Skip to main content Skip to footer
Produtividade

Software de programação de construção: a ferramenta que você não sabia de que precisava

Todos na monday.com Leitura de 7 minutos
Comece já

Trabalhando em um novo arranha-céu? Em um resort de bangalôs sobre a água? Remodelando sua casa? Qualquer projeto de construção tem o que pode parecer uma quantidade infinita de partes para rastrear. Um software de programação de construção pode ajudá-lo com tudo isso e muito mais.

Contar com a ajuda de todos e com as ferramentas adequadas torna esses processos muito mais gerenciáveis.

Seja você é um experiente gerente de projetos de construção ou alguém que está tirando seu primeiro projeto do papel, provavelmente já sabe que não pode começar um projeto diretamente. Primeiro, você precisa esboçar um plano.

E não podíamos concordar mais.

É exatamente por isso que um software de programação de construção é a ferramenta que você não sabia que precisava. Mas isso vai mudar — aqui e agora.

O que é uma programação de projeto de construção?

Ao planejar um projeto de construção, não importa o quão grande ou alta, a programação de projeto é uma das partes mais importantes.

Uma programação de projeto de construção bem executada determina cada etapa de todo o processo — desde a apresentação de licenças e esboços iniciais até a exibição de datas de conclusão.

As programações de construção ajudam a garantir que todas as partes do projeto sejam concluídas no prazo e sem gargalos. Muitas vezes, certas entregas dependem de outras partes para ser concluídas, como um piso que precisa ser finalizado antes que um designer de interiores possa fazer sua magia nele. As programações de construção ajudam a identificar e gerenciar as atividades necessárias para concluir cada tarefa, bem como a ordem em que cada tarefa deve ser concluída.

Quando se trata de planejar uma programação de construção, definitivamente não existe uma solução única. Remodelar uma cozinha, construir um complexo de moradias, ou qualquer outro tipo de projeto, varia amplamente de projeto para projeto.

Como tal, diferentes tipos de projetos de construção exigem diferentes tipos de planos de programação.

Benefícios de uma programação de construção

Não importa o tipo de projeto, a importância da programação em projetos de construção não pode ser ignorada. Ela desempenha um papel essencial no sucesso de um projeto.

Uma programação adequada pode ajudar a garantir a conclusão do projeto no prazo — e, igualmente importante, dentro do orçamento.

A programação de construção não apenas estipula o ritmo do trabalho: uma boa programação também deve descrever como as tarefas serão executadas.

Além disso, a programação também define o método e a sequência em que os materiais necessários serão entregues. Uma programação de construção também resume como os ajustes podem ser feitos quando há a necessidade de acomodar mudanças e atrasos imprevistos — os quais, como você sabe, não são raros nas construções.

Uma programação de construção bem elaborada pode ajudar a gerenciar materiais, mão de obra e equipamentos.

Acessar dados em tempo real e tecnologia digital permite que os programadores tomem decisões mais fundamentadas em relação à programação da mão de obra e dos materiais para um projeto específico.

Possuir uma programação que conceda a todos acesso em tempo real aos dados, como a monday.com, ajuda no preparo para ajustes de modo a acomodar eventos inesperados, como quando uma licença não é aprovada no prazo, ou se houver necessidade de usar um guindaste por mais tempo do que o esperado.

Ao estar bem equipado para lidar com atrasos, você aumenta sua capacidade de se preparar para correções e alterações, e é mais provável que conclua os projetos dentro do prazo e do orçamento.

A programação conceitual do projeto vai além de apenas listar as potenciais possibilidades de custos excessivos ou possíveis atrasos na construção para incluir percepções mais atualizadas e orientadas para o futuro. Programações transparentes e acessíveis podem fornecer insights acionáveis que podem colocar os projetos de volta no caminho certo rapidamente. De fato, possuir ferramentas e tecnologias de última geração para orçamentação e programação está se tornando uma vantagem competitiva, de acordo com a Deloitte.

Benefícios do software de programação de construção:

Benefícios-do-software-de-programação-de-construção

  1. Evite atrasos: veja rapidamente se a data de conclusão estimada do projeto, conforme estipulada pelo cliente, é factível ou não
  2. Estime custos: use uma coluna de números em um software de programação de projeto para visualizar facilmente os custos
  3. Utilize equipamentos e recursos: combine equipamentos, materiais e mão de obra com tarefas e partes específicas do projeto para que você não perca o controle
  4. Planeje com antecedência: desfrute uma visualização clara da sequência de tarefas, para que todos os envolvidos saibam em quais partes precisam trabalhar — e se preparem, em caso de atrasos ou mudanças
  5. Faça alterações facilmente: com um software ágil, você pode alterar a sequência de tarefas ou atribuições específicas para melhor refletir seu projeto
  6. Compartilhe o progresso e atualizações: conceda a cada membro da equipe e contratante a capacidade de acompanhar a situação atual de tudo, e mantenha todos atualizados

Como planejar uma programação de projeto de construção

Há uma série de aspectos que devem ser considerados ao se planejar uma programação de projeto de construção.

  1. Para quem é a programação

Isso afeta o nível de detalhes e a mídia usada para criar a programação. A programação estará aberta apenas para os membros da equipe? Fornecedores e contratados terceirizados também serão solicitados a permanecer atualizados com a programação, para alterar os planos deles de acordo com eventuais atrasos?

  1. Determine a duração e o proprietário da tarefa

As programações geralmente visam dois aspectos predominantes: determinar quanto tempo cada tarefa levará para ser concluída e estipular quem exatamente é o responsável por completar cada atividade, bem como de quais equipamentos ou recursos eles precisarão para concluir seu trabalho de forma eficaz.

  1. Pense em cada detalhe

Modelos, licenças necessárias, possíveis gargalos e custos devem ser levados em consideração. O processo de programação ajuda você a imaginar como concluirá o projeto. Ele fornece um processo de referência e ajuda a criar um plano claro que pode e deve ser compartilhado com todos os membros da equipe envolvidos.

Parece complicado? Não precisa ser — é para isso que estamos aqui!

Templates-recomendados

Comunicação simples com partes interessadas importantes, compartilhamento de expectativas com membros da equipe e visualização do projeto na íntegra são partes fundamentais de um software de programação de construção. Com nossos templates personalizáveis, conseguir tudo isso está mais fácil do que nunca!

 

Experimente nossso template de programação de construção!

Comece já