Skip to main content Skip to footer
Trabalho em equipe

5 melhores CRMs para garantir o sucesso no setor financeiro

Todos na monday.com Leitura de 9 minutos
Comece já

Assegurar que os clientes tenham uma ótima experiência nunca foi tão importante para o setor financeiro como agora.

Com uma infinidade de alternativas surgindo, de criptomoedas a contas multimoedas e soluções baseadas na nuvem, como PayPal e Venmo, não é de surpreender que muitos bancos estejam sentindo a pressão.

A questão é a seguinte: com os consumidores tendo suas necessidades individuais atendidas em tantos setores, eles passaram a esperar uma experiência cada vez mais pessoal — algo não tão prontamente oferecido por instituições financeiras tradicionais como pelo iFood, por exemplo.

É por isso que muitas instituições financeiras estão investindo fortemente em plataformas de CRM (gestão do relacionamento com o cliente), com o objetivo de oferecer aos clientes uma experiência personalizada que atenda às suas necessidades individuais e faça com que sintam-se valorizados.

Neste artigo, analisaremos os cinco melhores CRMs para serviços financeiros, ajudando você a escolher a plataforma perfeita para sua empresa.

Comece já com a monday.com

Antes de falar sobre os melhores CRMs: o que é um CRM (para o setor financeiro)?

Assim como em qualquer setor, CRM significa gestão do relacionamento com o cliente.

O termo é um tanto quanto ambíguo, pois pode se referir ao processo e à gestão do relacionamento com o cliente, bem como às plataformas de software conhecidas como CRMs.

Porém, na maioria dos casos (incluindo neste artigo), quando as pessoas mencionam CRM, estão se referindo ao software.

Os CRMs são amplamente utilizados, com 91% das empresas com mais de dez funcionários adotando algum tipo de plataforma para a gestão de clientes.

E essa indústria não para de crescer!

Por que usar um CRM para o setor financeiro?

Há uma série de benefícios que as instituições financeiras podem obter com o uso de um CRM, incluindo:

  • Converter mais leads em clientes
  • Personalizar e melhorar a experiência e a comunicação com os clientes
  • Aumentar a produtividade da equipe, facilitando o acesso a todas as informações relacionadas aos clientes
  • Possibilitar a coesão interna dos dados e eliminar os silos (reunindo todos os dados sobre um cliente em um só lugar)

E, com a crescente importância dos dispositivos móveis, a maioria dos CRMs para instituições financeiras também inclui um aplicativo móvel, que pode aumentar a produtividade dos funcionários em até 15%.

Existem algumas opções no mercado, mas vamos dar uma olhada nos cinco principais CRMs para instituições financeiras.

Os 5 melhores CRMs para o setor financeiro

1. monday.com

Eleito como o melhor CRM, a monday.com é o software de CRM que sua equipe financeira precisa para fechar negócios com mais rapidez.

Aqui você pode ter uma ideia do template de CRM altamente visual e abrangente da monday.com:

CRM template da monday.com

 

Benefícios específicos para o setor financeiro:

Ao usar a monday.com como software de CRM para o setor financeiro, as equipes podem compartilhar dados instantaneamente com outros membros, inclusive quadros com clientes (quando apropriado).

Você também pode personalizar seus quadros com colunas específicas, como a de relógio mundial, que dá aos seus representantes uma visão instantânea do horário na localização do cliente. É o fim das ligações às 4 da manhã!

Veja a monday.com funcionando como o melhor CRM do mercado:

 

Comece já com a monday.com

2: Salesforce Sales Cloud

Se o desenvolvimento e a comercialização de um novo CRM para o setor financeiro fosse um videogame, o Salesforce (com quase 20% de participação no mercado), seria o jogador que já chegou ao nível 100, não sai do sofá e se alimenta à base de Cheetos.

Mas essa analogia não é justa, porque ele é bonito demais para não sair de um sofá.

Sales Cloud é o CRM totalmente personalizável da Salesforce para vendas, marketing e suporte, atendendo aos mercados B2B e B2C.

Aqui está uma imagem do painel de controle do Sales Cloud:

Painel de controle Sales Cloud

(Fonte da imagem)

Benefícios específicos para o setor financeiro:

Um dos maiores benefícios de usar Sales Cloud como CRM para o setor financeiro são as percepções obtidas a partir da IA do software.

Usando inteligência artificial e aprendizagem automática, o Sales Cloud oferece a seus representantes de vendas e serviços acesso fácil às ferramentas de que precisam para tomar decisões mais inteligentes no que diz respeito ao relacionamento com os clientes.

O Sales Cloud analisa o comportamento dos clientes e pontua os leads, prioriza as atividades que apresentam melhores oportunidades e cria fluxos de trabalho para os representantes, garantindo um alto padrão de comunicação com os clientes.

Em suma, o Sales Cloud diz a seus representantes o que fazer e quando, com base no que a IA considera ser a melhor oportunidade.

3: SugarCRM

Um dos CRMs para instituições financeiras com nome mais estranho, a SugarCRM é uma plataforma de software que considera a experiência do cliente uma prioridade.

A SugarCRM usa inteligência artificial e os dados históricos de cada cliente a fim de fornecer a seus representantes percepções acionáveis para a gestão do relacionamento com os clientes.

Aqui está uma imagem:

Painel de controle SugarCRM

(Fonte da imagem)

Benefícios específicos para o setor financeiro:

É um dos CRMs mais acessíveis para instituições financeiras, oferecendo funcionalidades semelhantes às do Sales Cloud por cerca de metade do preço.

Apesar de ser relativamente acessível, a SugarCRM é uma plataforma poderosa que tem ajudado muitas organizações financeiras a crescer de forma acentuada e a manter taxas de retenção de clientes das quais qualquer um se orgulharia.

No entanto, a plataforma não se limita à retenção de clientes. A SugarCRM também oferece uma plataforma de automação de marketing chamada Sugar Market. Usando as duas em conjunto, sua instituição financeira passa a ter uma única fonte de informações, bem como uma plataforma integrada para marketing, vendas e serviços.

4: Creatio

Anteriormente conhecida como Bpm’online, Creatio é uma plataforma de baixo código para CRM e gerenciamento de processos de negócios (BPM).

BPM é uma modalidade de gestão de operações que envolve modelagem, análise, melhoria, otimização e automação de processos de negócios.

Aqui está uma visão rápida do painel de controle da Creatio:

Painel de controle Creatio

(Fonte da imagem)

Benefícios específicos para o setor financeiro:

Criar ou modificar um processo de negócio para qualquer pessoa envolvida em vendas ou serviços afeta indiretamente os clientes. A possibilidade de acessar e analisar os dois conjuntos de dados pode dar às instituições financeiras uma vantagem na criação de processos que não sejam favoráveis apenas aos negócios, mas que também melhorem a experiência do cliente.

Os sistemas avançados de automação de vendas da Creatio e a funcionalidade de arrastar e soltar fácil de usar resultam em uma combinação de automação e personalização. Isto traz o BPM — uma tarefa às vezes árdua e desnecessariamente complexa —para o campo visual e o torna acessível a todos os níveis de gestão de operações.

5. Microsoft Dynamics 365

A Microsoft dispensa apresentações, embora você possa não estar familiarizado com seu produto de CRM — o Microsoft Dynamics 365.

Um CRM poderoso para instituições financeiras, o Microsoft Dynamics 365 também é um dos CRMs mais usados, com mais de 100.000 usuários mensais.

Uma olhada no painel de controle de CRM:

Painel de controle Microsoft Dynamics 365 CRM

(Fonte da imagem)

Isso porque o Microsoft Dynamics 365 é, na verdade, um conjunto de produtos, indo um passo além dos CRMs tradicionais e incorporando uma série de produtos de ERP (sistema integrado de gestão empresarial) e análises poderosas.

Benefícios específicos para o setor financeiro:

Ao reunir essas duas importantes unidades de negócios, o Microsoft Dynamics 365 oferece aos líderes de instituições financeiras uma gestão de dados incrivelmente profunda e percepções eficazes para vendas, serviços, marketing, finanças e RH. Portanto, sim, há algo para praticamente todos os departamentos.

Por ser um produto da Microsoft, você pode esperar que ele funcione perfeitamente com outros softwares que você já utiliza (como o Office).

Conclusão

Estes são cinco dos melhores CRMs que você pode escolher para a sua instituição financeira, mas eles não são os únicos que existem.

Na verdade, há centenas, com inúmeras empresas oferecendo uma plataforma de CRM atualmente.

Isso pode fazer com que a escolha de uma solução de CRM pareça uma tarefa interminável, mas ao mesmo tempo em que você se preocupa em escolher a melhor opção para os dados de seus clientes, não se deixe atolar a ponto de não conseguir tomar uma decisão.

Comece ainda hoje com o template de CRM grátis da monday.com.

Comece já com a monday.com

 

Comece já