Skip to main content Skip to footer
Gestão de projetos

Modelo de plano de negócios para organizar sua estratégia

Todos na monday.com Leitura de 11 minutos
Comece já

Todas as empresas de sucesso têm componentes dinâmicos. Seja em um novo empreendimento ou em uma empresa existente que passa por uma variação estratégica, há uma imensidão de elementos que devem ser considerados para executar de forma organizada um modelo de plano de negócios, também conhecido como template ou modelo de business plan.

Um plano de negócios é essencial para garantir financiamento e avançar para a próxima etapa. Assim, é importantíssimo ter todos os passos, processos, detalhes e outras tarefas definidas e organizadas antes do lançamento.

Este artigo fornece detalhes sobre como fazer um plano de negócios completo, manter sua equipe sincronizada e obter financiamento mais facilmente. Além disso, compartilharemos nosso modelo de plano de negócios gratuito que simplifica o processo de criação do plano. Vamos começar do início.

Baixe o modelo

O que é um template ou modelo de business plan?

Um plano de negócios é um documento que delineia as metas de uma empresa existente ou recém-aberta.

Um modelo de plano de negócios fornece detalhes sobre como planejar um negócio para ajudar as partes interessadas a organizar suas ideias e criar um documento coerente. O modelo também detalha como as empresas cumprirão suas metas quando implementarem seu plano de negócios.

A maioria dos modelos de plano de negócios também contêm uma seção sobre datas, prazos e cronogramas importantes para o desenvolvimento do negócio. Por exemplo, o plano pode especificar:

    • Data de lançamento
    • Reservas iniciais de recursos (Cash Runway)
  • Estimativas de quanto tempo levará para se tornar um negócio lucrativo

Às vezes, determinadas empresas podem preferir ignorar uma estrutura rígida ao pensar em um plano. Por mais que isso possa funcionar para alguns, pode não ser ideal para toda empresa.

modelo de negocios

Por que usar um template de business plan?

Desde 2019, foi observada uma queda nos investimentos de Série A, o segundo estágio do financiamento de startups e o primeiro estágio do financiamento por capital de risco ou venture capital.

Isso indica que novas empresas em busca de financiamento por capital de risco podem enfrentar mais dificuldades do que antes para sair do papel.

Para assegurar o financiamento, é necessário mostrar a possíveis investidores que a sua casa (plano de negócio) está em ordem. Um plano de negócios ajuda a apresentar suas ideias sobre a estratégia de forma concisa e precisa. Mas planos de negócios não servem apenas para atrair financiamento. Eles oferecem diversos outros benefícios, como:

 

  • Atrair talento: funcionários assumem um risco quando entram em uma nova empresa. Eles querem ter certeza de que a empresa possui um horizonte claro.
  • Manter todos os envolvidos sincronizados: para empresas entrando no mercado com um ou mais sócios, o plano de negócios age como uma única fonte de informação para todos os envolvidos.
  • Previsibilidade das operações: clareza não é importante apenas para investidores e talento. Também é útil e importante para os funcionários, para que entendam qual é o futuro da empresa.
  • Fornece um processo de planejamento mais estruturado: em vez de começar do zero e anotar o que vier à mente, o modelo serve como um guia para cada seção.
  • Manter a consistência: mesmo que a ideia seja montar apenas um negócio, provavelmente haverá esforços e planos de marketing ou estratégia futuramente. Um modelo fornece a consistência necessária para que as partes interessadas não percam tempo tentando navegar a estrutura, mas sim discutindo e implementando o plano.

Existem dezenas de modelos de plano de negócios por aí, cada um com sua própria estrutura e fluxo. Ter uma ideia do que você precisa comunicar e incluir em seu modelo ajudará você a se manter focado e evitará atrasos.

 

Comece já!

 

Quais são alguns exemplos de modelos de business plan?

Vejamos alguns exemplos de planos de negócios que são úteis em diversos cenários. Geralmente, eles são formatados como um PDF ou planilha, o que pode ser um pouco limitante, mas exploraremos mais isso posteriormente. Estas são algumas opções populares:

 

Modelo de business plan para startups

 

Uma startup não é uma nova empresa qualquer. Ela é um tipo específico de nova empresa. Startups costumam ser disruptivas no mercado, e seus proprietários buscam fazê-las crescer o máximo possível em um curto período de tempo.

 

Proprietários de pequenos negócios podem não desejar esse nível de crescimento. Por exemplo, um adestrador de cães pode estar satisfeito com apenas um ou dois funcionários em sua equipe. O modelo de plano de negócios das startups, por outro lado, fornece a estrutura necessária para se planejar para disrupção e crescimento acelerado.

Business plan financial template

(Fonte da imagem)

 Template para plano de crescimento de negócios

Um modelo de plano de crescimento para negócios é perfeito para negócios já existentes que buscam crescer. É comum que as seções do modelo comparem o patamar inicial com as metas de crescimento finais.

No plano de crescimento, diferentemente de um plano de negócios normal, seus clientes e produtos existentes são o ponto de partida, pois é importante considerar as necessidades e desejos deles para reter clientes atuais e atrair novos. O resultado final será algo parecido com isso:

 

growth plan template

(Fonte da imagem)

 

Modelo de business plan estratégico

 

Esse tipo de template contempla metas e horizontes de alto nível para a empresa. Também pode incluir um plano de implementação para a estratégia. Negócios de todos os tamanhos podem se beneficiar de um template de plano de negócios estratégico.

 

Business strategic plan template

(Fonte da imagem)

 

Os modelos acima são todos estáticos, ou seja, você pode inserir informação, mas não necessariamente pode trabalhar no plano com seus colegas de trabalho em tempo real ou conectá-lo a seus fluxos de trabalho maiores. É por isso que criamos um modelo de plano de negócios poderoso que pode crescer em escala junto com você.

 

Comece já!

 

O modelo de plano de negócios da monday.com é simples e dinâmico

 

Como mencionamos antes, usar um modelo de exemplo de plano de negócios para se orientar sobre os detalhes de seu negócio ajudará você a se manter organizado e focado.

O modelo de plano de negócios gratuito da monday.com permite que qualquer parte interessada inscrita visualize, comente ou colabore no quadro. Todas as alterações são salvas e atualizadas imediatamente.

Em vez de todos trabalharem separadamente no plano, salvando versões diferentes ou precisando estar fisicamente presentes com todas as partes interessadas para fazer mudanças na hora, a monday.com permite que você trabalhe de forma independente, ao mesmo tempo que mantém todos os envolvidos informados sobre as últimas alterações.

Por exemplo, se você deseja exibir seu quadro de plano de negócios em uma atualização específica ou dentro de uma conversa em outro quadro, você pode incorporar facilmente o plano de negócios e saber que tudo sempre estará atualizado.

Para aumentar a eficiência, a monday.com oferece diversas automações que ajudam a colaborar e trabalhar com fluidez. Informe as partes interessadas assim que alterar alguma coluna ou status. Crie automações que avisem todos sobre datas e prazos importantes.

Por último, a monday.com é totalmente integrada com diversas ferramentas necessárias para conduzir um negócio bem-sucedido. Isso significa que tudo permanece acessível por meio da mesma plataforma. Assim, não há por que ficar transitando de uma planilha a um PDF e vice-versa.

Aqui, você pode ver um pouco do nosso modelo de plano de negócios:

 

 

Conheça o modelo

 

Dito isso, seja qual for sua estratégia, você pode precisar de mais de um modelo. Confira alguns formatos adicionais abaixo que podem complementar o modelo de plano de negócios.

 

Modelos relacionados

Ao criar um plano de negócios, pode ser útil incluir outras informações sobre as operações e finanças do negócio. Vejamos uma lista rápida dos diversos templates que ajudarão você a organizar seus dados.

Template para planejamento de operações

Um plano de operações detalha como a equipe alcançará os objetivos do negócio. Esse tipo de modelo contém todos os componentes comuns envolvidos nas operações de um negócio.

 

Template para análise FOFA (SWOT) de marketing

Seu plano de negócios não contém uma análise FOFA? Considere criar uma separadamente. O template para análise FOFA ajuda a delinear as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças do mercado e como sua estratégia de marketing pode navegar esse panorama para auxiliar o negócio.

 

Templante de planejamento financeiro

 

Planeje a parte financeira da empresa para fazer previsões e determinar orçamentos de acordo com o template de planejamento financeiro. O planejamento financeiro pode ser útil por si só, mas é comum estar incluído em um modelo de business plan completo. Ele também pode ser usado para solicitações financeiras.

Falamos de muita coisa neste artigo. Se você ainda tiver dúvidas ou apenas quiser ler mais sobre os modelos de planos de negócios, acesse nossa seção de Perguntas Frequentes, logo abaixo.

 

Perguntas frequentes sobre os templates de planos de negócios

 

Quais são os 7 componentes de um plano de negócios?

Todo plano de negócio deve conter ao menos estes sete componentes:

  1. Resumo executivo: um breve panorama da empresa, sua declaração de missão e por que alcançará seus objetivos
  2. Descrição do negócio: um detalhamento completo de como será a empresa, em que setor atuará, seu público-alvo, qual demanda de mercado é suprida pela empresa e como ela se destacará da concorrência.
  3. Produtos ou serviços: um detalhamento mais focado nos produtos ou serviços que serão oferecidos e quais demandas serão supridas pela empresa (e para quem).
  4. Análise FOFA: as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças com as quais o negócio terá de lidar. Certifique-se de incluir uma análise do mercado para o setor de atuação.
  5. Estratégia de negócio e implementação: os métodos que planeja utilizar para obter sucesso em seu negócio e como planeja implementá-las.
  6. Detalhamento da equipe administrativa: uma descrição de todos os membros da equipe administrativa com um detalhamento da função de cada um deles no negócio.
  7. Planejamento financeiro: modelo de negócio, projeções financeiras e quanto dinheiro será investido.

 

Como formular um plano de negócios?

 Você pode criar um plano de negócios na monday.com com apenas um clique.

Baixe seu modelo e preencha cada uma das sete seções acima, passo a passo. Ao terminar, compartilhe o quadro com as partes interessadas para revisar e concluir o processo.

 O que deveria ser incluído em um modelo de business plan simples?

Além dos sete componentes centrais, a maioria dos planos de negócios devem incluir algumas outras coisas dependendo do tipo de negócio. Formulando um plano de negócios simplificado? Pode não ser necessário incluir muito mais que o básico. Por outro lado, um plano de negócios de 10 páginas poderá precisar de mais detalhes.

Se for solicitar financiamento, inclua uma seção em que explica as solicitações de financiamento. Quanto financiamento será necessário? Como esses recursos serão utilizados? Está solicitando um empréstimo ou vendendo ações da futura empresa? O plano de negócios de uma startup também pode incluir um plano de marketing na seção de estratégia.

 

Comece já