Obrigado por se inscrever! 🎉

Obrigado 🎉por se inscrever!

Verifique sua caixa de entrada para receber nossa newsletter mensal

Inscreva-se para receber nossa newsletter 😊

Metodologia ágil x em cascata: qual tipo de gerente você é?

Metodologia ágil x em cascata: qual tipo de gerente você é?

Entenda as diferenças entre as metodologias ágil e em cascata para escolher a melhor opção

Todos na monday.com

Metodologia ágil x em cascata — qual é a melhor metodologia de gerenciamento de projetos?

Essa é uma questão complexa que não tem uma resposta única. Ela pode depender do seu estilo de gerenciamento — e do que você precisa em uma abordagem de gestão.

A metodologia ágil é simples, flexível e possui ambiguidade suficiente para fazer alterações em um projeto independentemente do quão adiantado você esteja. A metodologia em cascata é clara e estruturada, definindo cada fase do início ao fim.

A escolha entre a metodologia ágil ou em cascata depende da sua equipe e do seu projeto. Vamos conferir os detalhes de cada metodologia de gerenciamento de projetos e algumas diretrizes para se considerar ao escolher entre as duas.

O que é metodologia de gerenciamento de projetos?

Metodologia de gerenciamento de projetos é um sistema de processos que orientam um projeto do início ao fim.

As metodologias mantêm as equipes no caminho certo e definem as regras básicas para planejar, iniciar e trabalhar em um projeto.

Elas têm formas variadas — de detalhadas e rígidas a leves e flexíveis.

Ágil e em cascata são duas metodologias populares que você pode usar enquanto trabalha com uma Work OS.

O que é metodologia ágil?

Metodologia ágil é uma metodologia de gerenciamento de projeto colaborativo que divide projetos maiores em tarefas menores nas quais as equipes podem trabalhar conjuntamente.

A metodologia ágil valoriza a flexibilidade e a colaboração entre equipes, poupando-as da estrutura passo a passo dos métodos lineares e permitindo que elas adaptem o projeto à medida que ele progride.

O gerenciamento ágil de projeto trabalha com iterações ou sprints. Cada iteração consiste em uma pequena entrega com prazo curto (geralmente 1-3 semanas) na qual uma equipe se concentra e conclui. Em seguida, a entrega é divulgada para receber feedback. A equipe recebe o feedback e adapta o projeto enquanto trabalha em cada sprint.

O que realmente significa processo ágil?

O gerenciamento ágil de projeto segue 12 princípios que ajudam as equipes a satisfazer seus clientes e manter os projetos no caminho certo.

O processo ágil tem este aspecto:

 

  1. Entregar produtos funcionais frequente e consistentemente, com a satisfação do cliente como prioridade principal
  2. Adotar e adaptar-se a mudanças que beneficiem o cliente, independentemente da fase em que você esteja no cronograma do seu projeto
  3. Entregar projetos menores e funcionais com preferência por prazos mais curtos
  4. Colaborar ao longo de todo o processo (entre desenvolvedores, gerentes e partes interessadas)
  5. Criar projetos ao lado de pessoas motivadas (fornecer suporte, confiança e o ambiente adequado)
  6. Manter conversas presenciais (ou virtuais) para transmitir informações à equipe de desenvolvimento
  7. Verificar o projeto final para mensurar seu sucesso
  8. Promover um desenvolvimento sustentável exigindo que todos aqueles que se envolverem com um projeto mantenham um ritmo constante
  9. Atentar-se consistentemente ao bom design
  10. Manter as coisas simples
  11. Equipes auto-organizadas criam os melhores designs, requisitos e arquiteturas
  12. As equipes devem refletir sobre seu progresso e como podem se tornar mais produtivas — e, em seguida, adaptar-se de acordo

O que é metodologia em cascata?

A metodologia em cascata existe desde 1970, quando o Dr. Winston Royce a detalhou como uma solução para grandes projetos de desenvolvimento de software. O conceito é baseado na ideia de que os projetos são compostos por fases progressivas. Quando você organiza todos os seus projetos, eles formam uma cascata (daí o nome).

Geralmente, você verá o método em cascata dividido em cinco fases:

O que é metodologia em cascata?

Na metodologia em cascata, cada fase deve ser concluída antes de seguir à próxima.

Este método tende a ser mais detalhado e rígido, além de ser projetado para evitar que as equipes sigam de tarefa para tarefa sem olhar para trás. Às vezes, isso pode causar problemas futuros, caso as metas e tarefas não estejam claras antes do início.

No entanto, o gerenciamento de projeto em cascata é testado e comprovado. Ele visualiza cada fase do projeto de maneira lógica e fácil de acompanhar.

Quando usar a metodologia de gerenciamento de projetos ágil ou em cascata?

A escolha da melhor metodologia de gerenciamento de projetos depende da sua equipe e do projeto específico.

Quando for hora de estabelecer as bases para um projeto bem-sucedido, você precisará colocar as duas metodologias frente a frente.

Porém, quando você deve usar a metodologia ágil ou em cascata?

Aqui estão algumas diretrizes a se considerar antes de escolher uma metodologia, em vez da outra.

Quando usar a metodologia ágil

A metodologia ágil é mais indicada para projetos que não possuem um escopo claramente definido e que podem enfrentar obstáculos que exigem mudanças rápidas no caminho. A metodologia ágil é naturalmente iterativa e se ajusta de acordo com o feedback de clientes e partes interessadas ao longo de todo o projeto. Ela requer uma equipe de pessoas com iniciativa que sejam capazes de colaborar e se adaptar sem perder o ritmo.

Quando usar a metodologia em cascata

A metodologia em cascata é mais adequada para projetos que têm um escopo claro e completo antes do seu início. Se você conhece cada fase pela qual o projeto precisará passar para concluí-lo, e sabe que o risco de haver mudança de escopo é baixo, o método em cascata se torna uma maneira incrivelmente eficiente de ver um projeto finalizado. Essa metodologia requer uma equipe onde cada membro entenda seu papel e cumpra todos os requisitos antes de passar para a próxima fase.

Como usar a metodologia ágil com a monday.com

Como usar a metodologia em cascata com a monday.com

A metodologia ágil e a monday.com são uma combinação perfeita: você pode criar listas flexíveis de tarefas para organizar em um só lugar tudo o que precisa acontecer. Em seguida, atribua um proprietário e um nível de prioridade a cada tarefa.

À medida que planeja cada sprint de uma a três semanas, você pode mover as tarefas que deseja priorizar para um novo quadro de sprint e atribuir proprietários a cada elemento. Manter um quadro à parte para cada sprint permite que as pessoas que estão trabalhando nessas tarefas específicas colaborem e acompanhem o nível de progresso. Sua meta é tornar verde tudo o que há em seu quadro de sprint da monday.com até o final do seu sprint. Quando finalizar, mova o sprint para a parte inferior do seu projeto e estabeleça sua próxima iteração.

Para facilitar o processo, criamos vários templates que você pode usar em sua conta monday.com.

Como usar a metodologia em cascata com a monday.com

Como usar a metodologia em cascata com a monday.com

 

Executar um projeto em cascata na monday.com é igualmente simples (também disponibilizamos um template para isso.)

Comece definindo grupos para cada fase no método em cascata e, em seguida, adicione suas tarefas. Atribua cada tarefa a um membro da equipe e estipule um prazo e um status. Quando estiver pronto para configurar sua cascata, você pode usar a timeline para visualizar o período de cada tarefa e grupo de tarefas, de forma a garantir que todas as partes estejam na ordem certa. Você também pode configurar marcos e dependências de tarefas, para se certificar de que todos estejam alinhados e no caminho certo.

Sua meta para um projeto em cascata deve ser deixar todas as tarefas verdes na timeline da monday.com (em ordem) até concluí-lo.

Metodologia de gerenciamento de projetos ágil x em cascata: escolha a opção ideal para seu projeto

Escolher entre a metodologia ágil ou em cascata não precisa ser uma decisão difícil. Equipado com a plataforma adaptável de gerenciamento de projetos da monday.com, você pode escolher e implantar o método de gerenciamento que o ajude a atingir seus objetivos.

Enquanto compara as metodologias ágil e em cascata, considere analisar os templates que criamos para ambas e veja qual deles faz mais sentido para seu projeto.

Comece a usar agora o Template de Metodologia Ágil!

Baixe agora mesmo o Template de Metodologia em Cascata!

Não consegue se cadastrar?
Contate-nos. Estamos disponíveis 24/7.