Obrigado por se inscrever! 🎉

Obrigado 🎉por se inscrever!

Verifique sua caixa de entrada para receber nossa newsletter mensal

Inscreva-se para receber nossa newsletter 😊

6 itens essenciais para uma estratégia criativa eficaz e o que fazemos na monday.com

6 itens essenciais para uma estratégia criativa eficaz e o que fazemos na monday.com

Todos na monday.com

Estilos de liderança autoritativos e sistemas de trabalho altamente prescritos não conseguirão engajar ou inspirar. Além disso, eles vão esmagar a criatividade. Fazer com que sua equipe criativa trabalhe em conjunto sem problemas, aproprie-se do trabalho e fique totalmente engajada requer uma mentalidade de liderança diferente, que atenda às maneiras específicas como os criativos pensam e trabalham.

Antes de mergulharmos nas técnicas de liderança para líderes de equipe criativos, vamos falar do básico.

O que é uma equipe criativa?

O objetivo principal de uma equipe criativa é projetar e executar campanhas que incentivem um público-alvo a comprar produtos ou serviços de uma empresa. A equipe também é responsável por criar uma imagem de marca consistente para a empresa através de sua aparência, voz e mensagens.

Fazer isso efetivamente exige que cada membro da equipe criativa possua um entendimento profundo dos objetivos de negócios do cliente ou da organização, do público-alvo, dos valores e visão. Então eles devem usar todas essas informações para desenvolver maneiras criativas de embalar e apresentar uma nova mensagem, seja em anúncios, e-mails, sites, outdoors ou no produto em si.

Estrutura e funções da equipe criativa

Uma equipe criativa será diferente dependendo do tipo de empresa em que está. Por exemplo, uma equipe criativa em uma agência de publicidade é composta por redatores, editores, designers gráficos, desenvolvedores e produtores, e é liderada por um diretor criativo.

Em muitos outros setores, como em empresas de alta tecnologia, as organizações que têm a sorte de ter uma equipe criativa interna geralmente a colocam no departamento de marketing. Da mesma forma, as funções nessa estrutura serão compostas por redatores, designers gráficos, designers de UX/UI, editores e desenvolvedores. Elas também podem incluir pessoas cujo trabalho é gerenciar cronogramas e recursos do projeto ou coordenar informações de outros departamentos.

Como gerenciar uma equipe criativa: 6 princípios a serem seguidos

Os líderes de equipe criativa mais bem-sucedidos compreendem a importância do trabalho em equipe. Eles buscam criar uma cultura de colaboração, responsabilidade e engajamento, sabendo que essas características permitirão que cada indivíduo tenha um desempenho no mais alto nível. Isso é feito mantendo-se em sintonia com as necessidades de cada membro da equipe e ajustando seu estilo e técnicas de liderança de acordo.

Veja abaixo seis princípios essenciais para os líderes de equipes criativas.

  1. Busque inspirar

Os melhores líderes de equipes criativas são líderes inspiradores. Não queremos dizer que eles devam tentar ser a musa de alguém. Mas seu estilo de liderança é de apoio e empoderador. Os líderes mais eficazes sabem que, ao criar condições positivas para a equipe, os criativos encontrarão a inspiração de que precisam para se engajar e ter o maior nível de desempenho.

Uma liderança empoderadora valoriza a autonomia, mas, ao mesmo tempo, enfatiza o coaching. Isso inclui liderar pelo exemplo, manter todos os membros da equipe informados e tomar decisões participativas o máximo possível.

  1. Lidere pelo exemplo

O papel dos líderes de equipes criativas é semelhante ao papel do maestro de uma orquestra. Eles estão na frente do grupo para fornecer orientação e manter todos os membros sincronizados, e são observadores perspicazes. Quando é hora de mudar de rumo ou parar, o líder é rápido e decisivo, sabendo que isso é fundamental para deixar toda a equipe confiante em sua decisão.

Coordenar uma equipe de marketing sem uma estratégia criativa é como tentar dirigir para algum lugar sem saber para onde você precisa ir, quanto tempo levará ou em que direção está indo. Claro, você pode ter uma jornada interessante, mas você provavelmente vai desperdiçar muito tempo e combustível, sem garantia de chegar ao destino certo.

Desenvolver uma estratégia criativa eficaz lhe dá a clareza e o know-how para garantir que cada membro da equipe entenda sua função, os recursos sejam usados com sabedoria, os ativos sejam criados com intenção e os resultados alcançados atendam às suas metas de marketing.

Embora possa parecer que você não tem tempo suficiente para elaborar um plano detalhado, ter a estrutura e a orientação de uma estratégia criativa na verdade vai possibilitar um trabalho mais rápido e eficaz. Neste post abordaremos os detalhes de uma estratégia criativa, como você pode criar uma do zero e o que fazemos na monday.com.

O que é uma estratégia criativa?

Sua estratégia criativa é o mapa que o levará ao seu destino no exemplo acima. Ela diz onde você está e para onde precisa ir. Ela dá informações sobre o terreno e como se preparar e permite calcular a distância para que você saiba de quanto combustível precisará.

Com sua estratégia criativa, você criará um plano tático para atingir as metas de negócios e marketing da sua empresa. Seu plano vai delinear cada aspecto do que você precisará fazer, desde as mensagens que escreverá, os canais que usará e até o orçamento necessário. Ele define quem é seu público-alvo, como alcançá-lo, o que dizer e quando.

Ao desenvolver uma estratégia criativa criteriosa, você pode garantir que sua equipe realize o que se propôs a fazer, e que não está apenas desperdiçando combustível. 

Como desenvolver uma estratégia criativa em marketing: alcançando o sucesso

Equipes de marketing geralmente não têm tempo ou orçamento a perder. Alcançar o sucesso significa ser inteligente sobre o que você faz e como você faz. Para desenvolver uma estratégia criativa eficaz, lembre-se das três dicas a seguir:

  • Ela deve ser orientada para objetivos e focada. Sua estratégia criativa deve responder  porquê, o que e comovocê vai alcançar um determinado objetivo. Compreender qual é esse objetivo e garantir que ele receba o apoio de cada componente da estratégia é essencial para permanecer no caminho certo.
  • Preste atenção ao tempo. Provavelmente você terá um tempo limitado para atingir seu objetivo. Ao incluir uma timeline em sua estratégia, você pode ajudar cada membro da equipe a manter o andamento do projeto e evitar problemas de última hora.
  • Compartilhe-a com todas as partes interessadas relevantes. Atingir sua meta de marketing exige um alto nível de colaboração, o que significa que cada parte interessada deve ver e entender a estratégia criativa. 

Lembre-se de que sua estratégia criativa é seu mapa ou planta. Ela serve de guia, mas não deve ditar todos os mínimos passos do caminho. Detalhes são úteis, mas não se empolgue. Ao criar sua estratégia criativa, verifique se há espaço de manobra para que sua equipe possa se adaptar aos desafios inesperados que podem surgir. 

6 itens essenciais em sua estratégia criativa

Agora que você tem uma ideia sólida do que sua estratégia criativa o ajudará a alcançar, vamos mergulhar no que ela deve incluir e em como executá-la.

  1. Defina claramente seus objetivos

Compreender o que você está tentando alcançar é fundamental para escrever uma estratégia eficaz, integrar todas as partes interessadas e alcançar os resultados desejados. Por exemplo, se seu objetivo é aumentar o envolvimento online com os clientes, sua estratégia será muito diferente do que se seu objetivo for aumentar a geração de leads em 20%.

Antes de entrar em ação, reserve um tempo para anotar quais são seus principais objetivos. Isso informará todas as etapas subsequentes que você vai realizar, incluindo quanto orçamento você precisará, quais recursos você alocará a isso, o que você dirá e como o dirá. Depois de solidificar seus objetivos, compartilhe essas informações com todos os envolvidos em dar vida a eles. A compreensão completa da equipe é crucial para a colaboração e o alinhamento eficazes.

  1. Escreva uma declaração de estratégia criativa

Uma declaração de estratégia criativa descreve o objetivo de sua iniciativa ou campanha. Normalmente ela tem uma ou duas frases e inclui a proposição de valor de seus serviços, e também quais públicos-alvo serão buscados. A declaração deve responder à pergunta: “Como podemos convencer os clientes a comprar nossos produtos ou serviços em detrimento dos de um concorrente?”

  1. Determine seus KPIs

É impossível medir o sucesso ou o fracasso sem ter métricas para avaliar suas iniciativas, o que torna a escolha dos principais indicadores de desempenho um passo importante no desenvolvimento de sua estratégia criativa. 

Novamente, seus KPIs dependerão de quais são seus objetivos. Depois de definir o que você está tentando alcançar, pense no que precisará saber ao longo do caminho para determinar se está obtendo sucesso. Por exemplo, se seu objetivo é aumentar o envolvimento online com seus clientes, alguns de seus KPIs podem ser quantas impressões suas postagens nas redes sociais obtêm, quantas curtidas/comentários e quantas menções você recebe nas postagens dos clientes. 

Você também precisará determinar como medir cada um dos KPIs. Você quer atingir um determinado número de impressões até o final do trimestre ou deseja aumentar o número de impressões em uma determinada porcentagem a cada semana? Ao criar seus KPIs, você precisará considerar o que medir e como.

  1. Decida sobre seus canais de mensagens e marketing

Depois de saber o que está tentando alcançar e como o progresso será avaliado, você estará pronto para começar a criar os produtos que seus clientes verão, seja uma campanha publicitária digital, um comercial, e-book, outdoor, uma combinação destes , ou alguma outra coisa.

Nesta etapa, você precisa decidir o que vai dizer, como deseja dizer, como posicionar o que vai ser dito no contexto mais amplo da sua marca, como a mensagem será e onde ela aparecerá (por exemplo, quais canais serão usados). A duração, o tom e o estilo de suas mensagens devem ser consistentes com seu objetivo geral e devem fazer sentido para o público-alvo. 

  1. Defina um orçamento

Criar um orçamento preciso é parte integrante da sua estratégia criativa. Seu orçamento paga pelo combustível que abastece seu carro – é com ele que você consegue produzir todo o trabalho que lhe permitirá alcançar seu objetivo de marketing.

Para definir um orçamento preciso, você deve primeiro entender o verdadeiro escopo de sua iniciativa, incluindo:

  • Que tipos de resultados você produzirá
  • Quanto você dependerá de marketing pago x marketing orgânico
  • O custo dos serviços pagos (incluindo a exibição de anúncios on-line, fornecedores pagantes e possivelmente a compra de novo software)
  • Por quanto tempo você precisará pagar por todas essas coisas
  1. Crie uma timeline

Criar uma timeline é essencial para sua estratégia criativa, não só porque ajuda a criar um orçamento realista, mas também porque permite que todos os interessados relevantes permaneçam na mesma página. Quando cada membro da equipe contribuinte entende o que deve entregar e quando, você pode garantir que o projeto avança sem problemas e lidar rapidamente com os obstáculos que surgirem.  

Exemplo de estratégia criativa: monday.com

Sabemos que transformar dicas conceituais em ação pode ser difícil. Para ajudar, veja aqui nossa estratégia criativa na monday.com. 

Objetivo: nosso principal objetivo é distinguir a monday.com como a principal plataforma para gerenciar fluxos de trabalho, projetos e equipes de qualquer tamanho com facilidade. Queremos mostrar aos possíveis clientes e usuários atuais que a monday.com elimina a necessidade de perseguir os colaboradores em busca de atualizações nos projetos, evita esforços duplicados e garante que o trabalho nunca saia de vista.

Declaração de estratégia criativa: “Nosso objetivo é distinguir a monday.com como a plataforma de escolha para gerenciar fluxos de trabalho, projetos e equipes de qualquer tamanho com facilidade. Nossas campanhas demonstram quão flexível, intuitiva e visual é a plataforma, facilitando o uso e levado o trabalho em equipe para o próximo nível. Nosso público-alvo são gerentes que lideram equipes de mais de 10 pessoas, mas também prestamos atenção a funcionários individuais, que podem usar nossa avaliação gratuita e recomendar a plataforma ao gerente.”

KPIs: nosso foco são dois KPIs primários:

  • Melhoria da marca: realizamos pesquisas localizadas e medimos visitas a sites para entender como o interesse em nossa marca cresce com o tempo. 
  • Viralidade: medimos o envolvimento nas mídias sociais, como, por exemplo, quantas pessoas compartilham, curtem e comentam em nossos anúncios.

Canais de mensagens e marketing: nossas mensagens mudam para caber em cada uma de nossas campanhas, mas sempre falamos sobre as dificuldades individuais de nossos usuários em linguagem clara e simples. O tom é atrevido, casual e leve. Além dos canais de marketing digital on-line, realizamos campanhas em outdoors, anúncios de metrô, estações de rádio e plataformas de streaming on-line, como podcasts.

Timeline e orçamento: esses elementos de nossa estratégia criativa dependem da campanha específica em que estamos trabalhando.

Dê vida à sua estratégia criativa

Ao focar nos principais componentes que descrevemos acima, você pode criar uma estratégia criativa útil que ajuda a garantir que você usa com sabedoria o orçamento, tempo e energia de sua equipe. Você terá um plano bem pensado para atingir seus objetivos e a infraestrutura para dar vida a eles. 

Parte da execução eficaz da sua estratégia criativa é garantir que sua equipe esteja equipada com as ferramentas certas para desempenhar suas funções. Ao dar a cada membro da equipe a capacidade de colaborar e a manter o controle de seu trabalho, você pode executar sua estratégia criativa enquanto permanece no caminho certo.

Não consegue se cadastrar?
Contate-nos. Estamos disponíveis 24/7.