Skip to main content Skip to footer
Gestão de projetos

Modelo de plano de ação para criar gráficos de Gantt no Excel

Todos na monday.com Leitura de 6 minutos
Comece já

Os gráficos de Gantt são a base do trabalho de um gerente de projeto. Eles servem para acompanhar quem está trabalhando no que e visualizar datas, prazos, colaborações, atrasos e coisas do tipo. Os gráficos de Gantt facilitam a vida das equipes que lidam com planos de projeto extensos. Infelizmente, criar um gráfico de Gantt pode ser uma tarefa difícil sem as ferramentas corretas e um template ou modelo adequado para trabalhar com o Excel em seu modelo de plano de trabalho.

A melhor forma de montar um gráfico de Gantt é usando um sistema operacional de trabalho (Work OS) como o da monday.com. Porém, se você estiver offline ou não se importar de usar um modelo de plano de ação menos personalizável, você pode criar um gráfico de Gantt diretamente no Excel.

Baixe o template

Vamos explicar como criar gráficos de Gantt no Excel, tanto em PC quanto em Mac, e a forma mais fácil de montá-los usando o modelo de plano de atividades da monday.com. Também incluiremos um template específico que facilitará bastante o processo de criação de gráficos de Gantt no Excel. Sem mais delongas, vamos lá.

Como criar um gráfico de Gantt no Excel?

Bem, tecnicamente, não é possível criá-lo no Excel. Em vez disso, você precisará criar um gráfico de barras empilhadas e fazer alguns ajustes para que o resultado final se pareça com um gráfico de Gantt.

Baixar template de Excel

Como criar gráficos de Gantt no Excel para PC

Se você estiver usando um PC, siga estes passos:

  1. Preencha a tabela do Excel com o cronograma de seu projeto

Divida todas as tarefas de forma organizada em uma coluna. Você pode adicionar uma data de início, término e a duração de cada tarefa em outras colunas.

  1. Converta sua tabela do Excel em um gráfico de barras empilhadas

Selecione uma célula em branco e clique na aba “Inserir”. Na seção de gráficos, selecione “Barras Empilhadas”. Não selecione a opção de “Barras 100% Empilhadas”. Isso evitará distorções na visualização de seu gráfico.

  1. Formate seu gráfico de barras empilhadas

Em seguida, você deverá inverter a ordem das tarefas para que seu caminho crítico exiba a primeira tarefa no começo do gráfico. Para isso, selecione os valores do eixo vertical de seu gráfico, clique com o botão direito do mouse sobre eles e selecione “Formatar Eixo”. Você verá uma caixa de seleção chamada “Categorias em ordem inversa”. Clique nela.

O resultado final será algo parecido com isso:
Screenshot of Excel Gantt chart via Microsoft Support

(Fonte da imagem)

Essa é apenas a ponta do iceberg. Dê uma conferida em nosso guia completo sobre os gráficos de Gantt para aprender mais sobre o potencial desse recurso.

Como criar gráficos de Gantt no Excel para Mac

Criar um gráfico de Gantt no Excel para Mac é um pouco mais fácil do que montá-lo na versão para PC.

Basta seguir estes passos:

  1. Crie uma tabela no Excel

Preencha uma tabela com a sua lista de tarefas.

  1. Converta sua tabela do Excel em um gráfico de barras empilhadas

Basta clicar em “Inserir”, “Inserir Gráfico de Colunas ou de Barras” e selecionar “Barras Empilhadas”.

  1. Formate seu gráfico de Gantt no Excel

Clique em suas séries de dados, acesse a aba “Formatar”, selecione a opção “Preenchimento da Forma” e clique em “Sem Preenchimento”. Para inverter a ordem das tarefas em seu gráfico de Gantt (para que a série comece com a data de início de sua primeira tarefa), segure a tecla Ctrl e selecione o eixo vertical. Em seguida, clique em “Formatar Eixo” e selecione “Categorias em ordem inversa” na seção “Eixo de Posição”.

É basicamente isso. Depois de terminar o básico, você pode fazer pequenas modificações, como, por exemplo, alterar a cor dos elementos, e salvar seu novo gráfico de Gantt como um template para uso posterior.

Screenshot of Excel Gantt chart showing how chart can be saved as template

(Fonte da imagem)

 

Existe um template ou modelo para gráficos Gantt no Excel?

A versão do Excel para PC possui um template para gráficos Gantt. Já na versão para Mac, você terá que montá-los por conta própria. Você pode encontrar o template “Planejador de projetos de Gantt” para o Excel no site oficial do Microsoft Office.

Não trabalha com PCs (ou simplesmente não quer criar um gráfico de Gantt do zero)? Então um Work OS como o da monday.com será sua melhor alternativa para criar um gráfico de Gantt. É super simples. Vamos guiar você por todo o processo. Mas antes disso, dê uma olhada em nossos templates gratuitos para criar gráficos de Gantt no Excel.

 

Baixe o template 

Qual é a forma mais fácil de montar um gráfico de Gantt?

Se estiver com tempo de sobra, você pode criar seu próprio gráfico de Gantt no Excel. Mas se quiser economizar tempo e dinheiro, sua melhor alternativa é usar um modelo de plano de gestão de projetos de uma plataforma Work OS para criar seu gráfico de Gantt (e quando se trata de sistemas operacionais de trabalho, nada se compara à monday.com).

Quer ver na prática o quão fácil é criar seu próprio gráfico de Gantt com a monday.com?

Basta seguir este exemplo de plano de ação:

  1. Crie um quadro e adicione suas tarefas.
  2. Adicione uma coluna “Linha do tempo da tarefa” ao seu quadro.
  3. Acesse “Visualizações” e selecione a Visualização de timeline ou Gantt.

Leva apenas alguns minutos, no máximo. Sem formatações confusas ou layouts labirínticos. Você pode até mesmo exibir o progresso das tarefas em porcentagens. E, acima de tudo, você pode personalizar seu gráfico como quiser, utilizando cores, filtros, grupos e muito mais para criar um plano de trabalho modelo.

 

Então, é isso. Se estiver usando o Excel, você pode montar um gráfico de Gantt seguindo alguns passos, tanto em um Mac quanto no PC. Você pode fazer isso até mesmo no PowerPoint, mas esse é um tópico para outro dia. O Microsoft Office disponibiliza um template para criar rapidamente gráficos de Gantt no Excel para PC e economizar tempo.

Se quiser economizar tempo e criar gráficos de Gantt mais dinâmicos (e bonitos), o Work OS da monday.com é a ferramenta de que você e sua equipe precisam.

E então? Quer pular todo o trabalho de configurar os gráficos de barra no Excel e melhorar sua gestão de projetos? Confira nosso template de gráficos de Gantt para Excel.

Baixe o template

 

Leia também: Ferramentas de gestão de projetos

Comece já