Skip to main content Skip to footer
Gestão de projetos

Metodologia PMBOK: o que é e qual a sua importância?

Todos na monday.com Leitura de 8 minutos
Comece já

“Estamos acima do orçamento.” Essas três palavras podem fazer até mesmo o gerente de projetos mais experiente entrar em pânico e se perguntar onde foi que errou. Como gerente, você é responsável por atender a requisitos detalhados relacionados ao escopo, orçamento e cronograma, o triângulo de ferro. Se não tiver sucesso nessas três áreas, poderá não satisfazer as principais partes interessadas, levando a reuniões tensas e pedidos de mudança onerosos.

Felizmente, não há necessidade de entrar em desespero. O Project Management Body of Knowledge, ou guia para o conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos (PMBOK), é a arma secreta de que você precisa para planejar e executar projetos com eficiência, independentemente do setor em que atua ou da sua experiência. O Project Management Institute desenvolveu a metodologia PMBOK para disponibilizar informações detalhadas sobre as práticas recomendadas da gestão de projetos. Ele também contém processos e áreas de conhecimento para ajudá-lo a se tornar um gerente de projetos mais competente.

Este artigo fornece um panorama do que está incluído no guia PMBOK e explica como você pode usar as informações para progredir em sua carreira. Não podemos eliminar os desafios envolvidos na gestão de projetos, mas a leitura deste post fornecerá o conhecimento necessário para lidar com qualquer problema relacionado à área.

Comece já

O que é metodologia PMBOK?

A metodologia PMBOK é um conjunto padrão de processos, diretrizes e práticas recomendadas usados na gestão de projetos. Ela é dividida em cinco grupos de processos, 10 áreas de conhecimento e 49 processos. Ter um conjunto de práticas recomendadas padrão torna mais fácil para os empregadores identificar gerentes com o conhecimento e as habilidades necessárias para planejar, organizar e gerir projetos com sucesso. Vamos dar uma olhada em como o PMBOK ajuda nas tarefas de gestão de projetos.

Leia também: As melhores metodologias de gestão de projetos

Como a metodologia PMBOK ajuda na gestão de projetos?

A metodologia PMBOK é útil porque contém práticas recomendadas que funcionam para a maioria dos projetos. O Project Management Institute desenvolveu o conteúdo realizando pesquisas e consultando especialistas na área de gestão. Portanto, os princípios foram testados em diversas configurações.

O PMBOK fornece uma visão detalhada do processo de gestão de projetos, juntamente com diretrizes para ajudar os gestores a tomar decisões fundamentadas. Ao ler o guia PMBOK, novos gerentes de projeto podem aprimorar suas habilidades de gestão de custos, recursos humanos e qualidade. Gerentes de projeto experientes também podem usá-lo para suas certificações PMP, que são baseadas nos padrões PMBOK.

A aplicação dos padrões descritos na metodologia PMBOK também favorece uma gestão de projetos eficaz dentro das restrições triplas de tempo, escopo e custo.

Seguir o PMBOK ajuda os gerentes de projeto e suas equipes de várias maneiras:

  • Especificar o projeto desde o início garante que todos estejam alinhados, o que ajuda a evitar atrasos dispendiosos conforme o projeto avança.
  • Ao mapear as atividades necessárias para concluir o projeto, fica mais fácil para os gerentes determinar os recursos de que a equipe precisa e como eles devem ser usados.
  • Estimar os custos do projeto ajuda os gerentes a identificar quando uma atividade específica está acima do orçamento, facilitando a previsão adequada para custos futuros.
  • O monitoramento e o controle permitem que os gerentes de projetos identifiquem pequenos problemas antes que eles se tornem grandes.
  • Ao seguir os processos de encerramento, o gerente do projeto obtém um registro de todas as atividades relacionadas ao mesmo. Em projetos futuros, esse registro pode ajudar a equipe a fazer um trabalho melhor em relação à superação de desafios.
  • A aplicação das diretrizes da metodologia PMBOK elimina a necessidade de reinventar a roda toda vez que você começa um novo projeto.

Leia também: Entendendo a gestão ágil de projetos

O que os gerentes de projeto podem fazer com a metodologia PMBOK?

Os gestores podem usar a metodologia PMBOK para se familiarizar com os processos padronizados e diretrizes usados na gestão de projetos, tornando-se assim mais versáteis. Se você estiver familiarizado com as práticas recomendadas do gerenciamento de projetos, também poderá fazer a transição para uma nova empresa ou setor sem precisar começar do zero.

O guia PMBOK contém termos-chave, informações sobre funções relacionadas a projetos e princípios básicos do gerenciamento eficaz. Independentemente da sua experiência, você pode usar o conteúdo do PMBOK para adquirir novos conhecimentos e habilidades, aumentando sua eficácia como profissional. Além disso, se tiver algum problema em um projeto, poderá consultar o guia para saber o que os especialistas recomendam.

Agora que você sabe como a metodologia PMBOK pode ser útil para os gerentes de projeto, vamos conferir como ela determina os grupos de processos e as áreas de conhecimento.

Os cinco grupos de processos da gestão de projetos

A metodologia PMBOK descreve cinco grupos de processos de gestão de projetos:

  • Iniciação: Os processos de iniciação são aqueles envolvidos na obtenção de aprovação para um novo projeto ou início de uma nova fase de um projeto existente, juntamente com a definição do escopo inicial e das principais partes interessadas.
  • Planejamento: Os processos de planejamento ajudam a estabelecer o escopo completo de um projeto. Este grupo contém 24 processos, como a criação da estrutura analítica do projeto, definição das atividades necessárias para a conclusão, estimativa do tempo que cada atividade levará, bem como dos custos do projeto.
  • Implementação: Os processos de implementação são aqueles envolvidos na execução do trabalho necessário para concluir o projeto com sucesso.
  • Monitoramento e controle: os gerentes de projeto usam processos de monitoramento e controle para avaliar o andamento do projeto e fazer as alterações necessárias.
  • Encerramento: Os processos de encerramento são essenciais para a conclusão de um projeto ou fase. Durante o encerramento, o gerente do projeto é responsável por arquivar os registros relevantes, celebrar os resultados e realizar uma reunião para discutir o que deu certo e o que pode ser melhorado no futuro.

As 10 áreas de conhecimento

A metodologia PMBOK também aborda 10 áreas de conhecimento que podem ajudar os gerentes de projeto a fazer um melhor trabalho de planejamento, implementação e encerramento de seus projetos.

Essas 10 áreas de conhecimento são as seguintes:

  • Integração
  • Escopo
  • Tempo
  • Custo
  • Qualidade
  • Compras
  • Recursos humanos
  • Comunicações
  • Gestão de riscos
  • Gestão das partes interessadas

Comece já

Aplique os conceitos do PMBOK com a monday.com

Os processos de monitoramento e controle mantêm os projetos no rumo certo e evitam os altos custos causados ​​por erros e atrasos. A monday.com oferece uma plataforma de gestão com templates e ferramentas integrados para ajudar você a monitorar todos os seus projetos. Os templates personalizados tornam mais fácil e rápido acompanhar solicitações, obter aprovações das principais partes interessadas e planejar cada projeto em sua própria área de trabalho.

 

Comece já

 

Leia também: Metodologia ágil x em cascata, Kanban x scrum, Triângulo de ferro, Metodologia Lean, Metodologia Waterfall, Método de Monte Carlo, Método do caminho crítico

Perguntas frequentes

Para que serve a metodologia PMBOK?

O PMBOK descreve os grupos de processos, processos e áreas de conhecimento necessários para uma gestão eficaz de projetos. Seu criador, o Project Management Institute, substituiu recentemente a sexta edição do guia pela sétima edição atualizada, mas muitos gerentes de projeto ainda estão usando a versão anterior.

A metodologia conduz os gestores e os membros de suas equipes pelas principais fases de cada projeto. Ela também serve como um guia de estudo para gerentes interessados ​​em obter a certificação Project Management Professional.

O que é a metodologia PMBOK

O PMBOK não é propriamente uma metodologia. Trata-se de uma estrutura composta por grupos de processos, processos e áreas de conhecimento. As empresas usam a estrutura PMBOK para desenvolver abordagens padronizadas para a gestão de projetos, o que pode impedir que eles falhem.

PMBOK é o mesmo que PMP?

Não, PMBOK não é o mesmo que PMP. PMBOK significa Project Management Body of Knowledge (guia para o conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos), enquanto PMP significa Project Management Professional (profissional de gestão de projetos). Um é um conjunto de terminologias e diretrizes usadas no gerenciamento de projetos, a outra é uma certificação profissional do Project Management Institute (PMI).

 

Planeje e execute projetos com facilidade

O guia PMBOK tem quase 400 páginas de informações para ajudar você a se tornar um gerente de projetos mais eficiente. Agora que já está familiarizado com os princípios básicos da gestão de projetos, é hora de colocá-los em prática. A monday.com está à disposição para ajudar a simplificar os principais processos e reduzir o tempo gasto no acompanhamento manual de projetos.

Comece já