Skip to main content Skip to footer
Desenvolvimento

Como escrever uma especificação técnica [com exemplos]

Todos na monday.com Leitura de 11 minutos
Comece já

Antes de escrever qualquer linha de código, um engenheiro de software experiente sempre escreve uma especificação técnica, também conhecida como uma tech spec. Esse documento evita que a equipe de desenvolvimento invista tempo e esforços em passos desnecessários ou que ocorram mal-entendidos internos entre as partes interessadas, ou stakeholders.

Este artigo explora o valor de uma especificação técnica e a importância de usar um modelo, ou template, profissional. A monday.com trabalhou de perto com engenheiros de software para elaborar um modelo de especificação técnica que economize tempo e garanta que todos os requisitos básicos estejam contemplados.

Baixar template

O que é uma especificação técnica?

Uma especificação técnica é um documento detalhado e abrangente que descreve todos os procedimentos técnicos relacionados ao desenvolvimento de produtos. Ele abrange todas as informações essenciais e os mínimos detalhes do processo de desenvolvimento de produtos.

Geralmente, o líder da equipe de desenvolvimento é quem escreve a especificação. Depois de ler uma especificação técnica, a equipe de desenvolvimento e as partes interessadas devem saber:

  • Como o produto proposto irá se comportar
  • O que é capaz e incapaz de fazer
  • Como será desenvolvido
  • Todos os sistemas que serão usados/alterados/criados para apoiar o desenvolvimento e medidas de segurança para privacidade de dados
  • O plano para o desenvolvimento e, se necessário, a reversão
  • Métricas relacionadas a negócios
  • Planos de suporte e manutenção
  • A linha do tempo do projeto

Especificação técnica x Especificação funcional

Uma especificação técnica é às vezes confundida com uma especificação funcional. Embora ambos os documentos estabeleçam as bases para um projeto de sucesso, existem diferenças importantes.

Uma especificação funcional é baseada nas necessidades do negócio. Por se concentrar na funcionalidade do produto, seu foco é a experiência do usuário. Em contraste, a especificação técnica tem foco na programação interna. Ela inclui planos para implementar e testar funcionalidades específicas, assim como seus benefícios.

De forma simplificada, uma especificação funcional contempla os objetivos de seu desenvolvimento de software, e uma especificação técnica explora como alcançá-los.

Por que usar uma especificação técnica?

Uma especificação técnica, especialmente uma escrita usando um bom modelo, é como uma bíblia para desenvolvimento de produto. Vejamos por que uma especificação técnica bem escrita é tão importante.

A table showing some different examples of technical specifications

(Fonte da imagem)

Mantém todos alinhados

Para uma equipe de desenvolvimento, é mais fácil do que parece concordar sobre requisitos e objetivos específicos no início e, posteriormente, acabar desenvolvendo coisas diferentes ou não cumprir promessas feitas às partes interessadas. Ao garantir que todos verão o projeto pela mesma perspectiva, uma especificação técnica bem escrita mantém seus engenheiros focados nas tarefas e as partes interessadas informadas.

Os engenheiros líderes devem garantir que as especificações técnicas comunicam tudo o que se sabe sobre os requisitos do produto. Também deve comunicar seus objetivos, funcionalidades, limitações e a linha do tempo necessária para desenvolvê-lo.

Fornece clareza

Devido à natureza precisa da engenharia de softwares, até mesmo o menor dos mal-entendidos pode causar atrasos catastróficos. Também é essencial que partes interessadas e investidores entendam exatamente o que é possível. Pessoas mais leigas tendem a subestimar os requisitos técnicos de projetos ambiciosos, e quaisquer expectativas pouco realistas devem ser descartadas. Usar um modelo de especificação técnica permite que você fique tranquilo quanto a viabilidade de seu projeto, com todo o básico sendo contemplado nos mínimos detalhes.

Revela perguntas importantes

Uma especificação técnica dá ao autor uma boa ideia de quais perguntas ainda precisam de resposta. Alguns elementos do projeto só se tornarão claros após uma fase de tentativa e erro. As estimativas de tempo e recursos necessárias podem variar e mudar durante o projeto. Se houver quaisquer incertezas em seu modelo de roadmap, ou roteiro, uma especificação técnica ajuda a identificá-las e entender seus possíveis impactos.

Uma especificação técnica também serve como uma justificativa para sua abordagem no projeto. Sempre deve haver uma justificativa para os métodos selecionados por você para o projeto. Ao escrever seus documentos de especificações, você pode descobrir que existe uma solução melhor. Uma especificação técnica ajuda a esclarecer as coisas para a equipe de desenvolvimento e as partes interessadas.

Quais passos devem tomados para completar uma especificação técnica?

Vejamos na prática exemplos de roadmap para especificações técnicas. Neste exemplo, você está desenvolvendo um novo aplicativo de entregas, ou delivery. Um modelo de especificação técnica abrangente ajudará a esclarecer seus objetivos e acertar em cheio nos detalhes.

Perguntas preliminares

Primeiramente, você precisa estabelecer a forma como seu aplicativo se comporta. Você deverá responder a perguntas como:

  • O que você quer que o aplicativo faça?
  • Que problemas ele soluciona para o usuário?
  • Qual a contribuição de seu aplicativo de entregas comparado aos outros do mercado?

Essa é a sua chance de ser específico sobre o que seu sistema pode ou não fazer. Essa é a seção que fornece um panorama detalhado do que você busca desenvolver.

Defina limitações

Agora, você precisa estabelecer o que não é possível para o desenvolvimento de seu aplicativo. Essa seção da especificação técnica é chamada de “fora de escopo” (out of scope). Quaisquer ideias grandiosas e pouco realistas vindas das partes interessadas devem ser confrontadas com as evidências baseadas na experiência do gerente de projeto. Por exemplo, o aplicativo não é capaz de aceitar pagamentos com criptomoedas.

Determine sua abordagem

Nessa seção de sua especificação técnica, você pode detalhar como você planeja lidar com cada elemento de seu projeto. Você também deve explicar por que agirá dessa forma. Por exemplo, se você deseja usar segurança biométrica para o login dos usuários, é nessa seção que você deve explicar como você planeja executar isso.

Outra especificação funcional importante é a segurança e privacidade. Seu documento deve detalhar como você planeja proteger a privacidade dos usuários e prevenir invasões.

Testagem e suporte

Por fim, você deve detalhar suas estratégias de testagem, implementação e suporte. Por exemplo, se você organizou um teste da versão alfa do software com 100 pessoas, detalhe-o nessa seção. Você pode especificar em quais plataformas você fará o lançamento, como irá monitorar o feedback e como oferecerá suporte.

Devido à natureza das especificações técnicas, esses documentos podem ficar bem complexos. O conjunto de requisitos a serem incluídos dependerão do produto que você está desenvolvendo. Isso pode ser observado nesta especificação técnica da NetBit para o Módulo de Energia DC-DC de 650 Watts.

technical specification documents for NetBit power module

(Fonte da imagem)

Modelo de especificação técnica da monday.com

Na monday.com, nós entendemos os diversos componentes envolvidos na engenharia de software. Por isso, desenvolvemos um modelo de especificação técnica que cuida do trabalho chato por você para que você possa se focar em adicionar funcionalidades dinâmicas. Vejamos algumas das principais funcionalidades de nosso modelo de especificação técnica.

Integrações completas

Com nosso modelo, a migração de dados se torna um processo simples — você pode importar facilmente dados do Excel para o modelo e exportar dados de seu quadro para uma planilha do Excel. Você também pode integrar nosso modelo com suas ferramentas de desenvolvimento para realizar uma transição sem problemas. Seja com o Jira, Pingdom ou Github, nosso modelo está pronto para o uso.

Colaboração facilitada

Com o Work OS da monday.com, você pode compartilhar arquivos e comunicar-se instantaneamente com todos e todas. Ao manter todos atualizados, sua equipe pode trabalhar para alcançar um mesmo objetivo, sabendo que todas as especificações do projeto estão acessíveis e podem ser personalizadas a qualquer momento.

 

Melhore o alinhamento de sua equipe delegando ações aos desenvolvedores, adicionando notas e realizando alterações em tempo real. Graças aos nossos modelos baseados em nuvem, a colaboração em tempo real nunca foi tão fácil.

Totalmente personalizável

Todo projeto de desenvolvimento de software é único, cada um com seus próprios requisitos de software. Nosso modelo de especificação técnica é totalmente personalizável. Dessa forma, você pode adicionar e remover passos e seções de seu projeto conforme achar necessário. Com esse modelo totalmente editável e integrado, você poderá realizar alterações sem se preocupar com a usabilidade ou legibilidade.

 

Baixar template

 

Modelos relacionados

Se tiver gostado de nosso modelo de especificação técnica, estes outros modelos também serão interessantes para você.

Planejamento de desenvolvimento de produto

Você também pode tentar usar um modelo de planejamento de desenvolvimento de produto, ou um modelo de roadmap de produto, como gostamos de chamá-lo aqui na monday.com. Esse modelo serve como um repositório centralizado para o planejamento, construção e gerenciamento de seus sprints. Ele permite que você acompanhe progresso, prazos, responsáveis ou proprietários e muito mais. Graças ao nosso modelo de planejamento de desenvolvimento de produto, organizar e acompanhar sprints nunca foi tão fácil.

 

Modelo de roadmap para funcionalidades e lançamentos

Organize o lançamento de seus produtos e funcionalidades em um só lugar com nosso roadmap para funcionalidades e lançamentos. Atribua prioridade aos principais lançamentos, obtenha lembretes automáticos de prazos e veja o feedback de sua equipe enquanto mantém seu roadmap organizado. Ao usar nosso modelo de roadmap, você terá um plano claramente detalhado e lançamentos executáveis para cada trimestre, tudo isso sem precisar aprender como fazer um roadmap do zero.

 

Modelo de desenvolvimento de software Scrum

Com nosso modelo de desenvolvimento de software Scrum você é capaz de manter sua equipe nos trilhos, permitindo que você priorize seu backlog, descubra bugs e erros e reflita em seus sprints anteriores. Seus projetos nunca foram tão organizados.

 

Modelo de desenvolvimento de software Kanban

Use o modelo de desenvolvimento de software Kanban para gerenciar seu fluxo de trabalho Kanban e aumentar sua produtividade. Isso é feito monitorando o progresso, atribuindo prioridades de ação e mantendo seu plano sempre em mente com nossos estágios de Kanban pré-elaborados.

 

Começar agora

 

Perguntas frequentes sobre a especificação técnica

O que significa “especificação técnica”?

Como o nome sugere, esse documento fornece detalhes e especificações sobre os elementos práticos de um projeto. Qualquer aspecto técnico de seu plano de desenvolvimento de produto é detalhado e justificado em uma especificação técnica.

 

Para que serve uma especificação técnica?

Especificações técnicas são usadas para esclarecer detalhes específicos de um modelo de desenvolvimento de software. Elas mantêm sua equipe trabalhando nos mesmos objetivos com uma ideia concreta de como alcançá-los. Além disso, as especificações também servem para manter partes interessadas externas atualizadas.

 

Como faço para escrever uma especificação técnica?

Escrever uma especificação técnica do zero pode ser uma tarefa complicada. Por isso, a monday.com facilita todo o processo para você com um modelo que reflete o que há de mais moderno na área. Com nosso Work OS, você pode mapear sem estresse seus requisitos técnicos e abordagens.

 

O que é necessário para uma boa especificação técnica?

Uma boa especificação técnica requer atenção aos detalhes e uma apresentação atrativa. O modelo de especificação técnica da monday.com permite que você se aprofunde em áreas essenciais sem perder acessibilidade. Por natureza, as especificações técnicas são documentos longos, e nosso modelo pode ajudar você a deixar seu documento mais enxuto sem descartar detalhes essenciais para a criação de um projeto de sucesso.

 

Comece já