Obrigado por se inscrever! 🎉

Obrigado 🎉por se inscrever!

Verifique sua caixa de entrada para receber nossa newsletter mensal

Inscreva-se para receber nossa newsletter 😊

3 sinais de que seu departamento de marketing está sofrendo de silo organizacional e como incentivar o trabalho em equipe

3 sinais de que seu departamento de marketing está sofrendo de silo organizacional e como incentivar o trabalho em equipe

Todos na monday.com

O departamento de vendas acabou de redefinir seu discurso, mas ele não está alinhado com as três campanhas digitais que você lançou recentemente. Sua equipe de relações públicas está tentando remover do blog um post que o pessoal de conteúdo publicou mais cedo. E vai saber no que os designers estão trabalhando — eles estão com 3 meses de trabalho criativo acumulado.

Se os exemplos acima parecem familiares, você pode estar trabalhando em um departamento de marketing que sofre de silo organizacional. 

Todos nós já vivenciamos essa confusão de uma forma ou de outra, mas isso não significa que você deva aceitar a situação. 

Para que toda a empresa trabalhe em sintonia, é importante entender como os silos afetam o seu departamento.

O que são silos organizacionais e por que eles são prejudiciais para o sucesso de uma empresa?

Silo organizacional é qualquer tipo de barreira que exista entre as equipes. Normalmente, ele surge quando a liderança tem dificuldade para integrá-las devido a conflitos de prioridades, metas, métodos e velocidades de trabalho. Isso cria um ambiente em que os departamentos acabam retendo informações, já que usam softwares e serviços diferentes. 

Frequentemente, a origem dos silos nas equipes está na utilização de diferentes ferramentas, no fato de não trabalharem juntas ou de concluírem o trabalho de formas distintas.

A longo prazo, isso reduz a produtividade, a motivação e leva à frustração e conflitos internos.

Qual é a função de um departamento de marketing e por que eles frequentemente sofrem de silo organizacional?

O papel principal de um departamento de marketing é construir a marca de uma empresa, gerar leads e oferecer backup às equipes de vendas e suporte para impulsionar os resultados de um negócio. 

Os departamentos de marketing são compostos por diversas equipes, cada uma responsável por um área específica — do gerenciamento de campanhas e eventos, até a criação de conteúdo, design criativo e produção. 

Embora os silos organizacionais possam ocorrer em qualquer empresa ou equipe, os departamentos de marketing são os mais afetados. Isso porque eles normalmente são segmentados por funções e cada uma delas requer um conjunto muito distinto de habilidades. Essa segmentação pode levar a falhas na comunicação que ameaçam o profissionalismo e a eficiência de uma empresa. 

Silos de Marketing

Algumas vezes, os silos ocorrem dentro do próprio departamento de marketing enquanto em outras, este departamento é que acaba isolado dos demais. 

3 Sinais de que Seu Departamento de Marketing está sofrendo de Silo Organizacional

  1. O trabalho dos membros da equipe não fica claro

Não importa se você tem um cargo júnior ou se gerencia uma equipe, todos são prejudicado quando não há transparência no progresso dos projetos. Se a informação chega incompleta aos funcionários, eles são privados de insights que poderiam ser fundamentais para seu trabalho. 

Uma vez que esses pontos cegos são criados, começam as incertezas: será que a newsletter foi publicada? As campanhas de Facebook foram bem-sucedidas? O departamento de desenvolvimento resolveu aquele bug no site? 

Com cada um usando uma plataforma ou aplicativo diferente para gerenciar seu trabalho, todo funcionário se torna um gatekeeper das próprias informações e a colaboração entre colegas de equipe se torna ineficiente. Surgem os Silos de dados.

  1. Suas equipes não estão sincronizadas  

Você sabe que seu departamento de marketing sofre de silo organizacional quando as equipes não estão alinhadas. Cada uma inicia seu próprio projeto e realiza tarefas sem verificar com o resto do departamento. Quando as equipes funcionam de forma autônoma, sem um espaço de trabalho compartilhado para manter todos alinhados, um silo colaborativo  se forma. Com as equipes isoladas e as responsabilidades desfocadas, o trabalho pode facilmente se tornar redundante. 

  1. Você não sabe quais procedimentos as equipes estão seguindo

Quando equipes e departamentos não aplicam procedimentos padrão, é provável que cada pessoa escolha o sistema mais conveniente para ela, seja ele um SaaS, CRM ou ferramenta de pagamento. Essa descontinuidade dentro da empresa é conhecida como silo operacional, uma barreira causada pela falta de um procedimento estabelecido. Quando existem silos operacionais, os funcionários têm dificuldade para entender os sistemas que outros estão usando. 

Por exemplo, sem um método unificado de desenvolvimento e publicação de conteúdo, os redatores podem deixar de fora palavras-chave importantes que tenham sido indicadas pela equipe de SEO e os designers podem não concluir suas peças gráficas a tempo. As equipes precisam trabalhar juntas para garantir a colaboração que resultará na produção do melhor conteúdo possível. 

Como gerenciar um departamento de marketing que seja propício ao trabalho em equipe:

Acabe com os silos inoportunos que estão prejudicando sua equipe seguindo os passos abaixo.

  1. Forme uma equipe de liderança coesa

Como mencionado anteriormente, a origem dos silos está na liderança.

O primeiro passo para desmantelar os silos é solidificar uma equipe que interaja e colabore. Os funcionários, especialmente os recém-contratados, observam a liderança para entender a cultura de uma organização. Se VPs e gerentes se comunicarem, colaborarem e demonstrarem transparência, a confiança e a inclusão proliferarão dentro das equipes. Por outro lado, se a liderança estiver em conflito ou não incorporar outras equipes, os funcionários irão naturalmente se fragmentar em grupos.

  1. Reúna as pessoas em torno de um objetivo comum

O segundo passo para melhorar o desempenho de marketing e eliminar barreiras de produtividade é estabelecer uma meta específica. 

No momento em que uma meta é compartilhada pela empresa, toda a equipe pode direcionar sua energia para um mesmo objetivo. Com uma causa comum, os funcionários ficam alinhados e podem facilmente retomar o foco quando saem de sincronia. 

Você pode definir metas específicas seguindo os passos abaixo:

  • Escolha um Indicador de Desempenho (KPI)
  • Defina apenas um KPI por vez
  • Estipule o KPI para um período determinado (cerca de 3 a 12 meses)
  • O KPI deve ser aplicar a todos

Assim que a meta específica for estabelecida, sua equipe deve definir os objetivos necessários para alcançar o KPI com sucesso.

  1. Colabore!

Para eliminar os silos, é essencial criar um ambiente que incentive a colaboração. 

Para fazer com que as equipes colaborem, pense como a IKEA. O efeito IKEA , inspirado na popular loja de móveis, mostra que envolver as pessoas em um processo desde o início (neste caso, montar móveis) faz com que elas se sintam mais comprometidas com o seu sucesso. O mesmo acontece ao envolver as equipes logo no início de um processo criativo. Isso faz com que o projeto receba mais ideias, insights e recursos que ajudarão a aumentar o seu sucesso. 

Gerenciar um departamento de marketing requer muito trabalho, mas com um objetivo comum e a colaboração entre departamentos, as equipes podem facilmente trabalhar juntas para o benefício da empresa. Para evitar silos em seu departamento de marketing, considere utilizar um template colaborativo que ajudará a reduzir a distância entre as equipes. 

Você pode experimentar o seguinte template que criamos para ajudar você a promover a colaboração entre suas equipes!

 

Silos template

Elimine silos e promova o trabalho em equipe!

 

Não consegue se cadastrar?
Contate-nos. Estamos disponíveis 24/7.