Skip to main content Skip to footer
Desenvolvimento

Desenvolvimento de produto: 7 estágios fundamentais

Nurit Gil Leitura de 12 minutos
Comece já

Uma boa ideia não é suficiente para criar um produto do zero. A ideia precisa passar por testes, prototipagem, pesquisa de mercado e, provavelmente, várias iterações antes de estar pronta para chegar ao mercado.

O desenvolvimento de produto é o processo pelo qual as ideias ganham vida. Quer se trate de um bem físico, como um carro ou um novo gadget, ou digital, como um software ou um aplicativo, todo produto deve passar pelos estágios do processo de desenvolvimento para que seu lançamento seja bem-sucedido.

Neste artigo, analisaremos os principais componentes do desenvolvimento de produtos, incluindo seus diferentes estágios, alguns exemplos do processo e como plataformas como o monday dev podem fazer toda a diferença.

 Experimente o monday dev

O que é desenvolvimento de produto?

O desenvolvimento de produtos é o processo integral de criação de um produto, seja ele físico ou digital, da concepção ao lançamento. Há vários estágios envolvidos no processo, inclusive os criativos, como ideação e brainstorming, bem como testes, prototipagem, construção, entre outros.

O processo de desenvolvimento pode ser usado para criar um produto do zero ou aprimorar um existente, procurando maneiras de reestruturá-lo e aprimorá-lo. O processo de criação de um item totalmente novo é chamado de desenvolvimento de novo produto (NPD). Diferentemente do relançamento e da reestruturação de um produto já bem-sucedido, no NPD não há garantia de que o novo produto gerará receita no mercado e, assim, trata-se de um processo contínuo que envolve uma série de testes e análises.

 

Qual a importância do desenvolvimento de produto para as empresas?

O processo de planejamento de um novo produto pode ser decisivo para o sucesso de sua adoção pelo mercado. De fato, o planejamento e a realização de pesquisas aprofundadas sobre o público-alvo e as demandas dos consumidores ajudam a garantir que um produto novo ou relançado seja bem aceito após o lançamento.

O objetivo do ciclo de vida do desenvolvimento de produto é incentivar as equipes a seguir cada um dos estágios para obter os melhores resultados. Vamos conferir alguns dos principais motivos pelos quais esse processo é tão importante para as empresas.

  • Alinha as equipes: O processo de desenvolvimento de produto garante que sua equipe esteja alinhada desde o início, permitindo que cada membro execute sua função no projeto
  • Reduz os riscos: A criação de um plano para um NPD envolve pesquisa de mercado e análise do público-alvo, o que significa que o risco de um novo produto não ser bem-sucedido é reduzido.
  • Pontos de controle: A cada etapa do processo, os membros da equipe precisam verificar se o desenvolvimento está no caminho certo.
  • Reduz o desperdício: As equipes que seguem um plano de desenvolvimento de produto podem reduzir o desperdício de tempo e orçamento alocando recursos de forma intencional.
  • Time to market mais rápido: O planejamento do processo de desenvolvimento reduz o tempo desperdiçado com obstáculos imprevistos, levando o produto ao mercado mais rapidamente.

Os 7 estágios do desenvolvimento de produto

O processo de desenvolvimento pode ser ligeiramente diferente para cada equipe, especialmente em função do produto que está sendo desenvolvido. Um item físico, como um produto de beleza, não seguirá o mesmo plano de um software, portanto, os estágios podem ser adaptados de acordo com as necessidades de cada equipe. Em geral, estes são os sete estágios do processo de desenvolvimento de produto:

1. Ideação

O pensamento criativo e o brainstorming se unem para gerar um conjunto de ideias. Esse é o estágio em que a inovação é fundamental, e cabe às equipes coletar e analisar as diversas propostas. Mais do que isso, as ideias devem ser consideradas em relação ao público-alvo, e o mercado precisa avaliar qual delas é a mais robusta. Embora as ideias possam fluir livremente, é importante registrá-las em uma ferramenta de desenvolvimento, como o monday dev, para que posteriormente a equipe possa analisar cada uma delas e decidir qual é a melhor proposta de produto a ser desenvolvida.

 Experimente o monday dev

2. Pesquisa de mercado

Na etapa de pesquisa de mercado, é importante analisar alguns fatores que podem influenciar o êxito do lançamento do produto. Você deve considerar aspectos como:

  • Seu público-alvo e a persona do comprador
  • Análise das tendências e demandas do mercado
  • Pesquisa sobre as ofertas dos concorrentes
  • Enquetes, entrevistas e coleta de dados sobre as preferências dos consumidores

Este é o momento de obter o máximo de feedback possível do seu público-alvo. As informações coletadas nessa fase do desenvolvimento ajudarão a prever a demanda pelo seu produto, bem como a competitividade dele no mercado atual.

3. Planejamento da estratégia do produto

Roteiro de produto na monday.com

Depois de coletar uma boa quantidade de insights relevantes, é hora de começar a criar o plano do produto. Se estiver criando um produto físico, é aqui que o esboço detalhado deve começar. Para itens não físicos, como um software, é mais útil criar um roteiro de produto para acompanhar e definir com mais precisão os diferentes marcos do processo. Junto com o seu plano, você também pode adicionar a estratégia do produto para servir de guia para os futuros estágios de desenvolvimento. Isso ajudará a garantir que sua abordagem seja focada e objetiva.

4. Prototipagem

Nesta etapa, você pega suas ideias, feedback e esboços ou roteiro e começa a dar vida a eles. Dependendo do que estiver criando, você pode construir um modelo físico, uma representação digital ou até mesmo uma versão em escala reduzida que ajude as partes interessadas ou os clientes em potencial a visualizar o produto final e sua funcionalidade.

É nessa etapa também que você analisará alguns fatores essenciais, como a viabilidade do seu novo produto e o risco envolvido em sua produção. Talvez seja necessário passar por várias iterações de protótipo, mas você deve chegar a uma versão final que funcione como seu produto mínimo viável (MVP). Em outras palavras, essa é a versão de um produto que, se precisasse ser lançado hoje sem nenhum acréscimo adicional, ainda poderia funcionar em um nível básico. Estudos mostram que 62% das empresas que se concentram na criação de um MVP têm maior probabilidade de sucesso.

5. Criação

Planejamento de sprint na monday.com

Depois de testar o protótipo e todas as suas iterações, é hora de finalmente criar seu produto. Esse estágio envolve a implementação do feedback obtido em todos os estágios anteriores, incluindo o teste do protótipo. Com seu MVP, você começará a desenvolvê-lo incluindo recursos e funcionalidades adicionais. No caso de um produto físico, você precisará obter materiais e entrar em contato com fornecedores. Em um projeto digital, este é o momento de criar estimativas de cronograma, planejar sprints e escolher uma metodologia, como a gestão ágil de projetos, para ajudar a priorizar as tarefas.

6. Lançamento

Embora possa parecer que todos os estágios anteriores culminariam automaticamente no lançamento, essa não é uma etapa que deve ser feita às pressas. O lançamento de um produto também requer muito planejamento, incluindo testes suficientes para assegurar que o produto esteja pronto para o mercado e que todos os designs estejam finalizados. Depois, você também precisará implementar estratégias de marketing, preparar o treinamento, se o produto exigir, e criar recursos para ajudar os consumidores a usar o produto, entre outros detalhes. Independentemente de se tratar de um produto físico ou software, você também precisará preparar seu site para dar suporte ao lançamento.

7. Análise

O ciclo de vida do desenvolvimento de produto é exatamente isso: um ciclo. Isso significa que o processo não termina quando seu produto chega ao mercado. Depois de lançado, é importante analisar o desempenho do seu NPD ao longo do tempo. Você pode observar métricas como vendas, feedback dos clientes ou participação no mercado para avaliar o sucesso e reunir informações importantes para futuros produtos ou relançamentos.

 

Exemplos de desenvolvimento de produtos

Percorrer os estágios acima não garante o sucesso do lançamento de um produto. Nem todos serão bem-sucedidos, mas para muitos dos que são, o processo de desenvolvimento desempenha um papel fundamental na criação e no resultado comercial. Veja a seguir alguns exemplos de sucesso de marcas conhecidas.

Netflix

Embora hoje a marca seja conhecida como um local para assistir a filmes e séries de TV, a Netflix não começou assim. A oferta inicial era uma plataforma de aluguel de DVDs, preenchendo uma lacuna do mercado e oferecendo uma maneira acessível e conveniente de alugar filmes. Com o avanço da tecnologia, a Netflix evoluiu para acompanhar as tendências do mercado e passou de um serviço de DVD digital para uma plataforma de streaming.

O que contribui significativamente para o sucesso da marca é a estratégia de produto da Netflix, que consiste em buscar continuamente maneiras de agregar valor aos usuários. Primeiro, com a transição do aluguel de DVDs para um serviço de streaming e, depois, reforçando ainda mais sua plataforma com conteúdos exclusivos e recomendações personalizadas. Cada iteração da plataforma passou por um ciclo de desenvolvimento de produto que determinou as necessidades vigentes do mercado e testou diferentes incrementos. Cada ciclo de desenvolvimento exige um planejamento significativo, e uma plataforma de desenvolvimento para rastrear tarefas, prazos, bugs e feedback contínuo pode ser fundamental para o sucesso.

Zoom

A maioria de nós está familiarizada com essa plataforma de videoconferência baseada na nuvem. Ela permite que as pessoas realizem chamadas a qualquer momento e de qualquer lugar, e se tornou sinônimo de reuniões online. Assim como no caso da Netflix, a estratégia de produto do Zoom consiste em analisar as necessidades dos clientes e tomar decisões com base nelas.

A equipe do Zoom reúne o feedback dos clientes, analisa as tendências e demandas do mercado e atualiza o produto a partir dessas informações. Além disso, o Zoom pode se adaptar rapidamente às mudanças, como vimos em 2020, quando a marca fez uma parceria com a Oracle Cloud para fortalecer a segurança, a privacidade e a infraestrutura do software. Tarefas como essa exigem uma plataforma para manter tudo simplificado, como feedback, informações de clientes e tarefas de desenvolvimento da plataforma.

 

Otimize o processo de desenvolvimento de produto com o monday dev

O desenvolvimento de um novo produto envolve muitas ferramentas, como um software para prototipagem, ferramentas de comunicação e pastas online para manter ideias e documentos organizados, e pode ser complicado controlar tudo. É aí que entra uma plataforma como o monday dev, que ajuda a manter todas as suas ideias, arquivos, sprints, tarefas e comunicações centralizadas – especialmente quando se trata de produtos SaaS.

O monday dev ajuda as equipes a desenvolver novos produtos e melhorar os existentes com inúmeros recursos de colaboração. Os membros de uma equipe podem criar quadros para adicionar ideias, compartilhar comentários sobre cada uma delas, atribuir tarefas quando for o momento de planejar uma estratégia ou desenvolver o produto e coletar insights de usuários e clientes, tudo em um único lugar. Confira a seguir alguns recursos do monday dev que ajudam as equipes durante o processo de desenvolvimento:

Templates de desenvolvimento de produto

Gestão de riscos na monday.com

O monday dev disponibiliza um template de desenvolvimento de produto para ajudar você a começar com tudo. O template oferece um quadro intuitivo onde é possível planejar sprints, priorizar tarefas, mapear a visão do produto e acompanhar bugs ou problemas a serem resolvidos.

Centenas de integrações

Integrações da monday

A criação de um novo produto, ou a atualização de um existente, requer muitos aplicativos. Se estiver enviando pesquisas para obter feedback ou desenvolvendo uma landing page para seu novo produto, o monday dev se conecta com mais de 200 dos aplicativos mais usados para simplificar a manutenção dos dados mais importantes em um único lugar. O monday dev se integra com aplicativos como Slack, Dropbox, SurveyMonkey, Zoom, Shopify e a maioria das ferramentas do Google e da Microsoft.

Várias visualizações e cronogramas

Visualização de projeto na monday.com

Com o monday dev, é possível escolher como visualizar seu trabalho. Você pode optar por acompanhar o progresso do seu produto em um gráfico de Gantt, um quadro Kanban, um calendário, uma linha do tempo e muito mais. Com mais de 27 visualizações de trabalho, fica fácil acompanhar cada tarefa, ideia e atualização do jeito que você quiser.

 Experimente o monday dev

Crie produtos melhores com o monday dev

O processo de desenvolvimento de produto pode ser longo, portanto, é importante garantir que cada etapa seja cuidadosamente pensada e que nada passe despercebido. O monday dev ajuda as equipes a planejar cada etapa, criar estratégias e colaborar em ideias, mantendo centralizados todos os aspectos do desenvolvimento de produto. Com o monday dev, você pode concentrar seus esforços na criação do melhor produto possível e, ao mesmo tempo, garantir que as tarefas sejam executadas e automatizadas em segundo plano.

 

Perguntas frequentes

Qual é um exemplo de desenvolvimento de produto?

Um bom exemplo são os iPhones da Apple. Cada novo modelo representa um ciclo de desenvolvimento de produto, pois a marca aprimora os recursos, o design e a funcionalidade para atender às demandas dos consumidores e permanecer competitiva.

Quais são os quatro principais tipos de desenvolvimento de produto?

Há quatro tipos diferentes de desenvolvimento de produtos, cada um com um foco diferente: lançamento de novos produtos, melhoria de um produto existente, ampliação de uma linha de produtos e produtos totalmente inovadores no mercado.

Qual é a diferença entre desenvolvimento de produto e gestão de produto?

O desenvolvimento de produto se concentra na criação e no aprimoramento de produtos, da concepção ao lançamento. Já na gestão de produto, o gerente foca nos aspectos estratégicos do ciclo de vida de um produto, como analisar as metas de negócios, além da viabilidade e da experiência do usuário, para oferecer continuamente valor agregado ao produto.

Comece já