Skip to main content Skip to footer
Trabalho em equipe

Como criar uma equipe Scrum bem-sucedida

Todos na monday.com Leitura de 10 minutos
Comece já

Complexidade cada vez maior. Prazos mais apertados. Equipes dispersas. Hoje, você enfrenta muitos desafios para executar seu trabalho. E, para ser bem-sucedido, é preciso adotar uma nova abordagem em relação ao trabalho em equipe. A resposta está na equipe Scrum.

Muitas equipes fazem uso da metodologia Scrum. Apesar de suas origens no desenvolvimento de software, os gerentes de projeto atualmente preferem usar o Scrum em todos os tipos de trabalho.

Os benefícios? Melhor eficiência, colaboração e resultados gerais no projeto — tudo isso cumprindo as prioridades principais e mantendo as partes interessadas satisfeitas.

No entanto, como afirmam os especialistas, o Scrum é fácil de entender e difícil de dominar. Você deverá planejar tudo cuidadosamente, para que os membros da sua equipe estejam preparados.

Definição do Scrum: princípios básicos

Scrum é definido como uma metodologia que facilita o trabalho em equipe e a implantação de projetos — fornecendo uma estrutura para o trabalho iterativo e incremental de acordo com prioridades específicas.

Embora o Scrum seja amplamente adotado por equipes de desenvolvimento de software, seus princípios podem ser aplicados a todo tipo de trabalho.

Muitas pessoas classificam o Scrum sob o guarda-chuva do gerenciamento ágil de projetos, que tem como foco a adaptabilidade e a velocidade na produção de entregas. O Scrum inclui estruturas de equipe, reuniões (abordaremos adiante a retrospectiva scrum), comunicação e ferramentas específicas para melhorar a colaboração, a velocidade e os resultados do projeto.

O que são “sprints” na estrutura Scrum?

Um dos pilares essenciais das equipes Scrum é o uso de “sprints” para levar os trabalhos adiante. Sprints consistem em períodos predefinidos nos quais uma equipe Scrum trabalha para concluir aspectos específicos de um projeto.

A duração varia de acordo com a equipe, complexidade do trabalho e prazos, mas os sprints costumam durar duas semanas.

Basicamente, os sprints ajudam as equipes Scrum a organizar projetos de grande escala em unidades menores.

Essa medida produz dois benefícios principais:

  • Mais organização e eficácia à equipe Scrum
  • Valor aos usuários ou partes interessadas ao longo do caminho, em vez da necessidade de esperar o fim de um projeto ou ciclo de desenvolvimento de software

O que são artefatos do Scrum, e como eles se encaixam nos sprints?

Artefatos do Scrum são fontes de informações que ajudam a equipe Scrum e as principais partes interessadas a entender melhor o projeto em desenvolvimento, as atividades realizadas até o momento e as tarefas que ainda devem ser concluídas.

Existem três artefatos principais na estrutura Scrum, incluindo:

  • Backlog de produto:

A lista completa de todos os elementos do projeto que as equipes precisam produzir antes que o projeto seja concluído. No desenvolvimento de software, o backlog de produto lista todas as funcionalidades que ainda devem ser adicionadas ao produto. Em outros tipos de projetos, o backlog de produto se refere às suas entregas correspondentes.

Ao planejar sprints, os product owners decidirão o foco de cada sprint com base em como eles priorizam os elementos no backlog de produto.

  • Backlog de sprint:

Esta lista esclarece as prioridades e tarefas que as equipes Scrum precisam concluir dentro de cada sprint.

Todos os dias durante a reunião de Scrum, cada membro da equipe relata seu progresso, para ajudar a garantir que os elementos do backlog de sprint sejam concluídos até o final do sprint.

  • Incremento de produto:

Refere-se à soma de todos os elementos no backlog de produto que são concluídos durante um sprint, combinado com o valor daquilo que foi produzido nos sprints anteriores.

Quando algo é concluído, precisa atender à definição de “feito” estabelecida pela equipe Scrum, o que significa que deve oferecer valor e estar em condições de uso.

Em última análise, cada incremento ajuda a mover o projeto adiante para que alcance sua visão ou meta final.

O que é equipe Scrum?

Como o Scrum é uma estrutura de gerenciamento de projetos, uma equipe Scrum simplesmente consiste no grupo de funcionários e gerentes que trabalham juntos em um projeto enquanto aderem a processos e práticas Scrum.

O tamanho ideal da equipe Scrum é de três a nove pessoas, não incluindo o product owner ou o Scrum master.

Embora o tipo de projeto e seus requisitos ditarão o tamanho da equipe Scrum, o objetivo é manter a equipe suficientemente reduzida para permanecer ágil — e grande o suficiente para completar todo o trabalho descrito no sprint.

Estrutura da equipe Scrum

As equipes Scrum não são hierárquicas. Embora haja líderes de equipe, a estrutura de uma equipe Scrum reconhece cada membro como igualmente importante e essencial. Combinados, os membros da equipe possuem as habilidades, a experiência e o conhecimento necessários para concluir o projeto.

A natureza multifuncional e colaborativa das equipes Scrum é projetada para flexibilidade, criatividade e produtividade. Ela valoriza o feedback, a autorreflexão e a avaliação ao longo da duração do projeto, para maximizar o potencial.

Funções e responsabilidades da equipe Scrum

Embora todos os membros sejam considerados igualmente importantes, existem funções distintas que orientam a equipe através de cada iteração em direção ao sucesso no resultado final do projeto.

Scrum master:

Tradicionalmente, as equipes que implantam o método Scrum são lideradas por um Scrum master, responsável por promover a metodologia Scrum, facilitar reuniões diárias e melhorar a eficiência de cada sprint.

No entanto, muitas equipes perceberam que, com as ferramentas certas, diretrizes adequadas e um alto nível de responsabilidade individual, as equipes Scrum que adotam uma abordagem autogerenciada podem alcançar uma eficiência e agilidade ainda maiores.

Embora os Scrum masters possam ser úteis para criar uma base de Scrum, as equipes nas quais cada indivíduo assume total propriedade sobre sua função têm o potencial de maximizar os benefícios da metodologia.

Essa é a abordagem que adotamos entre nossas equipes Scrum na monday.com. Incentivando cada membro da equipe a assumir total responsabilidade por suas tarefas, atualizando o progresso deles, resolvendo problemas proativamente e colaborando de forma eficiente, conseguimos estimular o sucesso da equipe sem Scrum masters.

Product owner:

Esse título é usado com mais frequência em equipes Scrum que estão desenvolvendo novos softwares, aplicativos ou tecnologias. No entanto, os product owners também podem se referir a gerentes de projeto ou àqueles que assumem a responsabilidade pelo progresso, pelos resultados e pela experiência dos envolvidos.

Dentro das equipes Scrum, o product owner cria a visão para o valor que o projeto irá gerar. Suas principais funções são:

  • Definir as prioridades e fornecer orientações ao restante da equipe sobre o que cada sprint abrangerá
  • Gerenciar o backlog do Scrum, que relaciona todos os elementos do projeto que ainda não foram concluídos
  • Comunicar à equipe Scrum as necessidades de usuários, clientes, partes interessadas organizacionais ou líderes, para garantir que o valor adequado seja entregue

Desenvolvedores:

A equipe de desenvolvimento basicamente consiste no grupo de funcionários que realizam o trabalho dentro de cada sprint. Para projetos de desenvolvimento de software, os desenvolvedores literalmente se referem aos engenheiros de software. Porém, quando o Scrum é aplicado a outros tipos de trabalho, os “desenvolvedores” são aqueles que executam cada incremento do projeto. Eles podem incluir especialistas em sistemas de informação, designers, escritores ou praticamente qualquer função.

Principais responsabilidades dos desenvolvedores:

  • Realizar o trabalho atribuído em cada sprint para direcionar o projeto rumo à sua conclusão
  • Ser transparente sobre o progresso e possíveis problemas durante as reuniões diárias de Scrum, nas quais cada membro da equipe explica o que fez até o momento e o que planeja fazer em seguida

Como as equipes Scrum devem planejar o trabalho a ser realizado dentro dos sprints?

Os sprints facilitam a agilidade. Ao realizar o trabalho de forma incremental, sua equipe evitará a queda de produtividade que geralmente ocorre no meio dos projetos devido à diminuição da motivação ou a um trabalho de baixo desempenho em equipe.

Para colher os maiores benefícios a partir da estrutura Scrum, as equipes Scrum devem ser cuidadosas e deliberadas em relação à forma como planejam seus sprints.

Com esse fim, os product owners são responsáveis por criar o backlog do Scrum, que relaciona todos os elementos do projeto, bem como seus requisitos de recursos, estimativas de prazo e nível de complexidade. Em seguida, eles irão priorizar cada elemento do backlog em diferentes sprints.

A ideia principal é que, ao final de cada sprint, a equipe Scrum produzirá entregas relevantes e utilizáveis. Se a equipe Scrum estiver criando um aplicativo, cada sprint pode produzir um novo recurso totalmente funcional que os usuários podem começar a usar. Se a equipe estiver criando uma campanha de marketing, o primeiro sprint pode produzir uma landing page, enquanto o segundo conclui anúncios no LinkedIn.

Se você se preocupa com a velocidade, a primeira providência essencial é a priorização efetiva — seja qual for seu projeto. A segunda é a colaboração otimizada. Nas reuniões diárias de Scrum, após cada sprint, e durante todo esse ínterim, cada membro da equipe Scrum deve se comunicar rotineiramente sobre seu progresso, ser proativo na resolução de problemas e assumir a responsabilidade pela sua função.

O que é a retrospectiva scrum?

A retrospectiva scrum é uma reunião definida com o objetivo de refletir sobre um sprint para que as equipes possam continuar a executar os projetos da melhor forma.

É uma chance de comemorar vitórias e ajustar contratempos antes de passar para a próxima iteração.

A retrospectiva scrum é a última das práticas ágeis listadas no Manifesto Ágil, mas está no centro da metodologia, que é embasada na ideia de identificar problemas e corrigi-los rapidamente.

Ao final de cada sprint, a equipe do projeto realiza uma retrospectiva para discutir seu progresso com a melhoria contínua como meta. A reunião é colaborativa, convidando todos os membros a compartilhar seus sucessos e dificuldades durante o sprint. Depois que todos compartilham, a equipe ágil decide em conjunto quais devem ser seus próximos passos.

De quais soluções preciso para gerenciar uma equipe Scrum?

O Scrum é uma estrutura — um conjunto de princípios que as equipes podem adotar para melhorar o gerenciamento de projetos e o desenvolvimento de produtos. Sua capacidade de adotar o Scrum com sucesso depende muito de quais ferramentas você usa para gerenciar o trabalho da equipe Scrum, monitorar o progresso e facilitar a comunicação.

Possuir ferramentas que facilitem o trabalho em equipe permite que você visualize o trabalho e o progresso. E permanecer atualizado sobre as tarefas e prioridades de cada sprint é essencial para gerenciar uma equipe Scrum de forma eficaz.

Os programas tradicionais de gerenciamento de projetos ficam muito aquém das capacidades necessárias para se liderar efetivamente o Scrum. Embora eles possam permitir que você liste prazos ou priorize tarefas, a maioria das ferramentas de gerenciamento de projetos não oferece recursos para visualizar o progresso, comunicar-se com colegas de equipe, compartilhar arquivos e informações ou automatizar tarefas rotineiras.

A monday.com revolucionou o Scrum e rapidamente se destacou como uma ferramenta essencial para Scrum masters em todos os tipos de trabalho. Ao ajudar cada membro da equipe a se manter organizado, responsável e engajado em seu trabalho, a monday.com permite que cada integrante da equipe Scrum trabalhe no mais alto nível e na velocidade ideal.

Pronto para percorrer seus sprints com tranquilidade?

Como criar uma equipe Scrum bem-sucedida

Baixe agora o template de Scrum da monday.com

 

Leia também: Metodologias de gestão de projetos, Método do caminho crítico

Comece já