Skip to main content Skip to footer
Gestão de projetos

Software de roadmap de produto: simples. Personalizável. Flexível.

Todos na monday.com Leitura de 6 minutos
Comece já

Produtos nunca são estáticos. Em vez disso, eles evoluem ao longo do tempo para atender às necessidades dos clientes e do mercado em geral. É aí que o software de roadmap de produto entra em cena.

Roadmap de produto é um plano detalhado de como uma empresa desenvolverá seu produto ou solução. Ele é o guia, a luz que mostra a cada equipe dentro da organização como chegar do ponto A ao ponto B. O roadmap de produto garante que todos estejam na direção certa e alinhados.

Às vezes chamado de roadmap de plano de produto, o roadmap de produto abrange todas as equipes dentro de uma organização — do sucesso do cliente às finanças e marketing. Mais especificamente:

Software-de-roadmap-de-produto

  • Sucesso do cliente: fornece os insights e desejos dos clientes atuais
  • Vendas: comunica o que os clientes potenciais estão dizendo sobre suas necessidades atuais
  • Finanças: determina o que é razoável do ponto de vista fiscal
  • Executivos: definem a direção geral da empresa/produto
  • Produto: ajuda a orientar sobre o que é realmente possível
  • Marketing: garante que a comunicação do produto seja consistente e precisa

O roadmap de produto deve estar bem alinhado com a estratégia de produto da empresa. Ele também deve ser suficientemente flexível para mudar com base nas condições do mercado e no feedback dos clientes.

Os roadmaps de produtos também podem ser usados pelas equipes de vendas e de sucesso do cliente para gerar entusiasmo em relação ao que chegará em breve.

  • Vendas: pode aproveitar os próximos recursos e melhorias do produto para estimular os clientes a comprar imediatamente ou a permanecer no ciclo de compra.
  • Sucesso do cliente: pode absorver o feedback dos clientes no roadmap de produto para mostrar a influência dos clientes atuais na melhoria do produto.

Os roadmaps de produtos podem ser criados através de uma enorme variedade de ferramentas. Desde uma planilha simples até uma solução de software mais complexa e robusta. Muitas organizações, incluindo a monday.com, oferecem um software de roadmap de produto (ou “software de roadmap”) que facilita a criação, o acompanhamento e a rápida edição de roadmaps de produtos.

Como é um software de roadmap de produto poderoso e premiado?

Ou, em termos mais gerais, o que é software de roadmap de produto?

O software de roadmap de produto ajuda as equipes a planejar e visualizar os roteiros de seus produtos, para que elas possam alcançar cada marco estipulado.

Ele também permite uma fácil colaboração e comunicação entre equipes, e garante atualizações rápidas e flexíveis.

Confira um exemplo do visual da plataforma de roadmap de produto da monday.com:

Software-de-roadmap-de-produto

Para esclarecer, a captura de tela acima representa uma visualização de alto nível de um roadmap de produto. Conforme detalhado abaixo (tanto por meio de palavras quanto de capturas de tela), existem várias maneiras de analisar os detalhes de cada seção do roadmap.

Como criar um software de roadmap de produto

Criar um roadmap de produto a partir do zero pode ser desgastante. Por onde começar? Como começar?

Elimine as perguntas difíceis escolhendo um template a partir do conjunto de templates intuitivos de software de roadmap de produto da monday.com.

Os templates da monday.com permitem que as equipes comecem a visualizar como será seu roadmap de produto.

Porém, o template é realmente apenas a ponta do iceberg.

O próximo passo é personalizar seu template para atender às necessidades da sua empresa. Um fluxo de trabalho personalizável permite que todos na organização vejam quem está trabalhando no quê e quando. De forma rápida e simples, atribua companheiros de equipe a novas tarefas e elementos de ação, defina prazos de entrega e reordene com base na prioridade (com etiquetas codificadas por cores e fáceis de visualizar). A solução da monday.com usa tecnologia de arrastar e soltar, ajudando sua empresa a criar um plano personalizado para atender às suas necessidades.

[O software de roadmap de produto da monday.com] … “oferece um gerenciamento fácil e bastante personalizável, especialmente… em relação a tarefas de equipe adicionadas a cada projeto.” — Keila M. no G2 Crowd

Agora, a parte divertida: execute seu plano atribuindo membros da equipe a cada elemento de ação. Monitore facilmente o progresso do seu plano em todas as etapas. As condições de status podem incluir, entre outros, “em andamento”, “validado”, “pesquisa”, “aguardando revisão” e “feito”.

Observação: você pode personalizar facilmente as opções de status para atender às necessidades da sua empresa e/ou seu plano de produto específico.

Roadmaps de produtos podem ser confusos, caóticos e difíceis de seguir.

Os templates de software de roadmap de produto da monday.com eliminam a complexidade e a desordem, oferecendo um planejamento de produto otimizado e fluido. Nossos templates ajudam sua equipe a acessar todos os públicos-alvo, tarefas, pessoas e cronogramas — para vários produtos — em um local único, fácil de ser encontrado.

Saiba exatamente onde seu produto está com um clique.

BÔNUS: ajuste sua visualização facilmente para conferir os menores detalhes ou dê um passo atrás para obter uma perspectiva geral. Cabe a você e à sua equipe — acompanhe o progresso do projeto da maneira que melhor se adapte ao seu estilo.

BÔNUS DUPLO: colabore em tempo real. Trabalhe em equipe de forma mais eficiente. A plataforma da monday.com facilita o compartilhamento de arquivos. Acomodamos comentários e feedbacks em um lugar central, mencionando todos os companheiros de equipe relevantes através de notificações automáticas em cada atualização.

Os roadmaps de produtos são uma ferramenta essencial para qualquer organização — pequena ou grande. Embora criá-los possa ser algo intimidador, você não precisa ficar sobrecarregado. A monday.com está ao seu lado e oferece o template de que você precisa para começar agora mesmo.

Acabe com o caos. O que você está esperando?

Baixe agora o template de roadmap de produto da monday.com

Comece já