Obrigado por se inscrever! 🎉

Obrigado 🎉por se inscrever!

Verifique sua caixa de entrada para receber nossa newsletter mensal

Inscreva-se para receber nossa newsletter 😊

Quais são as habilidades do gerente de marketing que realmente importam?

Quais são as habilidades do gerente de marketing que realmente importam?

Todos na monday.com

As pessoas que trabalham no mundo do gerenciamento de marketing precisam ter um conjunto vasto de habilidades. Isso porque eles costumam realizar muitas funções e supervisionar muitas atividades diferentes.

Como o quê, você me pergunta? Copywriting. SEO. Anúncios pagos. Planejamento estratégico. Relatórios de dados, e muito mais. As tarefas de um gerente de marketing são muitas vezes diversas, para dizer o mínimo. 

Mas há uma habilidade que diferencia os bons gerentes de marketing dos ÓTIMOS gerentes de marketing. A empatia.

Nesta publicação, analisaremos mais profundamente o que os gerentes de marketing fazem e como eles podem se tornar líderes mais eficazes e empáticos.

O que um gerente de marketing faz depende de quem estiver respondendo a pergunta  

O que fazem os gerentes de marketing?

A definição da função de um gerente de marketing varia dependendo de quem estiver respondendo essa pergunta. Às vezes, os gerentes de marketing supervisionam grandes equipes com vários departamentos especializados, e outras vezes eles são um tipo de “show de uma pessoa só”.

Por exemplo: algumas organizações têm divisões dentro de grandes departamentos de marketing que incluem funções de gerente mais especializadas (como um gerente de marketing de conteúdo SEO, um gerente de marketing digital e/ou um gerente de marketing de redes sociais). 

Porém, em muitos casos, o gerente tem um papel multifacetado e supervisiona uma pequena equipe e/ou contratantes externos. Em vez de serem responsáveis por um tipo de marketing, esses gerentes geralmente olham para o panorama geral e trabalham em todos os canais, projetos e conjuntos de habilidades – enquanto fazem, ao mesmo tempo, malabarismos com diferentes objetivos de negócios. 

E gerenciar o marketing é mais do que executar a criação de conteúdo. É algo que requer alguém que possa equilibrar uma estratégia  criativa com detalhes do projeto e com os resultados comerciais necessários.

Resumindo: não há duas funções de gerente de marketing iguais. 

Descrição e responsabilidades do cargo do gerente de marketing

De um modo geral, a descrição do cargo de um gerente de marketing pode incluir coisas como:

  • Planejar e implementar a estratégia de marketing
  • Liderar campanhas e promoções de marketing 
  • Estabelecer metas e acompanhar o progresso de atividades focadas em marketing
  • Construir consciência da marca 
  • Monitorar e interpretar dados de marketing 

Campanhas de marketing que um gerente de marketing pode supervisionar incluem: 

  • Blog/marketing de conteúdo 
  • Marketing de Redes Sociais
  • Otimização para mecanismos de busca (SEO)
  • Marketing impresso 
  • Marketing de vídeo 
  • Marketing pago/PPC

Habilidades de liderança de gerentes de marketing eficazes 

Aqui estão três das principais habilidades que todos os gerentes de marketing precisam para ser líderes eficazes. Note bem: uma delas é um pouco mais difícil de aprender e implantar do que outras… mas pode ser a mais crítica de todas.

  1. Gerenciamento de projetos. Gerenciamento de projetos é uma habilidade essencial, pois os gerentes de marketing têm que ser capazes de administrar seu tempo com sabedoria e completar tarefas com eficiência (enquanto mantém vários pratos no ar). Ainda sobre esse assunto, as melhores equipes de marketing estão capacitadas para serem ágeis e podem responder rapidamente a novas situações (e têm as ferramentas para isso). Essa habilidade também traz resultados: dados  mostram que empresas com líderes que se concentram no gerenciamento de projetos efetivo gastam 28x menos dinheiro.
  2. Copywriting. Nem todos os gerentes de marketing são escritores treinados, mas hoje em dia todas as pessoas que trabalham em marketing precisam ser capazes de reconhecer a diferença entre um texto eficaz e um texto sem graça. “Mais do que em outros setores de negócios, a escrita é inseparável do marketing –esteja você fazendo uma proposta de projeto ou apenas enviando um tweet na conta do Twitter da sua empresa”, escreveu Kelly Konya, da empresa de comunicações IGPR.
  3. Empatia. Os gerentes de marketing mais eficazes lideram com empatia, ao compreender e criar uma relação com suas equipes. Eles tratam os membros da equipe com respeito e trabalham para ver cada situação através dos olhos da outra pessoa. Isso não só é ótimo para a moral, mas pesquisadores descobriram que 76% dos funcionários acreditam que a empatia de uma organização impulsiona a produtividade, e 70% dos funcionários dão aos líderes que implantam empatia o crédito por aumentar taxas de rotatividade mais baixas. Ao praticar empatia, os gerentes de marketing ajudam a construir uma equipe mais produtiva e sustentável.

De todas as habilidades necessárias para ser um gerente de marketing eficaz, a empatia é a mais difícil de desenvolver e colocar em prática. É uma habilidade crucial que irá ajudá-lo a se destacar e trazer seu marketing para o próximo nível… mas ela exige prática.

5 passos para se tornar um gerente de marketing com empatia 

A empatia é o que diferencia os gerentes de marketing de alto nível. Isso porque eles conseguem criar relações e empatia com os clientes da empresa e com os membros da sua equipe. Ao aprender a se colocar no lugar dos outros, eles se transformam de um gerente de marketing mais ou menos para um que impulsiona resultados, retém membros da equipe e mantém os parceiros felizes e motivados.

“A empatia é o ingrediente secreto que nos permite construir um produto incrível que resolve um problema”, disse Chen Rubinstein-Shaer, líder da equipe de aquisição de usuários na monday.com. “A empatia também é a característica que, por excelência, nos permite entregar a mensagem certa com o visual certo para o público certo. Desenvolver esse forte senso de comunicação por meio da empatia me ajudou a me tornar um profissional de marketing, gerente e pessoa melhor.”

Aqui estão algumas maneiras de se tornar um gerente de marketing com empatia.

  1. Coloque os relacionamentos em primeiro lugar 

Como diz o CEO da Learnloft, John Eades, “Um líder que coloca os outros em primeiro lugar cria uma cultura inspiradora e motivadora que inspira confiança entre seus funcionários”. Gerentes de marketing que são empáticos entendem o valor dos relacionamentos. Eles priorizam o conhecimento de cada indivíduo em sua equipe, se esforçam para desenvolver laços profundos com parceiros em diferentes departamentos internos e se esforçam para garantir que cada pessoa com quem interagem seja ouvida, compreendida e valorizada.

Mesmo que seja tentador se concentrar em resultados de negócios ou em ganhar elogios, gerentes de marketing empáticos colocam os outros antes de si mesmos e trabalham para servir o bem maior da organização (não a seus objetivos ou aspirações individuais.) 

  1. Concentre-se em uma tarefa por vez 

Para gerentes de marketing que cumprem muitas funções, é difícil manter o foco em um único projeto (muito menos uma única tarefa). Mas ser multitarefa não só é o que mais mata a produtividade, como também impede que os gerentes de marketing se concentrem profundamente em uma única atividade, conversa ou projeto. O Centro de Liderança Criativa concorda com a importância do foco: “Dar tempo e atenção aos outros promove a empatia, o que, por sua vez, melhora o seu desempenho e melhora a sua eficácia percebida.”

Os membros da equipe conseguem sentir quando os gerentes estão parecendo distraídos ou quando não estão totalmente presentes com eles. Com foco profundo, a qualidade do trabalho e a capacidade de se conectar com os outros vão melhorar.

  1. Aprecie o feedback honesto 

Junto com a capacidade de oferecer feedback, os gerentes de marketing precisam ser capazes de aceitar feedback com calma e sem ficar com raiva. Como diz a psicóloga Sherrie Campbell, “Pessoas empáticas conseguem aceitar feedback sem ficar defensivas.”

Incentivar sua equipe a ser honesta e aberta vai ajudá-la a confiar em você e a construir um senso de relacionamento mais forte. Aqui na monday.com, não acreditamos na estrutura de cima para baixo porque sabemos que as melhores equipes são colaborativas e abertas. 

  1. Faça perguntas

Os melhores gerentes aceitam que nem sempre têm todas as respostas, ideias ou soluções certas. Em vez disso, eles estão comprometidos a fazer perguntas, pois essas são uma ótima maneira de entender como os outros estão pensando e convidá-los a participar do processo de tomada de decisão. De acordo com o Ivey Business Journal, “Fazer perguntas permite que outros se envolvam no pensamento independente e criativo.”

Quando sua equipe está capacitada para pensar criativamente e desempenhar um papel na tomada de decisões, eles se apropriarão e se sentirão mais engajados com o resultado do projeto. Aqui na monday.com, acreditamos firmemente que as equipes fazem seu melhor trabalho quando são autônomas e capacitadas para trabalhar da maneira que quiserem.

  1. Expresse seu apreço e dê reconhecimento

Dizer obrigado é muito importante. Isso diz à sua equipe que você se preocupa com o trabalho deles e com o esforço que eles colocaram em um projeto, permite que todos saibam que são mais do que uma engrenagem na máquina do marketing que não para de girar, e mostra que eles são apreciados e valorizados. 

Acreditamos que os melhores gerentes dão reconhecimento e que aqueles que vão além e oferecem palavras de incentivo são os gerentes de marketing que promovem equipes fortes e colaborativas.

Como observado pela Harvard Business Review, “As pessoas querem se sentir amadas e apreciadas no trabalho – e se você não está dando isso a elas, você não está tendo sucesso como líder.” Ao mostrar às pessoas que elas são valorizadas, os gerentes de marketing ajudam suas equipes a ver o panorama geral. Separe um tempo para elogiar um trabalho bem feito.

Torne-se um gerente de marketing de alto nível

Seguindo os passos acima, os gerentes de marketing podem desenvolver um forte senso de empatia e construir uma equipe mais colaborativa e eficaz. Além disso, com as ferramentas certas, eles podem orientar equipes de forma mais eficaz e manter os projetos progredindo com a máxima produtividade.

Quer começar agora? Baixe nosso template do calendário de marketing e comece a ter uma visão geral do trabalho de suas equipes em um relance. 

Obtenha agora seu template do calendário de marketing!

 

Não consegue se cadastrar?
Contate-nos. Estamos disponíveis 24/7.