Skip to main content Skip to footer
Gestão de tarefas

Modelo de planejamento mensal: qual a melhor opção?

Todos na monday.com Leitura de 10 minutos
Comece já

Um dos aspectos mais importantes da operação de um negócio é a gestão do seu cronograma. Um modelo de planejamento mensal pode ajudar com essa tarefa, apresentando todas as datas importantes que estão por vir. Dessa forma, você se mantém atualizado sobre reuniões de equipe, prazos de projetos e outros eventos significativos.

Neste artigo, vamos conferir como a criação de um modelo de planejamento mensal simples a partir de um template de calendário do Excel pode ajudar a manter tudo mais organizado e contribuir para o sucesso contínuo de seu negócio. Mas, antes de começarmos, é necessário ter uma definição clara do que é um modelo de planejamento mensal.

Baixe este template

O que é um modelo de planejamento mensal?

Um modelo de planejamento mensal é uma ferramenta simples, porém eficaz, para organizar eventos futuros, datas importantes e prazos de projetos em um único local. Ele permite programar as semanas e meses futuros para que você e os membros de sua equipe possam acompanhar seus volumes de trabalho.

Um modelo de planejamento mensal típico do Microsoft Excel ou do Google Planilhas apresentará um esquema para cada mês do ano em uma única planilha ou em doze planilhas individuais. Cada mês estará dividido em dias da semana, começando por domingo ou segunda-feira. Haverá também um espaço para anotações em uma coluna lateral, uma lista de tarefas pendentes integrada e rastreadores de orçamento e tarefas.

Acompanhar os eventos e cronogramas é crucial para a gestão de uma equipe com sucesso, mas também traz benefícios importantes para a gestão de projetos.

Baixar template do Excel

Por que usar um modelo de planejamento mensal?

A função de um cronograma mensal, também chamado de planner mensal, é autoexplicativa: ele fornece um panorama do cronograma, mapeando quais eventos e datas importantes estão se aproximando. No entanto, quando usado de maneira efetiva, ele também pode ajudar a simplificar a gestão de projetos, criar uma dinâmica de equipe harmoniosa e manter todos atualizados sobre os prazos de clientes.

69% dos profissionais envolvidos no planejamento de projetos afirmam que a alta gerência valoriza uma gestão de projetos eficaz. Uma vez que o cronograma é a base para a gestão de tarefas, um modelo de planner mensal pode ser essencial para atingir metas profissionais e criar fluxos de trabalho eficientes.

O modelo de planejamento mensal do Excel divide meses em semanas, e semanas em dias. Como num calendário escolar, ele mostra imediatamente um panorama com todas as datas futuras importantes, mas também é possível detalhar e ver quais tarefas individuais você tem diariamente.

Com um modelo de planner mensal, é menos provável que você seja surpreendido por prazos ou reuniões. É possível configurar um sistema de verificação periódica de seu cronograma para ter uma visão geral e garantir que tudo esteja em dia para a conclusão de suas metas de longo prazo. Isso também ajuda a evitar que você fique preso às minúcias de suas funções e responsabilidades cotidianas.

Quando você tem um planejador mensal, pode compartilhá-lo com sua equipe, mantendo todos alinhados. Sincronizar os calendários com o cronograma reduz o risco de prazos perdidos em projetos, uma vez que a responsabilidade é compartilhada. 20% do tempo no trabalho é ocupado pela colaboração em equipe, por isso é importante que os membros estejam equipados com ferramentas capazes de sincronizar seus fluxos de trabalho.

Os modelos de planejamento mensal provavelmente diferem de empresa para empresa, mas é importante observar alguns exemplos para analisar quais detalhes atendem às suas necessidades.

Alguns exemplos de modelos de planejamento mensal

De calendários de cronograma para campanhas de marketing a modelos para prazos de projetos, há muitas opções disponíveis. Vamos nos inspirar em alguns exemplos:

1. Modelo de planejamento mensal de marketing

example of a monthly marketing schedule

(Fonte da imagem)

Use o modelo de planejamento mensal de marketing para delinear sua estratégia em cada canal usado. Por exemplo, se estiver planejando destinar recursos para o marketing de mídias sociais, esse modelo pode ajudar a alocar o capital humano e financeiro necessário. Ele também permite acompanhar mensalmente o cronograma até a conclusão da campanha.

2. Modelo de planejamento mensal para reuniões

screenshot of monthly meeting plan

(Fonte da imagem)

Usar o modelo de planejamento mensal com lembretes automáticos é uma maneira poderosa e eficaz de acompanhar suas responsabilidades profissionais. Se você costuma esquecer alguns eventos, anotá-los em um cronograma como este e configurá-los como lembretes é uma maneira infalível de tê-los sempre em mente.

3. Modelo de planejamento mensal para prazos de projetos

example of a monthly schedule deadline template

(Fonte da imagem)

Os prazos podem pegar você de surpresa se seu foco estiver em outro lugar. É fácil destinar toda a atenção a um detalhe específico quando trabalhamos em um projeto. Para garantir que você nunca mais perca um prazo, configure um sistema de acompanhamento de prazos como este e receba um lembrete visual das próximas datas limite importantes.

Os exemplos acima certamente ajudarão no planejamento de suas atividades mensais, mas você pode se sentir limitado em relação à personalização ou à capacidade de incluí-los em seu fluxo de trabalho. Para editar eventos em tempo real, marcar colegas de trabalho, receber atualizações de status sobre o progresso das tarefas e manter todo o seu trabalho em um único lugar, você pode recorrer ao modelo de planner mensal da monday.com.

Modelo de planejamento mensal da monday.com

O modelo de planejamento mensal da monday.com para Excel é fácil de usar e pode otimizar seus esforços de organização do volume de trabalho. Com um modelo como esse, você permanecerá atualizado sobre vários projetos simultaneamente, cumprindo prazos e comparecendo pontualmente às reuniões.

O modelo faz todo o trabalho pesado — você só precisará inserir informações sobre suas atividades previstas para cada dia da semana. Dessa forma, o trabalho do mês seguinte não parecerá tão intimidante.

O modelo de planejamento mensal da monday.com é personalizável para atender às suas necessidades. Você também pode usar este modelo em conjunto com os templates de trabalho remoto e de planejamento semanal. Sincronizar seu cronograma com o de seus colegas pode facilitar a coordenação e a colaboração em projetos. O modelo é totalmente online para que sua equipe possa adicionar informações em tempo real.

O Work OS concede a você acesso a soluções eficazes de gestão de projetos que permitem mapear os marcos relevantes em uma interface centralizada, acessível a todas as partes interessadas. Com o Work OS, as equipes podem anexar ou vincular qualquer atividade no modelo a seus fluxos de trabalho, e marcar colegas para mantê-los atualizados.

A monday.com tem dezenas de modelos prontos e personalizáveis para que as equipes possam começar seus fluxos de trabalho imediatamente. De calendários de conteúdo a planners de trabalho diário, vejamos alguns outros modelos de planejamento mensal.

Baixe este template

Modelos relacionados

A monday.com tem vários modelos relacionados que podem ser usados em conjunto com o modelo de planejamento mensal.

Modelo de calendário de conteúdo

O modelo de calendário de conteúdo da monday.com fornece uma estrutura para todo o trabalho relacionado a conteúdo. Com ele, você pode mapear sua estratégia de marketing de conteúdo, incluindo datas de publicação, prazos principais e fluxos de trabalho relevantes.

Quando usado com o modelo de planejamento mensal, o planejador de calendário de conteúdo pode sincronizar suas responsabilidades de produção de conteúdo com todas as suas demais tarefas. Por exemplo, modelos de calendário como esse podem ser compartilhados com os departamentos de vendas e marketing para garantir uma abordagem coesa na produção de conteúdo.

Modelo de cronograma de trabalho remoto

O modelo de cronograma de trabalho remoto da monday.com permite que você gerencie uma equipe remota ou colabore com colegas de trabalho mesmo quando estiver fora do escritório. O modelo permite criar tarefas, delegá-las e executá-las de acordo com seus critérios e cronogramas.

Modelo de cronograma de trabalho diário

O modelo de cronograma de trabalho diário é um sistema de organização em nível micro para combinar com o cronograma mensal de nível macro. Se você tem muito trabalho para realizar dentro do cronograma mensal, o cronograma de trabalho diário pode ajudá-lo a organizar tudo o que você tem em mente listando suas tarefas pendentes para cada dia de trabalho.

Tem mais perguntas sobre os modelos de planejamento de cronograma? Respondemos a algumas perguntas frequentes abaixo.

Comece já

Perguntas frequentes sobre o modelo de planejamento mensal

Como criar um modelo de planejamento mensal?

Para criar um planner mensal, baixe o modelo da monday.com para Excel e adicione todas as informações relevantes nos campos correspondentes. Por exemplo, se você tiver uma reunião que acontece toda segunda-feira às 9h, adicione-a ao modelo para garantir que nunca se esquecerá dela.

Também é possível personalizar o planner mensal de acordo com suas necessidades e preferências. Por exemplo, você pode destacar com cores todos os prazos importantes, facilitando a identificação de prazos iminentes.

Como usar um modelo de planner mensal?

Você pode usar um modelo de planner mensal para organizar as informações relacionadas às próximas tarefas, reuniões e prazos. Para usá-lo, reúna todos os dados sobre suas atividades e deveres profissionais para o próximo mês e adicione-os à planilha. Em seguida, você pode ajustar o planner mensal de acordo com suas necessidades. Faça alterações como destacar com cores determinados eventos ou configurar lembretes recorrentes para personalizar o cronograma.

Se quiser mais opções de personalização, o modelo de planner mensal da monday.com pode ser uma boa escolha, pois permite que você ajuste facilmente o layout do cronograma de acordo com suas necessidades. Ao contrário de uma planilha, você não precisa se preocupar em configurá-lo sozinho — basta inserir as informações do seu cronograma e pronto.

Há algum modelo de planejamento mensal no Excel?

Sim, o Microsoft Excel tem diversos modelos de planejamento mensal prontos com diferentes temas e estilos. Dito isso, se não quiser nenhuma limitação em relação a suas opções de formatação, você pode usar o modelo de planejamento mensal personalizável da monday.com.

Como faço para criar uma programação de turnos no Excel?

Para criar uma programação de turnos em seu calendário mensal do Excel, digite os nomes de seus funcionários ou colegas de trabalho na primeira coluna. Em seguida, usando um código como “M” para manhã e “N” para noite, mapeie os funcionários que trabalharão em cada turno. Você pode abrir novas planilhas e copiar o modelo de planejamento mensal para o Excel se ele permanecer o mesmo por meses consecutivos.

Comece já