Skip to main content Skip to footer
Gestão de projetos

Kanban: organize seus projetos visualmente

Todos na monday.com Leitura de 6 minutos
Comece já

De forma simplificada, essas são as três categorias de um quadro Kanban tradicional: A fazer, Fazendo, Feito.

Um quadro Kanban é uma placa de sinalização. Na verdade, em japonês, Kan () significa “sinal”, e Ban () significa “placa”. Então, literalmente, placa de sinalização!

Os quadros Kanban tornaram-se populares no Japão do século XVII como uma tática de marketing usada pelos proprietários de lojas que queriam rapidamente — e visualmente — informar os transeuntes sobre suas ofertas. De muitas maneiras, esses kanbans japoneses foram precursores dos letreiros de néon do início a meados do século XX… que agora foram substituídos principalmente por painéis de publicidade digital.

Mas foi somente no final da década de 1950 que o Kanban começou a ganhar força em grandes corporações.

Taiichi Ōno, um engenheiro industrial que se juntou à Toyota Motor Company (também conhecida como Toyota) no início da década de 1940, subiu rapidamente na hierarquia. Em meados da década de 1950, Ōno começou a estudar maneiras de reduzir o desperdício — superprodução, ineficiências no transporte e no inventário, e assim por diante. Depois de visitar o varejista sediado nos EUA, Piggly Wiggly, Ōno adotou um “novo” método para acompanhar a demanda da fábrica da Toyota. Ele chamou isso de “novo sistema” Kanban.

Avançando para o início dos anos 2000, e, graças em grande parte ao Manifesto Ágil, houve um grande salto no uso do Kanban. O Manifesto também deu origem a termos e conceitos como o scrum, desenvolvimento enxuto de software e, de forma mais abrangente, ao gerenciamento ágil.

Um breve adendo ao Kanban: Cascata x Ágil

O modelo cascata é uma abordagem linear de gerenciamento de projetos. Criar requisitos. Obter aprovação de todas as partes interessadas. Mapear o que precisa ser feito — por quem e quando — e seguir o processo “em cascata”, completando uma tarefa de cada vez até entregar o produto ou solução final desejada.

O método em cascata é baseado em dependências — cada fase não pode ser iniciada até que a anterior tenha sido concluída.

Ele tende a funcionar melhor em indústrias e em projetos altamente replicáveis, geralmente inflexíveis, permanecendo, na maioria das vezes, semelhante de projeto para projeto.

O ágil, por outro lado, é conhecido por sua flexibilidade e iterações rápidas. Os requisitos iniciais do projeto muitas vezes mudam e evoluem. Esse método não se baseia em dependências, uma vez que o trabalho é executado simultaneamente, através de uma série de sprints.

Observação: as metodologias em cascata e ágil são discutidas com mais detalhes em Metodologia ágil x em cascata: qual tipo de gerente você é? 

A evolução do Kanban para quadro e software

O Kanban percorreu um longo caminho desde os anos 1600, mas, em sua essência, ele é ainda um método de comunicação visual que ajuda a colaboração mais eficaz entre as equipes.

E, dependendo de para quem perguntar — ou de qual pesquisa online realizar —, você pode encontrar uma série de nomenclaturas: Kanban Pessoal. Metodologia Kanban. Cartões Kanban. Quadro Kanban. Kanban software. Scrum Kanban. Equipes Kanban.

Os termos e frases acima — apesar das sutis diferenças — estão intimamente relacionados. Para simplificar, aqui estão as definições rápidas:

Kanban: método para comunicar ideias de forma rápida, fácil e visual

Quadro Kanban: uma maneira de implementar o método Kanban

Software Kanban: ferramentas e soluções (e plataformas como a monday.com) que incluem quadros e templates Kanban

Um quadro branco + uma pilha de post-its + uma caixa de marcadores podem criar um quadro Kanban primitivo, mas bastante eficaz. Basta criar três colunas, rotular cada uma como “A fazer”, “Fazendo” e “Feito” usando sua cor de marcador favorita, e começar a criar notas de post-it com as várias tarefas que sua equipe precisa realizar.

Esta versão física do Kanban é perfeita para projetos muito pequenos e simples. No entanto, como acontece com a maioria das ferramentas analógicas básicas, a coisa começa a complicar quando se tenta colaborar com várias pessoas em muitos locais (ou fusos horários).

É aqui que o Kanban online desempenha um papel muito maior. De quadros básicos e relativamente inflexíveis até soluções e plataformas totalmente personalizáveis, o software Kanban vem em uma variedade de opções, dependendo de quem está usando e para qual finalidade .

Uma das grandes vantagens do método Kanban é que quase todos os departamentos de sua organização podem se beneficiar do seu uso, por exemplo:

  • Equipes de engenharia para gerenciar o desenvolvimento de software
  • Equipes de marketing para organizar projetos de conteúdo
  • Equipes de RH para elaborar planos de contratação e integração
  • Equipes de finanças para descobrir maneiras de melhorar processos estagnados

De alguma forma, o Kanban online está presente em todos os aspectos de uma organização moderna.

O Kanban como plataforma

 

Como técnica de gerenciamento de projetos, o método Kanban garante que os usuários saibam exatamente o que fazer, priorizem tarefas, vejam os pontos críticos rapidamente e adéquem o WIP (work in progress) à capacidade da equipe.

E, embora não faltem opções de software Kanban no mercado, a maioria delas são soluções autônomas — aquelas que não necessariamente se integram em todo o seu fluxo de trabalho. 

Na monday.com, pensamos no trabalho… de forma diferente. A plataforma Work OS da monday.com se adapta às suas necessidades, mantendo as equipes alinhadas. Nós capacitamos as organizações a se comunicarem e colaborarem em um espaço de trabalho compartilhado.

Nosso software Kanban se encaixa perfeitamente nessa estrutura. Mais especificamente, a visualização Kanban da monday.com é uma maneira fácil de criar uma visualização Kanban de qualquer quadro. Quer mais? Altere o status das tarefas arrastando e soltando-as entre as colunas.

É como mover aquela nota adesiva de uma coluna para outra no quadro branco!

E essa não é a única visualização que você pode criar.

Para produção, por exemplo, em vez de “A fazer”, “Fazendo” e “Feito”, essa visualização ajuda os membros da equipe a saber quando um elemento está “Totalmente abastecido”, “Acabando” ou “Precisa ser encomendado novamente”. 

Pronto para começar a usar o Kanban com a monday.com?

Você está pronto para usar quadros Kanban para classificar os processos da sua equipe? Se ainda estiver em dúvida, experimente nosso Kanban grátis por 14 dias.

Comunique-se com facilidade, centralizando todas as mensagens da sua equipe em um só lugar. Mantenha tudo sob controle e gerencie seus projetos com a monday.com.

Inscreva-se agora e experimente o nosso Kanban.

Leia também: Ferramentas de gestão de projetos

Comece já