Em todas as organizações, existe uma visão global e metas gerais que estimulam as pessoas a trabalhar firme e unem toda a equipe. E existem as necessidades únicas do dia a dia: pedidos de clientes, mudanças de prioridades e alterações de última hora. Para criar uma organização eficaz, é preciso encontrar o equilíbrio entre os dois aspectos — é aqui que as equipes ágeis entram em cena.

O que são equipes ágeis?

Equipes ágeis são um conjunto multifuncional de funcionários, freelancers ou contratados que se juntam para resolver um problema específico ou cumprir uma meta determinada. Elas devem incluir todos os profissionais necessários para finalizar o projeto e torná-los totalmente independentes de influências externas.

Enquanto as estruturas e definições de sucesso das equipes tradicionais dependem de processos e produtos, como a inclusão de uma nova funcionalidade ou integração até uma data específica, as equipes ágeis têm como foco gerar o impacto mais relevante possível. Isso significa concentrar-se mais na necessidade do cliente e na forma como o usuário final vai interagir com o produto final. Para chegar ao produto final mais relevante, as equipes ágeis precisam aceitar alterações de último minuto, às vezes inconvenientes.

Funções dentro de uma equipe ágil

As metas de uma equipe ágil estão muito claras, mas como criar uma equipe desse tipo? Algumas funções principais devem estar presentes em qualquer equipe ágil para garantir sua eficiência e evitar dependências. Um aspecto importante ao criar sua equipe ágil é o tamanho — para a maioria das equipes ágeis, é recomendável incluir entre cinco e oito membros. Pense nisto: se vocês não cabem confortavelmente em uma sala (ou em uma sala do Zoom) para conversar, sua equipe provavelmente é muito grande.

Vamos conferir os principais players que compõem uma equipe ágil:

Product Owner

Normalmente em contato com as principais partes interessadas, o product owner é responsável por alinhar o projeto com metas de longo prazo e garantir que as coisas não saiam do caminho. Para manter todos na mesma direção e focados nas principais metas, o product owner também assume a responsabilidade pela comunicação interna. Ele se certifica de que todos os membros da equipe estejam cientes das atualizações e mudanças que podem afetar seu projeto.

Scrum master

Você pode pensar no scrum master como o gerente da sua equipe no dia a dia. Ele cuida da priorização diária, certifica-se de que a equipe esteja trabalhando bem em conjunto e impõe a prática do trabalho ágil em equipe. O scrum master deve ter alguma experiência de trabalho com equipes ágeis. E também deve focar em remover obstáculos e distrações, para que a equipe trabalhe de forma altamente eficaz.

Membro da equipe

Os membros da equipe são aqueles que põem a mão na massa. Eles são os criadores e construtores que implementam a visão do product owner e consultam o scrum master para garantir que tudo esteja seguindo sem problemas. Eles podem ser redatores, designers, desenvolvedores, videógrafos ou qualquer função similar. A meta dos membros da equipe é executar rapidamente sem comprometer a qualidade.

A ART das equipes ágeis

Implementar o chamado “agile release train”, ou ART, é uma ótima maneira para organizações e empresas de maior porte gerenciarem equipes ágeis. Uma ART é basicamente uma equipe de equipes ágeis que se juntam para se concentrar em objetivos comuns e predeterminados. Essas ARTs são compostas de oito a quinze equipes ágeis que abrangem todas as especialidades necessárias para executar iniciativas. Aquilo em que a ART se concentrará a cada sprint é determinado em um evento de planejamento de PI. Nele, todas as equipes ágeis dentro de uma ART se reúnem para planejar seus incrementos de produto para os próximos dois a três meses. Seguindo o planejamento de PI, cada equipe ágil deve compreender as metas da ART e o que se espera que elas entreguem no final do sprint.

Como criar uma equipe ágil altamente funcional

Manter-se totalmente comprometido com uma estrutura de equipe ágil significa sempre lembrar a você e sua equipe as verdadeiras metas e motivadores que os mantêm em movimento e que definem onde vocês investem seu tempo. Para isso, pode ser melhor definir exatamente quais são as metas de uma equipe ágil altamente funcional para usar como guia quando seu caminho começa a se desviar.

7 metas de equipes ágeis altamente funcionais

7-metas-de-equipes-ágeis-altamente-funcionais

Equipes ágeis distribuídas

Existe uma convicção generalizada de que as equipes ágeis trabalham melhor juntas. Há uma série de motivos para isso, da criatividade e  resolução de problemas, que costumar ser mais robustas com equipes presenciais, até a capacidade de executar em níveis mais altos. Apesar disso, trabalhar presencialmente com sua equipe ágil nem sempre é uma opção.

Isso não significa que você não possa criar equipes ágeis altamente eficazes e motivadas por meio do trabalho remoto. Para garantir que tudo permaneça organizado e ágil, você precisará de maneiras para definir metas com clareza e se comunicar rapidamente ao longo do dia. E ainda manter todos imediatamente atualizados quando houver mudanças. Para montar a equipe ágil remota ideal, recomendamos três práticas e três ferramentas:

  1. Zoom para sincronizações de equipe e retrospectivas

Transformar a sincronização em hábito e se comprometer com reuniões de retrospectiva garantirá que sua equipe continue se sentindo uma equipe. E que todos estejam comprometidos com a melhoria contínua.

  1. monday.com para planejamento geral e alinhamento entre equipes

Uma Work OS onde todas as equipes planejam, monitoram e executam seu trabalho diário garante que todos acessem atualizações importantes, arquivos e planejamento de projetos. É simples começar o planejamento de uma equipe ágil através de um quadro organizado capaz de reunir a todos.

monday.com-para-planejamento-geral-e-alinhamento-entre-equipes

Conheça o template de planjemaneto de sprints!

  1. Slack para conversar ao longo do dia

Fazer perguntas rápidas ou conversar com os membros da sua equipe é sempre fundamental, não importa onde você esteja. É por isso que o Slack pode ser um ótimo complemento para qualquer equipe ágil remota. Ele também inclui uma integração que permite exibir mensagens importantes na monday.com, para manter todos atualizados.

Comprometer-se com uma estrutura de equipe ágil e cumprir isso pode ser um desafio quando nos confrontamos com a altíssima velocidade dos negócios e suas necessidades conflitantes. Mas lembrar constantemente você e sua equipe sobre suas metas principais e manter um sistema organizado para manter todos no rumo pode garantir que sua equipe continue ágil, eficaz e responsiva.