A habilidade de fazer um bom planejamento semanal pode ser difícil de dominar. Para um planejamento bem feito, você precisará acompanhar de perto todas as tarefas e as maiores prioridades, o que pode ser desafiador se estiver trabalhando em diversos projetos ao mesmo tempo.

Com um modelo de planejamento semanal, você pode visualizar todo o seu volume de trabalho semanal, incluindo todas as suas tarefas ativas, os prazos e quanto tempo será necessário para concluí-las. Neste artigo, mostraremos alguns exemplos de um modelo de planejamento semanal, como usá-lo com eficiência e apresentaremos o modelo de planejamento semanal personalizável da monday.com.

Baixar o template

O que é um modelo de planejamento semanal?

O modelo de planejamento semanal é uma forma eficiente de planejar, gerenciar e executar suas tarefas semanais. Se usado corretamente, pode ajudar a aumentar sua produtividade ao alocar seu tempo de forma mais eficiente para concluir as tarefas certas na hora certa.

Sem o planejamento, você não terá a orientação necessária para concluir seus processos o mais rápido possível. Além disso, você perderá tempo tentando entender o que deve ser feito em vez de realmente fazer o que deve ser feito.

Um modelo de planejamento semanal pode ter diversos formatos. Existem muitas opções, desde o clássico modelo de trabalho semanal até o modelo bissemanal, dependendo das suas necessidades. Exploraremos melhor algumas delas mais adiante.

Por que usar um modelo de planejamento semanal?

Além de ser uma eficiente ferramenta de gestão de tempo, existem outros benefícios em usar um modelo de planejamento semanal? Basicamente, sim.

Com um modelo de planejamento semanal, você pode:

    • Visualizar o trabalho de uma semana inteira em um mesmo lugar: com calendários semanais, você pode ver tudo que precisa ser feito naquela semana em um só lugar. Você não precisará ficar alternando entre diferentes plataformas, o que ajuda a acompanhar o progresso e manter tudo dentro do prazo.
    • Entender a capacidade de sua equipe: parte do processo de planejamento envolve analisar sua capacidade de trabalho. Você possui o tempo e os recursos necessários para fazer tudo o que deve ser feito? Se não, você deve revisar isso com antecedência e realizar as alterações necessárias.
    • Criar e ajustar facilmente seu cronograma: ao usar um modelo de calendário semanal, você pode alterar facilmente seu cronograma — especialmente se estiver usando uma plataforma intuitiva como a monday.com.
    • Compartilhar seu cronograma com sua equipe e vice-versa: você pode compartilhar facilmente seu planejamento semanal para que seus colegas de trabalho possam ver no que você está trabalhando e quando o trabalho está sendo realizado. Isso fomenta transparência entre você e sua equipe, permitindo que entendam melhor como seu tempo está sendo gasto e qual o melhor horário para entrar em contato com você se precisarem de alguma coisa.

Começar agora

Quais são alguns exemplos de modelos de planejamento semanal?

Agora que sabemos o que é e para que serve um modelo de planejamento semanal, vejamos alguns dos tipos mais comuns.

Modelo de planejamento semanal

Esse simples modelo, ou template, permite que as equipes planejem seu volume de trabalho semanal. É ideal para equipes que desejam visualizar uma semana inteira de trabalho em um mesmo lugar. A estrutura do modelo pode variar dependendo da plataforma usada para criá-lo e das metas definidas para aquela semana. No entanto, a maioria deles incluirá:

  • A data de início da semana
  • Todos os dias da semana
  • Listas de tarefas
  • Prazos
  • Metas semanaisA blank table of a weekly schedule template for work

(Fonte da imagem)

Modelo de planejamento semanal com dias úteis

Diferentemente do clássico cronograma semanal, esse tipo de modelo inclui apenas os dias úteis.

Aqui temos um exemplo de um modelo de planejamento semanal em branco que define o cronograma para uma semana de trabalho de Segunda a Sexta. Com este modelo, as equipes podem ter certeza de que otimizarão seu tempo durante as horas de trabalho.

A blank weekly schedule template for monday through friday

(Fonte da imagem)

Modelo de planejamento semanal com segmentos de tempo

Um cronograma semanal com segmentos de tempo é uma extensão do clássico cronograma semanal. Além de conter um detalhamento diário, também contém segmentos de tempo para definir exatamente quando começar e concluir tarefas específicas.

A weekly schedule template with time segments for Thursday-Sunday

(Fonte da imagem)

Os segmentos de tempo podem variar dependendo do modelo. Por exemplo, ele poderia ser dividido em intervalos de 30 minutos ou uma hora dependendo de sua preferência. Se você usar um modelo personalizado — como os da monday.com — você pode definir com precisão o intervalo de tempo que funciona melhor para você.

Modelo de planejamento bissemanal

Um modelo de planejamento bissemanal exibe duas semanas de trabalho em um mesmo cronograma. Basicamente, ele combina dois modelos de planejamento semanal em um lugar central. Com esse modelo, as equipes podem ter uma ideia melhor das tarefas que estão por vir. No entanto, ele pode ser mais difícil de gerenciar, pois será necessário considerar mais tarefas e prazos de uma vez.

A bi-weekly schedule template for work

(Fonte da imagem)

Modelo de planejamento semanal de funcionários

Esse modelo de cronograma de funcionários define os diferentes turnos dos funcionários para a semana em questão. Ele é útil para gerenciar a capacidade de trabalho, planejar turnos, organizar as horas de trabalho e monitorar os custos com pessoal.

A weekly schedule template from monday to show shifts

Modelo de planejamento semanal da monday.com

Se estiver à procura de um modelo de planejamento semanal intuitivo, de fácil uso e personalizável, você veio ao lugar certo. A monday.com oferece um modelo de planejamento semanal gratuito que é perfeito para equipes que desejam agilizar suas operações e planejar sua semana.

Como um Work OS, a monday.com gerencia todo o seu fluxo de trabalho. Você pode organizar seu cronograma, colaborar em projetos e até mesmo integrar ferramentas de terceiros em nossa interface.

Com nosso modelo de planejamento semanal, a semana seguinte será organizada da forma mais eficiente possível. Usando nossas funcionalidades personalizáveis — como adicionar colunas e rótulos de status — você pode criar um cronograma totalmente adaptado às suas necessidades. E, ao concluir seu cronograma, você pode facilmente compartilhá-lo com outros usuários — tanto interna quanto externamente. Se clientes ou partes interessadas importantes precisarem visualizar seu cronograma, você pode permitir que o acessem de forma simples.

Com a monday.com, você pode definir todo o planejamento de seu cronograma em questão de minutos. Basta registrar-se — você pode começar gratuitamente — e escolher o modelo de planejamento semanal para dar o primeiro passo no planejamento de uma semana de trabalho bem-organizada.

Baixar o template

Modelos de planejamento semanal relacionados

Você está à procura de algo similar a um modelo de planejamento semanal? Dê uma olhada nos modelos relacionados a seguir.

Modelo de lista semanal de tarefas pendentes

Um modelo, ou template, de lista semanal de tarefas pendentes ajuda as equipes a acompanhar de perto suas tarefas semanais. A estrutura de um modelo de lista semanal de tarefas pendentes é muito similar à de um modelo de planejamento semanal. Confira abaixo um exemplo do modelo de lista semanal de tarefas pendentes da monday.com.

A weekly schedule template for to-do list items

Modelo de planejador diário

Um modelo de planejador diário, ou rastreador diário de tarefas, fornece uma maior clareza às tarefas cotidianas se comparado a um cronograma semanal. Ele permite que você concentre seus esforços no que precisa ser feito naquele dia, evitando distrações com tarefas futuras.

Modelo de planejamento de funcionários

Um modelo de planejamento de funcionários é usado por líderes de equipe ou gerentes de projeto. Com ele, é possível acompanhar com precisão o cronograma dos funcionários e seu volume de trabalho. O modelo pode ser alterado para contemplar diferentes intervalos de tempo, dependendo do que o gerente precisa ver no momento. Por exemplo, poderia tomar a forma de um planejador semanal de turnos ou um planejamento mensal de funcionários.

Modelo de planejamento acadêmico

Um cronograma de aulas ajuda estudantes a acompanhar e administrar suas tarefas acadêmicas. Ele pode incluir os horários das aulas, deveres de casa, reuniões marcadas e prazos de entrega. Também pode ser usado pela equipe de professores para gerenciar seus horários e acompanhar suas tarefas administrativas. Dê uma olhada em nossa seleção de modelos educacionais para conferir o que temos disponível.

Example of a class weekly schedule template that allows students to manage their assignments and deadlines

Template de programação de projetos

Um modelo de cronograma de projeto permite que você planeje seus projetos, aloque recursos e delegue tarefas de forma eficiente. Este modelo para gestão de construção civil é um exemplo perfeito. Nele, você pode visualizar quais tarefas são necessárias, quando devem ser concluídas e quem é responsável por elas.

Weekly schedule template that shows project details for a construction project

Começar agora

Perguntas frequentes sobre os modelos de planejamento semanal

Saiba as respostas para as dúvidas mais comuns relacionadas aos modelos de planejamento semanal.

Como faço para criar um modelo de planejamento semanal?

O processo de criação de um modelo de planejamento semanal pode variar dependendo do software usado. Se optar pelo Microsoft Excel ou Microsoft Word, você pode criar um planejador semanal do zero. Mas lembre-se de que essas plataformas não são tão intuitivas quanto um software online e, portanto, pode demorar um pouco mais para pegar o jeito.

Se usar um Work OS como a monday.com, você não precisará criar um modelo do zero. Temos modelos prontos para o uso que podem ser personalizados para atender às suas necessidades.

Como faço um cronograma diário?

O processo de planejamento de um cronograma diário variará de pessoa a pessoa. Dependerá de seus prazos, de como será a priorização das tarefas e de qual software você está usando para criar o cronograma. Confira este artigo para saber mais sobre como usar um planejador diário para manter tudo organizado.

O Excel possui um modelo de planejamento semanal?

Não, o Excel não possui um modelo de planejamento semanal. Se quiser usar um modelo de planejamento semanal no Excel, você pode baixar o modelo imprimível da monday.com.

CTA para baixar o modelo para Excel

Você já tem um planejador semanal no Excel e deseja usá-lo na monday.com? Sem problema, basta importar sua planilha na plataforma com apenas alguns cliques.

O Google possui um modelo de calendário semanal?

O Google possui alguns tipos de modelos de calendário que podem ser usados no Google Docs ou Planilhas. Acesse o Google Drive, selecione um novo documento ou planilha e escolha um dos modelos de planejamento semanal imprimíveis disponíveis. Se você decidir usar um desses modelos, lembre-se de que a funcionalidade deles é limitada. Diferentemente dos modelos da monday.com, os modelos do Google não terão a mesma integração com seu fluxo de trabalho nem permitirão que colabore com sua equipe da mesma forma.

Por exemplo, os usuários da monday.com podem fazer o upload de arquivos diretamente em seu modelo de planejamento semanal. Você pode atribuir tarefas, acompanhar o progresso e integrar outras plataformas. Com o Google Docs e Planilhas, você não terá acesso a essas funcionalidades colaborativas.