Skip to main content Skip to footer
Marketing

Barreiras de marketing: 3 maneiras de removê-las de sua equipe

Todos na monday.com Leitura de 7 minutos
Comece já

Barreiras de marketing: Você e seu time também parecem ter que ultrapassá-las a todo momento?

Quer se trate de criar uma presença de mídia social em vários canais, decifrar o código da aquisição de usuários ou criar uma campanha impressa, a maioria dos profissionais de marketing tem muitos pratos para equilibrar. 

Se você notou que está precisando fazer malabarismos com seus pratos, não se preocupe — você não está sozinho. A Adobe fez uma pesquisa recentemente com 1000 profissionais de marketing e revelou que 40% acham que seus esforços de marketing são ineficazes devido ao quanto eles estão sobrecarregados em termos de carga de trabalho.

Então, o que está sobrecarregando nossos profissionais de marketing? Nós chegamos a três barreiras que estão contribuindo para essa sobrecarga do marketing:

Barreira de marketing 1:

Solução: promover uma melhor comunicação por meio de áreas de trabalho compartilhadas

O que acontece quando as equipes operam e agem separadamente umas das outras? Os departamentos param de comunicar e colaborar entre si, o que acaba causando estragos na produtividade. De acordo com a Harvard Business Review, as organizações com baixas pontuações de envolvimento dos funcionários e comunicação tiveram uma produtividade geral 18% menor.

Tanto a comunicação quanto a colaboração são vitais para qualquer equipe de marketing bem-sucedida, pois eles impulsionam o trabalho em equipe efetivo, mantêm todos alinhados e garantem que todos estejam trabalhando em direção a um objetivo comum. Mas, além das paredes do marketing, os profissionais do setor precisam garantir que haja uma relação de trabalho funcional entre eles e o resto do escritório. Isso inclui equipes de vendas, suporte ao cliente, engenharia e até mesmo com a gerência.

Por exemplo, na monday.com, precisamos manter nossas equipes de produtos e marketing alinhadas, o que pode ser desafiador, pois esses dois departamentos geralmente trabalham em lados opostos do panorama geral.

Como fazemos isso?

Bem, quando nossa equipe de produtos tem uma nova atualização de produto a ser feita, ela é adicionada ao “Diário de bordo” da P&D — onde é possível visualizar e acompanhar todas as atualizações de produtos em uma área de trabalho digital. Neste quadro, você pode encontrar o proprietário dessa atualização específica do produto, os benefícios comerciais do aprimoramento, os casos de uso e a data em que a atualização será implementada.

A equipe de P&D consulta este quadro para gerenciar seus próprios sprints, mas nossa equipe de marketing consulta este quadro diariamente para se manter alinhado, e também para agilizar a comunicação e a colaboração com a P&D. Isso elimina o tempo e o esforço desperdiçados em reuniões frequentes de alinhamento, ajuda na criação de conteúdo de marketing e material de capacitação de vendas oportuno e ajuda no brainstorming de nossas campanhas para atualizações de novos produtos. Foi assim que nossa série de blogs do Diário de Bordo nasceu: ela destaca novas atualizações de recursos para nossos clientes toda semana, regularmente.

Esta série (que agora é um grande sucesso) não teria acontecido se não fosse pela colaboração perfeita que este quadro criou. A equipe de vendas também participou, consultando o quadro para manter seus clientes informações sobre novas atualizações e para impulsionar negócios em potencial.

Esse quadro facilitou uma comunicação eficaz entre todas as equipes e, como resultado, essas equipes foram capazes de produzir um produto final coeso.

 

falta-de-colaboração-e-comunicação-em-equipe 

Obtenha agora seu template de updates do produto!

Barreira de marketing 2: Falta de recursos

Solução: promover a autonomia da equipe e a utilização de templates

Hoje em dia, os profissionais de marketing estão lutando para encontrar os recursos certos para acompanhar o ritmo de sua extensa carga de trabalho. Esta falta de recursos pode ser atribuída a três áreas:

  • Conteúdo, conteúdo, conteúdo — os profissionais de marketing têm uma necessidade cada vez maior de produzir conteúdo original e de qualidade, que incluem eBooks, blogs, vídeos e postagens em mídias sociais, em todos os canais
  • É preciso ser rápido — a obrigação de aumentar a eficiência, a velocidade e a agilidade na entrega
  • Expectativas altíssimas — a pressão constante para alcançar e superar as metas de negócios crescentes.

Um recurso que pode ajudar facilmente (e significativamente) as equipes a superar esses três obstáculos assustadores é dar a elas autonomia sobre seu trabalho. Autonomia da equipe significa que uma equipe se unirá em torno de um objetivo específico, assumirá a propriedade e a responsabilidade para descobrir a melhor maneira de realizar o trabalho enquanto trabalha com total transparência. A autonomia também permite uma tomada de decisão eficaz, permitindo que as equipes possam mudar sua estratégia facilmente sem perder impulso, para causar o maior impacto possível.

Outro recurso que todos os profissionais de marketing devem considerar é usar vários templates para gerenciar todas as suas necessidades. Na monday.com, criamos alguns templates de gerenciamento de conteúdo muito legais, incluindo um calendário, um template de planejamento de blog e muito mais. Por exemplo, o calendário de conteúdo ajuda as equipes a construir um plano e desenvolver um método claro e visual de ideias, para que as equipes possam se concentrar na criação de conteúdos valiosos.

Com este template, as equipes podem inserir todas as tarefas diretamente no quadro e planejar, rastrear e organizar todas as suas necessidades de conteúdo. As equipes podem usar cores e rótulos diferentes para personalizá-lo de acordo com o tipo de conteúdo, clientes, tópicos, redator atribuído e muito mais. Usando templates as equipes são muito mais eficientes, podem promover a autonomia da equipe e têm mais chances de superar as metas de negócios.

Falta-de-recursos

Veja aqui o template de calendário de conteúdo!

Barreira de marketing 3: falta de processo

Solução: implementar uma Work OS

Os profissionais de marketing estão descobrindo que muito do seu tempo acaba desperdiçado devido à falta de um fluxo de trabalho claro e de estrutura geral em suas atividades diárias. Conforme o mundo do trabalho continua a mudar para a vida remota, uma tendência acelerada pela pandemia da COVID-19, as equipes estão se tornando descentralizadas.

Conforme relata a Gartner, cada vez mais equipes de marketing se tornarão descentralizadas até 2022. Se esse for o caminho que estamos seguindo, as equipes devem definir seus processos para terem fluxos de trabalho eficazes. Definir um processo claro também é crucial devido ao fato de que o trabalho de marketing está mudando cada vez mais internamente. As empresas querem manter um maior controle sobre o que as equipes estão produzindo e construir as habilidades necessárias internamente, buscando o apoio de agências externas apenas quando uma especialização de nicho for necessária.

Então, qual é a resposta? Uma gestão eficaz do trabalho. Para isso, muitas empresas optaram por implementar uma gama de soluções pontuais diferentes para diferentes aspectos de seus fluxos de trabalho de marketing. Por exemplo, ferramentas separadas para gerenciamento de conteúdo, gerenciamento de ativos, gerenciamento de projetos, planejamento e execução de campanhas de mídia social, otimização criativa e muito mais. Isso provou ser problemático, pois cria muita fricção e confusão nos processos. Os profissionais de marketing precisam de uma integração perfeita entre essas plataformas, processos e equipes, o que pode ser realizado com uma Work OS.

Olhando adiante

Agora que sabemos o que está atrapalhando o trabalho dos profissionais de marketing, é hora das equipes superarem essas barreiras. Ao promover comunicação e colaboração eficazes, encontrar recursos inesperados dentro de sua equipe e com um pouco de ajuda de uma Work OS, as equipes podem passar de uma sobrecarga de marketing para o gerenciamento eficaz do trabalho em pouco tempo!

 

Comece já