Skip to main content Skip to footer

O que é Lei de Parkinson e como ela pode aumentar sua produtividade?

Todos na monday.com Leitura de 5 minutos
Comece já

Você já participou de um projeto de uma semana que se torna cada vez mais complexo, forçando você a trabalhar até as horas finais antes do prazo?

Por que raios isso acontece?

O-que-é-Lei-de-Parkinson

Trata-se de algo chamado Lei de Parkinson. Esse fenômeno é um grande obstáculo no caminho da produtividade para indivíduos e equipes em todo o mundo. (Não se preocupe, você não está sozinho.)

Vamos analisar o que é isso mais detalhadamente e descobrir como você pode aproveitar esse fenômeno para melhorar sua eficiência (e ser mais produtivo.)

O que é a Lei de Parkinson?

Em 1955, Cyril Parkinson, historiador naval britânico, publicou um artigo de sátira no periódico The Economist. Ele começava com a seguinte declaração (sem sátira): “O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para sua conclusão.”

Ele repetiu esse conceito em outros dois livros que publicou nos anos seguintes, e a ideia começou a se popularizar. Foi um insight tão brilhante sobre uma das principais barreiras ao gerenciamento eficiente do tempo que ressoou com o público em todo o mundo.

E assim nasceu a Lei de Parkinson.

O que seria uma tradução moderna desse conceito? Veja um exemplo: Se você se conceder três dias para fazer um projeto, ele levará três dias completos. 

Vemos isso acontecer o tempo todo. Digamos que você recebeu uma tarefa no trabalho e precisa concluí-la em três semanas. Você não se apressa e entrega o produto acabado no dia 21, conforme solicitado.

Mas e se você tivesse apenas uma semana para fazer a mesma tarefa? Seria capaz de enfrentar o desafio? Provavelmente sim. Você seria altamente focado e eficiente, encontraria atalhos úteis e talvez até convocasse alguns parceiros relevantes para realizar o trabalho.

O problema da Lei de Parkinson é o seguinte: Quanto mais tempo é alocado para uma tarefa, mais detalhistas somos – e mais complicada a tarefa se torna. Como resultado, as coisas demoram mais, e seu progresso geral diminui (o que pode até levar você a procrastinar – credo).

A boa notícia é que, quando você conhece esse fenômeno, pode trabalhá-lo e ficar mais consciente sobre sua produtividade. Vamos explorar isso um pouco mais.

Como a Lei de Parkinson pode aumentar sua produtividade?

O-que-é-Lei-de-Parkinson

A resposta é “sim”. Pesquisas mostram que você pode realmente usá-la para aumentar sua produtividade e se tornar mais eficiente no trabalho. Para oferecer um contexto maior, aqui estão alguns exemplos.

Turnos mais curtos, produtividade maior

Um estudo financiado pelo governo sueco descobriu que os enfermeiros que mudaram de um dia de trabalho tradicional de oito horas para seis horas tiveram redução no estresse e nos dias de licença por doença, além do aumento da produtividade total, em comparação aos dias de trabalho de oito horas.

Prazos menores de projetos, maior incentivo à eficiência

Outro estudo descobriu que membros de equipes de extração de madeira apresentaram uma taxa de produção significativamente mais alta quando limitados a fazer entregas em um ou dois dias por semana do que quando essas limitações de compra não existiam. Como todas as partes eram pagas por unidade, houve um incentivo para maximizar a produção antecipadamente, quando as restrições deveriam ser seguidas.

Então, o que esses dois estudos nos dizem? 

Na maioria das vezes, você pode reduzir o prazo de um projeto e ainda assim cumprir seus requisitos. Na verdade, isso pode forçá-lo a trabalhar com mais eficiência – o que consiste em uma maneira simples de aproveitar a Lei de Parkinson.

Táticas para superar a Lei de Parkinson 

Talvez você esteja se perguntando: “Tudo bem, mas o que posso realmente fazer para ir além da Lei de Parkinson e me manter altamente produtivo?” Aqui estão algumas ideias a ser consideradas:

Estabeleça prazos mais curtos.

Experimente um cronograma menor que o normal para ver se você pode concluir a tarefa em menos tempo. Você poderá se surpreender – o que costumava levar três horas, às vezes, pode ser realizado em uma.

Corra contra o relógio, colha recompensas.

Se você acha que está alocando muito tempo para uma tarefa, use um cronômetro e tente concluir a tarefa dentro de um período de tempo definido, como 30 minutos ou uma hora. Se você for capaz de fazer isso, recompense-se no final com um pequeno prêmio, como um lanche especial ou um tempo ao ar livre. Um pequeno motivador pode fazer uma grande diferença.

Crie uma consequência.

Ao fazer algo como trabalhar sem um carregador de notebook, você se forçará a fazer o trabalho antes que o dispositivo fique sem energia. A consequência pode ajudar a motivá-lo a manter o foco.

O-que-é-Lei-de-Parkinson

Aproveite a Lei de Parkinson e seja o parceiro de projeto mais eficiente

Agora que você sabe o que é a Lei de Parkinson (e como superá-la), poderá aproveitar mais tempo livre e maior flexibilidade em sua programação. Ela requer apenas um pouco de foco deliberado e atenção para o fato de que as tarefas geralmente se expandem para preencher o prazo alocado.

O segredo da produtividade máxima pode ser apenas prazos mais curtos. Tão simples, não é mesmo?

 

Comece já