Obrigado por se inscrever! 🎉

Obrigado 🎉por se inscrever!

Verifique sua caixa de entrada para receber nossa newsletter mensal

Inscreva-se para receber nossa newsletter 😊

Uma nova comunidade de desenvolvedores: conheça o workshop para desenvolvedores de Apps da monday

Uma nova comunidade de desenvolvedores: conheça o workshop para desenvolvedores de Apps da monday

Todos na monday.com

Muito tem se falado, recentemente, sobre os Apps da monday.

Se você não está por dentro, Apps da monday é uma nova estrutura dentro da plataforma Work OS da monday.com que permite aos desenvolvedores criar funcionalidades novas e personalizadas para a plataforma.

Inicialmente, apresentamos os Apps da monday depois de completar um hackathon de 2 dias, totalmente remoto com os desenvolvedores internos da monday.com.

O hackathon foi um sucesso e nele criamos um total de 20 (!) novos aplicativos que, desde então, podem ser aproveitados por todos os usuários da monday.com: Quadro Branco Colaborativo, Organograma, Anotações de imagem, Pivot de quadro, Documentos online — e isso para citar apenas alguns.

Depois de lançar a Estrutura de Apps da monday para beta, convidamos 18 equipes formadas por clientes e parceiros da monday.com para participar de um workshop inaugural de dois dias. Durante o workshop, eles focaram na criação de Apps da monday que pudessem otimizar seus fluxos de trabalho, digitalizar seus processos e aumentar a produtividade de suas equipes. O resultado é uma série de aplicativos que possibilitam novas visualizações de quadros, widgets de painel, automações de processos e integrações que antes, eram inviáveis.

Veja como eles fizeram!

Definindo o objetivo do aplicativo: específico e possível

Antes de começarem a criar, era importante entender de cada equipe como eram seus fluxos atuais de trabalho na monday.com e o que poderia ser melhorado. Como se tratava de um hackathon de 2 dias, queríamos estabelecer um objetivo específico, possível e que solucionasse um desafio que nossos participantes estivessem enfrentando.

Para uma equipe, isso significava transferir com facilidade informações de um quadro da monday para as faturas; para outra, criar automaticamente fluxos de trabalho de vendas com base em templates já criados; outra equipe precisava monitorar a carga de trabalho estimada versus a real em um gráfico de burndown, entre muitos outros.

O mais bacana é que, para muitos, esta era a etapa final, ou seja, a maior parte do fluxo de trabalho já estava digitalizada. Ainda assim, os últimos — e tediosos — detalhes, que geralmente envolvem grande esforço manual, são muitas vezes os mais difíceis de automatizar. Os Aplicativos da monday apresentaram a possibilidade de eliminar esse problema, economizando tempo e mão de obra.

Por exemplo, a KMPG, um parceiro da monday.com , está automatizando e digitalizando muitos dos seus processos que ainda são realizados manualmente. Um desafio que eles enfrentam é garantir precisão e velocidade aos relatórios de despesas de viagem dos funcionários. Antes dos Apps da monday, um funcionário voltava de viagem com uma pilha de recibos de táxi e restaurante, contas de hotéis, entre outros, e inserir cada data e valor manualmente, além de ocupar um tempo enorme, aumentava probabilidade de erro humano.

Identificando como os Apps da monday podem ajudar

Depois de definir os desafios que nossos parceiros e clientes queriam resolver, era a hora de entender como os Apps da monday poderiam ajudar.

Mas disponibilizar a plataforma para criar praticamente qualquer funcionalidade também abria uma ampla gama de opções.

Foi aí que entrou a criatividade dos nossos clientes e parceiros. Depois de avaliar o kit de partida dos Apps da monday e entender sobre todos os recursos disponíveis (visualizações personalizáveis, widgets, painéis, automações e integrações), as equipes tiveram que decidir qual deles poderia resolver o desafio que tinham em mãos.

Para a KMPG, era a integração com o Smart Document Reader, uma solução personalizada que eles já haviam criado e que digitaliza imagens automaticamente, extraindo dados específicos. Com o app da monday que eles criaram, basta que seus clientes e funcionários façam o upload da imagem dos recibos para uma coluna de arquivos dentro de um quadro da monday.com e pronto — seu relatório de despesas é gerado automaticamente, economizando tempo e reduzindo consideravelmente o risco de erro humano.

Leia mais sobre por que o Baixo Código/Sem Código é o futuro dos aplicativos corporativos

Os novíssimos Apps da monday

Gráficos de burndown para sprints

Ao reunir os sprints em grupos e adicionar colunas para as datas de início e término, um de nossos parceiros conseguiu criar um gráfico de burndown que mostra detalhadamente quando os elementos são marcados como “concluídos”, quais os elementos restantes e os compara com um linha de referência.

 

Integração com o Xero 

AJT Cloud, parceira da monday.com, criou uma integração com o Xero, uma plataforma de contabilidade baseada em nuvem, para criar quadro de horários com base nos status de um quadro da monday. Eles pretendem compartilhar essa integração com seus clientes e criar pelo menos mais 50 aplicativos nos próximos seis meses.

Gerador de faturas

O Cloud Concept, outro parceiro da monday.com, fez avanços antes do workshop e criou um aplicativo incrível que transforma qualquer quadro da monday.com em um Google Doc. Assim, por exemplo, eles puderam exportar para o Google Doc um quadro com seus dados de fatura e criar documentos finalizados. Durante o workshop de dois dias, eles dedicaram seu tempo à criação de uma integração com o Salesforce e a monday para poderem rastrear o uso dos documentos e verificar quantas vezes eles foram baixados.

Uma comunidade de desenvolvedores da monday

Durante todo o workshop de desenvolvedores, as 18 equipes puderam não só fazer perguntas para a equipe da monday, como também colaborar entre si, se inspirar e resolver problemas juntas. Como forma de oferecer a esta comunidade um lugar onde possam continuar a promover o apoio criativo que foi criado, abrimos um canal específico dentro da comunidade da monday apenas para os Apps da monday.

A comunidade de Apps da monday é um lugar para os desenvolvedores discutirem, resolverem problemas, se conhecerem (mesmo que virtualmente) e criarem coisas incríveis juntos. Fique atento às atualizações sobre o lançamento oficial da Estrutura de Apps da monday!

Não consegue se cadastrar?
Contate-nos. Estamos disponíveis 24/7.