Skip to main content Skip to footer

Kanban vs. scrum: qual é a diferença?

Todos na monday.com Leitura de 9 minutos
Comece já

Se você trabalha como gerente, certamente já se perguntou o seguinte: como posso fazer minha equipe trabalhar em conjunto de forma mais rápida e produtiva sem reformular totalmente seus fluxos de trabalho? 

Para muitas equipes, a solução tem sido justamente implantar o Kanban ou o scrum, duas estruturas eficazes de gestão de projetos que dão vida à metodologia ágil.

Embora demandem diferentes processos e estilos de organização, tanto o scrum quanto o Kanban visam ajudar equipes a alcançar as mesmas metas: trabalho mais ágil e produtivo, melhor colaboração em equipe, resolução mais eficaz de problemas e entrega mais rápida de produtos.

Porém, com alguns líderes de equipe defendendo o scrum, e outros promovendo o Kanban, como saber qual estrutura usar com sua equipe? Neste artigo, vamos comparar o Kanban vs. Scrum em detalhes. Abordaremos as principais diferenças entre eles, identificaremos suas semelhanças e forneceremos dicas sobre como escolher a metodologia adequada.

O que é Kanban?

O Kanban é um método de gerenciamento de fluxos de trabalho que auxilia as equipes na estruturação, gestão e aprimoramento de processos. Com essa abordagem, é possível visualizar metas, tarefas e o progresso, o que contribui para maximizar a eficiência e promover melhorias constantes nos resultados.

O quadro Kanban é um dos elementos mais importantes da metodologia. Nele, as equipes movem as tarefas entre as colunas “A fazer”, “Em andamento” e “Feito” para que seja possível analisar com clareza o andamento do trabalho. Identificações adicionais são usadas para rotular status de forma mais específica, sinalizar problemas ou indicar os responsáveis pelas tarefas.

O que é Scrum?

Assim como o Kanban, o Scrum é uma estrutura projetada para facilitar o trabalho em equipe em projetos complexos. Ele promove a gestão ágil de projetos por meio da conclusão do trabalho de maneira iterativa para alcançar uma meta estabelecida.

As equipes Scrum operam dentro de sprints com prazos definidos, nos quais o objetivo é criar entregas funcionais que forneçam valor às partes interessadas. A comunicação efetiva, a autoavaliação e o feedback são fundamentais para essa metodologia, contribuindo para indicar melhorias e aprimorar o desempenho nas iterações subsequentes.

Kanban vs. Scrum: diferenças

Agora que temos uma compreensão geral de ambas as estruturas, vamos à grande questão: qual é a diferença entre Kanban vs. scrum ágil?

Na verdade, existem várias, como o fluxo de trabalho, restrições de tempo, funções da equipe e medição do sucesso.

Vamos analisar as principais:

1. Kanban:

  • Funções: Não há funções predefinidas para uma equipe. Embora ainda possa haver um gerente de projeto, a equipe é incentivada a colaborar e participar quando um membro da equipe está sobrecarregado.
  • Cronograma: O trabalho flui continuamente até o fim do projeto (com prazos determinados pela empresa)
  • Metodologia de entrega: A entrega é obtida no final do projeto.
  • Métricas primárias: tempo de ciclo, lead time, volume de trabalho em andamento
  • Modificações: Permite que sejam feitas alterações durante o andamento de um projeto, possibilitando a realização de melhorias antes de sua conclusão

Experimente o monday dev

2. Scrum:

  • Funções: Cada membro da equipe tem uma função predefinida – o Scrum Master (opcional) determina os cronogramas, o product owner define as metas e os objetivos e os membros da equipe executam o trabalho.
  • Cronograma: O trabalho é dividido em iterações (sprints) e o cronograma depende da duração dos mesmos
  • Metodologia de entrega: Nova funcionalidade ou valor entregue ao final de cada sprint
  • Métricas primárias: Velocidade e valor criado
  • Modificações: Apesar de não recomendadas nessa abordagem, as mudanças são determinadas e implementadas entre os sprints com base na análise retroativa.

No Scrum, todos concordam com um plano maior, que é dividido em blocos menores. A equipe realiza o mesmo conjunto de atividades em ciclos, ou iterações, executadas de maneira predefinida. Isso é positivo, mas se houver um atraso, o projeto inteiro pode ser prejudicado.

No Kanban, as atividades normalmente não são vinculadas dessa forma. As equipes que usam essa metodologia podem entregar o trabalho com mais rapidez, uma vez que as tarefas priorizadas são concluídas primeiro – a equipe decide coletivamente o que é melhor, usando as informações visuais do quadro Kanban.

Scrum vs. Kanban: vantagens e desvantagens

Se tanto o scrum quanto o Kanban ajudam as equipes a alcançar as metas com mais eficiência, como determinar qual é a melhor opção para sua equipe? Vamos analisar algumas vantagens e desvantagens de cada uma das abordagens:

1. Kanban

Vantagens:

  • Visibilidade: Fornece uma visão clara do progresso do trabalho e das responsabilidades de cada membro da equipe por meio de quadros visuais.
  • Comunicação: Um quadro Kanban favorece a comunicação, uma vez que os membros da equipe compreendem melhor as necessidades do projeto. A possibilidade de adicionar comentários às tarefas também contribui para isso.
  • Priorização: Ao possibilitar a priorização, a gestão de projetos Kanban garante que os funcionários dediquem seu tempo às tarefas que realmente causam impacto.

Kanban para TI

Desvantagens:

  • Limitações de complexidade: A eficácia do Kanban pode ser comprometida se os quadros ficarem excessivamente sobrecarregados ou complexos para serem utilizados pela equipe.
  • Projetos iterativos: Projetos iterativos, como o desenvolvimento de aplicativos, em que pode ser necessário voltar ao design inúmeras vezes, não são ideais para a estrutura Kanban

2. Scrum

Vantagens:

  • Entregas iterativas: As entregas são realizadas de maneira iterativa e incremental, proporcionando valor em curtos períodos.
  • Foco no cliente: A entrega de valor no final de cada sprint facilita a garantia de que as necessidades e expectativas do cliente sejam atendidas de forma contínua.

Desvantagens do Scrum:

  • Complexidade inicial: Pode ser complexo para equipes iniciantes e exigir treinamento significativo. Antes de se comprometer com o Scrum, todos na equipe precisam entender os benefícios e as particularidades dessa abordagem para que o projeto seja bem-sucedido.
  • Prazos: Embora a adoção da metodologia Scrum estabeleça prazos para todos os envolvidos, ela não oferece nenhum suporte para que o projeto cumpra seu prazo geral.

Em última análise, a escolha entre Kanban vs. scrum dependerá dos tipos de projetos nos quais sua equipe trabalha, bem como do nível de preparo dela para introduzir mudanças em seus fluxos de trabalho diários.

Leia também: Otimize seu planejamento de sprint

Aproveite o melhor dos dois mundos com uma abordagem híbrida

Muitas equipes optam por usar o Kanban juntamente com o Scrum, ou combinar as práticas em uma abordagem híbrida. Existem duas maneiras de usar essas estruturas juntas.

1. Adoção da estrutura “Scrumban”

O primeiro método é experimentar o “Scrumban”, a abordagem híbrida do Scrum e do Kanban. Ele combina a estrutura do Scrum com a ênfase na visualização do Kanban para criar uma estrutura que permite às equipes aumentar a agilidade e a adaptabilidade ao gerir seus fluxos de trabalho.

O Scrumban ajuda as equipes a administrar com eficácia um projeto, desenvolvimento de produto ou serviço, ao mesmo tempo em que possibilita a adaptação às mudanças, caso necessário. Assim como o scrum, o Scrumban usa iterações curtas e semelhantes aos sprints para gerenciar cargas de trabalho e garantir a criação de valor. E, como o Kanban, ele usa quadros para acompanhar visualmente o status das tarefas e executar os trabalhos em andamento.

2. Busca de uma solução digital que permita ambas as estruturas

Se você não tiver certeza sobre a adoção formal do Scrumban, uma alternativa é adotar uma plataforma que permita usar os principais recursos de ambas as estruturas.

Dessa forma, em vez de escolher entre quadros Kanban vs. Scrum, você pode priorizar uma estrutura sobre a outra, aproveitando os recursos específicos que considera mais úteis.

A monday.com é uma dessas soluções. Com a visualização Kanban e um template Scrum, o Work OS da monday.com permite que as equipes visualizem seus trabalhos com facilidade. Ao mesmo tempo, ela oferece uma estrutura que possibilita o controle das tarefas, a comunicação e a realização do trabalho de forma rápida e eficiente.

Experimente o monday dev

Como melhorar a gestão de seus projetos com a monday.com

Decidir entre o Kanban e o Scrum é como tomar rumos diferentes para o mesmo destino. A viagem será diferente, mas, eventualmente, você chegará lá.

Muitos gerentes optam por não fazer uma escolha definitiva entre Kanban vs. Scrum. Em vez disso, eles adotam uma abordagem híbrida, selecionando elementos de cada método que melhor se adequam às suas necessidades. Em ambos os casos, é essencial contar com uma solução de trabalho em equipe poderosa e intuitiva para garantir uma gestão eficaz de projetos.

A monday.com facilita a gestão de projetos ao aumentar a transparência, melhorar o compartilhamento de informações e disponibilizar um local para colegas de equipe colaborarem dentro do contexto. Com elementos fundamentais do Scrum e do Kanban, a plataforma incentiva o trabalho em equipe iterativo e eficaz, ajudando cada membro da equipe a aumentar seu senso de responsabilização e tornando extremamente simples a atualização sobre o progresso.

Experimente hoje mesmo nosso template de Scrum e o visualize como um quadro Kanban para ver qual opção funciona melhor para você!

 

Comece já