Skip to main content Skip to footer

Por que seu briefing criativo precisa de uma renovação

Todos na monday.com Leitura de 8 minutos
Comece já

Imagine que você está começando uma campanha nova.

O texto está perfeito. Os dados foram processados. Os cronogramas foram implementados. E agora? O que falta?

Ah sim, seus ativos criativos.

Independentemente da sua função, todo profissional de marketing precisa de recursos criativos para suas campanhas — desde banners de mídia social a logotipos de marcas, vídeos de produtos, folhas de dados, GIFs e muito mais.

E como você começa a criar esses ativos essenciais? Descobrir o processo certo para maximizar a criatividade e a eficiência é uma questão super importante a cada equipe de marketing.

Briefing criativo: o método antigo e confiável

A resposta? Para muitos de nós, ela está no briefing criativo. Um briefing criativo foi e continua a ser o formato mais comumente usado para levar ativos criativos do conceito à realização.

Um briefing criativo é um meio de comunicação entre profissionais de marketing e de criação, onde um documento composto por elementos como: uma visão geral de alto nível do ativo criativo, um esboço da campanha, sua mensagem principal e o público-alvo [e fornecido à equipe de criação.

Recentemente, pesquisamos mais de 80 equipes de criação e descobrimos que 93% usam um briefing criativo como guia para a criação de novos ativos criativos. Profissionais de criação e de marketing têm especialidades diferentes e precisam de um mapa que não apenas oriente, mas ajude a moldar a estratégia geral e os objetivos dos profissionais de marketing.

Briefing-criativo-o-método-antigo-e-confiável

Apesar de seu uso generalizado, a mesma pesquisa mostra que a maioria (67%) dos profissionais de criação e de marketing consideram seus briefing criativos ineficazes.

Briefing-criativo-o-método-antigo-e-confiável

Por exemplo: a Genpact, uma empresa global de serviços profissionais, costumava contar muito com planilhas estáticas para seus briefings criativos, o que causava atrasos significativos e desnecessários no processo criativo.

“Antes da monday.com, nossos gerentes de campanha criavam briefings criativos em planilhas que só conseguiam capturar a informação mínima necessária pela equipe de criação. Depois que o gerente de campanha enviava um briefing criativo, havia uma longa cadeia de e-mails entre a equipe de criação e o gerente de campanha discutindo tudo o que faltava e que a planilha não conseguia capturar, o que era impossível acompanhar”, diz Sarah Pharr, AVP de Marketing da Genpact.

Nossos briefings criativos não funcionam

Como mostra nossa pesquisa, briefings criativos são feitos principalmente na forma de documentos – e isso claramente não está funcionando.

 Nossos-briefings-criativos-não-funcionam

Por que nossos documentos não estão funcionando?

Para começar, eles não permitem que a conversa  entre profissionais de criação e de marketing flua.

Documentos são unilaterais. Terminar de escrever um briefing implica que o lado do trabalho do profissional de marketing acabou, e o trabalho de criação começa.

Mas isso não funciona para a maioria dos projetos criativos atuais, que precisam de uma conversa contínua sobre inspiração, ideias e rodadas de edição que continuam durante todo o ciclo de vida do projeto criativo.

Veja, por exemplo, um vídeo promocional. Ao criar um projeto tão complexo e intrincado, um documento não é suficiente para todas as suas peças móveis.

Renovação do briefing criativo  

Quando há muitas equipes em vários departamentos trabalhando em projetos individuais, as equipes geralmente são vítimas de silos. Eles causam comunicação desconectada entre as equipes e impede a colaboração.

Então, qual é a solução?

Demos uma renovada no briefing criativo tradicional, para que você possa fazer a ponte de silos e transformar o seu processo criativo em uma conversa.

Os briefings criativos costumam andar de mãos dadas com silos de equipe. Eles separam os profissionais de marketing dos profissionais de criação, e reforçam a ideia de que essas são duas entidades separadas, cada uma com sua própria estratégia, metas e ferramentas que usam para gerenciar seu trabalho.

Por exemplo, os profissionais de marketing de entrada podem usar o Hubspot, os designers podem usar o Figma e os gerentes de conteúdo escrevem seu texto no MS Word ou no Google Docs. E então você tem muitas reuniões, planilhas, e-mails e mensagens do Slack no meio disso tudo.

Digamos que você queira fazer um novo design da sua página inicial atual do site. Você precisará de alguns recursos criativos: itens visuais, um novo vídeo promocional, textos e talvez até mesmo um novo logotipo.

A monday.com para Marketing inclui um conjunto de fluxos de trabalho e modelos de briefing criativo que o ajudarão a levar seu briefing para o próximo nível.

Primeiro, usando a monday.com, você pode usar um formulário de solicitação on-line para capturar todas as informações relevantes que um briefing tradicional precisaria ter. Isso cria uma compreensão inicial compartilhada da estratégia e dos objetivos entre profissionais de marketing e de criação.

 Nossos-briefings-criativos-não-funcionam

Depois que o profissional de marketing envia a solicitação usando o formulário on-line, um fluxo de trabalho completo pode começar a andar:

  • Uma notificação no Slack é enviada automaticamente para o líder da equipe de criação.
  • Um timer é iniciado no quadro, exibindo o tempo desde que a solicitação de criação foi enviada e está aguardando a revisão.
  • Assim que a solicitação de criação é aprovada, ela passa para a seção “em planejamento” e o timer pára, monitorando o tempo de espera para revisão versus um SLA interno.
  • As equipes podem usar o Quadro Branco Colaborativo para ajudar com o brainstorming on-line
  • As equipes usam a Anotação de imagem para acompanhar e acelerar o processo de revisão de ativos.

Esse fluxo de trabalho ajuda as equipes de criação a capturar e executar facilmente todas as solicitações recebidas de profissionais de marketing, em um espaço de trabalho fácil.

Como-renovar-briefing-criativo

Começe já o seu template de pedidos de criação!

“Nós nos afastamos das planilhas e criamos briefings criativos altamente personalizáveis com formulários da monday.com que atendem às necessidades exatas do nosso departamento de marketing. Nossos briefings criativos também estão diretamente ligados ao nosso painel de solicitações criativas, nos dando visibilidade total do processo criativo, do briefing à execução. E, com as atualizações de elementos, os gerentes de campanha podem se comunicar facilmente com a equipe de criação sobre quaisquer alterações ou atualizações que realmente aceleram o processo”, diz Sarah Pharr, AVP de Marketing da Genpact. 

Depois que sua equipe de design ou de vídeo aprovar a solicitação, o desenvolvimento do ativo criativo se transformará em seu próprio fluxo de trabalho.

Em nosso exemplo, o redesign da página inicial do site tornou-se seu próprio quadro, dividido em todas as etapas e processos de execução, como pesquisa de UX, análise de concorrentes, desenvolvimento e testes A/B. Tanto sua equipe de criação quanto sua equipe de marketing se tornam parte da solução do início ao fim.

Qualquer pessoa que esteja inscrita no quadro pode iniciar um brainstorm na seção de atualizações ou entrar em uma chamada de Zoom clicando em apenas um botão. Os profissionais de marketing e de criação podem se comunicar por meio das atualizações em tempo real para evitar, por exemplo, confusões entre versões e permanecerem alinhados e focados.

Como-renovar-briefing-criativo

Acesse já o template de design de homepage!

Então agora criamos com sucesso um novo vídeo promocional para o site, com mensagens atualizadas e um novo logotipo. Todos esses ativos podem ser armazenados em um “quadro de ativos do site” para referência futura, para que quando diferentes departamentos precisarem desses ativos, eles podem ser acessados facilmente.

Como-renovar-briefing-criativo

Acesse agora o template de gestão de ativos visuais!

Prepare-se para a revolução do briefing criativo

Vamos admitir, os profissionais de marketing e de criação precisam desesperadamente de uma transformação no briefing criativo, e estamos aqui para ajudar.

Não importa se eles precisam de elementos visuais para uma nova campanha ou querem fazer um design completamente novo de uma página inicial do site, a colaboração é fundamental, e isso só pode ser alcançado por meio de uma estrutura que ofereça suporte e fomente a conversa, a ideação, a colaboração e a criatividade.

Comece a usar nossos modelos de fluxo de trabalho de marketing hoje e tenha um processo de briefing criativo simplificado de ponta a ponta.

Comece já