Skip to main content Skip to footer

Como conseguimos fazer um hackathon remoto de 2 dias para lançar os aplicativos monday

Todos na monday.com Leitura de 8 minutos
Comece já

Nós anunciamos, mais cedo em fevereiro, a monday 2.0, uma atualização estratégica em nossa plataforma que transformou a monday.com em uma Work OS. Parte da monday 2.0 incluía uma prévia dos aplicativos monday — dando a capacidade de qualquer equipe usando a Work OS da monday.com criar seus próprios recursos, integrações e aplicativos além da nossa plataforma.

Para que os aplicativos monday estivessem prontos para ser lançados, nossa equipe de produto organizou um hackathon de 2 dias para testar as bases desses aplicativos. Queríamos garantir que qualquer um que tivesse interesse em personalizar seu próprio aplicativo contaria com toda a infraestrutura e as ferramentas necessárias para fazer isso com sucesso.

E, então… tudo mudou.

Com o surto do Coronavírus, todo o escritório da monday.com fez uma transição para o trabalho remoto.

Para nossa sorte, conseguimos fazer isso e aproveitamos a oportunidade para transformar completamente nosso roteiro de produtos para apoiar melhor nossos clientes que estavam trabalhando de casa.

Veja a seguir como conseguimos fazer isso e o que aprendemos no caminho.

Aplicativos monday: abrindo nossa plataforma para deixar os clientes criarem o que quiserem 

Primeiro, vamos falar um pouco do contexto histórico.

A monday.com é uma Work OS versátil que contém componentes essenciais  – como visualizações, gráficos, automações e integrações – que criamos para as equipes criarem e modelarem fluxos de trabalho adequados às suas necessidades exatas.

Os aplicativos monday adicionam um nível de flexibilidade inédito e empolgante à nossa Work OS.  Agora, os desenvolvedores podem criar e integrar seus próprios componentes essenciais, que podem então ser usados para montar aplicativos personalizados – criando infinitas possibilidades de inovação.

Objetivos, equipes e processos: nossa abordagem para o hackathon

Enquanto desvendávamos os desafios operacionais de nosso hackathon remoto, entendemos que precisávamos mudar nossas prioridades de produto. Precisávamos melhorar nossa Work OS com recursos que oferecessem mais apoio aos clientes que estavam trabalhando de casa.

Então, decidimos mudar rapidamente o foco de todo o hackathon, para criar aplicativos que ajudassem as equipes remotas a trabalhar, colaborar e permanecer informadas, onde quer que estejam.

Estamos determinados a entregar valor imediato a nossos clientes, conforme eles passam pela transição para o trabalho remoto.

Depois de reunir as ideias de aplicativos para trabalho remoto mais desejadas a partir de clientes e funcionários da monday, criamos 20 equipes, cada uma com representantes de design, produto e engenharia, e sugerimos aplicativos para cada equipe.

Com 80 engenheiros e designers livres de reuniões e com as ideias fluindo, estávamos prontos.

Começamos com nossa estrutura típica: 

  • O objetivo

Cada equipe recebeu uma ideia geral de visualização ou widget cuja criação poderia ter valor. Assim, as equipes receberam propriedade total e autonomia criativa para adaptar seus produtos finais de acordo com suas visões.

  • As equipes virtuais

Criamos equipes multifuncionais formadas por pessoas que normalmente não têm a oportunidade de trabalhar juntas. A oportunidade de trabalhar com novos membros da equipe introduz uma criatividade e capacidade de solução de problemas únicas, que às vezes se perde na rotina diária.

  • O processo

Em todos os nossos hackathons anteriores, o processo era algo assim:

  1. Conversa de abertura para alinhar os objetivos
  2. Reunir-se em grupos durante o dia, colaborar e criar
  3. Revisar o trabalho do dia com pizzas e cervejas

Nossos objetivos e equipes não mudaram muito, mas nosso processo certamente deveria ser outro para se adaptar ao trabalho remoto.

Adaptação ao trabalho remoto

Uma das partes mais singulares de executar um hackathon é a atenção exclusiva que você recebe de todos os envolvidos.

Os membros da equipe estão totalmente focados em um único objetivo: eles permanecem juntos, comem juntos e tentam fazer tudo isso acontecer.

Nossa maior preocupação ao levar o hackathon para o mundo remoto era perder o valor imensurável de manter muitas pessoas altamente motivadas reunidas em um mesmo lugar. Essa preocupação só aumenta quando você considera que essas equipes são formadas por pessoas que normalmente não trabalham juntas, o que cria uma barreira adicional de compreensão sobre como os outros trabalham e pensam.

Então, percebemos que tínhamos que descobrir uma maneira de simular nossa sensação de proximidade, mesmo estando distantes.

Simulando a sensação de proximidade com ferramentas digitais

  1. Salas no Zoom para reuniões rápidas
    Criamos salas no Zoom para cada equipe manter aberta, para que elas possam fazer perguntas, colaborar e discutir ideias rapidamente com os outros sem ter que agendar chamadas e procurar os outros individualmente. Salas no Zoom com organizadores do hackathon também estavam disponíveis para qualquer um que quisesse participar durante o dia para fazer perguntas, compartilhar atualizações animadoras ou apenas conversar.
  2. Canal do Slack para motivação e bate-papo
    Um canal do Slack foi aberto para que todas as equipes participantes do hackathon compartilhassem atualizações e mantivessem a todos animados e motivados sobre o trabalho em andamento.
    Permitir que todos tirassem proveito da empolgação uns dos outros em relação àquilo em que eles estavam trabalhando foi um elemento essencial para manter todos engajados e, no final das contas, para o sucesso do hackathon.
  3. Estabelecendo um cronograma para manter a consistência
    A conversa inicial, o happy hour (com cada um levando sua própria cerveja, obviamente) e a conversa de encerramento, onde todos compartilham o que criaram, permaneceram iguais. Eles só foram direcionados para o Zoom.
    Manter o cronograma com o qual todos estavam acostumados ajudou a manter uma certa consistência em um cenário que, de outro modo, seria anormal.

como-conseguimos-fazer-um-hackathon-remoto

Mantendo a organização

Quando você está trabalhando com uma grande equipe distribuída que está tentando executar projetos de impacto, esclarecer as propriedades e prazos é mais importante do que nunca.

Você pode conferir o quadro da monday.com que criamos para organizar nossas equipes do hackathon, apresentar ideias e dar vida ao hackathon!

 



 

Compartilhando a glória

Depois que as equipes criaram seus aplicativos e os compartilharam com o resto do grupo do hackathon, era hora de compartilhar com a empresa. Mais de 350 funcionários da monday.com estiveram presentes na reunião ao vivo no Zoom para ver os resultados do hackathon.

Digamos que o feedback acabou saindo um pouco de controle.

como-conseguimos-fazer-um-hackathon-remoto

 

Conclusões

Realizar um hackathon de 2 dias que envolve o tempo e investimento de várias equipes nunca é fácil, e fazer isso remotamente trouxe novos desafios. Ao manter nosso cronograma, mas adaptá-lo ao trabalho remoto usando ferramentas digitais, conseguimos criar espaço para o feedback e permitimos a colaboração entre as equipes.

Também tivemos vantagens vindas de um hackathon remoto: com todos acostumados a trabalhar sozinhos, a oportunidade de trabalhar com uma equipe tão unida foi uma mudança bem-vinda que trouxe alguns dos melhores resultados que já tivemos em um hackathon:

  • 20 novos aplicativos monday
  • 18 widgets criados
  • 15 novas visualizações
  • 18 canais do Slack abertos
  • 20 horas em salas do Zoom

O tempo que esses aplicativos vão economizar para os clientes da monday.com… Não tem preço.

Resultados… que rufem os tambores

Sem querer adiantar muita coisa… dê uma espiada a seguir no que nossas equipes criaram nos últimos 2 dias – e que você pode esperar ver na sua conta da monday.com nas próximas semanas:

Conversas dentro dos quadros

Como estamos falando de colaboração… já era hora de conseguirmos conversar de forma contextualizada. Uma de nossas equipes do hackathon sabia disso, e agora apresentamos a você: Conversas dentro dos quadros! Mantenha as conversas sempre contextualizadas e crie elementos diretamente a partir das conversas, além de muitos outros recursos que vamos guardar para você descobrir por conta própria.

como-conseguimos-fazer-um-hackathon-remoto

Incorpore chamadas do Zoom dentro de um quadro

Se esse não é o santo graal do trabalho remoto, não sei o que mais seria. Agora você pode realizar uma chamada no Zoom diretamente a partir de um quadro. Convide todos os integrantes do quadro, insira o número da chamada e colabore de todas as maneiras possíveis em um espaço compartilhado.

como-conseguimos-fazer-um-hackathon-remoto

Painel de status de trabalho

Basta uma olhada para entender onde sua equipe está trabalhando, com uma visão clara do status de todos na sua equipe!

como-conseguimos-fazer-um-hackathon-remoto

Criador de nuvem de palavras

Crie uma nuvem de palavras a partir de quaisquer dados! Neste exemplo, pegamos o chat do Zoom da nossa reunião de anúncio dos aplicativos para ver no que as pessoas estavam pensando. Acho que você entendeu a ideia.

como-conseguimos-fazer-um-hackathon-remoto

Estamos ocupados testando os outros 15 aplicativos e deixando tudo pronto para a produção.

Por isso, acompanhe nossas notícias para não perder nenhuma das incríveis atualizações de produtos para você usar!

 

Comece já