Skip to main content Skip to footer
Trabalho em equipe

Será que nos acostumamos com o home office?

monday.com Leitura de 4 minutos
Comece já

Quando o trabalho remoto passou a fazer parte de nossa rotina diária, nunca imaginamos que 67% das empresas, segundo levantamento da PWC, se manteria nesta modalidade ao longo de 2021. E após mais de um ano desde que trocamos o escritório pela comodidade de trabalhar em nosso quarto, sala ou jardim, vale a pena nos perguntarmos: será que realmente nos acostumamos com o home office?

De acordo com os dados da pesquisa ‘The State of Remote Work’ da monday.com, tudo parece indicar que os colaboradores das empresas têm poucos motivos para reclamar: 69% dos profissionais admitem apreciar o home office mais do que esperavam, enquanto que 54% deles dizem que, hoje, estão mais produtivos do que na época em que executavam suas tarefas nos escritórios.

Ainda, 52% das pessoas se dizem satisfeitas de não precisar levantar mais cedo para se deslocarem para o escritório, enquanto que 37% admitem que trabalham de pijamas durante todo o dia. No que tange a vida pessoal, 28% das pessoas afirmaram que estão se alimentando de forma mais saudável e 17% dizem adorar poder desfrutar da companhia de seus pets durante a jornada de trabalho. Ou seja, o home office tem colaborado, e muito, para uma maior qualidade de vida dos profissionais.

Conheça o Work OS da monday.com

Os desafios do trabalho remoto

No entanto, nada é perfeito. A pesquisa também revelou algumas das principais dificuldades que as pessoas enfrentam para trabalhar em equipe e esboçou um possível panorama de como será a vida das pessoas quando voltarmos a trabalhar presencialmente.

A metade dos profissionais admite sentir falta de uma separação mais clara entre a vida profissional e a pessoal, enquanto que 29% revela que tem trabalhado por mais horas. Além disso, 25% admite que sua experiência de home office transformou sua rotina em uma jornada exaustiva.

Porém, a comunicação entre as equipes parece ser o principal desafio, pois apenas 21% dos profissionais admite agora estar conversando mais com seus colegas de trabalho.

O papel da tecnologia no home office

Podemos aprimorar a comunicação com nossos colegas no trabalho em home office? Como? O trabalho colaborativo e a conectividade são ainda mais desafiadores quando todos estão trabalhando de casa. Para lidar com o problema, três pontos são essenciais para ajudar qualquer organização a trabalhar de maneira mais efetiva não apenas no home office, mas também quando o modelo de trabalho presencial voltar a ser uma realidade:

  • Transparência: Os líderes precisam promover maior acesso ao máximo de informações possíveis para todos os membros de sua equipe, de modo a empoderá-la a tomar decisões proativamente.
  • Volume de trabalho equilibrado: Realizar o acompanhamento dos avanços em cada tarefa permite aos líderes distribuir adequadamente novas responsabilidades.
  • Adaptação tecnológica: Automatizar processos manuais e tediosos para otimizar fluxos de trabalho, além de centralizar aplicativos e ferramentas em um só lugar, de modo a permitir que os colaboradores se ocupem com as tarefas que tenham um maior valor agregado e que resultem em entregas mais impactantes.

Embora não possamos prever quando acontecerá definitivamente a “volta ao normal”, é possível dizer que o mundo não voltará a operar da mesma maneira de antes da pandemia e que, para muitos de nós, o home office é a nova realidade. Mas aconteça o que acontecer, o sucesso de qualquer organização continuará dependendo da capacidade das pessoas de se comunicarem e colaborarem entre si, seja remotamente ou pessoalmente. E a tecnologia será, cada vez mais, um recurso decisivo neste processo.

Conheça a monday.com

Comece já