Skip to main content Skip to footer
Desenvolvimento

Metodologia ágil vs. em cascata: Qual é a diferença?

Nurit Gil Leitura de 11 minutos
Comece já

As metodologias ágil e em cascata são dois estilos populares de gestão de projetos que utilizam princípios radicalmente diferentes para alcançar resultados bem-sucedidos. O ágil é enxuto e flexível, com margem suficiente para fazer alterações em um projeto, independentemente do estágio em que ele se encontra. A cascata é precisa e estruturada, definindo cada etapa do início ao fim.

Qual é a melhor opção? Depende, é claro. A escolha entre cascata e ágil envolve a sua equipe e o seu projeto específicos. Vamos examinar os detalhes de cada metodologia e explorar como usar cada uma delas com o monday dev.

 Experimente o monday dev

O que é a metodologia ágil?

O ágil é uma metodologia de gestão de projetos colaborativa que divide projetos maiores em tarefas menores para que as equipes possam trabalhar de forma colaborativa. Com base nos 12 princípios do manifesto ágil, essa metodologia valoriza a flexibilidade e a colaboração, tirando as equipes da estrutura passo a passo dos métodos lineares para adaptar um projeto à medida que ele avança.

A gestão ágil de projetos funciona em iterações ou sprints. Cada iteração é uma entrega menor com um prazo curto (geralmente de 1 a 3 semanas), na qual uma equipe se concentra e a qual conclui antes de receber feedback. A equipe aproveita esses insights valiosos e adapta rapidamente o projeto à medida que trabalha em cada sprint.

Exemplo da metodologia ágil

Imagine que uma equipe de desenvolvimento de software precise criar uma ferramenta de produtividade para uma pequena empresa. Na metodologia ágil, o processo incluiria:

  • Iniciação do projeto: O gerente do projeto cria uma visão geral dos principais recursos da ferramenta sem detalhar os requisitos.
  • Desenvolvimento iterativo: Com base na prioridade e no feedback, cada equipe se dedica a um recurso do backlog. Elas trabalham em sprints de 2 a 4 semanas durante todo o cronograma do projeto para desenvolver um incremento funcional do produto.
  • Testes e feedback constantes: Os testes são integrados em cada sprint para identificar erros imediatamente. No final de cada iteração, o incremento é apresentado às partes interessadas e, com base no feedback, é feito o planejamento do sprint seguinte.
  • Implementação: Um produto mínimo viável da ferramenta de produtividade é lançado.
  • Desenvolvimento e atualização contínuos: A equipe do projeto continua adicionando recursos, corrigindo bugs e melhorando os sprints subsequentes com base no feedback dos usuários e nas necessidades comerciais.

O que é a metodologia em cascata?

A metodologia em cascata (ou metodologia waterfall) existe desde 1970, quando o Dr. Winston Royce a apresentou como solução para grandes projetos de desenvolvimento de software. Esse conceito linear baseia-se na ideia de que os projetos são compostos de etapas que se sucedem umas às outras. Quando você organiza seus projetos, eles seguem um caminho descendente, como uma cascata (daí o nome).

Exemplo da metodologia em cascata

Imagine que a mesma equipe de desenvolvimento de software use a cascata para criar sua ferramenta de produtividade. O processo incluiria:

  • Coleta de requisitos: O gerente cria um escopo do projeto claramente definido com base em todos os recursos de que a ferramenta precisa
  • Design do produto: A documentação detalhada do projeto que guiará o desenvolvimento.
  • Implementação: Os desenvolvedores seguem um processo sequencial com base nos módulos definidos na fase de design.
  • Testes: O sistema é testado minuciosamente quanto a bugs, problemas de desempenho e alinhamento com os requisitos iniciais.
  • Implementação: Depois de corrigir todos os bugs, a ferramenta é implementada para os clientes.
  • Manutenção: A equipe do projeto resolve todos os problemas que surgem após a implementação.

Qual é a diferença entre as metodologias ágil e em cascata?

Embora ambas as metodologias de gestão de projetos compartilhem o mesmo objetivo – a entrega de um resultado bem-sucedido –, elas têm abordagens muito diferentes. Desenvolvidas com mais de 30 anos de diferença, aqui estão as principais diferenças entre elas:

Abordagem ágil vs. em cascata

O método em cascata é linear, seguindo uma sequência de fases de desenvolvimento, cada uma das quais deve ser concluída antes do início da próxima. É uma abordagem rígida e estruturada, com pouco espaço para mudanças após o início de uma fase.

Em contrapartida, a metodologia ágil funciona com uma abordagem iterativa, usando cada sprint para entregar um segmento pequeno e funcional do projeto. Essa abordagem flexível favorece a realização de adaptações rápidas.

Ênfase ágil vs. em cascata

A metodologia em cascata consiste no cumprimento do plano. Cada fase do projeto é meticulosamente documentada, e todos são incentivados a entender suas funções e requisitos antes do início do projeto.

A metodologia ágil é mais “comunicativa” e fluida – ela depende de feedback contínuo e da participação ativa de todas as partes interessadas para determinar a direção do projeto. Esse feedback facilita a incorporação de mudanças mesmo em fases mais avançadas do ciclo do projeto.

Entrega ágil vs. em cascata

O ágil tem como foco a entrega acelerada de um software funcional, usando lançamentos rápidos e incrementais. Nessa abordagem, uma versão do produto está sempre disponível, embora com graus de acabamento variados ao longo do ciclo de vida do projeto.

A metodologia em cascata é, sem dúvida, uma abordagem mais lenta e metódica. Embora as partes interessadas não esperem receber um produto totalmente funcional antes do final do projeto, elas terão uma visão clara de como o cronograma está progredindo nos marcos principais.

Requisitos ágil vs. em cascata

O ágil é versátil – não há necessidade de conhecer 100% dos requisitos antecipadamente. Com uma estrutura adaptável, o ágil permite que você faça ajustes rapidamente, mesmo no meio de um projeto.

O método em cascata é o oposto do ágil. Ele fixa os requisitos no início do projeto, o que torna qualquer alteração posterior desafiadora e potencialmente cara.

Participação do cliente no ágil vs. em cascata

O ágil envolve ativamente o cliente ou o responsável pelo produto durante todo o processo de desenvolvimento. Se estiver usando essa metodologia, você deve se sentir à vontade para apresentar o produto nos vários estágios de desenvolvimento, mesmo que ele pareça um tanto inacabado. A vantagem é desenvolver algo que aumente a satisfação do cliente e alcance o objetivo do projeto, garantindo que o produto final atenda às necessidades estabelecidas.

A metodologia em cascata envolve o momento “uau”, em que você revela o produto finalizado ao cliente e espera que ele provoque a resposta desejada. A participação do cliente é limitada aos estágios iniciais do projeto, e você não receberá nenhum feedback adicional até que o produto esteja pronto para ser testado ou implantado.

Leia também: Desenvolvimento de produto: 7 estágios fundamentais

Vantagens e desvantagens das metodologias ágil e em cascata

Continua tentando decidir entre as metodologias em cascata e ágil? A tabela abaixo apresenta uma comparação clara das vantagens e desvantagens de cada uma:

MetodologiaÁgilEm cascata
Vantagens- Flexível e adaptável a mudanças

- Enfatiza a participação e o feedback do cliente

- A entrega frequente de incrementos do produto permite a detecção precoce de problemas

- Aprimora a qualidade do produto por meio de testes e aperfeiçoamentos contínuos

- Incentiva a colaboração e a comunicação entre os membros da equipe e as partes interessadas
- Cronograma e orçamento previsíveis

- Documentação e requisitos iniciais claros facilitam a compreensão do escopo do projeto

- Estágios bem definidos simplificam a gestão e o planejamento

- Adequado para projetos com requisitos fixos em que as mudanças são mínimas

- Ideal para projetos em que o controle de qualidade é centralizado e a documentação é priorizada
Desvantagens- Orçamento e cronograma menos previsíveis devido à natureza flexível e adaptável

- Exige um alto nível de envolvimento do cliente, o que pode ser um desafio se as partes interessadas não estiverem prontamente disponíveis

- Pode ser menos eficiente em termos de utilização dos recursos se não for bem gerenciado

- Pode gerar documentação excessiva se os requisitos e as soluções mudarem com frequência

- Risco de desvio de escopo se não houver uma gestão cuidadosa do backlog e priorização
- Inflexibilidade a mudanças após o início do projeto, tornando dispendiosa ou difícil a incorporação de ajustes posteriores

- Risco de entregar um produto que já não atenda às necessidades do usuário ou às condições do mercado no momento em que for concluído

- As fases sequenciais podem levar a atrasos se uma fase se estender além da duração planejada

- Pode levar a um desperdício significativo se o projeto for cancelado ou radicalmente alterado no final do processo

- Menos oportunidade de aperfeiçoamento iterativo com base no feedback do usuário, o que pode afetar a relevância do produto final

Leia também: Estratégia de produto: como criar uma do início ao fim

Quando usar a metodologia ágil vs. em cascata

Quando for a hora de estabelecer a base de um projeto bem-sucedido, você terá que colocar as duas metodologias frente a frente e decidir se usará a metodologia ágil ou em cascata.

A metodologia ágil é mais adequada para projetos em que os requisitos do usuário final podem mudar, enfrentar obstáculos ou não estar totalmente claros no início. O ágil é naturalmente iterativo, ajustando-se com base no feedback dos clientes e das partes interessadas durante todo o projeto. Ele requer uma equipe com iniciativa que colabore e se adapte sem perder o ritmo.

A metodologia em cascata é mais adequada para projetos com um escopo claro e completo desde o início. Quando se conhece todos os estágios pelos quais um projeto terá de passar para ser concluído e se percebe que o risco de alteração do escopo é baixo, o método em cascata é incrivelmente eficiente. Ele requer uma equipe em que cada membro compreenda sua função e cumpra todos os requisitos antes de passar para o próximo estágio de desenvolvimento.

Planeje seus sprints ágeis com o monday dev

O monday dev é uma plataforma flexível criada para que as equipes de produto e P&D gerenciem todos os aspectos do desenvolvimento de produtos, da estratégia ao pós-lançamento. Tendo como base o robusto Work OS da monday.com, o monday dev está repleto de recursos personalizáveis, criados para impulsionar a sua equipe ágil e alcançar a excelência em todos os projetos. Os recursos a seguir garantirão que você planeje, execute e colabore para entregar produtos melhores com mais rapidez:

  • Gestão de sprints: Obtenha um panorama imediato de seus sprints ágeis no monday dev, definindo responsabilidades, status, prioridades e cronogramas em cada um deles.
Gestão de sprints
  • Gráficos de burndown: Identifique possíveis gargalos comparando o esforço estimado restante com o progresso ideal do sprint.
Gráfico de burndown
  • Quadros Kanban: Configure seus quadros Kanban no monday dev com essa visualização personalizável. Será possível maximizar a eficácia ao obter total transparência em relação às tarefas de desenvolvimento em andamento na sua equipe.
Kanban no monday dev
  • Integrações: O monday dev se integra a mais de 72 ferramentas, incluindo as essenciais, como GitHub e GitLab, para sincronizar automaticamente bugs e compartilhar atualizações com as equipes com foco nos clientes.
Integração do monday dev com o GitHub

Crie projetos em cascata eficientes com o monday dev

Prefere uma abordagem mais tradicional para a gestão de projetos? É igualmente fácil gerir todo o ciclo de vida de seus produtos no monday dev usando as funcionalidades da abordagem em cascata:

  • Planejamento de roteiro de produto: o monday dev permite que você delineie o projeto do início ao fim, usando mais de 25 widgets e mais de 36 colunas para exibir os planos trimestrais, o progresso da equipe, os orçamentos e muito mais.
Planejamento de roteiro de produto no monday dev
  • Documentos para gestão do conhecimento: Reúna a documentação detalhada necessária e armazene-a em um único local.
  • Automações: Mantenha a “cascata fluindo” ao configurar notificações que alertam os membros da equipe para que iniciem o próximo estágio do projeto quando o anterior estiver concluído.
Automações da monday
  • Gráficos de Gantt: Visualize os marcos importantes e as dependências entre tarefas para garantir que seus projetos sejam executados facilmente e cumpram o cronograma definido.

Experimente o monday dev

Escolha a melhor metodologia para o seu projeto

O sucesso de um projeto depende do uso da metodologia correta de gestão. Independentemente de você optar pelo ágil ou pela cascata, o monday dev oferece uma área de trabalho inigualável para gerir os fluxos de trabalho do seu projeto.

Com ferramentas versáteis e integradas, a adaptabilidade do monday dev a ambas as metodologias garante que suas equipes possam fazer a gestão dos projetos da maneira que melhor atenda às suas necessidades, aproveitando a flexibilidade e o feedback iterativo do ágil ou a abordagem estruturada e sequencial do método em cascata.

Pronto para experimentar o monday dev? Faça um teste grátis hoje mesmo.

Experimente o monday dev

Comece já