Skip to main content Skip to footer

Como liderar em momentos de crise?

Todos na monday.com Leitura de 7 minutos
Comece já

Líderes de start-ups de SaaS tiveram uma vida relativamente fácil na última década, construindo e gerenciando seus negócios em direção ao crescimento. Com a atual pandemia da COVID-19, esse tempo terminou de maneira abrupta e inesperada.

Agora entramos todos em um período de mudanças dramáticas e incertezas, nos campos pessoal e profissional, enquanto cuidamos de nossos negócios.

Essa época de preocupações com a saúde e bem-estar, isolamento social, fechamento de negócios e uma profunda queda do mercado financeiro exigem que mudemos de maneira drástica a forma como lideramos. E, para sobreviver a esse ambiente de “tempestade perfeita” sem precedentes, devemos adotar rapidamente uma mentalidade de enfrentamento de riscos como líderes empresariais, e fazer escolhas para sobreviver que poderiam alterar os negócios.

Se você quiser aumentar as chances de sobrevivência da sua empresa frente aos tempos de crise de uma pandemia mundial, será preciso liderar com convicção, enfrentar riscos e agir agora.

Veja abaixo o que você precisa fazer para encontrar a ousadia dentro de você e se tornar o líder que seus negócios, clientes, funcionários e investidores precisam e esperam.

Acreditar que “dificuldades dominadas são oportunidades conquistadas”

Com certeza, algumas empresas estão em uma posição melhor para dinamizar todo seu negócio e para adaptarem-se a esse novo ambiente, mas isso não significa que todas as outras devam perder as esperanças. Tudo depende de como você aborda e responde ao impacto da crise.

Um colega empresário que conheço fundou uma start-up de gerenciamento de eventos cujo sucesso comercial entrou em colapso repentinamente como resultado dos cancelamentos e do isolamento social relacionados à COVID-19.

Ao invés de ver o fechamento do negócio, demissões e falência como o destino inevitável de sua empresa por conta dessas circunstâncias, ele decidiu imediatamente mudar seu negócio e reconstruir seus produtos e serviços para o planejamento e a execução de eventos virtuais.

E, com essa transformação rápida e reinvenção, sua empresa agora é relevante para a atualidade e pode voltar para o jogo.

Assumir os riscos necessários

Agir de maneira radicalmente diferente do dia para a noite nunca vai ser fácil e sempre vai apresentar riscos. Mas o que funcionava bem para você antes da COVID-19 pode não funcionar ou fazer sentido agora. As pessoas não estão se comportando como de costume, as empresas mudaram, o mundo inteiro está diferente. E você não pode esperar os mesmos resultados positivos se estiver administrando seus negócios da mesma maneira que antes.

Eu mesmo aprendi essa lição bem rápido. A forma como eu gerencio e administro a monday.com — uma plataforma de Work OS baseada na nuvem — com meu cofundador Roy Mann precisou mudar dramaticamente de um dia para o outro.

Nós entendemos imediatamente o que essa mudança mundial para o trabalho remoto poderia significar para a monday.com e para o futuro do trabalho. Precisávamos mudar nossos negócios imediatamente para focar em soluções de trabalho remoto para atender as necessidades de nossos clientes, sejam as de agora ou as do futuro.

Provavelmente nunca voltaremos ao que lembramos como sendo normal. Quando tudo isso acabar, haverá uma nova versão do normal para enfrentar. É por isso que você deve seguir seus instintos e dar um salto adiante decisivo agora.

Balance a rotina diária de trabalho de todos

É importante ajudar sua empresa a focar-se novamente, pois não é fácil mudar de curso de uma hora para a outra quando você está em um navio relativamente grande, com maneiras de agir estabelecidas.

Apesar de termos feito muitas mudanças em nossos negócios no passado, a mudança de foco para o trabalho remoto foi, sem dúvida, a mais dramática. E, ainda que eu e Roy soubéssemos disso, o resto da empresa precisou de um pouco de tempo para entender.

Quando falamos inicialmente a todos para que tivessem novas prioridades e novos focos nas iniciativas de trabalho remoto, muitas de nossas equipes e forças tarefas abordaram essa mudança da mesma forma que qualquer outra.

Nossa equipe de Crescimento continuou a realizar testes A/B em nossa página inicial, fazendo pequenos ajustes e aguardando longos períodos pelos resultados, em vez de executar uma versão totalmente nova dedicada a pessoas trabalhando remotamente.

Ao mesmo tempo, nossa equipe de Produtos continuou trabalhando nos recursos que planejávamos lançar em dois meses, em vez de focar no que os clientes precisam agora para trabalhar de casa. O mesmo vale também para outras equipes.

Percebemos que, embora sejamos uma empresa ágil que muda de prioridades constantemente, ainda é difícil para as pessoas saírem radical e completamente dos planos e protocolos habituais de longo prazo.

Entendemos que precisávamos deixar claro como e por que precisávamos mudar de rumo.

Não deixe nada interferir com sua diretriz principal

Você precisa deixar bem claro para toda a empresa que está mudando os negócios e que todos precisam parar de fazer qualquer coisa que não seja absolutamente focada em seus novos objetivos e metas.

Roy e eu dissemos à equipe de gestão que não iríamos participar de nenhuma reunião que não fosse sobre o trabalho remoto, e que o mesmo valeria para todos os membro da equipe sob a liderança da equipe. Esperamos que todos, em todos os níveis da empresa, falem e pensem sobre  trabalho remoto , nada mais.

Essa decisão foi a única maneira de redefinir a mentalidade da empresa em relação à nossa mudança. E você também precisa fazer isso.

Comunique-se regularmente, honestamente e sem amaciar as notícias

Como líder ousado, você deve dar à sua equipe a confiança de que você fará tudo ao seu alcance para liderá-los nesses tempos difíceis. Celebre todos os seus grandes e pequenos sucessos, como conquistar um novo cliente ou adicionar um novo recurso de produto que o mercado está pedindo.

Criamos um canal de comunicação para celebrar todos os nossos sucessos e manter todos envolvidos para acompanhar o ritmo e entender que toda vitória é importante para o objetivo maior.

Mas é igualmente importante que você seja honesto quando erros são cometidos e as coisas não dão certo. Temos uma reunião retrospectiva semanal no final da semana e este é o momento no qual cada equipe reflete sobre a semana e compartilha as lições aprendidas com as iniciativas que não foram bem.

Se puder, agende reuniões virtuais regulares com toda a empresa para manter todos atualizados e informados sobre o que está acontecendo, seja bom ou ruim.

Reúna todos com você

Assim que a empresa estiver pronta para agir, dê a todos autonomia e confie neles para fazer o que acreditam que é certo, e permita que corram mais riscos. Encoraje o uso de metodologias diferentes e que as pessoas façam o que acreditam ser necessário para impulsionar a nova diretriz principal.

Tomar decisões com base nas emoções era a maneira como funcionávamos nos primeiros dias de nossa start-up, quando não tínhamos dados nos quais nos basear. Agora estamos usando ferramentas diferentes e tendo mais tempo cara a cara com nossos clientes, usando o feedback deles para entender como precisamos mudar e nos adaptar às necessidades mutáveis desses clientes nesse momento de mudanças.

E já ganhamos muito mais confiança e convicção por assumirmos riscos e realizarmos ações para ganhar novamente o controle sobre nosso destino, em vez de sermos afogados por essa tempestade perfeita.

Comece já