Skip to main content Skip to footer
Gestão de projetos

Metas de projeto: como definir (e alcançar) o sucesso

Nurit Gil Leitura de 12 minutos
Comece já

Você já se perguntou por que as metas do projeto são importantes? Conduzir um projeto sem metas é como planejar um casamento sem noivo. Ou noiva. Ou local e data. Basicamente, você está planejando uma festa ruim. Os objetivos e as metas são a razão de sua existência, e precisamos considerar que eles nunca devem ser uma reflexão tardia, surgindo no meio do processo.

Se você já sabe disso… ótimo. Mas, muitas vezes, essa afirmação não é tão óbvia quanto parece.

Quando se trabalha como gerente de projetos em um ambiente dinâmico, não é incomum mergulhar de cabeça em um projeto sem metas claras que foi jogado em suas mãos. No entanto, pelos motivos acima, é essencial defini-las completa e minuciosamente antes de dedicar qualquer pingo de esforço.

Não sabe como começar? Você não está sozinho. Mesmo alguns dos gerentes de projeto mais experientes acabam colocando a carroça na frente dos bois. Nunca é tarde demais para voltar ao básico e garantir que você tenha uma base sólida para cada projeto.

Neste artigo, você aprenderá a definir metas de projeto eficazes que se alinhem aos objetivos do projeto e à visão da empresa, e descobrirá como o monday work management pode ajudar nesse processo.

Mas, antes, vamos começar com uma definição rápida das metas, objetivos e entregas de um projeto.

Comece já

O que são metas de projeto?

Uma meta de projeto é o quê, quando e por quê  — o que é o projeto (elementos de ação), por que ele está sendo feito (resultado desejado), quando ele precisa acontecer (prazo).

Espere — então, qual é a diferença entre uma meta de projeto e um objetivo?

Essa é uma pergunta frequente e fonte de muita confusão.

Vamos esclarecer isso de uma vez por todas.

Objetivos de projeto vs. metas de projeto

Embora diferentes, os objetivos e as metas de projeto são essenciais para o planejamento do projeto e sua execução. Pense nisso da seguinte forma:

  • Objetivos são o resultado geral de longo prazo que você deseja alcançar (raramente por meio de um único projeto)
  • Metas são as ações mensuráveis de curto e médio prazo que você executa para ajudá-lo a alcançar um objetivo.

Por exemplo:

  • Objetivo — aumentar o faturamento anual recorrente (ARR).
  • Meta — obter 5 mil novos leads todos os meses.
  • Objetivo — melhorar a experiência de usuário do seu produto.
  • Meta — reduzir o processo de configuração de 6 para 3 cliques.

Leia também: O ciclo de vida da gestão de projetos

Metas de projeto vs. entregas de projeto

Vamos nos aprofundar mais.

  • Metas definem os benefícios, os resultados e as melhorias de desempenho esperados do projeto.
  • Entregas são os itens específicos e tangíveis que você produz para atingir as metas.

Por exemplo:

  • Meta – Obter 5 mil novos leads todos os meses.
  • Entrega – Criar um plano de vendas detalhado com clientes-alvo e receita por representante de vendas.
  • Meta – Reduzir o processo de configuração de 6 para 3 cliques.
  • Entrega – Concluir a sessão de teste de usabilidade com pelo menos 20 participantes.

Tipos de metas de projeto

Um projeto pode ter inúmeras metas, dependendo do seu departamento e do setor da empresa, portanto, pode ser útil encontrar uma maneira de categorizá-las em grupos organizados. Uma vez dentro de uma classificação ampla, você pode aplicar uma abordagem mais holística à sua gestão de projetos.

Aqui estão as 6 categorias abrangentes que podem ser utilizadas:

1. Metas financeiras

Esse tipo de meta geralmente se concentra em como o projeto afeta o desempenho financeiro da organização. No entanto, como os projetos que geram dinheiro custam dinheiro, é importante definir uma meta clara e mensurável para atingir o alvo sem perder de vista seus custos.

Por exemplo: Lançar uma campanha de marketing pay-per-click que produzirá um ROI (retorno sobre o investimento) de 150% em dois meses.

2. Metas de qualidade

Esse tipo de meta se concentra no aprimoramento da qualidade dos serviços ou produtos fornecidos aos clientes, permitindo melhorar os resultados e aproximar a empresa de seus objetivos. Os requisitos regulatórios e os objetivos de conformidade também podem se enquadrar nessa categoria.

Por exemplo: Atualizar a interface da página de pagamento para reduzir os carrinhos abandonados em 15% até o final do segundo trimestre.

3. Metas técnicas

Esse tipo de meta se concentra na melhoria da gestão geral do projeto e na eficiência técnica para simplificar os processos de trabalho e gerar melhores resultados.

Por exemplo: Implementar um novo sistema operacional de trabalho em toda a empresa que reduza as tarefas repetitivas em 50% em dois meses.

4. Metas de desempenho

Esse tipo de meta se concentra na melhoria de produtos, serviços ou processos. Ela pode ajudar a monitorar os recursos, o orçamento e os prazos, além de garantir que a sua equipe atinja o alvo desejado.

Por exemplo: Entregar o novo site da empresa dentro do orçamento até o final do segundo trimestre.

5. Metas de conformidade

Esse tipo de meta garante que os projetos cumpram as regulamentações, os procedimentos e os padrões definidos pelos órgãos de controle do governo ou do setor.

Por exemplo: Construir um novo escritório que esteja em conformidade com as diretrizes de saúde e segurança da autoridade local.

6. Metas comerciais

Esse tipo de meta garante que qualquer projeto esteja alinhado com a visão, os valores e os objetivos gerais da empresa.

Por exemplo: Obter 10 mil novos leads por mês para aumentar a receita recorrente anual (ARR).

Definir a categoria de cada meta facilitará a organização e a priorização dos projetos da empresa, bem como o acompanhamento e a gestão das metas.

Comece já

Como definir metas efetivas de projeto

Agora, o que todos esperavam — a fórmula para escrever uma meta de projeto.

Embora existam várias fórmulas, cada uma com seus próprios méritos, recomendamos o uso das metas SMART. Trata-se de uma estrutura padrão de gestão de projetos para o desenvolvimento de metas e é a melhor maneira de executar projetos bem-sucedidos. SMART é um acrônimo para os cinco elementos da estrutura:

Mantenha-suas-metas-de-projeto-SMART

  • Specific (específica): se a sua meta for resolver vários problemas, é provável que, no final das contas, ela não resolva nada. Mantenha suas metas direcionadas para garantir o máximo de resultados.
  • Measurable (mensurável): cada meta deve ser quantificável para que você possa medir o progresso e o sucesso do projeto.
  • Attainable (atingível): deixe claro a si mesmo — esta meta é realista? Com base na experiência passada, nos recursos e tempo disponíveis, esta é uma meta alcançável?
  • Relevant (relevante): lembra dos objetivos de longo prazo que mencionamos acima? Verifique se todas as metas estão alinhadas com seus objetivos de negócios e o aproximarão do sucesso estipulado.
  • Time-bound (temporal): para que um projeto seja válido, ele precisa de um período de tempo definido. Sem ele, você criará um poço sem fundo que drena recursos e provavelmente não irá aproximá-lo de seus objetivos. Desculpe o balde de água fria, mas é verdade.

Também é importante lembrar que as metas do projeto não podem ser definidas apenas pelo gerente do projeto. Por serem estabelecidas no âmbito da empresa, é necessário consultar todos os envolvidos para garantir que elas sejam factíveis.

Veja a seguir como escrever uma meta de projeto SMART:

1. Crie sua declaração de visão. Todo projeto começa com uma declaração da visão geral da empresa, ou seja, a aspiração do seu negócio – que pode ou não ser alcançado. A declaração da visão ajuda a informar, inspirar e motivar a equipe do projeto.

2. Delineie seus objetivos. Em seguida, com base em sua visão, você pode delinear os objetivos. Eles são amplos e de longo prazo, mas ajudam a restringir o foco de suas metas. Os objetivos fornecem o contexto geral do que o projeto deve alcançar.

3. Defina as metas do seu projeto. Por fim, você pode estabelecer suas metas. Use a estrutura SMART para descrever as ações necessárias para atingir seus objetivos.

Por exemplo:

Visão: Atingir um público mais amplo e inclusivo.
Objetivo: Lançar um novo site acessível.
Meta: Desenvolver e testar o novo site para atender aos padrões WCAG 2.1 AA e colocá-lo no ar até o início do quarto trimestre.

Leia também: O que são marcos de projeto (e por que você precisa deles)

Exemplos de metas de projetos

Vejamos mais três exemplos de como definir metas de projetos para diferentes equipes e cenários.

Marketing

  • Visão: Lançar uma nova linha de produtos.
  • Objetivo: Fazer com que os clientes conheçam o novo produto.
  • Meta: Aumentar o conhecimento da marca e o envolvimento do cliente com a nova linha de produtos em 25% nos próximos seis meses por meio de campanhas direcionadas de mídia social e iniciativas de marketing de influenciadores.

Novo produto

  • Visão: Criar um novo produto.
  • Objetivo: Realizar uma pesquisa de mercado.
  • Meta: Descobrir as preferências e as dificuldades de seus clientes-alvo até o final do primeiro trimestre por meio de pesquisa de mercado online direcionada.

Satisfação do cliente

  • Visão: Melhorar o suporte ao cliente.
  • Objetivo: Reduzir o tempo de resposta ao cliente.
  • Meta: Implementar um novo sistema de emissão de tickets online até o final do terceiro trimestre para obter tempos de resposta do suporte ao cliente inferiores a uma hora.

Precisa de um local para organizar as metas de seu projeto? Nós podemos ajudar.

Comece já

Como o monday work management pode ajudar a definir as metas do projeto

Com o monday work management, as organizações podem atingir rapidamente objetivos compartilhados de forma mais rápida e colaborativa em escala. O software ajuda a definir visões, objetivos e metas, além de conduzir projetos, processos e o trabalho cotidiano.

Usando cronogramas colaborativos, automações e painéis, as equipes podem criar facilmente um plano de ação detalhado para atingir os objetivos e as metas do projeto.

Identifique as metas, as necessidades e o escopo do projeto, da ideia à execução, e atinja os objetivos do projeto relacionados aos objetivos da empresa. Atribua responsáveis, defina prazos claros, acompanhe o status de projetos individuais e mantenha as partes interessadas atualizadas.

  • Visualizações de projeto: Visualize seus dados e planos de projeto da maneira que desejar com recursos dinâmicos e mais de 15 visualizações de quadro, como Kanban, gráficos de Gantt e muito mais. Adicione subelementos para dar ao seu quadro uma estrutura mais detalhada, exibindo as entregas de projeto relacionadas à meta, e use colunas dinâmicas com prazos para indicar quem é responsável por cada uma delas.

Estrutura analítica de projeto na monday.com

  • Painéis: Exiba automaticamente dados de alto nível do projeto para obter insights sobre orçamento, objetivos, metas, cronogramas, recursos e muito mais. Personalize os painéis com base nas suas necessidades com mais de 10 widgets de arrastar e soltar – incluindo números e gráficos e Gantt – visualize os dados da maneira que precisar e tome decisões mais precisas e rápidas.

Painel do monday sales CRM

  • Automações e templates: Economize tempo valioso e inicie novos projetos mais rapidamente automatizando elementos importantes do seu trabalho. Você pode criar quadros de projetos para usar como templates, enviar notificações de aprovação e automatizar o controle de tempo.

Automações da monday.com

  • Integrações: Conecte as ferramentas que você já usa, como Microsoft Teams, Gmail, Slack, Jira e Salesforce, para executar projetos com eficiência sem precisar ficar alternando entre abas.

Integrações da monday

Comece já

Perguntas frequentes

Aqui estão três perguntas frequentes sobre as metas de projeto.

Como se definem metas de projeto eficazes?

Com a estrutura SMART: Specific (Específica), Measurable (Mensurável), Attainable (Atingível), Relevant (Relevante) e Time-bound (Temporal). Esses itens permitem que a sua equipe desenvolva um plano de ação prático e realista concebido para atingir qualquer objetivo ou resultado desejado.

Objetivos e metas de projeto são a mesma coisa?

Não, os objetivos e as metas do projeto são elementos diferentes, mas essenciais, usados no planejamento e na execução de projetos.

Os objetivos de projeto são o resultado geral de longo prazo que você deseja alcançar, enquanto as metas de projeto são ações de curto a médio prazo necessárias para alcançar um objetivo.

Que perguntas as metas do projeto respondem?

Os objetivos do projeto respondem às perguntas “o quê”, “quando” e “como” de cada projeto. Por exemplo:

  • Qual é a finalidade do projeto?
  • Quais são as entregas do projeto?
  • Quando ele começa e termina?
  • Quando podemos alocar recursos?
  • Quanto tempo levará?
  • Quanto dinheiro será gasto?

Atinja as metas do seu projeto com o monday work management

Metas de projeto eficazes são a base de qualquer projeto, independentemente do seu tamanho. Depois que uma meta é definida e aprovada, ela representa o acordo entre o gerente de projeto, a direção da empresa e as partes interessadas quanto à sua finalidade.

As metas são a força motriz por trás de um projeto e devem ser o primeiro ponto a ser definido durante a reunião inicial. Mas elas também devem estar alinhadas com os objetivos do projeto e a visão da empresa.

Comece a definir, monitorar e atingir as metas de seu projeto com o monday work management.

Comece já