Skip to main content Skip to footer

Como Doktuz está prestando serviços críticos de saúde durante a COVID-19

Todos na monday.com Leitura de 5 minutos
Comece já

Conheça a Doktuz

A Doktuz é uma startup de saúde preventiva sediada em Lima que está revolucionando a área de assistência médica no Peru e em outros países latino-americanos. A missão da empresa é tornar os serviços de saúde mais digitais, convenientes e centrados nos pacientes.

Como parte de seus esforços, a Doktuz criou um aplicativo que permite a seus usuários acessar informações e serviços médicos no conforto de suas casas. A empresa já conta com diversos prestadores de cuidados de saúde, médicos e equipes de laboratórios, para oferecer serviços residenciais solicitados diretamente no aplicativo.

A Doktuz está atualmente em primeiro lugar na loja de aplicativos da Apple e no Google Play nas categorias de Saúde e Bem-estar, por oferecer as informações e serviços de saúde essenciais aos peruanos durante a crise da pandemia do COVID-19.

Conheça-a-Doktuz

Adaptando-se para apoiar um país sobrecarregado e em crise

Assim como na maioria dos países do mundo, o coronavírus se espalhou rapidamente pelo Peru, forçando todos a entrar em isolamento – com acesso limitado a recursos e serviços essenciais.

Para administrar o impacto do surto, o Ministério da Saúde criou uma linha telefônica direta para examinar pessoas com sintomas associados à COVID-19.

Não demorou muito para a linha ficar congestionada com ligações, o que fez com que muitas pessoas não conseguissem falar com o Ministério em busca de ajuda. Isso significava que as pessoas em risco não eram capazes de acessar os serviços de que precisavam para receber um diagnóstico oficial.

como-apoiar-um-país-em-crise

A Doktuz acreditava que, com algumas melhorias essenciais, seu aplicativo poderia ajudar bastante. A startup viu a oportunidade de aprimorar seu aplicativo com recursos adicionais para ajudar o Ministério da Saúde a reduzir o número de chamadas recebidas pela linha direta do coronavírus – e abrir um novo canal online para consultas.

Eles desenvolveram um chatbot chamado “DokBot”, que faz perguntas padronizadas aos usuários para ajudar a determinar se o indivíduo deve ou não ser redirecionado à linha do Ministério para fazer um teste oficial de diagnóstico do COVID-19.

A Doktuz também adicionou um recurso de chat on-line, para que os usuários pudessem falar com médicos certificados on-line 24/7.

Mudança de prioridades com uma plataforma de trabalho remoto flexível durante o trabalho de casa

Ao mesmo tempo, enquanto mudava suas prioridades, a Doktuz também passou toda a sua equipe para o trabalho remoto.

A Doktuz já tinha uma conta da monday.com em funcionamento, o que simplificou a transição das equipes para o trabalho remoto. A plataforma permitiu que todos continuassem colaborando, ao mesmo tempo em que possibilitou que eles criassem novos processos para apoiar suas funções e necessidades em desenvolvimento.

Criando aplicativos de fluxo de trabalho em minutos para apoiar o Ministério da Saúde

As equipes da Doktuz foram capazes de criar vários aplicativos de fluxo de trabalho na monday.com para gerenciar melhor e de forma mais rápida os aprimoramentos que estavam fazendo em seu aplicativo, para que pudessem começar a apoiar o Ministério da Saúde imediatamente.

Testes de controle de qualidade (QA) com a ajuda de toda a equipe

Toda nova característica de produto requer a realização de testes de controle de qualidade, para garantir que o aplicativo continue funcionando conforme o esperado.

Como o aplicativo da Doktuz não tinha antes tantas versões novas quanto tem atualmente graças a sua adaptação ante a crise do COVID-19, os desenvolvedores costumavam gerenciar o processo de QA no Jira.

“Deixamos de usar o Jira e criamos um novo aplicativo de fluxo de trabalho na monday.com, para que os não desenvolvedores também possam relatar bugs com rapidez e facilidade”, afirma Uriel Benita, gerente de produto atualmente responsável pelos processos de QA. “A criação desse processo na monday.com permite que todos da empresa sejam incluídos no processo.”

Agora, qualquer membro da equipe pode reportar bugs no quadro de QA, incluindo informações detalhadas e uma captura de tela do problema nas atualizações.

E, sempre que um novo elemento é adicionado, Uriel é automaticamente atribuído ao bug para revisar e atribuí-lo a um desenvolvedor que o solucione, para manter o processo em movimento com rapidez e eficácia.

Testes-de-controle-de-qualidade

Notificações push para manter os peruanos informados

As informações sobre o coronavírus estão em constante desenvolvimento. A equipe da Doktuz adicionou outro aplicativo novo de fluxo de trabalho para gerenciar suas notificações push.

Os médicos e a equipe de marketing de conteúdo trabalham conjuntamente nas mensagens para criar a comunicação adequada, a qual os desenvolvedores podem, então, extrair do quadro e adicionar ao aplicativo da Doktuz na forma de notificação push.

“Sempre que o Ministério da Saúde adiciona novos critérios para considerar os testes para coronavírus, queremos que os usuários retornem ao aplicativo e refaçam o questionário com o chatbot. Por isso, através de uma notificação push, criamos mensagens alertando os usuários de que há novos critérios e os incentivamos a refazer o questionário”, afirma Uriel.

Desenvolvimento contínuo em alta velocidade

Agora, a Doktuz está trabalhando para adicionar essas novas capacidades ao aplicativo, para oferecer a outros países latino-americanos acesso ao chatbot e à capacidade de conversar com médicos certificados 24 horas por dia, na esperança de também aliviar a pressão sobre os Ministérios da Saúde nesses países.

“Continuamos criando nossos novos processos e fluxos de trabalho essenciais na monday.com, conforme as necessidades surgem”, afirma Uriel.

Comece já