Skip to main content Skip to footer
Avaliações

monday.com vs ClickUp: preços, planos e outras informações

Nurit Gil Leitura de 12 minutos
Comece já

Antigamente, as equipes funcionavam como unidades independentes, com objetivos, processos de trabalho e softwares distintos que ajudavam a fazer tudo acontecer.

No entanto, a maneira como trabalhamos evoluiu, e o mesmo aconteceu com a demanda em relação aos softwares, que hoje precisam ir além das necessidades de uma equipe individual e abranger toda a organização. As organizações modernas estão em busca de um software que possa atender a todas as equipes em uma área de trabalho flexível, personalizável e escalável.

Hoje, exploraremos duas plataformas que visam atender a várias equipes de uma organização: o Work OS da monday.com e o ClickUp.

O que é a monday.com?

A monday.com é um Work OS (sistema operacional de trabalho) em que qualquer equipe ou organização pode criar fluxos de trabalho personalizados para atender às suas necessidades. É fácil planejar, executar e dimensionar tudo – desde o rastreamento de campanhas de marketing até a gestão do inventário – com o Work OS da monday.com.

A interface intuitiva da monday.com facilita o onboarding rápido e a personalização dos fluxos de trabalho à medida que a equipe cresce ou as necessidades mudam. Como uma plataforma que, segundo os usuários, apresenta “um equilíbrio impressionante entre simplicidade e complexidade”, a monday.com é fácil de usar e, ao mesmo tempo, permite a criação de fluxos de trabalho incrivelmente complexos e robustos com suas funcionalidades no-code/low-code (falaremos mais sobre isso daqui a pouco).

 

O que é o ClickUp?

O ClickUp é um software de produtividade que foi criado inicialmente como uma ferramenta interna para ajudar as equipes a executar tarefas e, posteriormente, evoluiu para atender a múltiplas equipes. O ClickUp é usado para gerir listas de tarefas, calendários, documentos, planilhas e muito mais.

 

O que procurar em um software de trabalho

Em fevereiro de 2020, a monday.com lançou uma nova categoria de software: o Work OS. Essa evolução do software reconheceu a necessidade de as organizações terem uma área de trabalho central que conecte, em vez de isolar, todas as equipes e fluxos de trabalho.

Mas com tantas opções de software de trabalho no mercado, como saber o que procurar?

Esses sete recursos principais são um ótimo ponto de partida para decidir se um software de trabalho ou um Work OS é compatível com as necessidades da sua organização:

  • Possibilidade de uso em toda a organização
  • Componentes
  • Armazenamento de dados estruturados
  • Integração de dados e apps
  • Automação do fluxo de trabalho
  • Visualização e análise de dados
  • Permissão e governança

 

Recursos e funcionalidades da monday.com

Agora que conhecemos alguns dos recursos indispensáveis que devemos procurar em um Work OS, vamos analisar a monday.com.

1. Possibilidade de uso em toda a organização

A monday.com oferece suporte a equipes de marketing e criação, P&D, vendas e CRM, TI, RH, operações e muito mais. Isso significa que todas as equipes da sua organização podem encontrar materiais detalhados para aprender a criar fluxos de trabalho, além de templates prontos para começar em minutos e, uma vez feito o onboarding, podem continuar a otimizar os fluxos para que se adaptem à forma como cada departamento trabalha, usando também automações personalizáveis.

Esse nível de flexibilidade é imprescindível se você quiser que toda a organização use um único Work OS, mas, sem uma infraestrutura dimensionável, você ainda precisará criar soluções alternativas e reestruturar seus fluxos de trabalho a cada trimestre. Verifique se o Work OS escolhido não só tem a flexibilidade necessária para se adequar a qualquer equipe, como também um histórico comprovado de escalabilidade para dar suporte a longo prazo.

2. Componentes

Os componentes são os elementos que compõem um Work OS. No caso da monday.com, são os quadros, painéis, widgets, automações, integrações, os monday workdocs e muito mais. Um Work OS avançado não apenas oferecerá aos usuários componentes robustos, como também permitirá que eles criem seus próprios componentes.

Os recursos no-code/low-code da monday.com permitem que os usuários criem aplicativos personalizados para resolver suas necessidades de negócios específicas. Esses aplicativos podem ser novas integrações, visualizações ou qualquer outro elemento de que sua organização precise para trabalhar com eficiência.

3. Armazenamento de dados estruturados

Ao contrário de um banco de dados tradicional, que depende de administradores selecionados para executar toda a gestão, a monday.com oferece diversas maneiras de personalizar as permissões e a geração de dados no Work OS. Isso significa que os usuários ficam livres para criar e gerir seus próprios fluxos de trabalho sem comprometer a segurança.

Comece já

4. Integração de dados e apps

As integrações nativas são fundamentais para a escalabilidade e o uso em toda a empresa. Sem integrações com provedores de e-mail, sistemas de CRM e outros, adicionar um Work OS à sua pilha tecnológica pode aumentar o trabalho em vez de simplificar os processos. A monday.com tem integrações nativas com mais de 40 das ferramentas que sua organização mais usa, incluindo:

  • Salesforce
  • Mailchimp
  • GitHub
  • Shopify
  • Jira
  • HubSpot
  • Ferramentas do Microsoft Office
  • Muitas outras
Integrações da monday

5. Automação do fluxo de trabalho

As automações permitem que processos de trabalho inteiros avancem com uma única ação, criando um efeito dominó de produtividade. As automações são essenciais para a colaboração entre equipes, bem como para ajudar a economizar tempo e minimizar erros humanos. A monday.com oferece modelos de automação ilimitados, permitindo que você selecione modelos simples e já prontos como “se – então” ou crie automações personalizadas, adequadas à forma como sua organização trabalha.

6. Visualização e análise de dados

Os painéis da monday.com reúnem os dados de vários quadros em um único local visual. Os painéis são compostos de widgets, como o widget de bateria ou de gráfico, para representar os dados que você deseja ver de forma dinâmica e fácil de entender. Os painéis da monday.com são atualizados automaticamente, independentemente do número de painéis conectados ou da quantidade de dados em um painel.

A monday.com oferece 15 widgets dinâmicos, portanto, as maneiras de criar seus painéis são infinitas. Em um relatório de impacto econômico total da Forrester, constatou-se que a produtividade de uma agência de marketing melhorou tanto devido aos painéis da monday.com que isso resultou em uma economia de US$ 500.000.

7. Permissões e governança

A capacidade de os usuários e os membros da equipe definirem suas próprias preferências de permissão (de acordo com suas necessidades) dá autonomia às equipes e possibilita agilidade e responsabilização a todos na organização.

As certificações da monday.com incluem a ISO/IEC 27001:2013, o mais rigoroso padrão de segurança global para Sistemas de Gerenciamento de Segurança da Informação (ISMS), entre outras certificações ISO. A monday.com também está em conformidade com a HIPAA e o GDPR, portanto, você pode ter certeza de que seus dados estão seguros. A monday.com oferece uma garantia em seu SLA, que pode ser verificada a qualquer momento aqui.

Segurança da monday.com

Recursos e funcionalidades do ClickUp

1. Possibilidade de uso em toda a organização

Como mencionamos anteriormente, para que um Work OS atenda a toda a organização, ele deve oferecer alguns componentes essenciais. Isso garante que todas as equipes possam usar o mesmo sistema operacional de trabalho sem se deparar com obstáculos ou descobrir um fluxo de trabalho que não pode ser criado.

O ClickUp atende a equipes semelhantes às da monday.com, com soluções para marketing, vendas, design e saúde. No entanto, não há nenhuma solução listada para TI ou eCommerce, setores que outras soluções de Work OS, como a monday.com, atendem.

2. Componentes

O ClickUp estrutura seus componentes com base em visualizações, personalização, colaboração, documentos, geração de relatórios e tempo. Vamos nos aprofundar no significado de cada um deles:

  • As visualizações, semelhantes às da monday.com, incluem Kanban, Gantt, entre outras, para que você possa exibir seus dados em gráficos visuais.
  • Personalização refere-se ao ClickApps, o recurso de desenvolvimento de apps no-code do ClickUp – eles afirmam ter 30 apps atualmente em seu marketplace.
  • Colaboração representa a capacidade de comentar, enviar e-mails e trabalhar com membros da equipe por meio da plataforma. No entanto, com a falta de integrações como a da Adobe, a colaboração com equipes criativas pode ser difícil.
  • Os documentos são, bem, exatamente o que você esperaria: um documento editável no ClickUp. No entanto, os documentos do ClickUp servem como complementos à listas principais, enquanto os monday workdocs foram criados usando a mesma infraestrutura de um quadro. Essa diferença, aparentemente sutil, pode ficar evidente no tempo gasto para criar documentos autônomos.
  • A geração de relatórios inclui todos os recursos relacionados ao painel, como os widgets. Atualmente, os painéis no ClickUp não são atualizados automaticamente, o que é algo que deve ser levado em consideração se você planeja criar e analisar dados regularmente.
  • O tempo abrange tudo relacionado ao controle de tempo, relatórios de volume de trabalho e estimativas de prazo. A monday.com também oferece recursos de controle de tempo que podem ser facilmente visualizados nos painéis.

3. Armazenamento de dados estruturados

Os usuários do ClickUp têm autonomia relativamente grande para criar e armazenar seus próprios dados, permitindo que usuários de diferentes níveis criem, controlem e compartilhem informações. Nas seções a seguir, abordaremos as permissões e a segurança com mais detalhes.

4. Integração de dados e apps

O ClickUp tem integrações nativas com alguns aplicativos essenciais, como Google Drive, Slack, Outlook, Microsoft Teams, entre outros. No entanto, para sincronizar alguns softwares importantes, como Salesforce ou Hubspot, você precisará usar um integrador de terceiros, como Integromat ou Zapier. Além disso, as integrações não podem ser configuradas como automações (sobre as quais falaremos a seguir), o que pode complicar a criação de fluxos de trabalho.

5. Automação do fluxo de trabalho

Automatizar seu fluxo de trabalho é fundamental para economizar tempo e aumentar a eficiência. Embora o ClickUp permita a criação de automações, ele não oferece uma maneira de configurar notificações condicionais e personalizadas, o que pode limitar a aplicação de algumas automações em seu fluxo de trabalho.

Também é importante observar que o ClickUp tem cobranças adicionais para determinadas automações, podendo acarretar custos inesperados. As automações da monday.com estão incluídas no preço de cada plano.

 

Automações da monday.com

6. Visualização e análise de dados

Como mencionamos de forma resumida anteriormente, o ClickUp oferece painéis visuais para extrair e analisar dados da plataforma. Esses painéis podem consistir em widgets incorporados de outras ferramentas, gráficos visuais ou listas de tarefas.

7. Permissões e governança

O ClickUp tem quatro níveis de usuário: Guest (convidado), Member (membro), Admin (administrador) e Owner (responsável), cada um com diferentes níveis de propriedade sobre os dados. Quanto à estrutura de segurança, as pastas, listas e tarefas podem ter permissões personalizadas, enquanto os espaços, que ajudam a dividir a organização em diferentes departamentos, equipes, grupos e iniciativas de alto nível, não têm configurações de permissões.

Com relação à segurança de sua plataforma, o ClickUp não possui certificação ISO ou SOC I ou SOC III, o que pode representar um desafio para empresas com padrões de segurança rigorosos.

Preços da monday.com

O Work OS da monday.com tem opções de preços para qualquer tipo de cliente, desde usuários individuais até empresas com milhares de funcionários.

O plano Básico é excelente para equipes menores que não pretendem criar fluxos de trabalho complexos. Se você faz parte de uma equipe que deseja executar todo o trabalho em um só lugar, mas não precisa do reforço de recursos corporativos, o plano Padrão é a opção mais popular, que inclui:

  • Automações e integrações (250 ações por mês)
  • Gestão completa do fluxo de trabalho
  • Projetos e elementos de trabalho ilimitados
  • Acesso a convidados e controle de usuários
  • Gráficos de Gantt e outras visualizações avançadas de quadro
  • Um painel dinâmico que combina até 5 quadros

Nosso plano Profissional inclui 25.000 ações, controle de tempo nativo e muito mais.

Se estiver procurando uma solução para uma equipe maior ou deseja antecipar necessidades mais complexas, o plano Corporativo é ideal para você. A fim de determinar o preço exato para a sua equipe, você receberá uma demonstração personalizada de um consultor de produtos que elaborará um plano adequado para você.

Página de preços da monday

Para uma análise mais detalhada dos nossos planos e opções de preços flexíveis, consulte nossa página de preços.

Preços do ClickUp

O ClickUp também tem preços diferenciados, que vão desde um plano grátis até um plano corporativo (Enterprise). As ofertas diferem em termos de espaço de armazenamento, recursos e número de automações ou integrações  oferecidas.

Página de preços do ClickUp

Escolha seu software de trabalho com confiança

A forma como trabalhamos está sempre evoluindo. Independentemente de a sua organização estar crescendo, adaptando-se a novas tecnologias, fazendo a transição para um modelo de trabalho híbrido ou entrando em novos setores, é fundamental ter um Work OS que evolua com você.

Agora que você já conhece alguns dos principais fundamentos de um Work OS, é hora de considerar suas opções e decidir qual delas atenderá melhor às necessidades da sua organização.

Tem mais dúvidas? Entre em contato com um consultor de produtos da monday.com!

Leia também: Trello vs. monday.com, Asana vs. monday.com, Trello vs. Asana, Asana vs. Jira

Comece já