Skip to main content Skip to footer
Gestão do trabalho

Gestão do trabalho: o que é e qual sua importância

Nurit Gil Leitura de 10 minutos
Comece já

A gestão do trabalho é como uma orquestra que combina processos, projetos, tarefas e recursos em perfeita harmonia. A melhor maneira de sincronizar todos os elementos importantes da sua empresa é usar um sistema eficaz que mantenha todos alinhados, organizados e com o melhor desempenho possível.

Este guia apresenta o conceito de gestão do trabalho e seus benefícios, além de ensinar como utilizar o software da monday.com para otimizar as operações do seu negócio.

Comece já

O que é gestão do trabalho?

Gestão do trabalho é a prática de planejar, organizar, executar e acompanhar as atividades profissionais em uma organização para atingir metas específicas com maior eficiência. Ela esclarece quem supervisiona e coordena as tarefas, os recursos, os cronogramas e os resultados e como lidar com esses componentes críticos do trabalho.

O processo de gestão do trabalho

A maravilha da gestão do trabalho é que trata-se de um processo que pode ser totalmente personalizado para se adequar aos seus fluxos de trabalho e metas de negócios. Normalmente, você deve seguir estas três etapas:

1. Estabeleça metas e OKRs

Baseie-os nas suas prioridades do seu negócio ou em necessidades previstas.

2. Defina projetos e processos

Obtenha visibilidade completa do seu processo de gestão do trabalho para criar fluxos de trabalho contínuos.

3. Planeje recursos e crie tarefas

Atribua as tarefas a equipes, subequipes ou indivíduos específicos.

Gestão do trabalho vs. gestão de projetos

Gestão do trabalho e gestão de projetos são dois termos que você pode escutar de forma equivalente, mas há diferenças claras entre eles.

  • A gestão de projetos é apenas um aspecto da gestão do trabalho. Seu foco está em projetos específicos com metas ou prazos definidos, como o lançamento de um novo site ou produto.
  • A gestão do trabalho pode incluir a gestão de projetos, mas é mais ampla e fluida. As organizações também podem utilizá-la para melhorar processos não relacionados aos projetos, como planejar sequências de onboarding, automatizar fluxos de trabalho de atendimento ao cliente ou melhorar a comunicação com fornecedores.

O que faz um software de gestão do trabalho?

O software de gestão do trabalho permite que as equipes administrem em um local centralizado os principais processos relacionados ao trabalho, como a definição de metas ou a visualização do progresso de um projeto. As plataformas mais intuitivas, como a monday.com, utilizam componentes no-code, permitindo que as equipes criem fluxos de trabalho personalizados para qualquer processo organizacional. Seja pensando em tarefas diárias ou projetos de grande escala, as plataformas de gestão de trabalho oferecem tudo o que você precisa para colaborar de forma mais inteligente e eficaz.

Quais desafios a gestão do trabalho soluciona?

Uma gestão do trabalho eficiente ajuda as equipes a superar desafios comuns em seus negócios, que podem incluir:

Alocação de recursos

Recursos empresariais, como pessoas, habilidades, ferramentas, orçamentos ou outros ativos físicos, são essenciais para os processos do seu negócio. A gestão do trabalho garante que você planeje os recursos necessários para administrar a sua empresa, sem desperdiçá-los ou esgotá-los.

Responsabilização do usuário

Imagine uma equipe de vendas aguardando a atualização da equipe de produto antes de fazer uma apresentação para uma grande corporação. Mas ninguém sabe qual membro da equipe deve fornecer essas atualizações ou quando ele planeja fazer isso. A equipe de vendas, então, precisa adiar a apresentação ou realizá-la sem os detalhes necessários para fechar a venda. Os sistemas de gestão do trabalho permitem que você defina responsabilidades individuais para que todos saibam quem está encarregado de tarefas específicas, aumentando a responsabilização pelo trabalho.

Restrições orçamentárias

O aumento da inflação, as demissões e a ruptura da cadeia de suprimentos afetam os orçamentos das empresas, pois os custos de mão de obra e matéria-prima sobem exponencialmente. Os processos de gestão do trabalho garantem que você aproveite ao máximo cada real investido em suas operações, monitorando os orçamentos e prevendo lucros e perdas.

Equipes em silos

Quando os departamentos não se comunicam e estão desalinhados, criam-se silos de informações onde dados essenciais ficam retidos. 

Quais são os principais benefícios da gestão do trabalho?

A criação de sistemas eficientes de gestão do trabalho traz os seguintes benefícios:

Melhora a colaboração

Uma gestão de trabalho eficaz deve ser transparente, evitando que os profissionais fiquem “no escuro” em relação aos status das metas do projeto. Usando uma plataforma de gestão de trabalho, todos os envolvidos podem visualizar os dados necessários para a conclusão de suas tarefas e para tomar melhores decisões de negócios. Essa transparência incentiva a colaboração dentro das equipes e entre os departamentos, resultando em fluxos de trabalho fluidos e eficientes, com excelentes resultados para a empresa e os clientes.

 

Collaboration

Essa comunicação privilegiada também resulta em menos mal-entendidos, o que é essencial para o sucesso. Como diz o autor de best-sellers do New York Times, Greg McKeown,

“Quando o mal-entendido é grande, a produtividade cai e os custos aumentam!”

Reduz gargalos e atrasos

Um planejamento cuidadoso traz agilidade para a sua empresa. Quando suas equipes sabem o que precisam e se comunicam de forma eficaz, elas se tornam responsáveis pelo trabalho, facilitando a antecipação e a superação de gargalos nos processos.

Fornece melhores resultados para os clientes

O software de gestão de trabalho ideal permite que você visualize o progresso de suas tarefas, projetos ou processos. Você identificará as áreas em que suas equipes precisam de suporte ou recursos adicionais, o que permitirá ajustar os fluxos de trabalho antes que a produtividade ou o atendimento ao cliente sejam prejudicados.

Quais equipes podem se beneficiar de uma solução de gestão de trabalho?

Uma solução de gestão de trabalho pode ser um divisor de águas se você precisar planejar ou colaborar dentro da sua equipe ou entre departamentos. Alguns exemplos de como diferentes equipes usam ferramentas de gerenciamento do trabalho incluem:

  • Marketing: Planejar campanhas, monitorar orçamentos e recursos
  • PMO: Conectar a estratégia à execução e monitorar a gestão do portfólio em toda a organização
  • TI: Automatizar e monitorar tarefas técnicas, juntamente com solicitações de serviço
  • RH: Acompanhar processos como onboarding, recrutamento e treinamento
  • Financeira: Monitorar custos operacionais e orçamentos

Quais processos podem ser realizados usando a monday.com?

A gestão do trabalho pode parecer abstrata até que você a veja em ação. Ela envolve o gerenciamento dos principais processos de negócios em um único local — como na poderosa plataforma de gestão de trabalho da monday.com. É nela que organizações, gerentes e executivos podem otimizar os seguintes processos para atingir metas compartilhadas mais rapidamente e em escala:

  • Gestão de projetos: Planeje e colabore em qualquer projeto ou portfólio em tempo real
  • Gestão de tarefas e listas de tarefas: Atribua tarefas, defina prazos e monitore o progresso ou a conclusão
  • Projetos de clientes: Mantenha o trabalho dos clientes em dia, equilibrando a capacidade da equipe para atingir suas metas
  • Operações comerciais: Simplifique os fluxos de trabalho, como a gestão da cadeia de suprimentos ou os orçamentos operacionais
  • Gestão de recursos: Maximize a eficiência de qualquer tipo de recurso com funcionalidades de planejamento, programação e alocação
  • Gestão de portfólio de projetos: Ganhe visibilidade de alto nível dos projetos em andamento
  • Metas e estratégia: Identifique as metas da equipe ou da empresa, defina OKRs e elabore um plano para atingi-las.
  • Solicitações e aprovações: Use formulários incorporados para receber solicitações e aprovações e manter a continuidade dos seus projetos
Comece já

Tenha visibilidade dos principais processos de negócios com estes recursos de gestão de trabalho da monday.com

Com a monday.com, fica fácil se concentrar nos processos mais importantes para a sua empresa. Seu design altamente personalizável garante que você tenha fácil acesso os recursos de que precisa, como

  • Visualizações: A monday.com oferece mais de 15 tipos de visualizações, como os gráficos de Gantt ou Kanban, para que você fique por dentro do escopo, dos marcos, das dependências e de outros aspectos do seu fluxo de trabalho. Além disso, nossa visualização de volume de trabalho permite equilibrar os recursos da equipe e responder rapidamente às mudanças de prioridades.
  • Controle de tempo: Registre o tempo de duração de um projeto ou processo e planeje com eficiência trabalhos semelhantes no futuro.
  • Painéis: Obtenha insights em tempo real criando painéis personalizados para embasar sua tomada de decisões. Escolha entre mais de 30 widgets para exibir informações específicas sobre o volume de trabalho da equipe, cronogramas, detalhamento do desempenho, orçamentos e muito mais.
  • Formulários intuitivos: Colete detalhes essenciais de solicitação e aprovações para que você possa se relacionar de forma eficaz com as partes interessadas, fornecedores terceirizados ou qualquer outro colaborador importante envolvido em seus fluxos de trabalho.
  • Fluxos de trabalho personalizados: Crie o fluxo de trabalho perfeito para as suas necessidades com os componentes no-code da monday.com.
  • Automações: Elimine tarefas repetitivas criando fluxos de trabalho automatizados com base na lógica condicional. Escolha entre mais de 200 modelos de automação prontos para aumentar a eficiência em sua empresa.
  • Integrações: Conecte as ferramentas de terceiros mais importantes para o seu trabalho, como Zoom, Slack, Google Drive e muito mais. Configure qualquer integração com apenas alguns cliques, sem necessidade de conhecimento de codificação.
Comece já

Planeje e execute suas estratégias com a monday.com

Uma gestão do trabalho eficaz inspira a colaboração em qualquer empresa. Reúna suas equipes para maximizar seus recursos, planejar seus projetos com perfeição e elaborar processos operacionais fluidos que funcionem no piloto automático.

A monday.com é uma solução excepcional, repleta de recursos, com todos os componentes necessários para que você gerencie e acompanhe seus objetivos. Comece a usar hoje mesmo para realizar rapidamente até as tarefas mais complexas.

 

Perguntas frequentes

Como a monday.com ajuda na gestão do trabalho?

A monday.com permite que organizações, gerentes e executivos colaborem e atinjam metas compartilhadas com rapidez. Com ela, é possível criar estratégias de negócios bem-sucedidas, simplificar processos importantes e planejar projetos excepcionais. Use nossos poderosos componentes, como as automações e os painéis, e crie fluxos de trabalho para qualquer processo.

O que posso gerenciar com a monday.com?

A monday.com permite que você organize qualquer tipo de trabalho, projeto ou tarefa em sua empresa. Gerencie projetos de clientes, listas de tarefas, portfólios, metas, recursos, orçamentos operacionais, aprovações e muito mais em um local centralizado.

Quais são as vantagens de combinar a gestão do trabalho com a gestão de projetos?

A combinação da gestão do trabalho com a gestão de projetos aumenta a visibilidade do progresso de seus projetos e de como eles se encaixam em suas metas de negócios gerais. Essa fusão permite uma comunicação eficaz entre os membros da equipe, garantindo que todos permaneçam alinhados e identifiquem possíveis gargalos antes que eles se tornem um problema. Além disso, essa abordagem permite a responsabilização individual ou da equipe, garantindo que todas as tarefas sejam concluídas no prazo.

Comece já