Gerenciar um projeto de construção não é uma tarefa simples. Manter-se antenado sobre cada fase do projeto pode ser complicado, seja nas fases iniciais, com a definição do escopo, ou finais, com a geração de relatórios.

Para manterem-se organizadas e garantir que não haverá problemas na execução dos projetos, muitas equipes utilizam modelos, ou templates, gratuitos do Excel para projetos de construção. Neste artigo, exploraremos melhor os modelos do Excel para projetos de construção, por que você deveria usá-los e como o modelo de cronograma de obra da monday.com é uma ótima alternativa para a gestão de seus projetos.

Baixar o template

O que é um modelo de cronograma de obra?

Os modelos de cronograma de obra são templates pré-montados voltados à gestão de projetos de construção. Eles podem ser usados em plataformas como o Excel para planejar, gerenciar e acompanhar seus projetos do início ao fim.

Usando um modelo de cronograma de obra, você pode organizar os detalhes, gerenciar documentos e acompanhar o progresso do projeto. Isso significa que você não precisa gastar muito tempo calculando fórmulas ou conferindo arquivos.

Como qualquer gerente de projeto sabe, há muito trabalho envolvido em um projeto de construção. Além de lidar com inúmeras partes interessadas, você precisa acompanhar incontáveis documentos e centenas de detalhes Transferir esses dados a um modelo de cronograma de obra no Excel, por exemplo, facilita bastante a pesquisa e o acompanhamento dos dados conforme o projeto avança.

Baixar o template em Excel

Com tantos componentes em um projeto de construção, existem diferentes tipos de modelos de cronograma de obra para cada situação. Entre eles, podemos citar:

  • Modelo de orçamento para projetos de construção
  • Modelo de cronograma para projetos de construção
  • Modelo de lista de verificação para projetos de construção
  • Lista de verificação para empreiteiro geral
  • Lista de verificação para construção de casa
  • Modelo de plano para projeto de construção

Por que usar um modelo de cronograma de obra?

Seja para um projeto pessoal ou comercial, os modelos do Excel para projetos de construção auxiliam no gerenciamento de fluxos de trabalho, na elaboração de orçamento e em outros aspectos essenciais da gestão para um projeto bem-sucedido. Veja como.

Ajudam você a gerenciar seu tempo e orçamento

Uma das partes mais importantes da gestão de um projeto de construção bem-sucedido é a capacidade de seguir à risca seu orçamento e roteiro de produto, ou roadmap. Uma pesquisa sobre o tema determinou que 75% dos projetos de construção são entregues com atrasos, acima do orçamento ou ambos. Em média, a entrega de um projeto é feita com 69 dias de atraso.

É aqui que os modelos do Excel entram em cena. Com o modelo de cronograma de obra certo, você pode acompanhar de perto os custos reais comparados com suas estimativas iniciais. Você também pode criar um cronograma para monitorar se sua equipe está trabalhando dentro dos prazos e, caso não estiver, fazer as alterações necessárias.

Basicamente, os modelos do Excel para projetos de construção fornecem uma estrutura pronta para agilizar seu trabalho. Basta encontrar o modelo que atende às suas necessidades, inserir seus dados e deixar que os modelos pré-montados cuidem do resto.

Armazene e acompanhe documentos importantes

Pense nas pilhas e pilhas de faturas, recibos, formulários de solicitação de trabalho e listas de verificação para empreiteiros. Tentar acompanhar tudo isso da maneira tradicional pode adicionar mais algumas horas desnecessárias ao seu dia de trabalho. Além disso, serão necessárias pastas, pranchetas e espaço no escritório para armazenar ‌as pilhas de documentos físicos.

Um modelo de cronograma de obra facilita bastante seu trabalho ao permitir que você armazene online e de forma segura os dados relacionados a seus projetos mais importantes. Além disso, podem ser feitos backups de seus dados para evitar perder informações valiosas. Pesquisas mostram que a perda de dados pode custar, em média, US$ 7.900 por minuto a negócios estadunidenses.

Mantenha sua equipe organizada

Ao usar um modelo de cronograma de obra, a organização individual não deve ser o único fator a ser considerado. Se várias estruturas, ou frameworks, de fluxos de trabalho para projetos de construção forem usadas ao mesmo tempo na equipe, pode haver inconsistências nos diferentes processos de cada estrutura. Uma fórmula errada pode levar a todo tipo de problema e afetar negativamente seu projeto.

Perder a noção dos detalhes e documentos envolvidos na gestão de um projeto de construção pode levar a atrasos. Um único atraso pode custar tempo e dinheiro tanto a você, o proprietário, quanto ao empreiteiro.

Quais são alguns exemplos de modelos do Excel para projetos de construção?

Vejamos alguns exemplos de como um modelo de cronograma de obra é usado.

Modelo de estimativa de custos com material e mão de obra

Este modelo do Excel para projetos de construção foi usado para construir um deck ecológico. Foi elaborado para fornecer uma estimativa do custo com os materiais e a mão de obra para construir o deck.

excel spreadsheet showing labor and materials cost estimation

(Fonte da imagem)

Este modelo é baseado na divisão dos orçamentos para materiais, mão de obra e serviços administrativos em categorias separadas. Usando as fórmulas do Excel, o custo total do projeto e o lucro bruto podem ser calculados.

Modelo de cronograma de obra

Um modelo de cronograma de obra fornece uma visão geral das tarefas envolvidas em um projeto e a estimativa de quanto tempo cada tarefa levará para ser concluída. As tarefas são listadas na ordem que devem ser concluídas, e é atribuído um status a cada ‌uma delas. As quatro opções de status são: concluído, em andamento, suspenso e não iniciado.

excel spreadsheet template showing construction schedule

(Fonte da imagem)

Com base nas datas de início e término das tarefas, foi criado um gráfico de Gantt. Esse gráfico mostra todas as fases de todo o cronograma da obra ou projeto de construção. Essa representação visual dos dados fornecida pela tabela ajuda o gerente de projeto a detectar qualquer sobreposição de atividades. Caso ignorada, essa sobreposição pode gerar atrasos se muitos membros da equipe forem atribuídos à mesma tarefa.

Modelo de cronograma de obra da monday.com

Quando se trata de software de gestão para projetos de construção, a monday.com figura entre as melhores alternativas. Nossos modelos podem ser personalizados para atender a todas as suas necessidades em projetos de construção, seja para monitoramento geral, colaboração ágil entre equipes de escritório e campo ou acompanhamento de orçamentos.

Uma única plataforma para todos os aspectos da gestão de construções

Conforme abordado acima, cada projeto de construção possui diversos componentes que devem ser acompanhados de perto. A maioria dos modelos do Excel para projetos de construção abordam apenas um aspecto de um projeto, como o cronograma ou a lista de verificação para empreiteiro geral.

Porém, com a monday.com, tudo é unificado em um único lugar. Chega de ficar alternando entre documentos e programas. Se estiver à procura de uma solução para a gestão de projetos de construção, nosso Work OS é mais que suficiente.

example of construction project board in monday.com

Adequado para todos

A monday.com possui modelos do Excel para projetos de construção feitos para atender às necessidades de partes interessadas, equipes e projetos. Se for a pessoa responsável, ou proprietária, você será capaz de coordenar calendários, coletar pedidos e comunicar-se com terceiros trabalhando no projeto. Se for o empreiteiro geral, você será capaz de manter o projeto dentro do prazo e do orçamento e comunicar-se com as partes interessadas e sua equipe de construção.

Você não precisa sair por aí procurando um modelo compatível. A monday.com disponibiliza modelos para projetos de construção que são integrados com o Excel.

Mantenha todos informados

Uma das partes mais difíceis da gestão de projetos de construção é a comunicação e colaboração. Desde fornecedores e empreiteiros até eletricistas e arquitetos, existem muitas pessoas que precisam saber o que está acontecendo.

Você pode usar o software de gestão para projetos de construção da monday.com por meio de uma plataforma interativa para centralizar toda a sua comunicação e atualizar seus planos em tempo real. Dessa forma, você também pode garantir que todos terão as versões mais recentes de documentos, como formulários de inspeção e desenhos arquitetônicos.

Baixar o template

Modelos relacionados

Estes modelos para projetos de construção permitem ainda mais eficiência na gestão de seu projeto.

Modelo de acompanhamento para projetos de construção

Use o modelo de acompanhamento para projetos de construção da monday.com para visualizar em um único lugar o que está acontecendo em todo o projeto. Você pode ficar de olho em cada estágio do projeto, desde os pedidos de compra até o gerenciamento de novas solicitações recebidas. A capacidade de acessar esses dados sempre que precisar ajudará você a ‌antecipar gargalos, evitar gastos excessivos e manter-se dentro do orçamento.

Modelo de roteiro de produto para projetos de construção

Use o modelo de roteiro de produto para projetos de construção da monday.com para acompanhar o progresso de diferentes projetos em um mesmo lugar. Você pode monitorar o progresso de cada estágio em que sua equipe está trabalhando, definir notificações personalizadas e enviar lembretes para que sua equipe não se esqueça dos prazos. Nosso modelo também permite que você analise seus dados por meio de diferentes visualizações. Visualize seus projetos em quadros de cronograma, mapa, calendário, gráfico de Gantt ou Kanban.

Lista de verificação para empreiteiro geral

Com uma lista de verificação para empreiteiro geral, você pode controlar os componentes do projeto, como arquivos, alvarás, RFIs e cada serviço a ser prestado ou produto a ser entregue. Você pode dividir seu projeto em diferentes estágios e acompanhar cada um deles. Uma lista de verificação para empreiteiro geral fornece um lugar centralizado para toda a sua comunicação e arquivos de projeto, permitindo manter todos informados.

Modelo de gestão para subempreiteiro

Com um modelo de gestão para subempreiteiro, você pode comunicar-se com subempreiteiros de forma fácil e eficiente. Você pode acompanhar os empreiteiros e demais profissionais contratados e o tipo de trabalho que eles concluem.

Baixar o template

Perguntas frequentes sobre modelos do Excel para projetos de construção

Como criar um modelo de cronograma de obra no Excel?

A criação de um modelo de cronograma de obra no Excel é relativamente simples. Abra o Excel, clique na aba Arquivo e selecione Novo. Desça na página até encontrar os modelos de Linha do tempo do projeto, Gráfico de Gantt do Agile e Planejador de projetos de Gantt. Você também pode pesquisar por Cronograma na tela de modelos até encontrar o Gráfico de Gantt simples. Clique no modelo de sua escolha para abrir o arquivo. Em seguida, você pode adicionar os dados e tarefas de seu projeto e realizar quaisquer alterações de design que julgar necessárias.

O Excel possui modelos gratuitos?

Sim, o Excel possui modelos gratuitos, mas as opções são limitadas Se quiser ter acesso a todo o catálogo, será necessário uma assinatura do Microsoft Office. Com a monday.com, você tem acesso a um enorme catálogo de modelos personalizáveis e prontos para o uso que podem fazer uma grande diferença na forma como você gerencia seus projetos de construção.

O Excel possui um modelo de plano de projeto?

Sim, o Excel possui um modelo de plano de projeto baseado no gráfico de Gantt. No entanto, a monday.com possui modelos de plano de projeto com uma variedade de funções. Alguns de nossos modelos dão a opção de visualizar seus projetos em diferentes formatos, como calendário, mapa, cronograma, gráfico de Gantt e quadro Kanban.

Como acompanhar os custos de projetos de construção?

Acompanhe seus custos com o modelo de acompanhamento para projetos de construção da monday.com. Com ele, você pode acompanhar de perto os cronogramas de projetos, pedidos de compra, solicitações recebidas e muito mais. Com todos esses dados à sua disposição, você será capaz de monitorar custos, evitar gastos excessivos e manter-se dentro do orçamento.