrar nos resultados sob a perspectiva do usuário.

Sprint: O principal evento do Scrum

O sprint do Scrum é um evento com limite de tempo em que a equipe se concentra apenas na conclusão do backlog do sprint e na entrega de um incremento do produto. É o principal evento da estrutura Scrum.

Embora os sprints possam durar de 1 a 4 semanas, a maioria das equipes estabelece sprints de 2 semanas (inclusive aqui na monday.com).

O sprint médio tem 2,4 semanas de duração e o projeto médio dura cerca de 11,6 semanas – ou quase 5 sprints.

O objetivo do sprint

O objetivo do sprint é um alvo que pode ser concluído com a implementação do backlog do sprint. É uma combinação de histórias de usuário que levam a uma mudança tangível na experiência do usuário.

Por exemplo, a capacidade de abrir, ler, editar e salvar um arquivo no aplicativo móvel.

As 5 cerimônias (ou reuniões) do Scrum

O Scrum usa 5 reuniões principais, chamadas de cerimônias, para guiar o processo do sprint em cada estágio.

A primeira geralmente acontece antes mesmo de você pensar em iniciar um novo sprint.

1. Refinamento do backlog do produto

Na reunião de refinamento do backlog do produto, você analisa as possíveis histórias de usuário para os próximos sprints. O product owner, o cliente principal e outras partes interessadas devem participar.

Se você mantiver um backlog digital, poderá separá-las em um quadro de elementos priorizados.

Em seguida, é possível detalhar os elementos do backlog do produto indicando o esforço estimado, o impacto potencial e muito mais.

2. Reunião de planejamento do sprint

A reunião de planejamento do sprint tem como objetivo selecionar os elementos certos do backlog para o sprint. O product owner, o Scrum master e todos os membros da equipe participam.

É importante permitir que os membros da equipe conduzam as conversas e selecionem eles mesmos as histórias de usuário. Em geral, o processo é dividido em duas partes: primeiro, decidir o que fazer e, depois, como fazer.

O uso de um quadro Scrum digital pode ser útil durante o estágio de “como fazer”. Você pode expandir cada história de usuário com elementos de trabalho, atribuir responsabilidade com notificações, anexar documentos e muito mais.

3. Reuniões diárias do Scrum

As reuniões diárias do Scrum, geralmente chamadas de stand-ups diários, são reuniões em que você avalia o progresso do dia anterior e lista as tarefas do dia, bem como os possíveis obstáculos.

Elas duram apenas 15 minutos, com cerca de 90 segundos por pessoa.

Recomendamos que até mesmo as equipes remotas as realizem para aumentar a responsabilização e a produtividade.

É importante fazer o acompanhamento de quaisquer obstáculos mencionados na reunião e garantir que eles sejam resolvidos. O membro da equipe responsável pelo elemento de trabalho deve cuidar disso diretamente.

4. Revisão do sprint

A reunião de revisão do sprint é onde seus clientes e outras partes interessadas realmente testam o incremento do produto.

Em vez de criar um Powerpoint e apresentar as alterações, o incremento deve ser testado em ação por usuários reais.

A opinião deles sobre o incremento determinará se você poderá marcar os elementos do backlog do sprint como concluídos.

5. Retrospectiva do sprint

A retrospectiva do sprint é o momento em que a equipe do Scrum faz uma retrospectiva do sprint e avalia como tudo ocorreu.

Com o monday dev, você pode usar o registro de atividades para avaliar o progresso de cada história de usuário e identificar se alguma etapa do seu processo precisa ser aprimorada.

Leia também: Story points: o guia das equipes ágeis e O que é o triângulo de ferro e como adequá-lo ao planejamento ágil de projetos.

Conclusão

O Guia Scrum é uma ótima introdução à estrutura Scrum, mas não basta lê-lo apenas uma vez.

Você precisa explorar vídeos e publicações e aprender com pessoas que o colocaram em ação.

É claro que a melhor maneira de aprender é criando o seu próprio sprint do Scrum.

Com os templates do monday dev, fica fácil começar.

 Experimente o monday dev

Comece já