Skip to main content Skip to footer
Marketing

A melhor estrutura para equipes de marketing altamente eficazes

Todos na monday.com Leitura de 5 minutos
Comece já

O que separa equipes de marketing altamente eficazes daquelas que ficam rodando no mesmo lugar? Essa pergunta tem incomodado os gerentes de marketing desde sempre. Conforme o marketing passa por transformações, indo de revistas até televisores e aparelhos celulares, suas equipes mudaram suas estruturas para gerenciar seu trabalho. Mas qual é a estrutura mais eficaz? Ela pode não ser o que parece.

Voltando ao básico: definindo equipes de marketing 

Se sua empresa ainda não tiver um departamento dedicado a isso, talvez você não saiba por onde começar. Vamos começar do início. 

De acordo com a American Marketing Association, a definição de marketing está focada na criação e comunicação de mensagens valiosas para clientes, parceiros e outros públicos. Normalmente o objetivo é transformar esses públicos em clientes, mas outros objetivos, como melhorar a reputação da empresa, também podem existir.

Sua equipe de marketing, por extensão, é o grupo de funcionários que exercem essas responsabilidades dentro da sua organização. Você pode ter uma equipe de marketing totalmente interna, terceirizar tudo para uma agência de serviço completo ou ter uma combinação de contribuições de funcionários e de contratados.

Determinando os objetivos da sua equipe de marketing 

Antes de começar a montar sua equipe de marketing, você precisa saber claramente quais são os objetivos dela. Os objetivos da equipe dependerão do seu tipo de negócio, tamanho e muito mais. Mas eles podem incluir:

  • Coleta e análise de pesquisas de marketing
  • Aumento do reconhecimento e reputação da marca
  • Desenvolvimento de padrões de posicionamento e comunicação da marca
  • Criação de leads ou vendas qualificados
  • Planejamento e execução de campanhas para os objetivos acima

Quando a equipe começar a crescer, pode ajudar ter um estatuto ou roteiro da equipe de marketing que  ajudará a manter todos alinhados em torno dos objetivos escolhidos. A MindTools explica que tais estatutos “definem o propósito da equipe, como ela funcionará e quais são os resultados esperados”. Aqui na monday.com, usamos um ou dois KPIs principais para alinhar os objetivos em torno de cada projeto.

Em geral, eles serão semelhantes de equipe para equipe. O objetivo será encontrar, nutrir e converter potenciais clientes. Os resultados esperados estarão relacionados aos seus principais indicadores de desempenho, que dependem dos seus objetivos atuais. E como a equipe de marketing vai trabalhar dependerá de seus projetos e responsabilidades atuais. 

As responsabilidades da equipe de marketing geralmente incluem: 

  • Coletar e analisar pesquisas de mercado
  • Interpretar insights sobre a concorrência e sobre clientes alvo
  • Desenvolver um posicionamento da marca exclusivo
  • Determinar a mistura de mídia da marca
  • Planejar campanhas e promoções
  • Criar ativos de marca como elementos multimídia e textos
  • Colaborar com outros departamentos

Como você pode ver, o trabalho da equipe tem uma grande variedade de metas e tipos de projetos, e é por isso que construir a equipe de marketing certa para seus objetivos de negócios é tão importante.

Como construir uma equipe de marketing alinhada com sua organização

O foco da sua equipe de marketing às vezes precisará mudar rapidamente de um mês para o outro. Ela pode passar um mês realizando entrevistas, pesquisas e análises para realizar uma mudança no sistema de mensagens e, em seguida, precisar mudar para a publicação diária de conteúdo escrito e visual para o lançamento da mensagem. Ela pode mudar rapidamente de um canal de marketing para outro, exigindo ajustes na estratégia e no material.

Na monday.com, por exemplo, o foco da equipe de marketing é alcançar pessoas individuais, mesmo quando o marketing é feito para organizações maiores. As campanhas falam com uma pessoa dentro de uma empresa e sobre os problemas que essa pessoa enfrenta. O lugar onde a alcançamos pode mudar do Facebook para o Google para o YouTube ou incluir uma combinação dos três. Mas o objetivo continua o mesmo.

A melhor estrutura da equipe de marketing é a mais ágil

A característica mais importante para as equipes de marketing é sua capacidade de ser ágil. 

E o que raios é uma equipe de marketing ágil?

O marketing ágil é uma abordagem ou estrutura para o gerenciamento de projetos de marketing inspirado pelo gerenciamento de projetos ágil no desenvolvimento de software. Uma equipe de marketing ágil está estruturada intencionalmente e estrategicamente para seguir essa abordagem.

Por que isso é importante?

Para serem mais eficazes, as equipes de marketing precisam se afastar das estruturas convencionais e hierárquicas para que possam ser mais autônomas: os membros da equipe não podem esperar que os gerentes tomem decisões de cima para baixo que passam por toda a organização. 

Para manter o ritmo, as equipes devem ser capazes de tomar decisões em tempo real e trabalhar da maneira que lhes convém para alcançar seus objetivos. 

E Gartner concorda conosco, declarando: “Os CMOs devem criar uma gama diversificada e adaptável de recursos de equipe para manter suas marcas competitivas em meio a mudanças rápidas no mercado. Uma abordagem ágil cairia muito bem.”

A estrutura de equipe de marketing ágil mais eficaz para sua organização dependerá do setor, do perfil do cliente alvo e da mistura de mídias escolhida, mas também deve garantir que suas equipes possam tomar decisões rapidamente para reagir às necessidades e gostos dos clientes em constante mudança. 

Projetando fluxos de trabalho efetivos para equipes de marketing 

As equipes de marketing precisam ser capazes de projetar fluxos de trabalho eficazes, porque conforme a equipe cresce, ela e os projetos realizados se tornarão necessariamente mais complexos. Para manter todos alinhados e no caminho certo, confira nossos modelos de campanha da equipe de marketing para manter sua equipe em movimento.

 

 

Comece já