Skip to main content Skip to footer

Como trabalhar de casa e permanecer produtivo

Todos na monday.com Leitura de 6 minutos
Comece já

Muitos de nós provavelmente preferiríamos trabalhar de casa… se soubéssemos que seríamos capazes de permanecer produtivos. Mas esse é o problema. Como podemos aproveitar o ambiente reconfortante e relaxante da casa e torná-la um local onde ainda podemos trabalhar?

No momento, a pandemia da COVID-19 significa que todos estamos aprendendo a trabalhar de casa de novas maneiras. Se ajustar a isso não tem sido fácil para ninguém. 

Vejamos alguns motivos para trabalhar de casa e como otimizar sua própria experiência para permanecer produtivo e feliz.

Quais são os benefícios de trabalhar de casa?

Os benefícios de trabalhar de casa incluem:

  • Criar um ambiente de trabalho mais flexível. Uma pesquisa de 2019 descobriu que os principais talentos desejam flexibilidade no trabalho remoto. 80% disseram que, quando confrontados com a escolha de dois empregos, recusariam aquele com mais demandas no local.
  • Mais produtividade. Uma pesquisa descobriu que funcionários remotos admitem ter cerca de doze horas por semana em tempo de trabalho perdido. Isso parece ruim, até você perceber que estudos no ambiente de escritório sugerem até cinco horas desperdiçadas por dia.
  • Menos estresse. 80% dos trabalhadores experimentam menos estresse quando trabalham de casa. Os entrevistados citaram a falta de deslocamento, menos politicagem de escritório e um ambiente mais calmo como as razões para esse relaxamento.

Como trabalhar de casa com eficiência

Trabalhar de casa já vai eliminar muitas das distrações do escritório, como conversas no bebedouro e colegas que “aparecem” em momentos aleatórios e que distraem você durante seus momentos mais produtivos. Sabemos que cada uma dessas distrações pode custar até 23 minutos de tempo de recuperação. Se você conseguir se concentrar no trabalho profundo por momentos de tempo, simplesmente eliminar essas distrações tornará você mais produtivo.

Mas como?

Uma etapa crucial é usar o santuário de sua casa como um local para se concentrar no trabalho mais produtivo. Não faça coisas para “passar o tempo” que você poderia fazer no escritório, como verificar e-mails a cada meia hora.

O Relatório de Distração no Local de Trabalho constatou que o funcionário médio receberá cerca de 304 e-mails relacionados aos negócios por dia. Você não precisa estar perto desse número para entender que esse tipo de trabalho vai atrapalhar um dia produtivo – não importa onde você está trabalhando.

Ideias para a configuração da sua estação de trabalho em casa

Como você minimiza as distrações enquanto trabalha em casa? Comece com seus arredores imediatos.

Aqui estão algumas ideias para criar uma estação de trabalho produtiva:

  • Seja gentil com seu corpo. 1Crie um espaço confortável e saudável para trabalhar. Por exemplo, a Consumer Reports afirma que você pode diminuir a fadiga dos olhos se o topo do monitor do computador estiver ao nível dos olhos.
  • Trabalhe em um espaço exclusivo para o trabalho. Uma das principais ameaças ao trabalho em casa é o uso irrestrito da Internet. Você está a um clique de distância do YouTube e das mídias sociais. Mas, se você puder levar seu laptop para um espaço separado em sua casa e tentar mantê-lo exclusivamente para o trabalho, você vai criar um limite mental para reforçar o conceito de tempo produtivo.
  • Personalize seu espaço. Uma das razões pelas quais o trabalho remoto é menos estressante é que ele oferece aos funcionários a chance de personalizar seu espaço. Ele fica do jeito que você quiser. Você escolhe o cheiro. Você escolhe a música. Você escolhe a temperatura. Personalize tudo isso conforme seu fluxo de trabalho ideal. Afinal, nenhum supervisor vai falar para você fazer algo diferente

Como trabalhar de casa com um bebê ou crianças pequenas?

Se você tem filhos, pode ter lido as estatísticas sobre menos estresse em casa e dado risada. Mas existem maneiras de se manter produtivo, mesmo com a família em casa:

  • Mantenha sua agenda atualizada. Aqui na monday.com, pedimos às pessoas para bloquearem um “tempo para a família” em suas agendas, para que outras pessoas saibam que não devem incomodá-las naquele momento.
  • Aproveite ao máximo seu tempo sem interrupções. Por mais difícil que seja, vai existir um tempo sem interrupções em casa. Quando as crianças estiverem assistindo a um filme ou tirando sonecas, aproveite a oportunidade para ser produtivo no trabalho.
  • Crie limites. O Parents.com  recomenda um sinal visual de que a mãe ou o pai estão trabalhando, o que é especialmente importante para reuniões que precisam do mínimo de interrupções. Algo tão simples quanto uma fita vermelha na porta do escritório vai funcionar.
  • Inclua as crianças no processo. Se seus filhos tiverem idade suficiente para entender esses limites, tente incluí-los no processo. Diga a eles quando você vai ter quinze minutos de “trabalho”. Envolva-os, dando a eles uma tarefa divertida, como livros de colorir para brincar.

Como conectar seu computador para trabalhar de casa?

Uma ótima maneira de manter-se conectado ao escritório é garantir que você possa se conectar ao computador do trabalho em casa. Aqui estão algumas etapas básicas:

  • Configure uma VPN no seu computador de trabalho.  Uma VPN facilita a conexão do laptop em casa com o computador do trabalho. Verifique com seu trabalho para ver quais tipos de software eles recomendam. Eles também podem ter alguém no Departamento de TI para ajudá-lo a estabelecer a conexão.
  • Instale o mesmo software em casa. Estabeleça a conexão VPN instalando o mesmo software em casa. Não é tão importante qual software você usa, desde que ele seja o mesmo, para uma experiência suave.

Você sempre pode aprender mais sobre trabalho remoto e como usar esse tempo para aumentar sua produtividade sem sacrificar o que mais gosta sobre estar em casa.

Faça o download de modelos de trabalho remoto para alinhamento e transparência

Aqui na monday.com, descobrimos que os modelos nos ajudam a trabalhar de maneira organizada, e essa organização se torna essencial ao trabalhar de casa. Desde acompanhar cronogramas de trabalho até garantir a comunicação clara dos projetos, ter um local de trabalho digital realmente ajuda a alinhar as equipes, independentemente de onde estejam. E isso promove a transparência em toda a organização, mantendo todos na mesma página.

Nós juntamos modelos para trabalho remoto que vão permitir a você e sua equipe começarem a trabalhar em minutos. Se você tiver clareza ao delinear projetos, cronogramas e definir propriedades, sua equipe poderá colaborar melhor do que nunca. Confira nossos modelos de trabalho remoto para acabar com a bagunça que surge ao trabalhar de casa.

 

Comece já