Skip to main content Skip to footer

Método do caminho crítico: um guia completo

Nurit Gil Leitura de 8 minutos
Comece já

O caminho crítico soa como algo que você ouviria em um filme: “fique longe do caminho crítico” ou “vá com cuidado pelo caminho crítico”. Mas o caminho crítico na gestão de projetos é muito diferente.

Na verdade, é um método usado pelos gestores para priorizar tarefas e entregar projetos dentro do prazo. Talvez não seja tão emocionante quanto uma ponte caindo aos pedaços sobre um abismo de 300 metros, mas ainda assim é bastante útil se você for um gerente de projetos.

Então, o que exatamente é o método do caminho crítico e o que ele envolve?

Diferentemente da maioria dos conceitos de gestão de projetos, este título não revela muito. Por isso, criamos este guia prático sobre o método do caminho crítico, um recurso claro e direto para ajudar você a entender o que ele é e como colocá-lo em prática. Continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber.

Comece já a usar a monday.com

O que é o método do caminho crítico?

O caminho crítico é usado para calcular a duração de um projeto.

Ele é útil para identificar todas as tarefas individuais que devem ser concluídas a fim de entregar um projeto no prazo. Após a identificação, o gerente de projetos terá uma visão realmente clara do tempo real de execução do projeto como um todo.

O que queremos dizer com “crítico”?

Em poucas palavras, uma tarefa crítica é qualquer atividade que deve ser concluída para que o projeto seja finalizado dentro do prazo, nem um dia depois. Se uma das tarefas do caminho crítico não for concluída ou estiver atrasada por qualquer motivo, o projeto inteiro sofrerá alterações de cronograma.

Leia também: As melhores metodologias de gestão de projetos

Como um caminho crítico deve ser estruturado?

Perguntar qual é a estrutura de um caminho crítico é como perguntar “qual é o comprimento de um pedaço de barbante?”. Não há uma resposta única. O caminho crítico tradicional costumava ser exibido como um fluxograma. Hoje em dia, há outras maneiras (mais atraentes visualmente) de apresentar uma cadeia crítica.

Usando um gráfico de Gantt, por exemplo:

O método do caminho crítico funciona bem em um gráfico de Gantt porque permite que as pessoas visualizem as atividades críticas:

Se um fluxograma ou gráfico de Gantt não forem adequados para o seu caso, verifique outros templates. Há muitas opções disponíveis para escolha.

Gantt-PT
Comece já

Como identificar seu caminho crítico

Agora, vamos conferir como identificar o método do caminho crítico.

1. Verifique quais são as tarefas do projeto

Antes de começar a pensar no caminho crítico, você precisa descobrir quais tarefas farão parte do projeto (a estrutura analítica do projeto).

Converse com as partes interessadas para confirmar os detalhes do projeto. Quando tiver todas as informações, você poderá identificar as atividades necessárias para concluí-lo.

2. Ordene todas as tarefas

Depois de identificar as tarefas, é hora de colocá-las em ordem cronológica e identificar quaisquer dependências. Isso ajudará você a determinar o cronograma do projeto. Mas qual é a melhor maneira de ordená-las?

Quer você prefira criar um roteiro, um rastreador ou um panorama de projeto, usar um software de gestão do trabalho (como a monday.com) é uma ótima maneira de estruturar o seu cronograma. Ele é eficiente, fácil de usar e oferece uma visão clara de todas as tarefas:

3. Estime quanto tempo cada tarefa levará

Identificar quanto tempo as tarefas levarão é uma parte muito importante do processo. Afinal de contas, o método do caminho crítico consiste em descobrir qual sequência de atividades requer mais tempo.

Há MUITAS maneiras de estimar a duração de uma atividade. Para que você não precise analisar todos os métodos existentes, descrevemos os 3 principais:

  • Estimativa de baixo para cima: Estimar o tempo cada tarefa individual e somá-las para chegar à estimativa total
  • Estimativa comparativa: Basear suas estimativas em trabalhos ou projetos semelhantes concluídos no passado (se você tiver usado o controle de tempo em tarefas anteriores, verá exatamente quanto tempo elas levaram)
  • Estimativa paramétrica: Estimar uma parte do trabalho e, em seguida, multiplicar para obter a estimativa geral (ou seja, se você acredita que 1 anúncio = 2 horas e tem 5 anúncios para fazer, deverá levar 10 horas).

4. Encontre todos os possíveis “caminhos” ou “cadeias”

Em qualquer projeto, pode haver vários caminhos ou sequências de tarefas conectadas e dependentes.

Essa parte do processo envolve encontrar todos esses caminhos e calcular quanto tempo cada um levará para que você possa identificar aquele com a duração mais longa. Se feita manualmente, essa etapa pode ser uma enorme dor de cabeça, com grande chance de erro. Felizmente, as plataformas de gestão de projetos podem fazer isso automaticamente.

5. Identifique o caminho crítico

Agora vamos ao evento principal. É hora de encontrar o caminho crítico! Você — ou seu software de gestão do trabalho — identificou todos os caminhos e cadeias.

Então, como saber qual deles é o caminho crítico? Fácil: é o caminho mais longo do projeto, do início ao fim.

Portanto, se você tem uma sequência de tarefas que leva 8 dias, outra que leva 6 e outra que leva 12, o caminho de 12 dias é o crítico, ou seja, é aquele que, se atrasar, vai adiar a data de conclusão do projeto.

Comece já

6. Monitore o caminho crítico

O caminho crítico pode mudar (e provavelmente mudará) no decorrer do projeto. Algumas tarefas podem demorar mais do que o esperado e novas tarefas podem ser adicionadas com o passar do tempo. Qualquer alteração no projeto pode ter um efeito indireto no caminho crítico.

Isso significa que você precisará fazer verificações contínuas durante todo o projeto e atualizar o diagrama do caminho crítico de acordo. Sabemos que essa não é a solução ideal. E uma das limitações de uso do método do caminho crítico é sua falta de flexibilidade. Por isso, criamos uma solução com o recurso de caminho crítico na monday.com.

Leia também: Metodologia PMBOK: o que é e qual a sua importância?

Gerencie seu projeto com o recurso de caminho crítico do Gráfico de Gantt da monday.com

Nosso recurso de caminho crítico, específico para a gestão de projetos na monday.com, funciona como uma ferramenta visual para exibir intuitivamente a duração de um projeto e, assim, permitir que sua equipe seja mais consciente e eficiente. Depois de adicionar esse recurso ao seu gráfico de Gantt, o cronograma do projeto será destacado em vermelho para indicar seu caminho crítico — o cronograma de eventos que devem ser concluídos a tempo para que o projeto geral seja finalizado dentro do prazo. Nosso software acompanhará todas as alterações nas atividades do caminho crítico e atualizará automaticamente o plano do projeto.

Quais são os benefícios do método do caminho crítico?

O método do caminho crítico foi criado em 1956. Então, por que a análise do caminho crítico continuou a ser usada por mais de 70 anos?

1. Projeção precisa do tempo

O uso do método do caminho crítico direciona a atenção para a escala de tempo desde o início.

Antes mesmo do trabalho começar, você já estará analisando quanto tempo cada tarefa levará, o que acontecerá se uma tarefa do caminho crítico atrasar e quais tarefas devem ser concluídas a tempo para garantir que o projeto inteiro não sofra alterações de prazo.

Isso significa que você pode estimar com bastante precisão a conclusão do seu projeto. Especialmente se estiver usando algum tipo de diagrama de rede ou gráfico de Gantt para exibir o fluxo de trabalho.

Dica: o fornecimento de um cronograma preciso mantém as partes interessadas satisfeitas, o que significa que todos saem ganhando. E com apenas 35% das organizações concluindo, na maioria das vezes ou sempre, o trabalho exigido no prazo, definitivamente há espaço para melhorias.

2. Clareza

Cesar Abeid, apresentador do podcast Project Management for the Masses, diz:

“O método do caminho crítico traz um nível importante de clareza ao seu projeto. […] Se uma das atividades do caminho atrasar, seu projeto também atrasará. Além disso, é uma ótima maneira de determinar onde investir recursos se isso ocorrer.”

Definitivamente concordamos com ele nesse ponto.

O método do caminho crítico permite que você visualize o projeto a partir de uma perspectiva diferente, mais clara. Assim, é possível se concentrar no que realmente deve ser feito para sua conclusão. Essa é uma habilidade muito útil quando precisamos gerenciar uma variedade de tarefas em um prazo rigoroso.

3. Útil para grandes projetos

Você se sente sobrecarregado com a quantidade de tarefas que precisa concluir em um projeto? Se esse for o caso, o método do caminho crítico pode ser a salvação.

Em projetos maiores, o caminho crítico permite que o gestor escolha as tarefas que devem ser concluídas no prazo. Isso pode ser realmente útil quando há muita coisa acontecendo ao mesmo tempo.

Comece a identificar caminhos críticos hoje mesmo

Então é isso. Um guia simples e prático sobre o método do caminho crítico, incluindo o que ele é, seus benefícios e como identificá-lo em seu fluxo de trabalho.

Agora, por que não dar uma olhada em um software de gestão que permita implementar caminhos críticos em seus projetos?

 

Comece já

Comece já