Skip to main content Skip to footer
Vendas e CRM

11 dicas de vendas para fechar mais negócios

Nurit Gil Leitura de 15 minutos
Comece a usar o monday sales CRM

O trabalho de vendas sempre foi focado nas pessoas. Os melhores profissionais sabem que não se trata de táticas agressivas, mas de ajudar as pessoas a obterem o que precisam por meio do produto ou serviço que está sendo oferecido. Se você é novato na área ou está à frente de uma startup, talvez não saiba por onde começar a construir esse relacionamento com os clientes – ou talvez esteja buscando formas de melhorar.

Felizmente, a monday.com está aqui para ajudar com 11 dicas de vendas infalíveis que vão impulsionar sua equipe – e com o monday sales CRM, que pode otimizar o processo. Vamos começar.

Comece a usar o monday sales CRM

11 dicas de vendas que funcionam

Como no caso de uma máquina, o bom funcionamento de uma equipe de vendas envolve muitos componentes. Mesmo que você esteja gerindo uma equipe de vendas em uma empresa bem estabelecida, nunca é demais ficar por dentro das tendências e transformações no setor. De acordo com dados da Hubspot, 22% dos gerentes de vendas afirmaram que aproveitar ao máximo o potencial de seu CRM era uma prioridade, e 32% dos profissionais da área declararam que o software de CRM os ajudou a fazer o acompanhamento dos leads.

Então, como sua equipe pode atingir o melhor desempenho possível na gestão de vendas e como a tecnologia pode ajudar? Continue lendo para conferir nossas dicas infalíveis.

 

1. Conheça profundamente o que está oferecendo

Quando você tem argumentos consistente sobre todo o seu conjunto de ofertas, pode efetivamente agregar valor aos clientes, entendendo melhor como resolver seus problemas ou atender às suas necessidades.

Um conhecimento detalhado do seu produto permite que você estabeleça confiança, crie argumentos de venda eficazes, lide com possíveis objeções e identifique oportunidades de melhoria.

2. Seja pessoal

Fazer com que as pessoas saibam que você as vê como indivíduos e não apenas como engrenagens de uma máquina de vendas não exige muito esforço e pode fazer uma grande diferença. Tente personalizar os e-mails para aumentar as taxas de abertura – essa é uma tática comprovada em testes A/B realizados pela empresa de vendas Outreach.

Além disso, esteja preparado com perguntas relevantes e específicas quando fizer uma ligação para clientes ou clientes potenciais. Mantenha-se presente para que você possa compreender quais são as necessidades deles. Se eles não tiverem certeza do que precisam, ajude-os a identificar essas necessidades. Depois disso, será fácil demonstrar como seu produto ou serviço pode ser a solução a resolvê-las.

3. Aproveite as vantagens das redes sociais

Uma máxima de vendas testada e comprovada que você provavelmente já escutou é: “encontre os clientes onde eles estão”. Seja no Instagram, no TikTok ou no YouTube, há milhões de pessoas que você pode alcançar por meio de seus canais sociais.

De acordo com a HubSpot, mais da metade dos profissionais de vendas procura clientes potenciais nas redes sociais, e cerca de 60% afirmam encontrar leads no Facebook, Instagram, YouTube, entre outros. Portanto, vale a pena investir algum tempo na criação de contas sociais e no planejamento do conteúdo a ser publicado nessas contas. Você não precisa tentar acompanhar todas as tendências passageiras – basta ser consistente e estabelecer sua própria voz.

4. Crie um processo de vendas sustentável

É essencial estruturar um processo de vendas que gere resultados consistentes e, ao mesmo tempo, possa ser adaptado de acordo com as necessidades do mercado e dos clientes. Dessa forma, você não precisará criar um novo processo do zero para cada nova oportunidade.

Isso garante não apenas previsibilidade, mas também eficiência operacional, escalabilidade e, em última instância, satisfação do cliente. Conhecendo bem o seu processo, você também conseguirá fazer melhorias significativas de forma contínua.

5. Automatize, automatize, automatize

Entre pesquisar, fazer ligações, criar conteúdo para redes sociais e milhões de outras tarefas envolvidas no trabalho de um profissional de vendas, qualquer oportunidade de ganhar tempo e facilitar o processo deve ser aproveitada. As automações são uma das melhores maneiras de fazer isso, seja enviando e-mails que têm como foco manter a fidelidade dos clientes ou configurando automações internas para simplificar a gestão de projetos.

Digamos que você tenha uma loja virtual que venda camisetas exclusivas. Quando alguém compra uma camiseta, recebe um e-mail de agradecimento personalizado com o nome, número do pedido e um lembrete sobre a política de devolução. Em seguida, outro e-mail programado solicita uma avaliação. Depois, talvez outro com um cupom de desconto. Isso faz com que as pessoas percebam que você valoriza a compra delas, estabelece credibilidade e as mantém atualizadas.

Os recursos do monday sales CRM simplificam a configuração de automações internas personalizadas para facilitar a colaboração, por exemplo:

  • Criação semanal de quadros de tarefas
  • Notificações sobre prazos futuros
  • Notificações após a conclusão de tarefas

Você também pode fazer a integração com aplicativos como o Mailchimp e criar campanhas de Email marketing.

Comece a usar o monday sales CRM

6. Não pare de prospectar

A prospecção contínua é fundamental para o sucesso de longo prazo de qualquer negócio. Pense da seguinte forma: a melhor maneira de superar uma venda perdida é passar para a próxima oportunidade em seu pipeline – se ele estiver vazio, será muito mais difícil recuperar o prejuízo.

Os profissionais de alto desempenho estão constantemente alimentando seus pipelines, gerando novas oportunidades regularmente.

7. Seja o primeiro a falar sobre valores

Muitos profissionais de vendas iniciam as conversas pedindo aos clientes um orçamento. O problema dessa estratégia é que o número que eles fornecem acaba restringindo a discussão.

Embora talvez seja necessário negociar o preço do seu produto, assumir a liderança na conversa, sendo o primeiro a falar sobre valores, costuma ser eficaz. Isso permite que você conduza a discussão e influencie positivamente o resultado da negociação.

8. Acompanhe constantemente

É muito, muito mais fácil manter os clientes atuais do que atrair novos, embora a prospecção de leads faça parte do trabalho. Acompanhar os clientes que acabaram de comprar pela primeira vez, ou que estão considerando realizar uma compra, pode ser o diferencial que os transformará em clientes efetivos.

De acordo com dados da empresa de marketing Invesp, 80% das vendas exigem vários contatos antes que as pessoas tomem uma decisão, mas 44% dos profissionais de vendas fazem apenas uma única chamada de acompanhamento – e 48% não fazem nenhuma.

O segredo é encontrar o equilíbrio entre o excesso e a falta de contato. Além disso, as pessoas podem ser mais receptivas a outros meios, como um e-mail de acompanhamento. Não tenha medo de perguntar às pessoas durante uma chamada ou demonstração qual é o método de contato preferido delas.

9. Seja ágil com os inbound leads

Quando os clientes entram em contato com você, provavelmente também estão considerando outras opções. Quanto mais você esperar para falar com eles, maior será a probabilidade de escolherem um concorrente.

Uma resposta em 24 horas é o ideal. Se não for possível criar uma mensagem rápida personalizada, pelo menos envie um breve e-mail para confirmar o recebimento do contato e quanto tempo o cliente pode esperar para receber uma resposta completa.

10. Monitore o progresso

Se o seu departamento tiver uma equipe trabalhando em vários projetos ou com outras equipes, você precisará de uma maneira de monitorar o que está acontecendo. Definir benchmarks, monitorar o progresso e, em seguida, comparar esse progresso com sua meta original são excelentes maneiras de determinar quais são os pontos fortes e fracos da equipe e planejar maneiras de fortalecê-la.

Uma plataforma de gestão do trabalho como a monday.com pode ajudar você a identificar quem é responsável por cada tarefa, qual foi o progresso alcançado, quais são as metas e os prazos – tudo em um único local.

Dashboard _PT

11. Comunique-se de forma eficaz

A comunicação eficaz deve ser a base da sua equipe de vendas – e, consequentemente, o software que ela utiliza. Os membros da sua equipe precisam conseguir se comunicar de forma efetiva em várias plataformas e enviar informações relevantes uns aos outros.

Para isso, são importantes recursos como:

  • Visibilidade do responsável ou responsáveis pelas tarefas atribuídas
  • Status personalizáveis para os estágios das negociações
  • Compartilhamento e upload de arquivos
  • Capacidade de comentar em tarefas específicas ou recursos de anotação para ativos
  • Possibilidade de publicar atualizações em tempo real

O moday sales CRM é altamente personalizável e pode ser configurado para qualquer finalidade, de vendas diretas a gestão de projetos. Seu conjunto de recursos ajuda os colaboradores a identificar qual é a sua função e o que se espera deles, além de permitir que compartilhem informações com outros membros da equipe rapidamente.

Leia também: O que é vendas B2B e quais as práticas recomendadas

10 características de um bom vendedor

O sucesso não vem da noite para o dia, mas um bom vendedor geralmente possui uma combinação de características e habilidades. Confira as principais:

1. Empatia

Um bom vendedor é aquele que se coloca no lugar dos seus clientes e entende suas necessidades e desafios. Ao se preocupar genuinamente com o que os clientes precisam e atendê-los de forma eficaz, você demonstra que está realmente interessado e não apenas tentando fechar uma venda.

2. Comunicabilidade

A capacidade de se comunicar de forma clara, persuasiva e convincente, tanto verbalmente quanto por escrito, é fundamental. Isso também inclui a habilidade de escutar ativamente e fazer as perguntas certas para entender as necessidades do cliente.

3. Habilidades de negociação

Esqueça a imagem do vendedor ambicioso que vence todas as discussões e sai vitorioso em todos os aspectos – ele não pensa no longo prazo. A capacidade de negociar com os clientes de forma justa e equilibrada, buscando um resultado mutuamente benéfico, é essencial se você quiser cultivar bons relacionamentos e construir uma carreira consistente.

4. Persistência

Trabalhar com vendas é desafiador. Você lida com rejeição constante e resultados variáveis. No entanto, esses contratempos não desanimam os bons vendedores – eles veem os desafios como oportunidades de aprendizado e continuam perseverando para alcançar seus objetivos de vendas.

5. Diligência

O cliente deve estar no centro de todas as suas atividades de vendas, e você deve procurar entender suas necessidades específicas e oferecer soluções que realmente agreguem valor.

É fundamental estar totalmente presente nas conversas. Dessa forma, você pode reunir informações importantes, descobrir áreas problemáticas e identificar oportunidades que ajudarão você a criar ofertas vantajosas.

6. Perfil analítico

É claro que o entusiasmo e a simpatia contam pontos, mas é preciso mostrar aos clientes que você está preparado e conhece o produto e o setor. Analise os dados de vendas, as tendências e a concorrência. Isso não apenas aprimorará sua abordagem, mas também ajudará você a refinar sua estratégia de vendas ao longo do tempo.

7. Autoconfiança

Assim como ter confiança no produto ou serviço que você está oferecendo pode fazer com que seus clientes também acreditem nele, o mesmo acontece com a confiança que você tem em si mesmo.
Quanto mais confiante você for, mais persuasivo e articulado será. Mas não se esqueça: a autoconfiança deve equilibrar assertividade e empatia.

8. Organização

A capacidade de gerir com eficácia o tempo e os recursos para maximizar a produtividade e atingir as metas de vendas é fundamental e, nesse aspecto, um software de vendas como o monday sales CRM pode fazer a diferença.

9. Adaptabilidade

Cada oportunidade de vendas é um mundo novo. Ser flexível para se adaptar às mudanças, ajustando sua abordagem – e até mesmo seus turnos – conforme necessário são habilidades muito úteis nesse campo.

10. Comprometimento

Para ser comprometido com uma venda, é fundamental estar comprometido com a profissão. É preciso buscar feedback, aprimorar continuamente suas habilidades e manter-se atualizado com as tendências do setor.

Como o monday sales CRM pode ajudar a colocar essas dicas em prática

O monday sales CRM permite que os membros das equipes de vendas planejem seu trabalho de acordo com suas necessidades. É possível definir e monitorar metas, ver quem é responsável por cada conta e enviar rapidamente informações relevantes sobre o cliente sem que seja necessário sair do aplicativo – e com o pipeline de vendas sempre disponível na tela.

Você pode escolher entre mais de 200 templates, fazer a integração com seu e-mail para centralizar a comunicação com os clientes, e usar o registro das mensagens para conferir o histórico das interações.

Com as automações, é fácil saber quando um projeto é concluído, quando um cliente em potencial abre um e-mail ou quando um membro da equipe recebe uma nova mensagem em um quadro ao qual foi adicionado. Todos esses recursos ajudam a sua equipe de vendas a trabalhar de forma mais fluida e eficiente, investindo seu esforço no trabalho que efetivamente causa impacto.

Experimente nossa plataforma de CRM hoje mesmo para ter acesso a recursos de vendas que economizarão seu tempo.

Comece a usar o monday sales CRM

As 7 etapas que devem ser seguidas para fechar uma venda com sucesso são: prospecção, planejamento, abordagem, apresentação, gestão de objeções, fechamento e acompanhamento.

As pessoas geralmente começam com uma abordagem de vendas dispersa, enviando o maior número possível de mensagens para atrair leads. Além de ser exaustiva, essa prática raramente funciona. Em vez disso, descubra quem são seus clientes e foque neles: quem se beneficiaria com o uso do seu produto ou serviço? Onde eles costumam passar o tempo online? Que incentivos os levariam a pesquisar mais? Comece com essas perguntas e aborde seus leads com respeito.

As métricas são importantes para entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado em sua estratégia de vendas. Elas são usadas para avaliar o desempenho, orientar a tomada de decisões e promover a melhoria contínua de uma equipe.

Trabalhar com vendas pode ser desafiador e é preciso persistência para alcançar o sucesso. Antes de mais nada, é importante não se deixar abalar pelos "nãos" que recebe. Não leve as rejeições para o lado pessoal e, em vez disso, adote uma postura proativa – entenda o que você poderia ter feito diferente e concentre-se nas próximas oportunidades.

Leia também: Vendas de software: um guia completo

Comece já