Obrigado por se inscrever! 🎉

Obrigado 🎉por se inscrever!

Verifique sua caixa de entrada para receber nossa newsletter mensal

Inscreva-se para receber nossa newsletter 😊

Como montar equipes de marketing preparadas para o futuro

Como montar equipes de marketing preparadas para o futuro

Todos na monday.com

Quando se fala em equipes de marketing do futuro, é preciso entender que a forma como definimos o sucesso está mudando. 

Na era digital, equipes de marketing estão passando por uma rápida evolução — como trabalham, o que precisam realizar (e com que velocidade) e qual seu valor estratégico. 

Sob intensa pressão e com cargas de trabalho cada vez maiores, departamentos de marketing precisarão implementar mudanças significativas de liderança, tecnologia e cultura. 

Aqui estão três pilares críticos que os líderes de marketing do futuro devem avaliar como parte de sua estratégia.

Equipes de marketing são fundamentais para a inovação

Em todos os setores, as equipes de marketing têm se consolidado como líderes de inovação, impulsionadoras do crescimento e responsáveis pela estratégia de negócios. 

De acordo com a Gartner, o marketing vem gradualmente desempenhando um papel maior e mais importante tanto na geração como na condução da inovação. A grande maioria dos profissionais de marketing (91%) afirma que sua equipe está envolvida na estratégia global de inovação da sua organização, enquanto 29% declaram que o marketing é o único departamento envolvido nela.

Os profissionais de marketing estão preparados para liderar a inovação nas organizações porque são, por natureza, orientados por dados. Eles são obcecados por testar, experimentar novas ferramentas digitais e estão acostumados a trabalhar em conjunto com vários departamentos. 

Cada vez mais, dados e perspectivas de marketing tornam-se essenciais também para vendas, P&D e suporte ao cliente. Esses departamentos precisam de uma compreensão mais profunda do mercado, da concorrência e do perfil do público-alvo para que possam desenvolver produtos, vender e atender os clientes de forma adequada.

Em um mundo ideal, sua equipe de marketing já possui a liderança, a tecnologia e as habilidades necessárias para cumprir seu papel fundamental na organização. Mas, no mundo real, esses departamentos ainda estão em processo de adaptação às suas novas funções e evoluem na base do improviso. 

Ao invés de tentar reinventar a roda, que tal checar aqui as três mudanças mais importantes que as equipes de marketing do futuro deverão priorizar?

  1. Contrate executivos que se aliem ao CMO

Os CMOs vem liderando departamentos de marketing há anos, mas duas outras funções surgiram como parceiros importantes para impulsionar o crescimento e promover a inovação na organização: o Chief Digital Officer (CDO) e o Chief Growth Officer (CGO).

Os CDOs desempenham um papel crucial na busca pela maturidade digital, inovação e excelência operacional das organizações. Também chamados de “transformer in chief” pela McKinsey, as principais atribuições desses executivos são impulsionar o crescimento, promover a retenção de clientes e criar um novo valor comercial por meio de um melhor uso de tecnologias, processos e serviços digitais.

Os CDOs nem sempre têm background em marketing. No entanto, a combinação das expertises dos CDOs e CMOs é essencial para desenvolver uma visão digital coerente e executar iniciativas de inovação em escala. 

Já os CGOs estão focados em acelerar o crescimento global dos negócios e, ao mesmo tempo, desenvolver a infraestrutura necessária para sustentar uma base maior de clientes. Embora algumas de suas atribuições possam coincidir com as dos CMOs, sua influência e iniciativas ultrapassam o marketing e chegam a outros departamentos responsáveis por impulsionar o crescimento: novamente falamos aqui de vendas, suporte ao cliente e P&D. Atribuir um CGO para trabalhar juntamente com seu CMO permite um maior alinhamento entre os departamentos e garante que as iniciativas sejam eficientes e ágeis.

Muitos cozinheiros na mesma cozinha?

Adicionar dois cargos executivos pode dar a impressão de superlotar a equipe. Cada organização deve determinar quais funções são necessárias para as suas metas e necessidades específicas. Mas é indiscutível que a gama de responsabilidades do marketing está se expandindo e ficando mais complexa. 

Os CMOs não devem impulsionar apenas o departamento de marketing, mas toda a organização. Com a parceria de um CDO e de um CGO, será possível ampliar a capacidade de liderança para conquistar mais — e mais rápido.

  1. Tecnologia para inovar e impulsionar o crescimento

Com o aumento da carga de trabalho e a pressão crescente para atingir metas mais altas, as equipes de marketing precisam de plataformas digitais que as ajudem a gerenciar seus fluxos, inovar, testar e otimizar seus processos. Atualmente, as plataformas de automação de marketing e CRM não atendem a essas necessidades e assim, as equipes acabam recorrendo a reuniões, administrando uma quantidade excessiva de planilhas e e-mails.

Uma tecnologia especializada e avançada permitirá aos profissionais de marketing realizar com mais facilidade as novas demandas e se concentrem em funções mais estratégicas. 

No entanto, os investimentos digitais não devem ser feitos de forma precipitada. Priorizar quais ferramentas são essenciais e quais são apenas complementos é um passo importante na hora de definir seu conjunto de ferramentas digitais. Atualmente, as plataformas de colaboração, fluxo de trabalho e gerenciamento de projetos estão entre as de mais alta prioridade.

As plataformas de fluxo de trabalho que permitem a colaboração — tanto no marketing como em outros departamentos —, tornaram-se fundamentais para manter a agilidade e o alinhamento necessários, mesmo com o aumento das cargas de trabalho. Aliadas ao gerenciamento de projetos e à comunicação, a eficiência das equipes aumenta na medida que a necessidade de atualizações de status e feedbacks passar a ser feita on-line e não mais em reuniões. 

Esses recursos são essenciais para acelerar diversos processos e superar desafios que geralmente interferem na inovação e tornam as equipes mais lentas. Alguns exemplos:

  • Adaptar processos para atender às necessidades de equipes descentralizadas e remotas
  • Acompanhar o ritmo acelerado de negócios e responder rapidamente às mudanças no mercado
  • Gerenciar fluxos de trabalho complexos que passam por vários departamentos e impulsionar projetos interdepartamentais
  1. Enfatizar a importância do trabalho em equipe e da responsabilidade individual

Como a equipe de marketing se tornou o principal motor de inovação e crescimento dentro das empresas, os membros da equipe devem estar preparados para se adaptar rapidamente a novas responsabilidades e expectativas.

O verdadeiro talento de marketing vai além da expertise e da experiência. Os indivíduos bem-sucedidos são aqueles que se adaptam facilmente, são ágeis, flexíveis, motivados e proativos no aprendizado de novas habilidades e tecnologias. Eles estão preparados e dispostos a assumir funções diferentes sempre que surgir a necessidade. 

Os dias das funções de marketing em silos acabaram, e as culturas que não desmantelarem as barreiras da colaboração, comunicação e responsabilidade estarão mal preparadas para atender às novas demandas. Somente as equipes unificadas e hipercolaborativas estarão prontas para cumprir as metas do departamento de marketing do futuro. Em outras palavras, os indivíduos devem ser tão bons no trabalho em equipe como no desempenho de suas próprias funções se quiserem assumir o trabalho complexo de forma eficaz e rápida. 

O futuro do marketing está aqui

As equipes de marketing hoje dificilmente se assemelham às de dez ou mesmo cinco anos atrás. Além disso, a forma como definimos o sucesso é absolutamente diferente. 

Marketing eficaz não se resume a gerar leads, aumentar o número de seguidores ou ganhar curtidas. Hoje, equipes de marketing bem-sucedidas são aquelas que conseguem alcançar isso incentivando a inovação em toda a organização, acelerando o crescimento e criando novas maneiras de diferenciar sua marca. 

Liderança, tecnologia e talento são essenciais para acompanhar as expectativas crescentes e as novas responsabilidades. A sua equipe de marketing está pronta para o futuro?

Não consegue se cadastrar?
Contate-nos. Estamos disponíveis 24/7.