Deepa realmente precisava de um serviço de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) que permitisse à sua equipe acompanhar seu pipeline de vendas da forma como desejava. Porém, ela nunca teve a sorte de encontrá-lo.
“Trabalhei em várias editoras, e, em todos os lugares por onde passei, sempre ficávamos limitados a acompanhar nossas campanhas de vendas por mês. Na Entrepreneur, também queríamos conseguir acompanhar as campanhas por vendedor, por agência e por marca. E ainda queríamos poder somar todos os números no final do ano. Eu jamais consegui encontrar um CRM que fosse suficientemente flexível para me permitir fazer isso.”.
Deepa acabou optando pelo Google Planilhas para gerenciar e acompanhar seu pipeline de vendas, mas mantê-lo atualizado era muito trabalhoso. O gerente de vendas, juntamente com alguém da equipe, criava fórmulas específicas com códigos de cores que exigiam muito tempo e esforço para criar e manter. E, como todos os dados eram inseridos manualmente, havia uma grande chance de erros humanos.
No final, as planilhas mostravam os números, mas não incluíam outros detalhes importantes, como quem estava trabalhando no quê, como as divisões funcionam, ou registros de chamadas com clientes.
“Nosso CEO está sempre na estrada. Por isso, revisar planilhas não é uma maneira conveniente de se manter informado. Em vez disso, nosso presidente analisava a planilha e perguntava ao nosso gerente de vendas coisas como: ‘O que está acontecendo com esta campanha?’ E nosso gerente de vendas respondia: ‘Deixe-me ligar para um vendedor para descobrir’. Então, ele tentava falar com o vendedor por telefone para que este explicasse o que estava acontecendo. E essa conversa acontecia em todos os relatórios.”
Depender de planilhas comprovou não ser melhor que os outros CRMs que eles usavam anteriormente. Por isso, era hora de Deepa voltar à procura para encontrar um CRM flexível que atendesse às necessidades da equipe dela.