Skip to main content Skip to footer
Gestão de projetos

Gerenciamento do cronograma do projeto: um guia completo

Nurit Gil Leitura de 17 minutos
Comece já

Aí está você, quebrando a cabeça, imaginando como gerenciar o cronograma do seu projeto.

Talvez você seja um freelancer tentando programar o trabalho de um cliente. Ou talvez um gerente precisando recapitular as diferentes técnicas de gerenciamento do cronograma do projeto. Seja qual for o caso, estamos aqui para ajudar.

Neste guia, explicaremos o que é gerenciamento de cronograma, por que ele é tão importante para os gerentes de projeto, como gerenciar um cronograma e os diferentes métodos para um gerenciamento eficaz. Para facilitar ainda mais a sua vida, também mostraremos como usar um software para maximizar a produtividade e reduzir o risco de erros.

Comece já

O que é gerenciamento do cronograma do projeto?

O gerenciamento do cronograma na gestão de projetos é o processo de planejamento, desenvolvimento, controle e monitoramento do cronograma de um projeto para garantir que as tarefas e atividades sejam concluídas no prazo.

Por exemplo, imagine que você é um gerente de projetos e lidera uma equipe que está organizando um festival de música.

A precisão da programação é fundamental. Você precisa garantir que os artistas cheguem a tempo e se apresentem no horário planejado, que todos os fornecedores estejam prontos e que a segurança esteja no local quando você precisar. É possível que você se depare com alguns problemas — o caminhão do equipamento de som atrase, um artista não possa comparecer e você precise de uma substituição de última hora.

Com um gerenciamento eficaz do cronograma, você conseguirá superar esses contratempos, fazendo os ajustes necessários para garantir uma experiência perfeita e memorável no festival.

O que é um cronograma de projeto

A principal ferramenta para o gerenciamento do cronograma é um cronograma de projeto, uma linha do tempo detalhada que descreve as tarefas, atividades e marcos necessários para a conclusão de um projeto. Ele ajuda a planejar, monitorar e gerenciar os recursos e as atividades envolvidas para garantir que o projeto seja entregue no prazo.

Os cronogramas de projetos são geralmente apresentados na forma de um gráfico de Gantt, mas também podem ser encontrados em muitos outros formatos (abordaremos alguns deles adiante).

Gráfico de Gantt para o planejamento do cronograma do projeto

Como criar um cronograma de projeto

1. Defina o escopo do projeto

O escopo do projeto é uma lista detalhada do que o projeto inclui (e do que não inclui): todas as entregas, tarefas, requisitos técnicos e expectativas do cliente. É impossível começar a criar um cronograma de projeto sem saber exatamente o que o projeto envolve, para que seja possível calcular quanto tempo ele levará.

2. Crie uma lista de tarefas

Em seguida, será necessário dividir o projeto em tarefas menores que possam ser atribuídas à equipe do projeto. Você pode fazer isso em seu software de gestão de projetos para simplificar ao máximo esse processo. O AI assistant da monday.com pode até fazer isso automaticamente — basta digitar seu objetivo geral e ele sugerirá tarefas para incluir em sua lista.

3. Identifique as dependências entre tarefas

As dependências são relações lógicas entre tarefas. Por exemplo, imagine que você esteja planejando um projeto de construção. Será necessário escavar o local onde deseja construir antes de fazer a fundação. Portanto, a tarefa “Fazer a fundação” dependeria da conclusão da tarefa “Escavação do local”. Essa é uma dependência entre tarefas e você precisará levá-la em conta ao criar o cronograma do projeto.

4. Defina os marcos do projeto

Para a maioria dos projetos, faz sentido adicionar checkpoints (chamados de marcos do projeto) ao longo do caminho até o prazo final. Isso ajudará você a identificar e resolver rapidamente quaisquer atrasos.

5. Atribua tarefas

Distribua a lista de tarefas entre a equipe do projeto, levando em conta a capacidade e as habilidades individuais de cada membro da equipe. Com o monday work management, você pode usar a visualização de volume de trabalho para ficar atento à carga de trabalho da sua equipe, garantindo que ninguém fique sobrecarregado.

 

Atribuição de tarefas no cronograma do projeto

6. Monitore e avalie o cronograma

Agora você já tem um cronograma definido, mas é fundamental acompanhar de perto o progresso. Afinal de contas, quando se trata de gestão de projetos, é sempre bom esperar o inesperado. O painel de roteiro de produto da monday.com é uma boa maneira de ter um panorama do seu projeto e verificar se você continua no caminho certo.

 

A importância do gerenciamento eficaz do cronograma

Cerca de 40% dos projetos não possuem um planejamento consistente, embora este seja o terceiro processo mais importante da gestão de projetos.

O gerenciamento do cronograma ajuda a manter o controle durante todo o ciclo de vida do projeto e a evitar possíveis problemas.

Além disso, a programação ajuda a identificar dependências — as relações lógicas entre as tarefas. Sem elas, não é possível priorizar as atividades na ordem correta.

Por exemplo, digamos que você queira preparar um panini.

Você poderia dividir as etapas em:

  • Cortar o pão
  • Passar mostarda no pão
  • Acrescentar a carne e o queijo
  • Adicionar os vegetais
  • Montar o sanduíche

Nesse exemplo, você não poderia passar mostarda no pão antes de fatiar o pão, certo?

Portanto, a tarefa “passar mostarda” depende da tarefa “fatiar o pão”. As dependências entre tarefas ajudam a criar uma ordem lógica para todas as atividades envolvidas em seu projeto. Sem um cronograma, será difícil identificar essas dependências.

A monday.com pode facilitar o gerenciamento do cronograma. Confira hoje mesmo!

Comece já

Principais componentes do gerenciamento do cronograma do projeto

Cada projeto é único, mas seu processo de gerenciamento de cronograma provavelmente incluirá:

  • Definição de atividades: Determinar as tarefas e atividades específicas necessárias para a conclusão do projeto. Primeiro, você precisará entender profundamente os objetivos e o escopo do projeto.
  • Sequenciamento de atividades: Compreender quais atividades podem ser realizadas ao mesmo tempo, quais devem ser realizadas em uma determinada ordem e quais dependem de outras tarefas que devem ser realizadas primeiro.
  • Estimativa de duração da atividade: Estimar o tempo que levará para concluir cada tarefa. Se você tiver dados de projetos anteriores, ótimo. Se não tiver, talvez seja necessário usar seu julgamento de especialista.
  • Desenvolvimento do cronograma: Criação de um novo cronograma de projeto que inclua tudo o que será feito, a ordem em que será feito e o tempo que cada etapa levará. A primeira versão às vezes é chamada de linha de base do cronograma — a versão “oficial” do cronograma do projeto que você poderá usar como referência à medida que progride. Naturalmente, é provável que ela mude caso as tarefas sejam concluídas mais rapidamente ou mais vagarosamente do que o esperado.
  • Monitoramento do cronograma: Acompanhar o progresso do seu projeto em relação à linha de base do cronograma e comparar o que está realmente acontecendo com o que você esperava.
  • Gestão de mudanças: Assegurar que todas as modificações no cronograma sejam revisadas, aprovadas e comunicadas à equipe e às partes interessadas do projeto.

3 metodologias para criar um plano de gerenciamento do cronograma do projeto

O desenvolvimento de um plano de gerenciamento do cronograma do projeto envolverá a organização de todas as atividades do projeto em sequência e a estimativa de quanto tempo cada uma delas levará. A definição de um cronograma de projeto sólido pode ser complexa, principalmente se o seu projeto for abrangente, com muitas dependências.

Há alguns métodos que podem ser usados. Aqui estão os mais comuns:

1. Método do caminho crítico (CPM)

O método do caminho crítico é uma metodologia de programação que ajuda a determinar o caminho mais eficiente possível para o seu projeto — uma maneira sólida de entender a lógica por trás das tarefas e calcular a duração de cada uma delas.

Para implementar esse método, crie uma lista de todas as atividades envolvidas no projeto. Em seguida, estabeleça a sequência das atividades considerando todas as dependências críticas associadas ao projeto. Com base nessa sequência, você desenhará o que é chamado de “diagrama de rede”, uma representação gráfica do fluxo de trabalho do seu projeto.

Quando terminar de construir esse diagrama, você deverá estimar a duração de cada atividade. Por fim, encontre seu caminho crítico, ou seja, o melhor caminho para concluir seu projeto.

Saiba mais sobre o Método do caminho crítico aqui.

2. PERT

PERT é a sigla de Program Evaluation and Review Technique (Técnica de avaliação e revisão de programas). A principal diferença entre PERT e CPM está em sua abordagem de estimativa de tempo. Enquanto o CPM usa estimativas únicas, o PERT usa três estimativas:

  • Duração mais provável: Se todos os outros fatores forem mantidos, essa é a melhor estimativa para suas tarefas.
  • Estimativa pessimista: A duração máxima necessária para uma tarefa.
  • Estimativa otimista: A duração mínima necessária para uma tarefa.

Com base nessas estimativas, você pode prever uma duração média para todo o projeto.

3. Gráfico de Gantt

Os gráficos de Gantt são uma das ferramentas mais populares para o planejamento de projetos. Confira a seguir a aparência de um gráfico de Gantt típico:

Gráfico de Gantt

O comprimento das barras representa o escopo de cada tarefa e seu posicionamento no gráfico representa a programação — uma maneira simples de visualizar as dependências entre as tarefas rapidamente. Você também pode executar diferentes fluxos de trabalho paralelamente.

Os pequenos diamantes no gráfico representam os marcos do projeto. Os gráficos de Gantt também incluem uma linha vertical para indicar a data atual, de modo que, a qualquer momento, você possa entender facilmente se está no caminho certo e ajustar sua estratégia adequadamente.

Leia também: As melhores metodologias de gestão de projetos

Técnicas para estimar a duração dos projetos

Além da abordagem PERT que vimos na seção anterior, há algumas outras maneiras de calcular o tempo que cada tarefa levará:

Julgamento de especialistas: Uma das maneiras mais comuns de calcular estimativas de duração é simplesmente perguntar a um especialista. Por exemplo, se você estiver criando um aplicativo de software, um desenvolvedor de software sênior geralmente terá uma boa ideia de quanto tempo a equipe levará para concluir o projeto.

Estimativas análogas: Você pode usar dados históricos de projetos realizados anteriormente como referência. Por exemplo, se você estiver trabalhando em um novo projeto de construção, poderá basear suas estimativas no tempo que cada tarefa levou no passado.

Estimativa paramétrica: Você pode usar modelos matemáticos para estimar durações com base em parâmetros específicos do projeto. Por exemplo, se você sabe quanto tempo sua equipe leva para criar uma única linha de código, pode usar esse número como parâmetro para calcular o tempo que levaria para escrever o código de um novo recurso.

Estimativa de baixo para cima: Geralmente, é mais fácil fazer uma estimativa precisa se você dividir tarefas grandes em componentes menores e, em seguida, somar a duração de cada um para obter a duração total. Por exemplo, é mais simples estimar quanto tempo é necessário para construir uma parede do que estimar quanto tempo demoraria para construir quatro.

Análise de reservas: É recomendável determinar quanto tempo você precisará de reserva, para servir de “amortecedor” no caso de atrasos inesperados. Essa técnica é chamada de análise de reservas. Por exemplo, você pode analisar quanto tempo normalmente leva para receber uma remessa de peças de componentes (em vez de confiar na estimativa do fornecedor) e, em seguida, usar essa análise para calcular o tempo de reserva que deve ser incluído no plano de gerenciamento do cronograma do projeto.

Técnica Delphi: Em vez de confiar na estimativa de um único especialista, se você quiser ser realmente preciso, pode tentar usar a Técnica Delphi. Esse é o processo de coletar estimativas independentes de vários especialistas de forma anônima e, em seguida, discutir suas respostas até chegar a um consenso. Como exemplo, pode-se perguntar à sua equipe e às partes interessadas quanto tempo eles acham que o projeto levará e, em seguida, usar o resultado médio como estimativa de duração.

 

Estabelecimento de marcos e prazos de projeto

A maioria dos projetos precisa de mais de um prazo. Recomendamos ter vários marcos e prazos ao longo do processo para garantir que você se mantenha no caminho certo e não se desvie muito da linha de base do cronograma.

Os marcos são os momentos significativos de um projeto — por exemplo, o ponto em que sua equipe conclui um conjunto de entregas. A definição dos marcos ajuda a dividir um projeto complexo em segmentos gerenciáveis.

Já os prazos são as datas específicas até as quais determinadas tarefas ou marcos devem ser alcançados. Os prazos são uma ótima maneira de criar um senso de urgência e responsabilização.

Você deve registrar esses marcos e prazos no cronograma do seu projeto para poder monitorar facilmente se está ou não mantendo o ritmo certo para cumprir o prazo final.

Monitoramento e controle do cronograma do projeto

O gerenciamento do cronograma não é uma atividade única. Se quiser manter a sua equipe alinhada, você precisa monitorar continuamente o progresso real do projeto em relação à linha de base, identificando quaisquer desvios.

Atualizações regulares e relatórios de status podem ajudar toda a equipe a se manter informada sobre a saúde do projeto, identificar possíveis riscos ou atrasos e tomar decisões embasadas para cumprir a programação definida.

Ficar atento ao cronograma não só ajudará a manter o projeto no prazo, mas também permitirá otimizar a alocação de recursos. Por exemplo, se você perceber que um membro da equipe está ficando para trás, pode ser uma boa ideia reatribuir algumas de suas tarefas a outro colega para que ele possa recuperar o atraso.

Planejamento de recursos

É fácil acompanhar seus projetos, marcos e prazos na monday.com. Não deixe que seus projetos atrasem. Teste hoje mesmo!

Comece já

Como lidar com atrasos e mudanças no cronograma

Apenas 63% dos projetos são entregues no prazo.

O gerenciamento adequado do cronograma por parte do gerente de projetos consiste em reagir de forma eficaz quando as coisas dão errado. Se você perceber que se desviou da linha de base de seu cronograma, veja o que fazer:

Identifique a causa principal: Comece descobrindo o que causou o atraso. Isso pode ajudar a evitar que o mesmo problema ocorra novamente no futuro.

Avalie o impacto: Qual é a importância desse atraso? Alguns atrasos podem ter um grande impacto sobre o cumprimento de marcos e prazos, enquanto outros não terão muita importância.

Seja transparente: Mudanças são normais, e todos nós sabemos que problemas acontecem. Esconder o atraso tornará as coisas piores. Em vez disso, mantenha todas as partes interessadas informadas sobre quaisquer atrasos para que possam ajustar seus planos apropriadamente.

Atualize seu cronograma: Converse com a equipe do projeto para criar um cronograma novo e atualizado com base nas novas informações. Você precisará cancelar determinadas tarefas? Serão necessários mais recursos? Essa é a sua chance de colocar o projeto de volta nos trilhos.

Documente as alterações e decisões: Anote o que aconteceu, por que aconteceu e como você reagiu. Isso será útil para projetos futuros e também manterá todos os envolvidos informados.

Aprenda com seus erros: Depois de responder ao atraso, converse com a equipe do projeto para que ela possa trabalhar de forma mais eficiente na próxima vez.

Como manter seu projeto dentro do cronograma com o monday work management

A ferramenta ideal de cronograma de projeto é aquela em que você pode criar, compartilhar e hospedar o plano de gerenciamento.

Há alguns anos, os gerentes dependiam de ferramentas como planilhas do Excel e gráficos de Gantt para gerenciar seus cronogramas de projeto. Mas essas ferramentas agora parecem antiquadas.

Para começar, elas não são boas para se comunicar com a equipe do projeto. Se (ou quando) algo atrasar, você terá que informar pessoalmente todos os envolvidos.

Hoje em dia, há uma maneira melhor e mais inteligente. Com uma combinação de IA, recursos de colaboração e processos comprovados, o monday work management pode facilitar muito o trabalho de gerenciamento do cronograma do projeto.

Em vez de calcular seu caminho crítico manualmente ou desenhar um gráfico de Gantt no Excel, o software certo pode automatizar essas tarefas, para que você se concentre no trabalho que realmente causa impacto.

Aqui estão algumas maneiras de usar o monday work management para o gerenciamento do cronograma do projeto:

Visualizações de quadro

As visualizações de quadro permitem que você veja seu projeto a partir de várias perspectivas com apenas alguns cliques. Dessa forma, é possível analisar os dados mais relevantes para o seu trabalho.

Vamos detalhar algumas delas:

  • Gráfico de Gantt: representa visualmente o cronograma das tarefas do projeto e suas dependências, permitindo monitorar o progresso, identificar gargalos e gerenciar os prazos com eficiência.
  • Volume de trabalho: ajuda a supervisionar quem está fazendo o quê em cada estágio do projeto e a visualizar a distribuição do trabalho.
  • Cronograma: oferece uma representação visual das datas e do cronograma do projeto como um todo.
  • Calendário: permite visualizar todas as suas tarefas, atividades e prazos na forma de um calendário.

Painéis atualizados em tempo real

Os painéis permitem que você veja instantaneamente o progresso do trabalho, acompanhe a conclusão do projeto e gerencie os recursos. Dessa forma, é possível identificar rapidamente desvios, atrasos ou falta de recursos para reagir prontamente. Os painéis também promovem a transparência, a colaboração e o alinhamento entre os membros da equipe, estimulando uma abordagem proativa para o gerenciamento do cronograma do projeto.

Paineis da monday.com

Atualizações automatizadas

Mantenha todos alinhados e notifique a equipe sobre alterações no plano de gerenciamento do cronograma com atualizações automatizadas. Colabore facilmente em toda a organização e com as partes interessadas e clientes externos.

Práticas recomendadas para o gerenciamento do cronograma do projeto

Aqui estão três dicas de especialistas para administrar o plano de gerenciamento do cronograma do seu projeto com mais eficiência:

1. Defina marcos claros e mensuráveis

37% dos projetos fracassam devido à falta de metas e marcos definidos, de acordo com o Project Management Institute (PMI). Para manter o trabalho dentro do cronograma, defina metas de projeto claras e fáceis de entender.

2. Acompanhe e comunique regularmente o progresso

Mais da metade dos projetos fracassa devido a “falhas na comunicação”. Use um software de gestão de projetos para facilitar a atualização da sua equipe e das partes interessadas, e adote uma abordagem proativa para notificar as pessoas sobre atrasos e gargalos.

3. Leve a gestão de projetos a sério

As organizações que não integram a gestão de projetos em suas estratégias veem a taxa de fracasso dos projetos aumentar em 2/3. Em vez de programar projetos de forma improvisada, o uso de uma abordagem sistemática, juntamente com uma solução de gestão fácil de usar, como a monday.com, pode fazer uma enorme diferença no gerenciamento de seus cronogramas.

Leia também: Estrutura analítica de projeto (EAP): o que é e como usar

Utilize uma plataforma para melhorar o trabalho em equipe e programar projetos de forma simplificada

Quer você pretenda programar projetos pessoais ou gerenciar iniciativas grandes e complexas para a sua equipe de projetos, agora você tem as informações necessárias para começar.

Se estiver tentando maximizar seus esforços, economizar tempo e evitar dores de cabeça desnecessárias, o monday work management facilitará muito o seu trabalho de gerenciamento do cronograma do projeto.

 

Comece já