Skip to main content Skip to footer
Desenvolvimento

Estratégia de produto: como criar uma do início ao fim

Nurit Gil Leitura de 13 minutos
Comece já

Criar produtos que realmente encantem os clientes não é algo que acontece da noite para o dia ou casualmente. Por trás de cada produto inovador há uma estratégia detalhada e bem planejada que descreve o produto e como ele será lançado no mercado.

Este artigo explica como criar uma estratégia de produto do zero e os diferentes tipos de estratégias que você pode adotar. Também daremos uma olhada em como criar sua estratégia de produto no monday dev.

 Experimente o monday dev

O que é estratégia de produto?

A estratégia de produto é um plano de ação que orienta todo o ciclo de vida do produto. Ela delineia os objetivos, as metas e as principais iniciativas utilizadas para desenvolver e comercializar o produto, bem como para alinhá-lo à estratégia geral do negócio. Uma estratégia de produto bem elaborada garante que o produto atenda de forma consistente às necessidades dos clientes e ajude a impulsionar o crescimento e a lucratividade da empresa.

Leia também: Desenvolvimento de produto: 7 estágios fundamentais

Quais são os componentes essenciais de uma estratégia de produto?

A estrutura de uma estratégia de produto envolve muitos elementos, mas seu sucesso depende de três principais:

1. Visão

A visão do produto é a finalidade principal do mesmo. Ela define o que o produto pretende alcançar e como ele fará a diferença no mercado. A visão deve ser clara, concisa e inspiradora para orientar todos os processos de tomada de decisão durante a jornada de desenvolvimento do produto. Você também pode incluir estratégias de posicionamento que diferenciem seu produto dos concorrentes.

2. Objetivos

Os objetivos do produto são alvos específicos que se alinham à sua visão geral e medem o progresso para alcançá-la. Esses objetivos devem ser SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais). Alguns exemplos de objetivos de produto incluem o aumento da participação no mercado em uma determinada porcentagem ou o lançamento de novas funcionalidades que abordem os problemas dos clientes.

3. Iniciativas

As iniciativas são metas de alto nível em sua estratégia de produto que fornecem estrutura ao projeto. Por exemplo, a iniciativa do seu produto pode ser a expansão para um novo mercado ou a integração com outro produto para aprimorar sua funcionalidade.

 

Quais são os tipos de estratégia de produto?

A escolha de uma estratégia de produto específica dependerá do estágio do ciclo de vida do seu produto, das condições do mercado e dos objetivos comerciais. Os tipos mais comuns de estratégia de produto são

  • Estratégia de custo: Empresas como o Walmart oferecem produtos pelo menor custo possível para obter uma vantagem competitiva no mercado. A estratégia geralmente envolve a aquisição de produtos em grandes quantidades, a redução dos custos indiretos e o repasse dessa economia aos clientes para atrair uma grande fatia do mercado.
  • Estratégia de foco: Ao visar a um determinado segmento do mercado com um produto especializado, as empresas podem estabelecer sua marca e se diferenciar no setor. No caso da Tesla, essa estratégia atendeu a consumidores ambientalmente conscientes, dispostos a pagar um valor mais alto por veículos elétricos sustentáveis e de alta qualidade.
  • Estratégia de qualidade: Empresas como a Apple optam por desenvolver produtos de alta qualidade que proporcionam o efeito “uau”. Elas entendem que os clientes pagarão um preço premium por produtos de alta qualidade que atendam e excedam padrões consistentemente altos de desempenho e design.
  • Estratégia de serviço: O suporte e o atendimento ao cliente são outras maneiras de ganhar pontos com assistência personalizada e resolução rápida de problemas para seu público-alvo. Por exemplo, o varejista online americano de calçados e roupas Zappos oferece frete grátis, uma política de devolução de 365 dias e uma equipe de atendimento ao cliente altamente responsiva.
  • Estratégia de diferenciação: Essa estratégia envolve a criação de um produto exclusivo em termos de recursos, design ou funcionalidade – algo que faz a Dyson se destacar no mercado de eletrodomésticos. Os aspiradores de pó e secadores de cabelo da empresa apresentam tecnologia e características de design exclusivas, enfatizando o desempenho superior e permitindo que a Dyson cobre preços mais altos.

Exemplo de estratégia de produto

Para entender como funciona uma estratégia de produto bem-sucedida, basta ver a IKEA. A gigante sueca emprega uma estratégia de custo para conquistar o mercado global de móveis. Ela reduz significativamente as despesas de transporte e armazenamento desenvolvendo produtos que podem ser embalados de forma plana e montados pelos clientes.

Isso, combinado com a produção em larga escala e a gestão eficiente da cadeia de suprimentos, permite oferecer uma ampla variedade de móveis estilosos e funcionais a preços baixos. A abordagem da IKEA atrai consumidores preocupados com os custos e defende sua visão de tornar os móveis sustentáveis e com design bem elaborado acessíveis ao maior número possível de pessoas.

8 etapas para desenvolver uma estratégia de produto eficaz

Pronto para criar a sua estratégia de produto? Vamos analisar as etapas envolvidas, da ideia inicial ao produto final:

1. Identifique uma lacuna e pesquise seu mercado-alvo

Mesmo o produto mais incrível será um fracasso se ninguém quiser comprá-lo, portanto, a análise de mercado é fundamental antes de desenvolver sua estratégia de produto. Conheça as dificuldades dos clientes e identifique uma necessidade a ser atendida ou um problema a ser resolvido, também conhecido como lacuna de mercado. O intuito é criar um produto que preencha essa lacuna. Para isso:

  • Obtenha feedback dos clientes atuais
  • Pesquise o cenário competitivo
  • Monitore as tendências do setor e do mercado
  • Contrate uma empresa para fazer a pesquisa de mercado

2. Faça brainstorming de produtos potenciais

A próxima etapa é fazer um brainstorming de maneiras de atender às necessidades dos clientes com seu produto. Usando uma área de trabalho colaborativa, incentive todos a apresentarem suas ideias para possíveis produtos e as funcionalidades que cada um deles poderia incluir.

Além de gerar ideias de produtos e funcionalidades, concentre-se na diferenciação do produto. Considere como ele se destacará de ofertas semelhantes dos concorrentes.

 Experimente o monday dev

3. Defina sua visão, objetivos e iniciativas

Sua visão serve como guia para o seu produto, mapeando os resultados de longo prazo que você deseja alcançar. Por exemplo, talvez você queira que seu produto de limpeza se torne conhecido e seja vendido nos principais supermercados de sua região.

Garanta que a sua visão seja respaldada por fatos e expectativas realistas e obtenha sempre a adesão das partes interessadas da sua organização para apoiar o seu progresso. Em seguida, defina objetivos concretos e monitore cada KPI à medida que for iterando seu produto.

4. Crie seu produto mínimo viável

Para garantir que seu produto se adapte ao mercado, dê o pontapé inicial no processo de desenvolvimento criando um produto mínimo viável (MVP). O MVP só precisa cumprir sua função principal, portanto, nessa etapa, deixe de lado as funcionalidades extras que desperdiçam tempo e recursos.

5. Estabeleça a adequação ao mercado

Use testadores de produtos para explorar como o seu MVP se comporta no mercado. Essa é uma oportunidade de se envolver com pessoas que fazem parte do seu público-alvo e acompanhar a experiência delas com seu produto. Para maximizar o valor desse processo, ofereça aos testadores acesso grátis ao produto por um período específico. Reitere o quanto o feedback deles é valioso para garantir que eles se sintam à vontade para compartilhar suas ideias, que podem incluir:

  • Ideias para novas funcionalidades
  • O que eles gostam no produto
  • O que eles acham desnecessário ou que não funciona como esperado
  • Se eles recomendariam o produto para sua rede de contatos

6. Analise o feedback do mercado

O feedback dos testadores é uma mina de ouro para o marketing. Você conhecerá todos os pontos problemáticos e opiniões dos clientes-alvo em relação ao seu produto. Mas o mais importante é que você entenderá como seus clientes falam sobre esses assuntos.

Analise o feedback para saber se o produto está no caminho certo para atingir seus objetivos. Por exemplo, se muitos testadores mencionaram as mesmas desvantagens, esse é um forte indicador de que você deve fazer ajustes para resolver esses pontos. Além disso, anote qualquer feedback positivo para aproveitar os aspectos de que eles gostaram. Essas são informações valiosas que podem ser usadas em materiais de marketing e textos de vendas para criar uma conexão mais forte com seus clientes potenciais.

7. Itere

Depois de analisar o feedback, faça uma lista das possíveis alterações no produto. No entanto, antes de começar a desenvolvê-las, você deve criar um backlog, especialmente se seguir uma metodologia da gestão ágil de projetos, como o Scrum. Dessa forma, você centraliza tudo o que precisa criar e esclarece em que os membros da equipe devem trabalhar.

Depois de iterar, devolva o produto ao mercado e obtenha mais feedback. Como prática recomendada, ajuste continuamente sua estratégia de produto à medida que você obtém mais insights e itera.

Leia também: Como criar uma equipe Scrum bem-sucedida

8. Otimize o preço

Considere ajustar o preço com base no valor do seu produto e na demanda que você observa por ele. Definir um preço inicial é um desafio: se for muito baixo, você pode perder dinheiro; se for muito alto, você fica fora do mercado. Em última análise, o valor do seu produto justifica o que você está cobrando e, ao mesmo tempo, maximiza os lucros.

 

Crie uma estratégia de produto robusta com o monday dev

O monday dev oferece uma plataforma central para organizar a sua estratégia de produto, do início ao fim. Aqui estão os principais recursos que permitem que suas equipes planejem, desenvolvam e lancem seus produtos com facilidade.

  • Planejamento de sprint: Garanta que cada sprint aproxime o produto da posição de mercado desejada, seja por meio de inovação, melhorias de qualidade, redução de custos ou entrada em novos mercados.
Gestão de sprint
  • Gráficos de burndown: Acompanhe o progresso do sprint e compare-o com o progresso ideal para identificar possíveis problemas em sua estratégia de produto.
Gráfico de burndown
  • Integrações: o monday dev integra mais de 72 outras ferramentas em sua pilha tecnológica, permitindo a sincronização de dados com sistemas de desenvolvimento essenciais, como GitHub, Jira, Figma, entre outros. Uma vez conectado, você pode configurar automações simples, como adicionar elementos ao quadro do monday dev quando um novo problema for registrado no GitHub.
Integrações da monday
  • Colaboração: A estratégia de produto depende da colaboração entre desenvolvedores, profissionais de marketing, designers e outros membros da equipe. O monday dev oferece uma variedade de maneiras de se comunicar e colaborar em projetos, desde brainstorming e comentários em elementos do quadro até conversas por e-mail, Slack ou outros canais de mensagens. Com o monday dev, todos têm visibilidade sobre aquilo em que os outros estão trabalhando, o que facilita o alinhamento de esforços em direção ao mesmo objetivo.
Gestão de sprints
  • Templates prontos: Está com pouco tempo? Escolha entre uma seleção de templates prontos para roteiro de produto, planejamento de sprint, rastreamento de bugs, solicitações de recursos e muito mais para preparar sua estratégia para o sucesso.
Kanban no monday dev

Pronto para dar o pontapé inicial no planejamento da sua estratégia de produto? Faça um teste grátis do monday dev hoje mesmo.

 Experimente o monday dev

Perguntas frequentes

A estratégia e a visão de produto estão intimamente relacionadas, mas têm finalidades diferentes. A visão de produto é uma meta ou aspiração de longo prazo para o seu produto, enquanto a estratégia de produto descreve as etapas que você deve seguir para alcançar essa visão.

A maneira mais relevante de medir o sucesso é determinar se o seu produto atende às necessidades e expectativas dos clientes-alvo. Faça isso acompanhando os principais indicadores de desempenho (KPIs) relacionados ao engajamento do usuário, à retenção de clientes e ao incremento da receita. Coletar regularmente o feedback dos clientes e fazer ajustes com base nele também é fundamental para uma estratégia de produto bem-sucedida.

Uma estratégia de produto consistente mantém a equipe e a organização alinhadas a um objetivo comum. Ela também fornece um roteiro para o desenvolvimento do seu produto, garantindo que os recursos sejam usados de forma eficiente. Por fim, uma estratégia de produto bem elaborada pode ajudar a impulsionar o sucesso do produto e garantir sua longevidade no mercado, além de potencialmente atrair investidores ou partes interessadas ao demonstrar uma visão clara e um plano para o futuro.

Comece já