Todas as empresas de sucesso são compostas por diversos elementos. Seja uma empresa recém-aberta ou uma empresa consolidada em processo de mudança, existem muitos fatores a considerar para assegurar que tudo corra como o previsto quando chegar a hora de implementar seu plano de negócio.

Um plano de negócio ou business plan é um fator essencial para assegurar financiamento e avançar ao próximo nível.

Na monday.com, criamos um template de plano de negócios que simplifica o processo de criação do plano de negócios.

Este artigo fornece detalhes sobre como você pode completar seu plano de negócios de forma eficiente, manter sua equipe sincronizada e obter financiamento mais facilmente.

Baixar template

O que é um template ou modelo de plano de negócio?

Um plano de negócios é um documento que delineia as metas de uma empresa existente ou recém-aberta.

Um template de plano de negócios detalha cada seção de um plano de negócios para garantir um processo descomplicado na elaboração do plano. O plano também explica como essas metas serão cumpridas quando a empresa iniciar suas atividades.

A maioria dos templates de plano de negócios também contêm uma seção que determina um intervalo de tempo para o desenvolvimento do negócio. Por exemplo, o plano pode especificar:

  • Data de lançamento
  • Reservas iniciais de recursos (Cash Runway)
  • Estimativas de quanto tempo levará para se tornar um negócio lucrativo

 

Por que usar um template de plano de negócio?

 

Desde 2019, foi observada uma queda nos investimentos de Série A, o segundo estágio do financiamento de startups e o primeiro estágio do financiamento por capital de risco ou venture capital.

O resultado: novas empresas em busca de financiamento por capital de risco podem enfrentar mais dificuldades do que antes para sair do papel.

 

Para assegurar o financiamento, é necessário mostrar a possíveis investidores que a sua casa (plano de negócio) está em ordem. Um plano de negócios ajuda a apresentar planos de forma concisa e precisa. Mas planos de negócios não servem apenas para atrair financiamento. Eles oferecem diversos outros benefícios, como:

  • Atrair talento: funcionários assumem um risco quando entram em uma nova empresa. Eles querem ter certeza de que a empresa possui um horizonte claro.
  • Manter todos os envolvidos sincronizados: para empresas entrando no mercado com um ou mais sócios, o plano de negócios age como uma única fonte de informação para todos os envolvidos.
  • Previsibilidade das operações: clareza não é importante apenas para investidores e talento. Também é essencial para ajudar a determinar com precisão o futuro da empresa.

Quais são alguns exemplos de modelos de plano de negócio?

 

Vejamos alguns exemplos de planos de negócios que são úteis em diversos cenários. Geralmente, eles são formatados como um PDF ou planilha.

Modelo de plano de negócio para startups

Uma startup não é uma nova empresa qualquer. Ela é um tipo específico de nova empresa. Startups geralmente abalam o mercado, e seus proprietários buscam fazê-las crescer o máximo possível.

Proprietários de pequenos negócios podem não desejar esse nível de crescimento. Por exemplo, um adestrador de cães pode estar satisfeito com apenas um ou dois funcionários em sua equipe. O modelo de plano de negócio das startups, por outro lado, fornece a estrutura necessária para se planejar para disrupção e crescimento acelerado.
Business plan financial template

(Fonte da imagem)

 

Template para plano de crescimento de negócios

Um template para plano de crescimento de negócios é perfeito para negócios já existentes que buscam crescer. Todas as seções de planejamento comparam o patamar inicial com as metas de crescimento finais. No plano de crescimento, diferentemente de um plano de negócios normal, seus clientes e produtos existentes são o ponto de partida.

growth plan template

(Fonte da imagem)

 

Modelo de plano de negócio estratégico

Esse tipo de template contempla metas e horizontes de alto nível para a empresa. Também pode incluir um plano de implementação para a estratégia. Negócios de todos os tamanhos podem se beneficiar de um template de plano de negócios estratégico.
Business strategic plan template

(Fonte da imagem)

Os modelos acima são todos estáticos, o que significa que você pode inserir informações, mas não pode necessariamente colaborar no plano com colegas de trabalho em tempo real ou conectá-lo aos seus fluxos de trabalho gerais. É por isso que criamos um modelo de plano de negócios poderoso e simples que pode crescer com você.

Modelo de plano de negócio da monday.com

Seja para criar um plano de negócios estratégico para uma empresa já existente ou trabalhar com uma empresa recém-aberta, ter um template para planejar os detalhes será de grande ajuda. 

O modelo de plano de negócio da monday.com é totalmente integrado com outras ferramentas necessárias para administrar um negócio de sucesso. Além disso, tudo permanece acessível por meio da mesma plataforma. Assim, não há por que ficar transitando de uma planilha a um PDF e vice-versa.

Com o template de plano de negócios, fica mais fácil criar outros quadros em seu sistema operacional de trabalho (Work OS) para criar um novo ambiente de trabalho.

 

Baixar template

Templates relacionados

Vejamos alguns outros templates que são úteis quando se está abrindo um negócio.

Template para planejamento de operações

Um plano de operações delineia como a equipe alcançará as metas do negócio. Esse tipo de template contém todos os componentes comuns envolvidos nas operações de um negócio, não sendo necessário deixar nada de fora.

Template para análise FOFA (SWOT) de marketing

Seu plano de negócios não contém uma análise FOFA? Considere criar uma separadamente. O template para análise FOFA ajuda a delinear as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças do mercado e como sua estratégia de marketing pode navegar esse panorama para auxiliar o negócio.

Templante de planejamento financeiro

Planeje a parte financeira da empresa para fazer previsões e determinar orçamentos de acordo com o template de planejamento financeiro. O planejamento financeiro pode ser útil por si só, mas é comum estar incluído em um modelo de plano de negócio completo. Ele também pode ser usado para solicitações financeiras.

Perguntas frequentes sobre os templates de planos de negócios

Quais são os 7 componentes de um plano de negócios?

Todo plano de negócio deve conter ao menos estes sete componentes:

  1. Resumo executivo: um breve panorama da empresa, sua declaração de missão e por que alcançará seus objetivos
  2. Descrição do negócio: um detalhamento completo de como será a empresa, em que setor atuará, seu público-alvo, qual demanda de mercado é suprida pela empresa e como ela se destacará da concorrência.
  3. Produtos ou serviços: um detalhamento mais focado nos produtos ou serviços que serão oferecidos e quais demandas serão supridas pela empresa (e para quem)
  4. Análise FOFA: as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças com as quais o negócio terá de lidar. Certifique-se de incluir uma análise do mercado para o setor de atuação.
  5. Estratégia de negócio e implementação: os métodos que planeja utilizar para obter sucesso com seu negócio e como planeja implementá-las
  6. Detalhamento da equipe administrativa: uma descrição todos os membros da equipe administrativa com um detalhamento da função de cada um deles no negócio
  7. Planejamento financeiro: modelo de negócio, projeções financeiras e quanto dinheiro será investido

 Como formular um plano de negócios?

Crie um novo quadro usando o modelo de plano de negócio da monday.com com apenas um clique.

Em seguida, preencha todas as sete seções acima, uma por uma, e adicione as informações na monday.com Ao terminar, compartilhe o quadro com as partes interessadas para revisar e concluir o processo.

O que deveria ser incluído em um modelo de plano de negócio simples?

Além dos sete componentes centrais, a maioria dos planos de negócios devem incluir algumas outras coisas dependendo do tipo de negócio. Formulando um plano de negócios simplificado? Pode não ser necessário incluir muito mais que o básico. Por outro lado, um plano de negócios de 10 páginas poderá precisar de mais detalhes.

Se for solicitar financiamento, inclua uma seção em que explica as solicitações de financiamento. Quanto financiamento será necessário? Como esses recursos serão utilizados? Está solicitando um empréstimo ou vendendo ações da futura empresa? O plano de negócios de uma startup também pode incluir um plano de marketing na seção de estratégia.