Skip to main content Skip to footer
Vendas e CRM

Otimize os fluxos de vendas B2C com um CRM eficiente

Nurit Gil Leitura de 8 minutos
Comece já

As empresas de varejo criam produtos ou oferecem serviços que ajudam os clientes a satisfazer desejos ou solucionar problemas. Mesmo que você tenha acabado de iniciar sua carreira na área de vendas B2C, já está familiarizado com o conceito do ponto de vista de um consumidor. Por exemplo, digamos que você tenha acabado de identificar um problema: muitas vezes você se esquece de compromissos ou prazos porque está sobrecarregado. Você provavelmente recorreria ao seu motor de busca favorito para obter orientação e ver quais produtos poderiam ajudar. Nesse caso, talvez a combinação de um aplicativo de agendamento com alarmes para lembretes e um quadro branco visual em seu escritório.

Alguém que trabalhe com vendas B2C passaria por esse mesmo processo do ponto de vista de um varejista. Primeiro, consideraria o problema do consumidor, em seguida, criaria e comercializaria um produto para atender a essa necessidade. Mas se você administra um negócio de vendas B2C, entende a importância de otimizar os fluxos de trabalho para economizar tempo, melhorar a eficiência de toda a empresa e aumentar os lucros. Hoje, discutiremos como um CRM de vendas avançado pode ajudar sua empresa a atingir essas metas.

 Experimente o monday sales CRM

O que são vendas B2C?

B2C significa business to consumer (empresa para o consumidor). Nesse modelo de gestão de vendas, uma empresa oferece produtos diretamente ao consumidor por meio de vários canais, como vitrines físicas, lojas virtuais ou plataformas de terceiros. Toda vez que você vai ao supermercado, encontra um presente de aniversário de última hora no seu varejista favorito ou faz compras online na sua loja de roupas predileta, participa como consumidor das vendas B2C.

Qual é a diferença entre as vendas B2C e B2B?

As vendas B2B e B2C são tipos de vendas que se concentram no fornecimento de produtos ou serviços a um consumidor. A principal diferença é quem é esse consumidor e qual problema você, como vendedor, está tentando resolver.

Nas vendas B2C, sua empresa foca em ajudar o consumidor final a satisfazer uma necessidade ou desejo. Por exemplo, você pode vender utensílios de cozinha que simplificam e agilizam o preparo de refeições em casa. O aparelho que você vende resolve o problema do consumidor – reduz o tempo de cozimento, torna um trabalho desafiador mais fácil de administrar e ajuda o usuário a ter mais tempo para relaxar com a família. Ao criar seus produtos ou serviços, você deve ter esse consumidor em mente e fazer com que as novas ideias atendam a outras necessidades que ele possa ter.

B2B significa business to business (empresa para empresa) e, nesse modelo de venda, você atende à necessidade de outra empresa, não de um consumidor.

Por exemplo, uma empresa B2B pode produzir equipamentos de cozinha industrial para atender às necessidades de restaurantes. Esses estabelecimentos precisam de equipamentos de cozinha muito mais resistentes (e maiores) devido à frequência com que essas ferramentas são usadas e às grandes quantidades de alimentos que são preparados. Se a sua empresa vende produtos destinados a restaurantes, você deve ter em mente as exigências de uma cozinha comercial e as necessidades das pessoas que trabalham lá ao decidir quais produtos vender.

Exemplos de varejistas B2C

Você encontra varejistas B2C em sua vida cotidiana o tempo todo. Talvez nunca tenha pensado nisso, mas todas as grandes cadeias de supermercados são um excelente exemplo de negócio B2C. Entre elas estão grandes nomes como Carrefour, Zaffari e Pão de Açúcar. Outro exemplo de varejistas B2C são as cadeias de vestuário, como C&A, Renner e Marisa. Varejistas de artigos esportivos, joalherias e lojas de produtos de beleza também são geralmente negócios B2C.

Dicas para vendas B2C eficazes

A concorrência na maioria dos mercados B2C é acirrada, portanto, criar uma estratégia de vendas eficaz é essencial se você quiser que seus produtos ou serviços atraiam a atenção dos consumidores.

Algumas dicas excelentes para desenvolver uma boa estratégia de vendas B2C são:

  • Crie conteúdo relevante: Um ótimo conteúdo pode ajudar você a se conectar com seu público e agregar valor a ele. Para maximizar a eficácia e obter uma posição de destaque nas SERPs (páginas de resultados dos motores de busca), é imprescindível implementar as práticas recomendadas de otimização para motores de busca em todo o conteúdo.
  • Use vários canais de comunicação: Você pode alcançar seus clientes onde quer que eles estejam usando vários canais de comunicação para fazer contato e promover vendas ou descontos. Por exemplo, as mídias sociais são uma excelente maneira de chegar ao seu público, assim como o blog e o e-mail. Para facilitar o contato dos clientes com a sua empresa, ofereça uma combinação de opções, como telefone, e-mail e chat.
  • Sempre coloque o consumidor em primeiro lugar: Considere os desejos ou as necessidades do seu consumidor ideal em todas as decisões importantes que tomar, incluindo as estratégias de marketing a serem adotadas ou os novos produtos a serem criados.

O uso de um CRM de vendas avançado, como o da monday.com, pode ajudar você a criar uma estratégia de vendas B2C mais eficaz.

Leia também: 6 dicas de vendas infalíveis para fechar mais negócios

 Experimente o monday sales CRM

Como criar um fluxo de vendas B2C no monday sales CRM

A criação de um fluxo de trabalho B2C ideal é mais simples, eficiente e rápida quando se usa um software robusto como o monday sales CRM. Você pode atribuir tarefas facilmente para gerir projetos individuais ou departamentos inteiros, dependendo de como deseja configurar seus fluxos de trabalho, e então visualizar o panorama em painéis personalizáveis. Acompanhe o progresso e defina lembretes quando prazos importantes estiverem se aproximando.

Painel do monday sales CRM

Extraia todos os dados que puder sobre seus clientes, produtos, serviços, campanhas de marketing e lucratividade. Use-os para ajudar a fazer previsões de vendas e tomar decisões sobre marketing, produtos ou mudanças operacionais. Em seguida, visualize esses dados da maneira que preferir, incluindo gráficos de Gantt e quadros Kanban.

Economize o tempo da sua equipe automatizando processos cotidianos e aprovações de tarefas, e integre suas ferramentas de negócios favoritas ao nosso CRM de vendas para eliminar a necessidade de acessar vários aplicativos durante o dia de trabalho. Aproveite as oportunidades de colaboração em tempo real e crie um fluxo de trabalho que favoreça o trabalho entre departamentos para que seus consumidores tenham uma experiência mais coesa.

A esta altura, você provavelmente já tem uma compreensão sólida do que é B2C e de como criar uma estratégia de vendas eficaz para esse tipo de venda. Ainda assim, respondemos a algumas perguntas frequentes abaixo:

 Experimente o monday sales CRM

Perguntas frequentes

O que são vendas B2C?

B2C significa business to consumer (empresa para o consumidor). Esse tipo de venda ocorre quando os produtos ou serviços são disponibilizados a clientes individuais por vários meios, incluindo pontos de venda de varejo, opções online e sites de terceiros. Já as vendas B2B ou business to business (empresa para empresa) ocorrem quando uma empresa fornece produtos ou serviços a outras empresas.

Como melhorar as vendas B2C?

Uma medida eficiente para melhorar as vendas B2C é estabelecer uma conexão mais pessoal com os consumidores. O marketing direcionado, as interações nas mídias sociais e o excelente atendimento ao cliente por meio de todos os canais disponíveis são ótimas maneiras de fazer isso. Garantir que seus produtos, serviços, aplicativos e site sejam fáceis de usar também é essencial.

Melhore suas vendas B2C otimizando seus fluxos de trabalho com o monday sales CRM

A otimização dos fluxos de trabalho pode resultar em menos tempo de inatividade, maior produtividade e, por fim, um aumento nos lucros da sua empresa de vendas B2C. O monday sales CRM tem todos os recursos necessários para simplificar os processos e manter os consumidores satisfeitos.

Comece já