Skip to main content Skip to footer
Gestão do trabalho

10 dicas para uma gestão de equipes eficiente

Nurit Gil Leitura de 13 minutos
Comece já

Michael Jordan, o famoso ex-jogador norte-americano de basquete, disse certa vez: “O talento vence jogos, mas o trabalho em equipe e a inteligência vencem campeonatos”. Ele está certo – tentar fazer tudo sozinho raramente resulta em crescimento, e é por isso que a gestão de equipes é tão importante.

Neste artigo, você entenderá o que é gestão de equipes, por que ela é importante, quais são as habilidades necessárias para um gerente, além de 10 dicas para fazer a gestão de equipes com eficiência.

O que é gestão de equipes?

A gestão de equipes faz parte da gestão do trabalho e é a capacidade de um gerente de organizar e coordenar uma equipe para que ela execute suas tarefas e atinja objetivos comuns. O processo geralmente envolve um gerente, uma equipe, habilidades de comunicação, definição de objetivos, criação de uma cultura positiva e, muitas vezes, um software de gestão de projetos para ajudar todos a se manterem eficientes e organizados.

Um bom gerenciamento de equipe é fundamental porque ajuda os funcionários a se sentirem mais produtivos e motivados.

Experimente o monday work management

Por que a gestão de equipes é importante?

Além de criar um ambiente de trabalho positivo e garantir que todos os membros estejam alinhados aos objetivos da equipe e da organização, há outros benefícios da gestão de equipes. Abaixo, detalhamos os três principais.

1. Funcionários mais felizes

Faz parte da função de um líder de equipe ou gerente garantir que os funcionários se sintam bem no local em que trabalham, pois isso pode ter um impacto positivo no sucesso do negócio.

Por exemplo, quando as empresas gerenciam equipes de forma eficaz e os funcionários se sentem felizes e valorizados, o valor de mercado e o desempenho financeiro podem aumentar, o nível de retenção de funcionários tende a subir, geralmente há um atendimento ao cliente de melhor qualidade e, como resultado, os clientes se tornam mais fiéis.

Para aumentar a felicidade dos funcionários, os gerentes podem:

  • Incentivar e agir de acordo com o feedback dos funcionários – Agir de acordo com o feedback indica aos membros da equipe que a voz deles é importante.
  • Priorizar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal – Funcionários sobrecarregados correm o risco de sofrer burnout. Incentive os colaboradores a sair do escritório na hora certa ou, se a empresa permitir, siga um cronograma de trabalho mais flexível, para que os funcionários tenham mais poder de decisão sobre os horários de início e término do expediente.
  • Ser transparente – Comunique-se abertamente com os funcionários sobre erros, falhas, o que você aprendeu, resultados e muito mais. A comunicação aberta ajuda muito a fazer com que os membros da equipe se sintam valorizados.

2. Aumento da produtividade

Com uma gestão de equipes bem feita, você pode moldar a cultura da empresa e do ambiente de trabalho focando na prosperidade dos funcionários e das equipes. Além disso, de acordo com uma pesquisa, 77% dos trabalhadores americanos acreditam que a cultura tem um forte impacto na capacidade de desempenhar seu trabalho da melhor forma. A gestão adequada de equipes cria uma cultura em que os trabalhadores podem se concentrar no trabalho, em vez de se preocuparem com fatores externos.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais os gerentes podem moldar a cultura:

  • Participar – Ao participar de eventos, demonstrar entusiasmo pelo progresso da equipe e conectar-se com os funcionários em um nível pessoal, eles se sentirão entusiasmados em contribuir para os objetivos traçados.
  • Reconhecer os que fazem, não os que alcançam – Reconheça a conclusão de tarefas. Em vez de esperar pelos resultados de uma tarefa, dê um reforço positivo e um feedback prático para a conclusão da mesma.
  • Definir objetivos em conjunto – Discuta abertamente os objetivos gerais da empresa para que todos saibam o que é importante e o que não é. Em seguida, como equipe, decida no que vale a pena focar e como atingir esses objetivos em conjunto.

3. Redução da rotatividade

81% dos proprietários de negócios concordaram, em uma pesquisa de 2019, que “a rotatividade é um problema caro”. Ela destaca que as empresas americanas gastam US$ 1,1 bilhão por ano à procura de trabalhadores substitutos. A pesquisa, que inclui dados do Bureau of Labor Statistics, aponta as relações precárias (conflitos com gerentes ou colegas etc.) como a segunda razão mais mencionada para a saída de funcionários.

Com esse contexto, fica mais evidente que os gerentes devem se concentrar em contratar as pessoas certas. Apresentamos algumas dicas para escolher o próximo membro da sua equipe:

  • Analise se ele se enquadra na cultura da empresa – Antes de fazer a entrevista, verifique que tipo de pessoa se enquadra na cultura da empresa ou na cultura que você deseja criar. Na entrevista, faça perguntas relacionadas aos valores ou às habilidades interpessoais do candidato e avalie se ele se encaixaria bem na sua equipe.
  • Contrate com calma – Não tenha pressa. Correr para preencher um cargo vago pode aumentar as chances de contratar alguém que não seja adequado. Seja seletivo e espere pela pessoa certa.
  • Faça com que os candidatos conheçam os membros da equipe – Trazer um ou dois membros da equipe para entrevistar os candidatos permitirá descobrir se eles se encaixam com o restante da equipe e identificar possíveis sinais de alerta.

Habilidades necessárias para a gestão de equipes

Para gerir uma equipe com eficácia, são necessárias algumas habilidades essenciais. Sem elas, pode ser difícil mobilizar seus funcionários para que trabalhem com um bom desempenho em direção a metas comuns. Confira as principais:

  • Comunicação eficaz: A capacidade de comunicar claramente as metas de projeto, expectativas e o feedback aos membros da equipe, transmitindo informações de forma compreensível e motivadora, além de exercer escuta ativa para entender suas necessidades e preocupações.
  • Tomada de decisões: A habilidade de identificar problemas, considerar todas as perspectivas e analisar informações para tomar decisões ágeis e bem informadas.
  • Inteligência emocional: Envolve a compreensão e a administração das emoções. Um gerente com alta inteligência emocional pode gerir a dinâmica interpessoal, lidar com o estresse e construir relacionamentos sólidos com a equipe.
  • Gestão do tempo: Um gerente precisa definir prazos realistas, priorizar tarefas e garantir que a equipe permaneça no caminho certo para atingir suas metas.
  • Resolução de conflitos: Os conflitos existem, e um bom gerente precisa saber como resolvê-los. Ele deve ouvir os dois lados, encontrar pontos em comum e chegar a uma solução que satisfaça a todos para evitar comprometer o ambiente de trabalho

10 dicas essenciais para uma gestão de equipes eficiente

1. Comunique-se de maneira direta e transparente

Os funcionários temem a falta de comunicação porque ela causa confusão e estresse. Durante 2019, 80% dos trabalhadores norte-americanos entrevistados disseram que sofreram estresse como consequência da comunicação corporativa ineficaz ou deficiente. São necessárias habilidades efetivas de comunicação para garantir que toda a equipe tenha clareza quanto às tarefas, prazos e metas. Essa transparência permite que uma equipe se concentre em sua produtividade e colaboração. Uma plataforma de trabalho como o monday work management pode ajudar os gerentes e membros da equipe a se comunicarem melhor e, consequentemente, aumentar sua produtividade.

2. Ofereça uma visão clara

Em uma pesquisa de 2019, a maioria dos gerentes afirmou que manter sua equipe no rumo certo para atingir as metas era uma parte importante de sua função. No entanto, os gestores muitas vezes podem ser desviados de seus objetivos originais por causa de suas próprias tarefas diárias e problemas cotidianos da equipe, sejam eles grandes ou pequenos. Assim, definir uma visão clara que destaque as metas de curto e longo prazo para projetos, equipes e a organização em geral é sem dúvida a melhor maneira de gerentes e funcionários manterem o foco.

3. Incentive a colaboração da equipe

Funcionários que dizem se sentir parte de uma equipe têm 2,3 vezes mais chances de se engajar no trabalho. Então, se o trabalho em equipe resulta em funcionários engajados, o que impulsiona o trabalho em equipe? A colaboração eficaz, que é fundamental para que os membros de sua equipe consigam entregar os projetos dentro do prazo e sem conflitos. Uma plataforma de gestão do trabalho pode ajudar nesse processo. Com ela, todos os envolvidos podem rastrear dia a dia e rapidamente tarefas, prazos e mudanças. Essa abordagem transparente também permite que os funcionários recebam feedback e sinalizem os pontos fracos do projeto ou quaisquer problemas quase imediatamente.

4. Delegue com atenção

Espera-se que um gerente atribua tarefas aos funcionários com base na habilidade, experiência e competência. Para isso, é necessário que ele tenha a confiança de que cada membro da equipe conseguirá concluir as tarefas designadas dentro do prazo. Idealmente, cada membro da equipe deve ter um volume de trabalho justo, mas muitos bons gerentes acabam não delegando adequadamente. Então, como garantir que as capacidades individuais sejam respeitadas? A solução é ter um panorama da atribuição de tarefas para cada membro da equipe e seus prazos. Um software de gestão de tarefas que permita a supervisão desses fatores pode ajudar os gerentes a delegar de forma mais eficiente. Assim, eles poderão analisar a situação e fazer alterações conforme necessário.

5. Dê feedback e reconheça as conquistas

Uma boa gestão de equipes deve incluir sessões de feedback construtivo que têm como objetivo fornecer percepções sobre áreas onde são necessárias melhorias, tanto para funcionários quanto para gerentes. As mudanças influenciadas por essas sessões podem ajudar todos a ter um melhor desempenho, além de gerar confiança. Outro aspecto importante das sessões de feedback é o reconhecimento. A valorização dos esforços e conquistas dos membros da equipe tem um impacto significativo na motivação dos funcionários, enquanto a falta de reconhecimento pode levar ao burnout.

6. Contrate as pessoas certas

Encontrar os membros certos para a sua equipe pode ser difícil e demorado, mas é fundamental para a produtividade da equipe e do projeto. Ao contratar pessoas, você deve avaliar as competências dos possíveis candidatos em termos de qualificações e habilidades profissionais, bem como se eles se encaixam na cultura da empresa e na equipe.

7. Lidere pelo exemplo

Como gerente, dê o exemplo e incorpore os valores que deseja que sua equipe defenda. Isso o ajudará a criar confiança e respeito. Você perceberá até mesmo que sua equipe ficará motivada a seguir seu exemplo. Essa abordagem pode ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo que estimule o trabalho colaborativo, a criatividade e a produtividade.

8. Compartilhe suas habilidades técnicas

Dependendo da natureza da equipe e da organização, você também pode precisar de habilidades técnicas, como gestão de projetos, análise financeira ou programação. Um bom gerente de equipe deve não apenas entender os aspectos técnicos relacionados ao trabalho, mas também ser capaz de fornecer orientação e suporte conforme necessário.

9. Organize o trabalho

A organização é uma habilidade essencial para os gerentes de equipe. Os projetos e a colaboração envolvem muitas variáveis e contribuições individuais e, sem um sistema bem organizado, os líderes podem deixar passar detalhes importantes.
Gerentes bem organizados mantêm os membros da equipe alinhados em relação às tarefas, os diretores atualizados e as operações funcionando sem problemas.

10. Promova a diversidade

Uma equipe diversificada reúne indivíduos de diferentes origens, culturas e perspectivas, o que pode levar a soluções mais criativas, maior produtividade e a uma tomada de decisões mais eficiente. Uma equipe heterogênea pode abordar questões de diferentes ângulos e perspectivas, desafiando as suposições e os preconceitos uns dos outros. A estrutura de diversidade, equidade e inclusão não é um conceito novo, mas está ganhando cada vez mais força e trazendo resultados positivos para as empresas.

A gestão eficaz de equipes é essencial para o sucesso do trabalho e da organização. Um gerente que se destaca em áreas fundamentais – como definição de metas, delegação de tarefas e fornecimento consistente de feedback – tem mais chances de ter funcionários engajados trabalhando para ele.

Experimente o monday work management

monday work management: o software de gestão de equipes perfeito

Há diversos aplicativos, ferramentas e softwares disponíveis para nos tornar mais produtivos do que nunca. O monday work management se destaca dos demais por facilitar a gestão de tarefas da equipe e, ao mesmo tempo, ser adaptável a todas as funções, projetos e processos. Confira os principais recursos

  • É possível configurar visualizações para a gestão de tarefas, incluindo Kanban, calendário, gráfico de Gantt, entre outros

Visualização de Gantt

  • Defina regras de automação para atribuições dinâmicas, notificações após a conclusão da tarefa e muito mais.

Automações da monday.com

  • Integra-se a mais de 72 ferramentas para criar um fluxo de trabalho contínuo.

Integrações da monday

  • É possívelcentralizar a comunicação com comentários, atualizações e compartilhamento de arquivos dentro do contexto do trabalho.

Comunicação centralizada

  • Ao usar o monday work management como um software de gestão do trabalho, você pode obter insights sobre o andamento das tarefas e o desempenho da equipe com painéis exclusivos, personalizáveis e atualizados em tempo real.

Painel do monday sales CRM

  • Crie fluxos de trabalho personalizados com componentes no-code e aproveite as automações para colocar as tarefas cotidianas no piloto automático.

Fluxo do trabalho na monday.com

Como o monday work management foi desenvolvido em um Work OS, ele é uma plataforma completa para tudo o que sua empresa precisa e pode acompanhar seu crescimento. É possível usar a monday.com como um CRM para a equipe de vendas, criar processos e fluxos de trabalho para marketing, integrar novos funcionários e gerir solicitações de TI.

Perguntas frequentes

Um gerente de equipe desempenha um papel fundamental na supervisão e coordenação das atividades de uma equipe, garantindo que as metas e os objetivos sejam alcançados com eficiência. Como gerente de equipe, você deve reconhecer as necessidades dos funcionários, incorporar diretrizes transparentes, estabelecer prazos, solucionar conflitos e comunicar-se de forma clara.

Existem diversos tipos de gestão de equipes, sendo os principais: gestão democrática, gestão inspiradora, gestão meritocrática, gestão flexível, gestão por desempenho, gestão por competências, gestão colaborativa e gestão centralizadora

Há diversas ferramentas de gestão de equipes. O monday work management se destaca por ser uma opção completa e personalizável, que pode ser usada para equipes de vendas, marketing, RH, TI, entre outras.

Comece já