Skip to main content Skip to footer
Gestão de projetos

Como gerenciar projetos de TI

Todos na monday.com Leitura de 8 minutos
Comece já

O sucesso dos projetos de TI depende de uma gestão eficaz. Dito isso, pesquisas revelam que um em cada quatro gerentes de projeto afirma não ter as ferramentas certas para viabilizar o trabalho colaborativo entre as equipes.

A gestão de projetos de TI não é diferente das demais. Os gerentes desse tipo de projeto talvez precisem ser mais seletivos quanto ao tipo de metodologia a ser usada (falaremos sobre isso adiante), mas, em sua essência, eles precisam de um plano sólido, da metodologia certa e de ferramentas confiáveis para serem bem-sucedidos.

Neste artigo, apresentaremos a gestão de projetos de TI e analisaremos as fases envolvidas na mesma, bem como os diferentes métodos a serem empregados. Em seguida, veremos por que a monday.com é uma ferramenta de gestão de projetos versátil e indispensável.

Comece já

O que é gestão de projetos de TI?

Gestão de projetos de TI é o processo de planejamento, organização e gerenciamento de recursos para a consecução bem-sucedida de objetivos relacionados a TI. Ela envolve a coordenação e a integração de várias atividades do projeto, incluindo a definição do escopo do projeto, o planejamento de recursos, a programação, o gerenciamento de custos, o controle de qualidade, a avaliação de riscos, a solução de problemas e a comunicação.

As 5 fases dos projetos de TI

O planejamento e a gestão de projetos de TI podem ser complexos. Felizmente, existem fases distintas do ciclo de vida da gestão de projetos que podem ser usadas para estruturar e orientar o desenvolvimento.

Compreender as fases pode ajudar as organizações a concluir os projetos com sucesso, dentro do prazo e do orçamento.

1. Iniciação

Nesta fase, os gerentes de projetos de TI definem o escopo e as metas do projeto e estabelecem as bases para seu sucesso. Durante a fase iniciação do projeto, uma equipe é estabelecida e as partes interessadas são identificadas. A equipe define os requisitos e identifica riscos e problemas que podem surgir.

2. Planejamento

Durante a fase de planejamento estratégico, a equipe do projeto cria um plano detalhado para o projeto, incluindo tarefas, cronograma, orçamento, recursos e resultados. O plano também descreve os métodos e processos que serão usados para garantir o sucesso do projeto.

3. Implementação

Na fase de implementação, a equipe coordena as tarefas, atribui recursos e acompanha o progresso do projeto em relação ao plano. A fase de execução também envolve o teste e a verificação do sistema desenvolvido para garantir que ele atenda aos requisitos do projeto.

4. Controle e avaliação

A fase de controle e avaliação é um processo contínuo que permite que a equipe identifique quaisquer riscos ou problemas em potencial que possam surgir durante o projeto. Os gerentes acompanham regularmente o andamento do projeto e fazem os ajustes necessários para garantir que ele seja concluído no prazo e dentro do orçamento.

5. Encerramento

A fase de encerramento do projeto é a etapa final de qualquer projeto de TI. Durante essa fase, a equipe analisa o projeto, documenta as lições aprendidas e o conclui. No encerramento, as equipes também liberam os recursos usados durante o projeto e verificam se todas as entregas foram cumpridas.

Metodologias de gestão de projetos de TI

As estatísticas de gestão de projetos indicam que apenas 61% dos gerentes aplicam uma metodologia específica para cada projeto. O sucesso de qualquer projeto de TI depende da metodologia de gestão usada, e não usar uma pode resultar em perda de tempo e superação do orçamento. De fato, as empresas que gastam US$ 1 milhão ou mais em projetos fracassam 50% mais do que aquelas que gastam US$ 350.000 ou menos.

Usar a melhor metodologia para atender às necessidades de cada projeto aproxima você de suas metas e ajuda a manter o projeto dentro do orçamento. Aqui estão algumas a serem consideradas.

Waterfall (cascata)

A metodologia waterfall (ou em cascata) é uma abordagem por etapas em que o progresso é visto como um fluxo constante e descendente (como uma cascata) ao longo das fases de um projeto. Essa metodologia é usada para projetos que têm requisitos bem definidos e se concentra na conclusão de uma fase antes de passar para a próxima.

A metodologia waterfall consiste em cinco fases distintas: requisitos, design, implementação, verificação e manutenção. Cada fase tem seu próprio conjunto de tarefas que devem ser concluídas antes de prosseguir.

Metodologia waterfall

Ágil

A gestão ágil de projetos concentra-se em fornecer soluções funcionais com rapidez, dividindo as tarefas em ciclos curtos e iterativos conhecidos como sprints. No início de cada sprint, as equipes identificam as metas e trabalham para concluí-las, o que lhes permite revisar e ajustar rapidamente conforme necessário.

Um dos principais atributos da gestão ágil de projetos é a melhoria contínua. As equipes usam o feedback das partes interessadas e dos usuários para identificar áreas de melhoria e incorporá-las ao próximo sprint, garantindo que o que estão entregando seja da mais alta qualidade. O foco na entrega rápida de soluções torna a gestão ágil de projetos uma ótima opção para projetos com prazos reduzidos.

Metodologia ágil

Kanban

Kanban é uma metodologia de gestão de projetos que usa quadros visuais para rastrear tarefas e gerir o fluxo de trabalho. Cada tarefa é representada por um cartão que contém o nome da tarefa, a descrição, a prioridade, além de outras informações. Os cartões são organizados em colunas para diferentes estágios do projeto e, ao serem concluídos, são movidos de uma coluna para a outra.

Essa metodologia foi desenvolvida para ser adaptável às necessidades específicas de cada equipe. Ela enfatiza a colaboração e a comunicação entre os membros e os incentiva a identificar e resolver os obstáculos à medida que eles surgem. Ferramentas de produtividade como a monday.com possuem quadros Kanban integrados à plataforma, permitindo que você gerencie projetos de TI e outros fluxos de trabalho de forma centralizada.

 

Metodologia Kanban

Comece já

Impulsione seus projetos de TI com a monday.com

Com tantas metodologias diferentes de gestão de projetos, pode ser complicado saber quais ferramentas usar para manter sua equipe alinhada. A monday.com permite que as equipes trabalhem de forma colaborativa em projetos de TI, automatizando tarefas repetitivas e aumentando a  eficiência. Aqui estão alguns dos principais recursos que a tornam ideal para projetos de TI.

Quadros Kanban

Crie seus próprios quadros Kanban para projetos de TI. Obtenha um panorama claro sobre o status das tarefas e quem está trabalhando nelas para monitorar de forma mais eficiente o seu projeto.

Roteiro de produto de TI

Gantt de roteiro de projeto

Os roteiros de projetos (ou roadmaps) permitem que sua equipe organize cronogramas e entregas em uma só visualização. Essa visão geral ajuda na comunicação, já que cada membro da equipe sabe pelo que é responsável e no que os outros estão trabalhando. A monday.com inclui templates de roteiro de projeto que são rápidos e fáceis de configurar.

Leia também: Software de roadmap de produto

Estrutura analítica de projetos de TI

A estrutura analítica de projeto (EAP) é uma decomposição hierárquica do escopo do trabalho a ser realizado pela equipe para atingir os objetivos do projeto. Ela ajuda a criar fluxos de trabalho gerenciáveis para a sua equipe e permite que os gerentes monitorem o andamento de forma eficiente. Esse tipo de quadro pode ser adaptado para uso com diferentes metodologias de gestão de projetos de TI, como a waterfall.

Comece já

Perguntas frequentes

O que faz um gerente de projetos de TI?

Um gerente de projetos de TI é responsável por liderar e gerir, do início ao fim, projetos de TI. Isso inclui o desenvolvimento do plano do projeto, a gestão de recursos, a definição e o gerenciamento dos resultados do projeto, o monitoramento dos custos e a resolução de conflitos e problemas.

Por que alguns projetos de TI fracassam?

Os projetos de TI podem fracassar por vários motivos, incluindo recursos inadequados, falta de comunicação clara, expectativas irrealistas, planejamento deficiente, tecnologia obsoleta e testes insuficientes.

Qual seria um exemplo de gestão de projetos de TI?

Um exemplo de gestão de projetos de TI é o desenvolvimento de um novo site. Esse processo envolve a definição de um plano de projeto e de um cronograma, a atribuição de tarefas aos membros da equipe, o estabelecimento de um orçamento e o monitoramento do progresso.

Como facilitar a gestão de projetos de TI

Com tantas variáveis envolvidas na gestão do lançamento de um software ou de outros produtos de TI, manter o controle do projeto pode parecer uma tarefa árdua. No entanto, com as ferramentas certas, sua equipe pode trabalhar de forma mais estruturada, permitindo que os gerentes supervisionem os projetos à medida que eles avançam. A monday.com é uma ferramenta que ajuda os gerentes e suas equipes a realizar exatamente isso sem complicar ainda mais os projetos.

Comece já