Obrigado por se inscrever! 🎉

Obrigado 🎉por se inscrever!

Verifique sua caixa de entrada para receber nossa newsletter mensal

Inscreva-se para receber nossa newsletter 😊

Procura de emprego remota: como ser você mesmo em uma entrevista virtual

Procura de emprego remota: como ser você mesmo em uma entrevista virtual

Todos na monday.com

Houve uma época em que os candidatos a empregos podiam contar com seu charme presencial para conseguir um trabalho; porém, agora que os trabalhos em casa são comuns, uma coisa é clara: a maneira como as empresas contratam poderá mudar para sempre.

Aqui na monday.com, nós sabemos disso – com toda a nossa equipe atualmente trabalhando remotamente, tivemos que adaptar todo o nosso processo de RH para o trabalho remoto.

Como entrevistado, há algumas coisas que você deverá ajustar para que possa projetar seu autêntico “eu” e se sentir confortável e confiante — mesmo através de uma tela. 

A boa notícia é que não é difícil desenvolver habilidades de entrevistas virtuais. Esteja você confiante em suas habilidades ou precisando de algumas dicas para melhorar seu desempenho, este guia o preparará para superar os desafios das entrevistas virtuais, para que possa participar de qualquer entrevista com confiança.

O que é uma entrevista virtual?

Vamos começar com uma definição. Entrevista virtual ou remota é um processo de seleção de vaga sem reunião presencial, em que a entrevista é feita por telefone, computador ou software de videoconferência. Trata-se de uma forma de reunião virtual.

As entrevistas virtuais são mais comuns do que você pode imaginar. Três anos atrás, 70% das empresas já usavam entrevistas por vídeo em seus processos de seleção. E 57% dos candidatos de fato preferem entrevistas por vídeo a entrevistas presenciais.

Em outras palavras: sua capacidade de conseguir um emprego em 2020 pode depender muito mais da sua capacidade de usar uma webcam do que de um currículo. 

Veja como começar a se preparar para sua próxima entrevista virtual.

Dicas para entrevistas remotas

Enquanto você se prepara para sua entrevista remota, aqui estão algumas dicas para manter em mente.

  • Leve em conta como você se sente, e não como está sua aparência
    Você provavelmente leu um milhão de artigos sobre “como se vestir para o sucesso”, mas o que está vestindo diz muito menos sobre sua pessoa do que como você se sente  naquilo que está vestindo. Se um terno completo complementado por chinelos de coelho faz você se sentir excelente, vá em frente.
  • Escolha um local onde você se sinta confiante
    Agora mais do que nunca, ninguém está julgando se a estante de livros atrás de você está um pouco cheia ou se há um brinquedo perdido no chão. O que importa é que você escolha um espaço onde saiba que pode ficar o mais livre possível de distrações – se isso significa ficar sentado na entrada da garagem ou fazer a entrevista no carro, tudo bem, desde que você tenha espaço para se sentir confortável.
  • Prepare seu hotspot
    A importância do Wi-Fi não deve ser subestimada. Obviamente, as coisas acontecem, e todos nós ficamos travados em uma reunião ou outra, mas uma conexão ruim à internet pode atrapalhar o fluxo natural de uma entrevista. Certificar-se de testar sua internet e se preparar com um plano alternativo pode ajudar a reduzir possíveis contratempos durante a entrevista.

Como é uma preparação eficaz para entrevistas remotas?

Os entrevistados remotos também devem se certificar de:

  • Realizar uma pré-entrevista consigo mesmo
    Quando você está de olho em uma vaga, pode ser difícil distinguir o que você  deseja daquilo que acha que o entrevistador quer ouvir. Fazer uma avaliação sincera consigo mesmo pode ajudar a lhe centralizar antes de começar a pensar na resposta “certa”.
  • Pergunte sobre o que você não está vendo
    Há muita coisa sobre uma empresa que você perde quando não tem a oportunidade de visitar o escritório. Pequenos indicadores, como a forma como os funcionários interagem uns com os outros, e como você é recebido quando aguarda a entrevista, podem ser cruciais. Talvez seja preciso fazer perguntas adicionais para criar uma imagem dos aspectos da empresa que você não está conseguindo ver.
  • Seja curioso
    Fazer uma breve pesquisa sobre a empresa pode ajudar você a fazer as perguntas certas. Ela está presente nas mídias sociais? Observar a cultura da empresa pode ajudar a despertar seu interesse e criar perguntas que, de outra forma, não haveriam surgido.

Use perguntas típicas de entrevistas como uma oportunidade de ser genuíno 

Pode ser fácil cair na armadilha de perguntas similares às do Glassdoor e na preparação pré-entrevista, mas é importante não perder de vista o objetivo: encontrar um bom ajuste para você e à empresa. Ao ser atencioso e transparente em resposta a perguntas “típicas” de entrevistas, você poderá saber melhor se a empresa é uma boa opção. 

Vejamos alguns exemplos:

  • “Por que você quer trabalhar aqui?”
    Essa pergunta não é um convite para bajular a empresa — mas é uma oportunidade de informar por que você se deu ao trabalho de considerá-la. Foi algo na cultura dela que despertou seu interesse? Quais são as coisas que são importantes para você em um cargo, e você vê isso representado na empresa? Ela quer ouvir o que é importante para você.
  • “Qual é seu maior ponto fraco?”
    Existem respostas para essa pergunta que não sejam “perfeccionismo”. Demonstrar que você pensou nas áreas em que gostaria de crescer pode estabelecer expectativas honestas e razoáveis, provar sua honestidade e humildade, e estabelecer metas de crescimento no futuro. Softwares e equipamentos para entrevistas virtuais.

Não é difícil se preparar para uma entrevista, pois existem vários softwares disponíveis, os quais facilitarão para você se reunir com gerentes de contratação. Videoconferências no Zoom, GoToMeeting e Microsoft Teams são algumas das maneiras mais comuns de se conectar quando você tem uma entrevista virtual em breve.

Mas e quanto aos equipamentos físicos necessários? Considere o seguinte:

  • Uma webcam. Atualmente, a maioria dos computadores e notebooks inclui webcam integrada, mas, se você não tiver uma, poderá comprar uma webcam USB acessível.
  • Um microfone. Perguntar “desculpe, o quê?” depois da terceira vez pode ser um pouco estranho. Ficar preparado com um microfone USB é fácil, e eles costumam garantir um desempenho melhor do que os microfones embutidos em fones de ouvido.
  • Um plano de fundo. Não se sente confortável mostrando sua casa em uma entrevista? Pré-configurar o plano de fundo do vídeo pode fazer você se sentir mais “no clima” e pronto para sua entrevista desde o início. 

Prepare-se para sua entrevista remota como se ela fosse presencial

Com alguma preparação para o contexto on-line, trate sua entrevista virtual como se fosse uma entrevista conduzida pessoalmente. Faça o possível para parecer profissional, minucioso e honesto. Não faça nada que você não faria se estivesse sendo entrevistado em um escritório ou em uma reunião presencial. 

Com uma preparação adequada, você não terá nenhum problema para fazer uma entrevista e encontrar um cargo ideal. Recomendamos o uso de nossos modelos de trabalho remoto  para você começar com uma vantagem inicial.

 

Não consegue se cadastrar?
Contate-nos. Estamos disponíveis 24/7.