Skip to main content Skip to footer
Gestão de tarefas

Modelo de autoavaliação para engajar seus funcionários

Todos na monday.com Leitura de 11 minutos
Comece já

Manter os funcionários motivados é um desafio, especialmente para organizações em que as mudanças são sempre impostas de cima para baixo.

Ao introduzir um modelo de autoavaliação em sua empresa, é possível oferecer aos funcionários uma forma de evitar as quedas de produtividade, viabilizando seu crescimento profissional. 76% das pessoas da Geração Z acreditam que o aprendizado é essencial para progredir na carreira.

Neste artigo, você aprenderá como usar o modelo de autoavaliação da monday.com para inspirar o crescimento profissional em seu local de trabalho.

Baixe este template

O que é um modelo de autoavaliação?

Um modelo de autoavaliação oferece aos indivíduos uma maneira de avaliar seu desempenho. Também conhecido como template de autoavaliação, ele oferece uma excelente oportunidade para os funcionários elaborarem uma lista de seus pontos fortes e fracos, identificando as áreas em que precisam melhorar.

Baixar template do Excel

No local de trabalho, a autoavaliação costuma ser parte de uma avaliação mais ampla. Os gerentes podem usá-la para incentivar os funcionários a refletir sobre seu desempenho profissional antes de compartilharem suas próprias opiniões. Os modelos de autoavaliação são normalmente compostos por uma série de perguntas sobre várias competências, como:

  • Trabalho em equipe
  • Solução de problemas
  • Tomada de decisões
  • Habilidades de comunicação

Os membros da equipe devem avaliar seu desempenho usando uma escala móvel ou registrando algumas considerações sobre sua performance. Diferentemente de uma avaliação de desempenho padrão da alta gerência, o processo de autoavaliação depende da opinião e contribuição de cada funcionário.

Por que usar um modelo de autoavaliação?

Oferecer aos funcionários uma forma de corrigir sua rota e manter-se nos trilhos com base em seus objetivos profissionais pode dar um senso de propósito ao seu trabalho. Uma vez que 63,3% das empresas americanas afirmam que manter funcionários é mais difícil do que recrutar novos, promover um sentimento de orgulho pelo trabalho pode ser fundamental no esforço contínuo pela retenção de profissionais.

A autoavaliação também é uma parte importante do processo mais amplo de avaliação do desempenho no trabalho. Ela oferece aos funcionários a oportunidade de expor suas realizações aos gerentes de linha e dá aos gerentes a oportunidade de reconhecer e recompensar o desempenho de um funcionário de forma adequada. Isso é fundamental, pois 82% dos profissionais afirmam que o reconhecimento é essencial para sua satisfação no trabalho.

Pie chart showing percent of employees that are happier when they are recognized

(Fonte da imagem)

Mas isso não é benéfico apenas para a produtividade individual. A autoavaliação também é muito importante porque ajuda a:

1. Reconhecer os pontos fortes e fracos

Incentivar os funcionários a identificar seus pontos fortes permite que eles apoiem sua equipe de forma mais eficiente usando as habilidades com as quais se sentem confiantes. Da mesma forma, ao identificar áreas em que são menos competentes, eles podem analisar os pontos fortes de outros membros da equipe e pedir ajuda quando necessário.

2. Identificar lacunas a fim de melhorar o treinamento e o desenvolvimento

Incentivar a autoavaliação em uma equipe também permite que os gerentes identifiquem tendências e lacunas de habilidades. Esses dados podem ser usados para determinar onde existem oportunidades de desenvolvimento. Por exemplo, se um gerente descobrir que muitos funcionários estão tendo dificuldades com um novo software, ele pode organizar um treinamento mais abrangente. Isso também pode influenciar as decisões de contratação, garantindo que um novo talento complemente os pontos fortes atuais e preencha quaisquer pontos fracos da equipe.

3. Garantir consistência em toda a empresa

Com um modelo de autoavaliação, os gerentes não precisam criar seu próprio modelo do zero. Além disso, usar o mesmo modelo em toda a empresa garante consistência e permite que os funcionários entendam o processo como nivelado e justo.

Os gerentes podem compartilhar o documento com todos os funcionários da empresa para promover a participação ativa na avaliação de desempenho. É muito mais fácil para um funcionário participar do processo de autoavaliação quando ele sabe com quais áreas de desempenho os gerentes se preocupam.

E mais: usar um modelo de autoavaliação torna a geração de relatórios muito mais simples. Se os mesmos pontos de dados forem usados em várias equipes e departamentos, fica fácil consolidar as informações de desempenho de toda a empresa.

Alguns exemplos de modelos de autoavaliação

Já conferimos os benefícios que a incorporação da autoavaliação em suas práticas de gestão de desempenho pode trazer. Mas por onde começar?

Aqui estão alguns casos de uso e modelos que podem ajudar.

1. Modelo de autoavaliação para a ascensão na carreira

Grid showing job competencies and performance appraisal ratings

(Fonte da imagem)

Se você deseja verificar o progresso do desempenho dos funcionários, pode usar uma estrutura como essa. Com esse modelo simples, é possível analisar a capacidade de um profissional em um espectro de habilidades como “iniciativa” e “confiabilidade”.

Embora seja improvável conseguir uma imagem detalhada do progresso apenas com esse sistema de classificação, você obterá uma indicação confiável de como o profissional se sente em relação ao seu desempenho. Uma sugestão é usar essas informações para iniciar uma conversa individual com o funcionário, abordando quaisquer discrepâncias entre a sua avaliação e a dele, e utilizar outros dados para criar uma imagem completa do desempenho.

2. Modelo de autoavaliação para melhoria do desempenho

Model showing 5 tasks to improve performance

Usando esse modelo de desenvolvimento de carreira de cinco pontos juntamente com um modelo de autoavaliação, você pode inspirar os funcionários a melhorar seu desempenho ao longo do tempo. Modelos como esse os ajudam a entender como podem se beneficiar de uma autoavaliação de desempenho para impulsionar seu crescimento profissional.

Depois de concluir a autoavaliação, os funcionários podem identificar áreas em que se destacam e aquelas em que desejam melhorar. Como esse modelo sugere, os membros da equipe podem trabalhar com seu gerente de linha para se comprometer com essa melhoria e criar um plano de ação que descreva exatamente como a mudança será realizada.

Após um determinado período, os funcionários podem usar o modelo de autoavaliação para reavaliar seu desempenho e, se necessário, ajustar o plano de ação.

Modelo de autoavaliação da monday.com

Independentemente do motivo pelo qual você precise de uma autoavaliação, é fácil colocar seu plano em prática com o modelo totalmente personalizável da monday.com.

Com a monday.com, você terá acesso a um Work OS poderoso e poderá monitorar o desempenho dos funcionários na mesma plataforma em que eles realizam o trabalho — e enquanto o realizam.

screenshot of monday.com campaign dashboard template

Compartilhe, colabore e visualize seus documentos em um único lugar. Além disso, com as automações inteligentes “Se isso/então aquilo” da monday.com, é fácil agendar, enviar e acompanhar as autoavaliações de toda a sua equipe. Mas não para por aí: os painéis coloridos da monday.com fornecem informações que ajudam a embasar sua tomada de decisões. Use as informações coletadas na plataforma para monitorar os resultados das autoavaliações dos funcionários e avaliar as tendências de desempenho ao longo do tempo.

Com a monday.com, você pode respirar aliviado sabendo que pode configurar um acesso personalizado a documentos, deixando-os visíveis apenas para aqueles que precisam vê-los.

Baixe este template

Modelos relacionados

Há diversos modelos disponíveis relacionados à autoavaliação. A monday.com tem uma Central de Templates com mais de 200 modelos para diferentes setores e funções. Confira abaixo as descrições dos diferentes modelos que você pode criar na monday.com.

screenshot of monday.com template center

Modelo de descrição do trabalho

Um modelo de descrição do trabalho descreve as funções e responsabilidades de um cargo aberto na empresa. Você pode usar esse modelo para detalhar o que sua empresa espera das novas contratações, minimizando o risco de mal-entendidos. No modelo de descrição do trabalho, você encontrará informações como o cargo e a remuneração associada a ele.

Um modelo de descrição de cargo é fundamental para o recrutamento e o onboarding, garantindo agilidade e eficácia no processo de contratação.

Modelo de avaliação

O modelo de avaliação estabelece como abordar qualquer avaliação, desde o desempenho trimestral do funcionário até o sucesso de um projeto recente.

Você pode usar o modelo de avaliação em conjunto com o modelo de autoavaliação para traçar uma imagem completa do desempenho e do progresso de um profissional. Quando utilizado para analisar o desempenho de um funcionário, o modelo de avaliação deve detalhar as habilidades e competências que o negócio valoriza e quais indicadores-chave são utilizados para analisar o desempenho.

Utilizando-o em conjunto com um modelo de autoavaliação do funcionário, você pode ter uma visão clara do desempenho de cada membro da equipe.

Baixe este template

Perguntas frequentes sobre modelos de autoavaliação

Como preencher uma autoavaliação?

Para preencher uma autoavaliação, é importante identificar as áreas de melhoria e descrever em detalhes como você pretende abordá-las. A ideia é fornecer um feedback honesto, que seu gerente possa usar para adaptar as oportunidades de desenvolvimento de acordo com suas necessidades específicas.

Não há respostas erradas ao preencher uma autoavaliação, pois tudo o que você escrever poderá ser usado para ajudar a desenvolver sua carreira. Não se esqueça de destacar também suas conquistas para que possam ser reconhecidas adequadamente.

Quais são as técnicas de autoavaliação?

Ao preencher uma autoavaliação, primeiro você precisa esclarecer o que está avaliando. Pergunte ao seu gerente os principais critérios de desempenho nos quais ele está interessado e como ele deseja que a avaliação seja feita. Por exemplo, ele quer que você se classifique em uma escala móvel ou ofereça alguns exemplos de onde você acha que teve um bom desempenho em relação a certas competências?

Para que a autoavaliação seja efetiva, você precisa explorar o que o motiva e o que o incomoda. Uma habilidade extremamente útil é a introspecção. Tente lembrar de exemplos em que você sabe que teve um bom desempenho em relação aos critérios descritos. Se for difícil lembrar de algum, experimente anotar sempre que alguém der a você um feedback positivo sobre uma tarefa que tenha concluído. Então, quando chegar a hora da autoavaliação, você terá um banco de exemplos para escolher.

Anote também quando achar algo difícil, pois isso mostra que você está ciente de suas limitações atuais. Esse tipo de autoconsciência é uma técnica valiosa para tirar o máximo proveito da autoavaliação. Ela permite que os gerentes o ajudem a encontrar recursos para melhorar seus pontos fracos e mostra que você está empenhado em tentar melhorar.

Como criar um formulário de autoavaliação?

Para criar um formulário de autoavaliação de funcionários, faça uma lista de perguntas a partir das quais você obterá respostas relevantes de seus funcionários. Você pode categorizar em várias habilidades e competências para garantir que aborde todas as frentes.

Você pode dividi-lo em itens individuais, como “compreensão do software”, “trabalho em equipe” e “familiaridade com os valores da empresa”. Ou então, minimizar o trabalho inicial usando o modelo de autoavaliação da monday.com para começar. Durante o período da avaliação, você analisará os formulários preenchidos e tirará conclusões com base nas informações coletadas.

Comece já