Skip to main content Skip to footer
Gestão de tarefas

Modelo de avaliação de funcionários e dicas de uso

Todos na monday.com Leitura de 11 minutos
Comece já

Dar feedback a um funcionário é um processo desafiador. Você precisa construir confiança, entender como medir o desempenho dele em relação aos colegas e fornecer orientação profissional para que melhore em seu trabalho. Isso pode não ser tão simples, pois você precisa avaliar o progresso de alguém de maneira objetiva e imparcial, bem como garantir que o feedback seja acionável.

É aí que entra um modelo de avaliação de funcionários. Um modelo — ou template — ajuda você a classificar o desempenho do trabalho de alguém em relação a métricas predefinidas, tornando suas avaliações de desempenho mais rápidas e simples. Neste artigo, compartilharemos alguns modelos de avaliação de desempenho de funcionários, além de insights para ajudá-lo a melhorar seu processo de feedback.

Baixe este template

O que é um modelo de avaliação de funcionários?

Uma avaliação de funcionários é uma reunião realizada entre supervisores, gerentes, colaboradores e colegas de trabalho para discutir o trabalho de um funcionário específico, a conduta no local de trabalho e o progresso em direção às metas do negócio. Um modelo de avaliação de funcionários é a documentação escrita dessa discussão.

Embora você deva configurar as avaliações de seus funcionários de acordo com as particularidades de sua equipe e organização, uma avaliação de desempenho de funcionário eficiente deve contemplar:

  • Se o funcionário atingiu suas metas
  • Pontos fortes do funcionário e realizações no trabalho
  • Como o funcionário pode melhorar profissionalmente
  • Novas metas de desempenho nas quais o funcionário deve focar
  • Como o funcionário pretende progredir dentro da empresa e em sua carreira

Também é importante que os funcionários forneçam ao avaliador um feedback detalhado sobre sua função, equipe e organização. Esse feedback pode ajudar a melhorar os processos internos e resolver problemas no local de trabalho.

Baixar template do Excel

Por que usar um modelo de avaliação de funcionários?

Embora você possa conversar com seus funcionários diariamente sobre o trabalho, raramente terá tempo para abordar o desempenho deles de forma individual. Conduzir avaliações de desempenho abre um espaço para fazer exatamente isso e permite:

  • Classificar os funcionários de acordo com critérios objetivos para que você possa identificar os melhores talentos em sua equipe
  • Documentar como os funcionários evoluem em suas funções ao longo do tempo
  • Registrar um desempenho insatisfatório caso precise direcionar a situação
  • Conectar-se com os membros da equipe para que você possa abordar suas necessidades profissionais

Registrar as informações de sua avaliação de desempenho em um modelo também pode ajudar você a organizar seus pensamentos e conduzir uma análise mais completa. Além disso, é um documento que pode ser consultado ao buscar funcionários para novas funções ou cargos gerenciais.

Exemplos de modelos de avaliação de funcionários

Costumamos pensar na avaliação de funcionários como um feedback unidirecional por parte dos gerentes. No entanto, existem diversos formatos e estilos de avaliações que podem ser utilizadas para facilitar conversas dinâmicas e viabilizar o crescimento profissional.

Modelo de autoavaliação

Como o nome sugere, o modelo de autoavaliação é um documento que os funcionários usam para qualificar seu próprio trabalho. As autoavaliações aumentam o comprometimento dos colaboradores com seu desenvolvimento profissional, pois permitem que eles identifiquem seus pontos fortes e fracos. Conduzir uma autoavaliação antes da avaliação de desempenho também ajuda a orientar a discussão. Os funcionários podem usar o modelo para relembrar momentos específicos em que atingiram ou não suas metas e compartilhá-los na reunião.

Aqui está um modelo de autoavaliação que você pode experimentar com sua equipe:

a-template-for-people-to-self-assess-at-work

(Fonte da imagem)

Modelo de revisão por pares

Uma revisão por pares é uma avaliação escrita que os membros da equipe preenchem uns sobre os outros. Ela é crucial para o desenvolvimento de equipes saudáveis, uma vez que contribui para que as pessoas forneçam feedbacks acionáveis entre si. É também um ótimo exercício para fortalecer as equipes, pois abre espaço para “parabéns” e “obrigado”.

Modelo de avaliação de desempenho da equipe

Essa avaliação de desempenho foca em uma equipe, não em um funcionário individual. Esse modelo apresenta perguntas sobre o quadro geral da equipe, incluindo:

  • Nossas atividades de trabalho cotidianas estão nos impulsionando em direção às nossas metas?
  • Quais são as dificuldades enfrentadas pela equipe?
  • O que podemos mudar para trabalhar de forma mais inteligente e rápida?
  • Que habilidades faltam em nossa equipe?
  • Nosso método de definição de objetivos está orientando nosso desempenho?

Modelo de avaliação trimestral ou anual

As avaliações trimestrais ou anuais são revisões periódicas em que os gerentes e colaboradores analisam o desempenho de um funcionário durante o período em questão. Essas avaliações fornecem prazos, motivando os funcionários a agir rapidamente. Usar uma área de trabalho compartilhada como o Work OS da monday.com é muito útil para as avaliações, pois o trabalho realizado fica acessível facilmente em um único lugar.

Baixe este template

Modelo para reuniões de metas de desenvolvimento profissional

As reuniões de metas de desenvolvimento profissional concentram-se no progresso de um funcionário em relação às suas metas de trabalho. Essas reuniões podem seguir o formato G.O.O.D: Metas (Goals), Obstáculos, Oportunidades e Decisões, sendo:

  • Metas = “Quais são suas metas?”
  • Obstáculos = “O que está dificultando seu progresso em direção às suas metas?”
  • Oportunidades = “Como você superou uma barreira ou encontrou uma oportunidade de progresso?”
  • Decisões = “Quais são seus próximos passos e por quê?”

Aqui está um modelo que você pode experimentar:

a-template-using-the-GOOD-style-of-assessement

(Fonte da imagem)

Modelo de avaliação de gestores

A avaliação de gestores é uma pesquisa anônima enviada aos funcionários. Ela oferece a eles um espaço livre de julgamento para avaliar seu gerente e fornecer feedback sobre as formas positivas e negativas de como a empresa trabalha com a equipe. Os formulários da monday.com simplificam a criação e o envio de pesquisas, permitindo que os gestores criem um novo formulário — ou um quadro com visualização de formulário — de forma rápida.

Modelo de avaliação de funcionários da monday.com

Conduzir avaliações de desempenho usando um modelo para orientação é mais fácil porque ajuda a coletar o feedback de seus funcionários e fornece um documento para referência. A monday.com elaborou um modelo de avaliação de funcionários que fará com que suas reuniões ocorram sem qualquer dificuldade.

Ele inclui:

  • Colaboração em tempo real para que gerentes e funcionários possam editar o documento durante a avaliação de desempenho
  • Permissões de edição para que você defina quem pode visualizar e fazer alterações no documento
  • Elementos personalizáveis para que seja possível alterar o modelo de acordo com o branding ou as necessidades de sua organização
  • Imagens e vídeos para que você possa usar elementos visuais e tornar sua avaliação mais envolvente
  • Atualizações que permitem acompanhar as alterações feitas no documento para referência futura
  • Notificações para que você fique sabendo quando alguém adicionar qualquer conteúdo ao seu documento

Com nosso teste grátis, você pode usar o modelo de avaliação de funcionários da monday.com sem qualquer custo.

Baixe este template

Dicas sobre o modelo de avaliação de funcionários

Aqui estão quatro dicas para você aproveitar melhor o seu modelo de avaliação de funcionários:

1. Defina metas SMART

Metas como “melhorar a produtividade” são difíceis de medir, pois não fornecem nada tangível para a avaliação do desempenho. As metas SMART resolvem esse problema. Metas SMART são:

  • Específicas
  • Mensuráveis
  • Alcançáveis
  • Realistas
  • Possuem prazos determinados

Para definir uma meta SMART eficaz, experimente este formato: “Até [o próximo período de avaliação], [pessoa] irá [métrica] usando [estratégia].” Por exemplo, “até junho de 2023, Ana conduzirá pelo menos 10 reuniões de equipe na nova sala da empresa”.

2. Aproveite um modelo para iniciar uma conversa

Algumas organizações qualificam os funcionários apenas por meio de avaliações escritas. No entanto, essa abordagem diminui a compreensão dos funcionários sobre sua avaliação de desempenho e exclui a possibilidade de comentários e perguntas.

Em vez disso, garanta o alinhamento entre organização e seus colaboradores, aumentando também o engajamento. Você pode usar um modelo de avaliação para dar início a conversas bidirecionais e se conectar pessoalmente com os funcionários. A avaliação será mais proveitosa se ambas as partes entenderem seu propósito e valor.

3. Forneça meios de melhoria

Receber feedback negativo pode ser frustrante para muitos funcionários, especialmente se eles não souberem como resolver o problema abordado. Ao fazer críticas construtivas, sempre sugira maneiras de corrigir o problema. Por exemplo, se a crítica é que o funcionário sempre envia relatórios com erros gramaticais, sugira que ele use um software de verificação gramatical — ou então, pergunte o que ele precisa para melhorar.

4. Foque no futuro

Muitos gerentes restringem as avaliações de funcionários ao discutir somente suas funções atuais e ignorar seu avanço profissional. Esta é uma oportunidade perdida, pois discutir o futuro do funcionário permite que você encontre maneiras dele se desenvolver dentro de sua organização.

Não deixe de adicionar perguntas como “Qual é o emprego dos seus sonhos?” ou “O que você mudaria em seu emprego atual?” ao seu modelo. Use as respostas dos funcionários para encontrar oportunidades que permitam que as pessoas trabalhem com o que gostam.

Experimente nosso modelo de avaliação de funcionários

Perguntas frequentes sobre o modelo de avaliação de funcionários

O que deve constar em um modelo de autoavaliação?

Uma autoavaliação deve indicar se você atingiu ou não suas metas, realizações das quais se orgulha e áreas de melhoria nas quais deseja trabalhar. Você também deve definir novas metas para orientar seu desempenho futuro. É possível escrever sua avaliação manualmente ou usar um modelo de autoavaliação.

Devo pedir feedback do funcionário em um modelo de avaliação de desempenho?

Sim. Os funcionários interagem com a organização de maneira diferente da sua, e podem ver problemas e oportunidades que você desconhece. Pedir feedback também faz com que a equipe se sinta valorizada, tornando-a mais feliz e envolvida com a organização a longo prazo. Será muito mais fácil analisar um feedback e utilizá-lo de forma eficaz se ele tiver sido coletado usando um modelo.

Quais são as etapas do processo de avaliação de desempenho?

Para realizar uma avaliação de desempenho:

  1. Escolha um modelo de avaliação de desempenho e defina critérios para avaliar os funcionários
  2. Trabalhe com o modelo e avalie cada funcionário individualmente
  3. Reúna-se com o funcionário e discuta suas conclusões

Você deve pedir ao funcionário para autoavaliar seu desempenho antes de sua avaliação, permitindo que ambos se preparem para a conversa.

Como decidir qual sistema de classificação usar em um formulário de avaliação de funcionário?

Alguns modelos de avaliação de funcionários usam uma escala de classificação numérica — como 1 a 10 — enquanto outras usam uma escala Likert — como “insatisfatório”, “satisfatório” e “mais que satisfatório”.

A melhor escala para sua organização dependerá da função da pessoa que você está avaliando. Por exemplo, uma classificação numérica refletirá melhor seu desempenho se sua função for medida com KPIs quantificáveis, como vendas por trimestre. Se a função for flexível e envolver tarefas que você não pode medir com números, uma escala Likert permitirá que você avalie seu desempenho de forma mais completa.

Experimente nosso modelo de avaliação de funcionários

Comece já