Skip to main content Skip to footer
Marketing

Como gerenciar um blog: o guia do blogueiro profissional para crescer com a monday.com

Todos na monday.com Leitura de 6 minutos
Comece já

As pessoas escrevem blogs desde o surgimento da internet. Para mim, nada é mais divertido, significativo e lucrativo do que colocar as minhas palavras na web para que todos possam ver. Mas todo blog de sucesso precisa de gerenciamento. Comecei o meu blog, o growth Marketing Pro, em 2017. Desde então, atinjo quase 100.000 leitores por mês com um orçamento muito limitado.

Com o crescimento, começam as dificuldades. Quando me dei conta, eu não estava escrevendo apenas para o meu blog, mas construindo minha marca ao também contribuir com outros blogs. E mais, através do meu blog, eu estava capturando leads para a minha consultoria. Então, em essência, eu tinha um funil de vendas com o meu site.

É por isso que a gestão de projetos tornou-se absolutamente essencial no meu processo. Planilhas confusas definitivamente não me ajudavam. Para me manter produtivo e simplificar, passei a usar monday.com.

Na minha opinião, a maioria dos blogueiros precisa, em algum momento, adotar algum tipo de software de gerenciamento de projetos. Estas são as três razões pelas quais este blogueiro aqui adotou. 

  1. Gerenciando as publicações

Blogar exige organização. 

Entre mim e meu parceiro de negócios, Hailey, produzimos mais de 200 posts nos últimos três anos. Isso significa cerca de 400.000 palavras para administrar! Embora seja muito divertido colocar minha energia criativa e pontos de vista em um post, escrever um texto exige muito trabalho braçal. 

Nosso processo geralmente começa com a pesquisa de palavras-chave utilizando uma ferramenta de SEO. Assim que Hailey e eu chegamos a uma lista interessante de palavras-chave e tópicos, usamos a monday.com para criar um backlog de artigos e, em seguida, priorizar. Então, estes artigos entram em um calendário editorial, para que saibamos quando os posts serão publicadas ou quando serão compartilhadas com nossa lista de e-mails. 

Além disso, muitas pessoas ficam surpresas com a quantidade de mãos que entram na elaboração de um post no blog. Apesar da palavra final ser minha, parte do trabalho braçal e de pesquisa é feito por freelancers. Eu dou aos ghost writers acesso aos meus quadros na monday.com, permitindo que eles acompanhem, leiam as linhas gerais e sinalizem seu progresso em cada artigo. Ao invés de nos bombardearmos com e-mails, a comunicação é feita diretamente na plataforma — o que poupa minha caixa de entrada e simplifica toda a nossa comunicação. Todos agradecem.

  1. Link Building e fluxo de relacionamento 

Qualquer pessoa que blogue pensando em otimização para motores de busca (SEO) sabe que criar conteúdo para o seu site é apenas metade do caminho. A outra metade é convencer o Google de que vale a pena ranquear bem seu conteúdo nas páginas de resultados (SERP). 

Embora o algoritmo de classificação do Google não seja totalmente claro, todos os profissionais de marketing digital concordam que uma das melhores maneiras de garantir que o Google ranqueie bem seus posts é conseguindo backlinks de publicações de autoridade na Web. Os inbound links para o seu site são, para o Google, um importante sinal de confiança. Então, quando o algoritmo decide quais posts ranquear, aqueles com essa autoridade extra dos backlinks geralmente ficam melhor posicionados no SERP. 

Ser publicado em outros sites não é tão simples quanto parece. Na verdade, pode rapidamente ficar bem caótico. Há diversas maneiras de conseguir links para seu site, incluindo trocas de links, relações públicas e guest posts. Além disso, geralmente existem centenas ou milhares de sites alvo. Para muitos profissionais de marketing digital, isso é sinônimo de planilhas confusas, que incluem colunas de contato, status e comentários.

Mas assim que eu comecei a usar a monday.com, percebi que havia uma maneira muito mais eficiente de organizar minhas listas e pontos de contato. A monday.com tem uma integração direta com o Gmail, o que significa que eu posso me comunicar com meus sites alvo de links building e atualizar status e prazos em um só clique. 

Além disso, a monday.com tem um recurso de importação de planilhas Excel/CSV para que você possa criar um quadro com os fluxos de trabalho existentes. Isso transformou a minha planilha confusa em algo mais agradável aos olhos.

  1. Crescendo ainda mais com as integrações

Como eu disse, o Growth Marketing Pro começou como apenas um blog. Mas quando decidimos monetizá-lo e passamos a capturar leads, as coisas se tornaram muito mais complexas. Precisávamos de um forma de ver os leads que entravam, agendar ligações e dividir os clientes. Basicamente, precisávamos de uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente — CRM. Além da integração com o Gmail, extremamente útil, a monday.com facilita o crescimento do blog através de outras inúmeras integrações com ferramentas modernas. 

Hailey e eu encontramos uma solução incrível de captura de leads no Typeform — que se integrou perfeitamente em nosso blog e quando nos demos conta, já tínhamos várias ligações de vendas agendadas por dia. Por sorte, a monday.com tem uma integração com o Typeform, o que significa que podemos capturar leads e enviá-los diretamente para um quadro, alocando cada campo do Typeform em uma coluna apropriada. Assim, quando um usuário insere suas informações de contato, nome comercial, budget de marketing, metas para a ligação e qualquer outro campo no Typeform, as informações chegam ao lugar certo. 

Tudo isso permite administrar nosso blog como um negócio. Temos as pipelines de vendas com receita estimada e os cronogramas de contrato, além do status, ao lado de cada cliente. Administrar o processo desta forma nos permite gerir cada cliente em potencial através do funil e reengajar leads mais antigos para atrair seus negócios. 

A monday.com tem diversas integrações que são úteis na gestão do seu blog. Conheço blogueiros que conectam a monday.com à sua conta do Mailchimp para facilitar a coordenação de e-mails e outros que se conectam com o Jira e o GitHub para acompanhar as solicitações. As possibilidades de integrações na monday.com são realmente infinitas. 

Conclusão 

Descrever a monday.com simplesmente como uma ferramenta de CRM ou de gerenciamento de projetos seria um erro. Como blogueiro, meu negócio é escalonar meu tempo. Com uma infinidade de fluxos de trabalho diferentes relacionados às publicações, guest posts e relacionamento com clientes, eu seria negligente em não usar uma plataforma abrangente que conecte todos os pontos. A monday.com me permite ser ágil e ganhar mais dinheiro fazendo o que eu amo. Esse é o sonho, né?

Quer gerenciar seu blog como o Mark?

 

Confira aqui o nosso template de planejamento de blog!
Comece já